EXCLUSIVO: Plano mostra que São Paulo terá novos terminais de ônibus somente a partir de 2017

trolebus

Terminal de Ônibus em São Mateus, na zona Leste de São Paulo. Região precisa de uma nova estrutura.

Apenas dois espaços têm previsão para ser concluídos neste ano. Veja cronograma no Blog Ponto de Ônibus

ADAMO BAZANI

Com problemas em caixa, enfrentando situações como atrasos nas liberações de verbas do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento pelo Governo Federal, queda na arrecadação, e após indisposições com o TCM -Tribunal de Contas do Município, responsável por aprovar as licitações, a Prefeitura de São Paulo só deve entregar neste ano dois dos 15 terminais de ônibus que estão no plano de metas de curto prazo da administração. A maior parte está prevista somente para 2017.

É o que revela o Plano de Investimentos no Compromisso de Desempenho Institucional da SPTrans – São Paulo Transporte, gerenciadora do sistema da capital, obtido pelo Blog Ponto de Ônibus.

Os empreendimentos somam R$ 1,386 bilhão.

Os terminais de ônibus são considerados pela própria administração municipal como essenciais para o plano de expansão dos corredores de ônibus, que também enfrenta dificuldades por falta de verbas e bloqueios por parte do TCM, que diz encontrar irregularidades nas licitações, como sobrepreço.

As estruturas também são consideradas essenciais para a reorganização das linhas de ônibus na capital paulista prevista na licitação dos transportes, que também está barrada pelo TCM, neste caso desde novembro do ano passado.

A licitação deve suprimir 32% das linhas municipais atuais, ampliando o número de integrações entre os itinerários. O objetivo é eliminar as sobreposições de linhas criando um novo sistema tronco-alimentador, pelo qual linhas de bairro com menor demanda complementam linhas estruturais prestadas por ônibus de grande porte, como articulados e biarticulados.

Para estas transferências de linhas, os terminais devem ter uma estrutura melhor do que grande parte dos espaços atuais. O total de terminais hoje em São Paulo é considerado insuficiente já para o atual modelo de linhas. A nova reorganização poderia trazer transtornos ao passageiro sem esta infraestrutura prevista.

RELAÇÃO DE TERMINAIS – ÁREA OCUPADA – CUSTO – PREVISÃO DE CONCLUSÃO:

– TERMINAL ITAIM PAULISTA (29.682 m2) R$ 192 milhões – 1/12/2016

– TERMINAL JARDIM ELIANA (8.305 m2) R$ 103 milhões –  1/12/2016

– TERMINAL ANHANGUERA (13.880 m2) R$ 110 milhões – 1/5/2017

– TERMINAL ARICANDUVA (10.568 m2) R$ 58 milhões 10568 – 1/6/2017

– TERMINAL BARONESA (9.733 m2) R$ 89 milhões – 1/6/2017

– TERMINAL CONCÓRDIA (3.496,0 m2) R$ 20 milhões – 1/12/2017

– TERMINAL JARDIM AEROPORTO (9.180 m2) R$ 90 milhões 1/10/2017

– TERMINAL PONTE RASA (5.760 m2) R$ 99 milhões 1/11/2017

– TERMINAL SANTANA R$ 91 milhões – 1/3/2017

– TERMINAL SÃO MATEUS (NOVO) R$ 125 milhões 1/9/2017

– TERMINAL SÃO MIGUEL (8.000 m2) R$ 68 milhões – 1/6/2017

– TERMINAL VARGINHA (11.180 m2) R$ 102 milhões – 1/9/2017

– TERMINAL JARDIM MIRIAM (9.390 m2) R$ 94 milhões  1/1/2018

– TERMINAL PEDREIRA(12.400 m2) R$ 126 milhões – 1/1/2018

– TERMINAL VILA MARA (6.318 m2) R$ 19 milhões – 1/1/2018

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Sem verba acho completamente normal.

  2. Ricardo Medeiros Afonso disse:

    Não adianta nada construir novos terminais,se continuar o velho conceito de fazer os passageiros entrarem nos terminais para fazerem baldeações e lá ficarem por vários minutos esperando outra condução.É preferível reorganizar primeiros as linhas de ônibus e lotações da cidade.

  3. Élio J. B. Camargo disse:

    Precisa mudar o conceito de terminais como estacionamento de ônibus. Este local deveria ser apenas para transferência das pessoas de um veículo para outro. Carros estacionados, além de ocuparem espaços são inúteis parados. As composições do Metrô não ficam estacionadas nos terminais.
    No Butantã, os carros ficam estacionados, impedindo que outras linhas o usem para desembarque e embarque das pessoas.

  4. jorge r freitas disse:

    Eu acho,que terminal de onibus tem que ter a demanda necessaria para assim que os onibus cheguem com os passageiro logo ele embarca no outro onibus e não como é hoje no terminal penha,aricanduva e até o terminal d.pedro que é uma desordem que ninguem entende nada pois quem manda lá é as empresas de onibus. Pois o que eu vejo é que sptrans não manda nada e não controla nada.pois se vê é filas e filas e não tem suprimento de horario em nenhum terminal. A sptrans é igual a buzina de avião tem mas não serve para nada.
    Obs:Eu nunca vim a sptrans no terminal pq.dom pedro controlar nada aqueles pontos com previsão de saida prevista munca funciona pergunte ao fiscal de onibus que fica lá no ponto ele me respondeu que é só previsão e não funciona.

  5. Pedro Dantas disse:

    Esta sacolada de duzias de terminais nada mais é que a sequencia do propinoduto do pt com as empreiteiras, um plano que falhou graças aos escandalos de superfaturamento, corrupção, licitações fraudulentas, um projeto que é benéfico somente aos autores desta atrocidade desapropriando centros comerciais inteiros em pról da ganancia desmedida de um projeto expúrio de poder esquerdopata que não vai se concretizar mais, uma vergonha, um terrorismo apregoado em sp, terminais superdimensionados desnecessarios , tudo uma farsa milimétricamente planejada que iria destruir empregos, por na rua seus proprietários por mais uma farsa destes monstros, mais uma grande farsa que seria implantada sem necessidade nas dimensões que iriam fazer para desapropriar o povo de seus negocios e desalojar o trabalhador e destruir centros comerciais inteiros, com o novo prefeito , tudo será revisto e desfeito estas atrocidades, no itaim paulista por exemplo, já existem espaços suficientes e não ha congestionamentos, nem de carros nem de onibus tornando desnessário esta mentira desta obra demoniaca.

  6. luiz henrique de assuncao disse:

    em que area vai ser o terminal de onibus no jardim miriam

    1. Pedro Alcantara disse:

      Aqui no Itaim Pta, nem asfalto tem, a gestão do Haddad deixou as ruas todas esburacadas, abandonadas, um verdadeiro abacaxi para o Dória, que já tem feito muito aqui nesta região, o que o Haddad não fez em 4 anos o Dória já fez em 9 meses, ja recapeou muitas ruas intransitáveis, o terminal do Itaim foi uma trama diabólica, no melhor local comercial do Itaim , foi repudiado por toda a comunidade, somente as empreiteiras e os dirigentes do Pt tinham um grande interesse nestes 200 milhoes de obras superfaturadas, iria servir ao bolso de muita gente, na estação hoje os onibus se acomodam bem na via em frente a estação, sem a necessidade deste elefante branco , a desgraça que queriam enfiar guela abaixo de nós moradores do itaim pta.

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