ENTREVISTA: Confira onde será apresentado o ônibus GNV e biometano da Scania com carroceria nacional
Publicado em: 26 de agosto de 2016
De acordo com a montadora, além de desempenho ser melhor que os veículos GNV que já circularam pelo País, tempo de abastecimento completo na garagem pode ser em torno de seis minutos
ADAMO BAZANI
A Scania já tem um cronograma definido de demonstração do ônibus a Gás Natural Veicular – GNV que também pode ser movido a biometano (gás obtido na decomposição do lixo) apresentado nesta semana, durante o Seminário Nacional de Mobilidade Urbana da NTU – Associação Nacional de Transportes Urbanos, que ocorreu em Brasília.
O Blog Ponto de Ônibus conversou por telefone na manhã desta sexta-feira, 26, com o diretor de Vendas de Ônibus da Scania do Brasil, Silvio Munhoz.
“Até pelo menos abril do ano que vem já está completo o cronograma de demonstração com esse ônibus. Há interesse principalmente de gestores públicos preocupados em melhorar as condições de meio ambiente das cidades” – disse o executivo.
O interesse pelas vantagens econômicas também foi grande. De acordo com os testes realizados no Brasil, com o modelo importado, e analisados pela Netz Engenharia Automotiva, o custo por quilômetro rodado ficou em R$ 0,89, enquanto um ônibus a diesel tem custo de R$ 1,24 por quilômetro.
Segundo Munhoz, já na próxima semana, o ônibus vai circular em Sorocaba, no interior de São Paulo. Estes testes terão a participação da empresa fornecedora de GNV, Gás Fenosa Brasil, e deve durar um mês.
“Houve o interesse pela tecnologia de Gás Natural para o futuro corredor BRT de Sorocaba. O ônibus GNV ou biometano é bem indicado para sistemas de corredores porque além dos benefícios ambientais, com emissões menores de poluentes e vantagens econômicas, há também uma redução importante na emissão de ruídos, um dos problemas de BRT. Por este ônibus ter motor ‘ciclo otto’, é mais silencioso que os ônibus a diesel” – disse Munhoz ao Blog Ponto de Ônibus.
Depois de Sorocaba, o ônibus fará operações com GNV ou biometano em sistemas de transportes com características operacionais e climáticas diferentes. As datas podem ter variações. Confira:
– Recife: O ônibus deve em outubro circular por Recife com GNV. É um projeto do Governo do Estado com a participação da empresa operadora do Grupo Metropolitana.
– Fortaleza: Em Fortaleza, o ônibus deve operar no mês de novembro com o biometano, que é o gás obtido na decomposição do lixo, trazendo vantagens de redução de emissões de poluentes na operação do veículo e também auxiliando a questão da destinação e aproveitamento de resíduos. Os testes terão parceria com a empresa Ecometano.
– São Paulo: Na Grande São Paulo, a partir do final de novembro e início de dezembro, o ônibus com GNV vai ficar entre dois e quatro meses. As operações serão nas linhas municipais da capital paulista e também em linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos. As linhas dos sistemas SPTrans e EMTU ainda serão definidas.
– Florianópolis, Porto Alegre e Londrina serão as cidades, nesta ordem, que terão o veículo em circulação.
MAU DESEMPENHO E LONGO TEMPO DE ABASTECIMENTO FICARAM NO PASSADO, GARANTE EXECUTIVO:
O diretor de Vendas de Ônibus da Scania do Brasil, Silvio Munhoz, reconhece que por causa das experiências com os ônibus a gás natural que operaram no Brasil entre os anos de 1980 e 1990, ainda há certa desconfiança em relação à viabilidade operacional desses veículos.
No entanto, o executivo garantiu que estes problemas ficaram no passado.
Segundo Munhoz, hoje sensores no sistema de injeção dos ônibus a gás natural calculam a quantidade exata de combustível necessária em cada momento diferente da operação, como subidas e arrancadas. Com isso, a queima fica otimizada, eliminando o problema de desempenho.
Já o tempo de abastecimento também é outra questão que foi contornada, segundo Munhoz.
“É possível abastecer a carga total de 1.200 metros cúbicos em seis minutos com compressor de quatro estágios, comum no mercado. É, por exemplo, o que vai ocorrer nos testes em Sorocaba” – disse o diretor
VEÍCULO TORNA-SE LUCRATIVO EM 2,5 ANOS DE OPERAÇÃO:
Levando em conta simulações de preços de consumo de combustível e de peças e componentes, Silvio Munhoz diz que hoje o ônibus GNV/biometano é entre 20% a 25% mais caro que o ônibus convencional a diesel similar.
No entanto, ele garante que após dois anos ou dois anos e meio de operação, já é possível ter uma receita adicional em relação ao ônibus a diesel .
“Vários componentes foram acertados e são diferentes que os ônibus GNV no passado. Por exemplo, as velas que hoje são refrigeradas a água. No passado, a vida útil das velas era pequena, mas agora com esta a solução, o problema está resolvido” – diz o executivo, que garante que o custo de manutenção do ônibus GNV/biometano se equivale ao veículo diesel, com a vantagem de ter um consumo de combustível mais em conta.
PRODUÇÃO PODE TER VÁRIAS CONFIGURAÇÕES:
O ônibus apresentado é de 15 metros de comprimento, piso baixo, possui motor com 280 cavalos de potência e carroceria Marcopolo Viale, que pode transportar até 130 passageiros.
Silva Munhoz garantiu que já há capacidade técnica para produção no Brasil em outras configurações, como o ônibus padron a partir de 12 metros, e ônibus articulados a partir de 18,6 metros.
Ele também destacou que o motor já tem como base o padrão de redução de emissões Euro 6, usado na Europa.
“O motor é considerado Euro 6 ‘Ultra Limpo’, já que emite metade dos poluentes admitidos pelo padrão Euro 6” – lembrou.
Em comparação ao Euro 5, hoje em aplicação no Brasil, a redução de emissões pode ser de até 85%.
A produção em linha no Brasil já deve começar em 2017, revelou, faltando apenas a homologação de oito componentes, o que já está em andamento.
Munhoz lembrou que além de ser amplamente utilizado na Europa, o ônibus GNV também é usado em cidades da América Latina, como Bogotá, Colômbia; Cidade do México, México; e Lima, Peru.
Esses ônibus foram desenvolvidos na planta do Brasil, em São Bernardo do Campo.
Assim, para o mercado interno, já está praticamente pronta a linha de produção, que contando com a demanda da América Latina, vai trazer o benefício do barateamento de cada unidade nacional.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
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esta consulta em relação ao consumo, do onibus está próxima da realidade, pois tenho um micrão na ALLIBUS, COM O CHASSI VOLKS 15-190, MECANICA MAN, E A SUA AUTONOMIA É DE 2,25 QUILÔMETROS RODADOS POR LITRO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O VALOR DO LITRO DO DIESEL EM R$ 2.72 DENTRO DA ALLIBUS, O VALOR DO QUILOMETRO RODADO FICA EM TORNO DE R$ 1,2088888 MAIS OU MENOS O CONSUMO APONTADO NESTE BLOG.
QUE VENHA TECNOLOGIA NOVA !!!!!
DEVEMOS DEIXAR UM PLANETA MELHOR PARA AS PRÓXIMAS GERAÇÕES !!!.
Amigos, bom dia.
Para passar no teste mesmo, tem de subir ‘tuchadão” as ladeiras da Vila Liviero e da Vila Jaguara, ai sim.
Caso contrário, “só cabritinho”, com torque.
Vamos aguardar.
Att,
Paulo Gil
Esse carro tem mais torque que qualquer cabrito fabricado atualmente no país. São 280 cv de potência e 1.150 Nm de torque.
Na verdade são 1.350 Nm de torque e não 1.150 Nm como eu havia dito.
Zé Tros, boa noite.
Você falou tá falado, que venham os Scanias GNV.
Mas eu sou igual São Tomé, quero utilizar para observar o comportamento
da fera na prática.
Só não sei se vem pra Sampa.
Abçs,
Paulo Gil
E SP zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Mas terá em São Paulo. Será o período mais longo