Deputados do Rio de Janeiro aprovam empréstimo de R$ 989 milhões para linha 4 do Metrô

onibus

Primeiro trem da Linha 4 do Metrô do Rio. Sistema deve custar R$ 9 bilhões. Custo inicial era de R$ 5,5 bilhões.

Com aprovação na Assembleia Legislativa, governo do estado pode pedir o dinheiro junto ao BNDES. Valor final da obra será quase o dobro do projetado inicialmente

ADAMO BAZANI

O plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro – Alerj aprovou o projeto de lei que permite que o governo do estado contraia empréstimo de R$ R$ 989 milhões 210 mil 440 junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social BNDES para terminar parte das obras da linha 4 do metrô até as Olimpíadas de 2016.

O governo federal já tinha indicado a possibilidade de liberação do empréstimo, no entanto, legalmente o governo do estado só poderia pedir o dinheiro com autorização dos deputados.

Somente com novos recursos é que as obras devem estar prontas a tempo.

O Governo do Estado diz que dos R$ 989 milhões, R$ 489 milhões são fundamentais para a conclusão do trecho olímpico, que engloba o trajeto entre Ipanema – Barra, com as estações: Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico.

A previsão inicial era de conclusão até junho de 2016.

Os R$ 500 milhões restantes seriam para a segunda fase, incluindo a estação Gávea, prevista para 2018.

“O texto do projeto foi aprovado com a inclusão de 22 emendas parlamentares que buscam dar mais transparência ao empréstimo. Uma delas dá um prazo de 30 dias após a assinatura do financiamento para que o Governo envie à Alerj um relatório detalhado com todas as despesas relativas à obra.” – diz a Alej em nota.

O projeto de lei 1.561/16, do Executivo, agora com as alterações, vai ser enviado para o governador em exercício, Francisco Dornelles.

A aprovação não foi unânime. O empréstimo recebeu 13 votos contrários, mas passou por maioria simples.

MAIS CARO QUE O PLANEJADO:

Ao lado do corredor de ônibus BRT Transolímpica, a linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro é considerada a principal obra de mobilidade entre os legados das Olimpíadas de 2016. No entanto, o legado também vai ficar em relação aos custos mais altos. A obra inicialmente foi orçada em R$ 5,5 bilhões,  depois o valor subiu para R$ 7,8 bilhões e agora chega a R$ 9 bilhões, já contando com este novo empréstimo.

Ao todo, a linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro deve ter 16 quilômetros de extensão, com seis estações: Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz.

A previsão inicial para o primeiro trecho, entre o Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, e a Estação General Osório, em Ipanema, é junho de 2016. O trecho entre Gávea e a linha 1 do Metro tem previsão para 2018.

A demanda deve ser de 300 mil passageiros por dia, inicialmente:

​Número de usuários por estação:

Jardim Oceânico – 91 mil/dia

São Conrado – 61mil/dia

Gávea – 19 mil/dia

Antero de Quental – 35 mil/dia

Jardim de Alah – 20 mil/dia

Nossa Senhora da Paz – 47 mil/dia​

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. J disse:

    Misericórdia ! QUANTA ROUBALHEIRA ! COMO PODE ! JÁ NÃO BASTA A DESVALORIZAÇÃO DE NOSSO FRÁGIL DINHEIRO…NOSSO “FINADO” REAL… E AINDA ISSO ! VERGONHA ! AGORA PRA SP/SP…PARA SP/SP E GRANDE SP NADA ! ANÃO SER PRAS PREFEITURAS DO ABCD…NA GRANDE SP… LOCAL AONDE O LULADRÃO – JARARACA, COMEÇOU AS SUAS TRAMPAS!

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