Velocidade média dos ônibus mostra que São Paulo precisa de BRT

ônibus

Em corredores realmente dedicados, ônibus ganha, eficiência, como no Expresso Tiradentes

Em corredores simples, resultados ficaram abaixo da meta da prefeitura, apesar de crescimento, mas no Expresso Tiradentes velocidade média foi de quase 50 km/h
ADAMO BAZANI

A velocidade dos ônibus nos corredores na capital paulista subiu em 2015, 5% na comparação com 2014. A média no ano passado foi de 19,3 km/h nos dias úteis. Em 2014, a velocidade média dos ônibus foi de 18,4 km/h.
Mesmo com o aumento, a o desempenho ficou abaixo da meta estipulada pela prefeitura que pretende fechar a administração Haddad com os ônibus circulando 25 km/h nos corredores e faixas.
Os dados divulgados TCM – Tribunal de Constas do Município no Diário Oficial da Cidade levam em consideração 16 espaços porque contam com trajetos de ida e volta.
Nesta média mensal, foram excluídos os dados do Expresso Tiradentes por se tratar de uma via realmente segregada sendo um BRT de fato.
No Expresso Tiradentes, em 2015 a velocidade média chegou a 47,37 km/h no pico da manhã sentido centro, sendo superior até mesmo a muitos modais de transportes. No pico da tarde, sentido bairro, a velocidade média deste BRT foi de 42,84 km/h.
A prefeitura tinha como meta até 2016 entregar ao menos 173,4 quilômetros de corredores de ônibus, sendo que grande parte desse total seria de BRT.
O BRT – Bus Rapid Transit se configura em corredores com vias realmente segregadas dos demais veículos nas ruas, inclusive não admitindo táxis, e contam com pontos de ultrapassagem entre os ônibus para que não haja perda de tempo em filas de coletivos nas paradas. As estações de embarque desembarque têm piso no mesmo nível do assoalho do ônibus e pré-embarque, que é o pagamento da tarifa antes da chegada do ônibus.
Um modal de transporte não substitui o outro e deve ser escolhido de acordo com a demanda atual e a perspectiva de crescimento. No entanto, sistemas de BRT podem ser ampliados e terem a capacidade aumentada de acordo com a modificação da demanda e podem ser até 20 vezes mais baratos que metrô e 12 vezes mais baratos que monotrilhos.
O prazo de conclusão, se não houver problemas financeiros e técnicos, como ocorrem em São Paulo, pode ser entre dois e três anos.
Vale ressaltar, entretanto, que o Expresso Tiradentes é uma via elevada, não havendo assim interferência de cruzamentos na maior parte do trajeto. Um BRT no nível do solo já encontra mais cruzamentos, no entanto, uma das soluções aplicadas nos principais sistemas de corredores de ônibus do mundo são semáforos inteligentes que dão preferência à passagem dos ônibus.
Em média, a velocidade de um BRT no nível do solo, de acordo com o UITP – União Internacional de Transportes Públicos, pode ser em torno de 35 km/h
Entre os corredores simples, o que teve melhor desempenho em 2015 foi o Parelheiros – Rio Bonito – Santo Amaro no Pico da Manhã – Bairro/Centro, com média de 22,8 km/h.
Já o corredor simples com desempenho pior foi o Jd. Ângela – Guarapiranga – Santo Amaro – Pico da Tarde – Centro/Bairro, com 15,24 km/h de média.
O corredor da Engenheiro Luís Carlos Berrini não foi avaliado porque foi inaugurado recentemente.
De acordo com a prefeitura, no primeiro semestre deste ano, a média de velocidade dos ônibus em toda cidade foi de 11km/h para 17 km/h e a dos corredores foi para 23 km/h.
Esses dados ainda não foram enviados para o TCM – Tribunal de Contas do Município, segundo a prefeitura.
Veja o quadro:

corredor-desempenho

VIAGENS AUMENTAM:
Segundo a prefeitura, o número de viagens na capital paulista cresceu no primeiro semestre deste ano de 2016 em relação ao mesmo período do ano passado. Foram entre janeiro e junho de 2016, 1,433 bilhão e 1,422 bilhão no período de 2015, alta de 0,8%.
No entanto, em todo o ano de 2015, houve queda de viagens em comparação a 2014.
Foram 2,659 bilhões de viagens em 2015 ante 2,686 bilhões registradas no ano anterior.

A TEMPO:

Claro que todos sabem que São Paulo precisa de uma rede de Metrô maior. Mas é óbvio que os trilhos não podem chegar a todos os lugares, além da demora e custo das obras. Assim, enquanto se expande o Metrô, deve-se investir em BRT.

O título e texto são baseados no comparativo entre o Expresso Tiradentes, um BRT,  e corredores comuns, com menor eficiência.

Asim, para o sistema de pneus, São Paulo precisa de BRT. Não se pode perder tempo e dinheiro elaborando corredores com pouca estrutura, mais suscetíveis a invasões e com desempenho inferior,a não ser em espaços que não comportem um BRT de fato.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Bruno Quintiliano dos Santos disse:

    Uma coisa que poderia ser feita para melhorar muito a velocidade nos corredores de sp, seria isso de reprogramar os semáforos. Chega a ser ridículo, os ônibus param em todos os semáforos. Quando ele está parado, da pra ver o da frente aberto e vazio. Quando o de trás abre, este da frente fecha e aegura todo mundo.

  2. André disse:

    A mídia tem o hábito de comparar os ônibus com os trens como se estes dois modais fossem equivalentes. O que é um erro já que não se compara trem com ônibus. O metrô se assemelha com vlt, monotrilho, trem-bala etc já que fazem parte da mesma “espécie”. Fazer esse paralelo entre ônibus e trem é o mesmo que querer comparar avião com navio.
    Acho que a cidade precisa de todos os modais disponíveis, desde balsa (como de fato existe) até metrô.

  3. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    BRT, ou corredor novo em Sampa, na minha opiniao tem de ser todos em via elevada, como o expresso Tiradentes.

    Nao adianta, Sampa nao tem espaco.

    O minhocao pode ser o proximo BRT, ja esta prontinho.

    Mas nao pode ter uma parada a cada 500 metros e se tecnicamente possivel, as paradas tem de ser no nivel da rua, nao havera custo com escadas rolantes nem com estacoes faraonicas.

    Ja postei aqui o video do buzao em via elevada e o piloto com luvas brancas, ou vejam no youtube.

    Na Gastao Vidigal, continuacao e Pedroso de Moraes e Faria Lima ate a Berrini, tambem da um belo BRT elevado, e olha que tem espaco de sobra, sem desapropriacoes.

    Ma$$$$$$$$$$…

    Att,

    Paulo Gil

  4. Isso e pra ontem, falta e dinheiro, e ta na conta de alguém por ai.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading