Iveco e Mascarello apostam em novo modelo de micro-ônibus
Publicado em: 16 de novembro de 2015
WayClass usa mesma plataforma do Daily CityClass e pode atender até a 29 passageiros
ADAMO BAZANI
A Iveco promete trazer uma nova opção ao mercado de micro-ônibus com o modelo WayClass.
Com o câmbio na altura do painel, como ocorre em vans, o veículo é indicado para transporte escolar e fretamento. Dependendo da configuração interna, a capacidade é de até 29 passageiros.
O chassi é 70C17, o mesmo usado pela linha Daily CityClass. A plataforma também passa a ser vendida separadamente, mas no caso do WayClass, o encarroçamento é de responsabilidade da Mascarello.
Já o CityClass, que continua sendo comercializado, é encaroçado pela Neobus, empresa que deve ter como principal acionista a Marcopolo.
Ambos concorrem com os modelos da Volare, marca de ônibus pequenos da Marcopolo.
O chassi possui motor FPT Industrial F1C de 3 litros, injeção eletrônica tipo common-rail, 4 cilindros em linha e 16 válvulas, totalizando 170 cv. Para atender às normas de restrição às emissões de poluição, o micro-ônibus usa o sistema ERG, de recirculação de gases poexaustão, dispensando o tanque de ARLA 32. O câmbio é de seis marchas sincronizadas à frente e uma à ré e a suspensão conta com feixes de molas parabólicas, amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora.
A carroceria S2, desenvolvida pela Mascarello Carrocerias e Ônibus, de Cascavel -PR, podendo transportar até 29 pessoas, contando com vidros colados e ar condicionado.
O lançamento do modelo e a possibilidade de venda do chassi separadamente é uma estratégia da Iveco de ampliar o atendimento, como explica, em nota, o diretor da Iveco Bus para a América Latina, Humberto Spinetti.
“Já contamos com uma longa e bem-sucedida parceria com a Neobus, no modelo CityClass. Com o WayClass, damos ao operador do transporte a possibilidade de escolher a carroceria que represente a melhor solução para o seu negócio… A liberdade para escolher a carroceria passa a ser plena. Com isso, além de atender com maior competitividade as licitações, que representam cerca de 60% dos negócios do setor, com as duas novidades passamos a oferecer novas alternativas de customização para as vendas no varejo, que envolvem os outros 40% do mercado” – disse
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Del Rey Transportes escolhe Optibus para maior eficiência em suas operações de transporte público
Com medidas proativas, Praxio prepara clientes para entrega da DIRF 2025
Amigos, boa noite.
Pode ser novo, mas o design deixa a desejar.
Precisa ser desenvolvido um micro bonito, como eram os Carolinas, este remete aos primeiros micros Marcopolo da decada de 70.
Att,
Paulo Gil
É, o desing não emocionou. Precisa mais, ousar um pouco mais, é possível fazer com o mesmo investimento. Tem designers cheios de motivação pra criar algo novo no ramo ônibus.
Carroceria mascarello é a pior do país
Boa noite, Assim como a maioria das encarroçadoras do Brasil a MASCARELLO não da oportunidades a novos designer se voce enviar para eles um modelo eles não aceitam e dizem que é contra o regime interno da empres .eu mesma ja enviei varios designer de onibus para essa empresa mas nunca aceitaram ,porem plagiaram um modelo e nunca me pagaram por ele e quando busquei satisfações disseram na cara de pau que eu estava louco. A soerte desta empresa é que enviei o desenho sem registrar se não eu tinha mostrado a essa empresa com quantos paus se faz uma canoa. o modelo é o novo roma e o novo gran metro
A iniciativa é válida para aumentar as opções para o mercado de micro-ônibus. O design da carroceria não é de todo ruim, mas me parece ter sido desenvolvido a partir dos componentes já disponíveis no mercado (faróis, parabrisas), do que propriamente de um design 100% inovador. Essa estratégia é perfeitamente compreensível nesse momento econômico hostil aos novos investimentos, onde todos têm que “se virar” para não parar a produção.
Eu aguardo esse desenvolvimento.