ANTT recebe sugestões e pode mudar resolução sobre fretamento

ônibus turismo

Ônibus de fretamento. Resolução da ANTT sobre serviços interestaduais e internacionais pode ser mudada com sugestões. Foto: Adamo Bazani (a foto é apenas ilustrativa, não havendo relação com a empresa em tela)

Novas regras geraram protestos no setor, principalmente em relação à idade dos ônibus e vans

ADAMO BAZANI

Depois de muita polêmica e até protestos, a resolução 4777/15 da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, que regulamenta o fretamento interestadual e internacional por ônibus e van, pode ser mudada.

A ANTT abriu de hoje, 28 de setembro de 2015, até o dia 06 de novembro de 2015, o período para receber sugestões para a modificação das obrigações.

Entre os itens que podem receber sugestões estão: idade máxima da frota, valor do capital social e operação dos micro-ônibus.

Pelas regras propostas, a frota deve ter, no máximo 15 anos de idade. Para que esta determinação fosse seguida, a ANTT propôs na resolução original uma substituição gradativa até que em 2025, não receberiam autorização ônibus, micro-ônibus e vans com mais de 15 anos de fabricação do chassi. Ou seja, não seriam mais aceitos nem mesmo ônibus reencarroçados no passado.

As viagens de vans ou micro-ônibus estão limitadas a 540 quilômetros, sendo 270 quilômetros entre ida e volta ou 540 quilômetros por sentido único.

Os interessados podem encaminhar as sugestões à ANTT por meio de formulário eletrônico, disponível no site da Agência (http://www.antt.gov.br/index.php/content/view/42088/Tomada_de_Subsidio_n__006_2015.html ) , ou por correio para a Superintendência de Serviços de Transportes de Passageiros da ANTT, no endereço: SCES Trecho 3 – Polo 8 – Lote 10 – Projeto Orla – Bloco C – Térreo – Brasília (DF).

Os donos de veículos de fretamento também reclamam de:

– Novo cadastro obrigatório de R$ 1,8 mil por veículo.

– Obrigatoriedade de adesão ao seguro de responsabilidade civil, cuja apólice é de R$ 3 milhões.

– Para conseguir autorização, os donos de ônibus devem mudar a CNAE – Classificação de Atividades Econômicas para fretamento interestadual e internacional. Com isso, podem perder a tributação do “simples”  com a carga tributária passando de 6% para entre 17% e 22% dependendo do porte da empresa.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes.

Comentários

Comentários

  1. manuel messias soares disse:

    isso e desonesto

  2. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Todo empregado é PAGO para trabalhar e resolver os problemas do dia a dia.

    A ANTT e outras siglas em todo o Brasil, devem parar com essa moleza e TRABALHAREM, afinal os contribuintes pagam seus impostos e estes seus salários para vocês trabalharem e não para ficar fazendo trabalho incompleto e errado e depois ficar pedindo sugestões.

    Abrão mãos dos vossos salários, afinal receber pra que ?

    Pra fazer trabalho errado e incompleto.

    Ou pelo menos sejam mais precisos e PAGUEM aos contribuintes pelas sugestões

    Se me pagarem eu contribuo, caso contrário deixa o barco afundar, afinal já pago muito imposto.

    Fiquei sabendo que várias vans, buzões e micros foram apreendidos por não poderem adentrar ao estado do Rio de Janeiro para levar cidadãos ao Rock in Rio.

    Isso é verdade ?

    Se for …

    Pra que vocês servem ???

    Pra isso ?????

    Arrrrrrrrrrrrrrrrrrrghhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

    Aproveitando a oportunidade:

    O que o corpo técnico, responsável pelo Aerotrem tem a dizer à sociedade quanto ao “emperramento” da obra ?

    Relaxo, irresponsabilidade, falta de capacitação técnica, preguiça, maldade, crueldade, incompetência, excesso de sabedoria ou ‘Lei de Gerson” ????

    Trabalhar sim, TRIBUTAR NÃO

    Vamo ANTT, engata uma segunda marcha e faz esse buzão rodar, afinal pra que vocês existem ??????????????

    Att,

    Paulo Gil

  3. José Eduardo disse:

    Sr Paulo Gil, você está certíssimo!

  4. Euripedes Jr. disse:

    A ANTT está certa

  5. Silvia saraiva disse:

    Por favor preciso de uma informação o Expresso Itamarati fazia percurso de São Paulo a cidade de Itaja em Goiás em nove horas, agora o percurso e de treze horas, para em tudo quanto é lugar entregando encomendas. Isto é correto. Deveria ser proibido ou ter outra linha direta, está viagem está terrível isto é um abuso , partia as 21 chegava às 06 da manha , agora sai no mesmo horário e chega às 10 hs. Da manhã . Quem pode me. Informar sobre isto.grata

  6. Bruno disse:

    Os órgãos gestores do governo só existem para uma coisa (assim como o próprio governo também): atrapalhar a vida de quem quer trabalhar honestamente!

  7. Matheus disse:

    ANTT, um bando de vagabundos incompetentes querendo mamar do trabalho alheio.

  8. so peço que libera a quilometragem porque somos igual todos de direito pagando os imposto absurdo pra que vale isto emtão e pense em pessoas otonomo que pressiza sustentar sua familhia onestamente e sair da iregulidade estamos de mão atadas com esta resolução.

  9. Irenaldo disse:

    Sr.s dirigentes da ANTT, como pode os pequenos empresários pagarem os mesmos valores que os grandes empresários para regulamentarem seus veículos, e seus direitos serem diferentes? Gente dai a Cesar o que é de Cesar, ninguém nasce grande, vamos irrigar a planta e esperar seus frutos. Esse nosso pais precisa ser melhor administrado e fazer-lo crescer sem impedir que seu povo trabalhar trabalhe. Já basta q quantidade de vagabundo e corruptos que sustentado pelos povo trabalhador.

  10. Irenaldo disse:

    O turismo é um meio que leva o povo a movimentar grandes receitas para cada cidade a ser visitada, tirem esse limite de km para os microônibus ou vans, somos um pais livres e receptivos de muitas raças,. Procurem fazer seus trabalhos dignos e respeitado sem fazer descriminação. Saibam que o povo está sendo prejudicado de seus direitos e deveres, como cidadãs livres e independentes.

  11. Irenaldo disse:

    O que precisamos nesse nosso pais é coibir essa violência desenfreada e permitir o livre caminho de ida e volta.

  12. Irenaldo disse:

    Srs. Dirigentes, nós que fazemos transporte turísticos, somo tratados como pessoas que são inúteis a sociedade, mas saibam que pagamos impostos sobre nosso trabalho, somos colaboradores do crescimento de nosso pais e sustentamos os órgãos governamentais recebidos dos impostos pago.

  13. Irenaldo disse:

    Não são só os grande empresários que pagam imposto, talvez nós somos mais fies nos pagamentos do que os tais e somos muitos mesmo sendo pequenos.

  14. Irenaldo disse:

    Muitos estão sendo transformados em bandidos, por serem coibidos de trabalhar e cumprir com seus compromissos, ficando em situações difíceis, ao ponto de tomarem medidas incabíveis em momentos de opressões, principalmente quando somos abordados por autoridades arbitrárias, querendo pretender nossos veículos prejudicando o usuários, causando-lhes prejuízos, impedindo sus viagens e muitos outros fatores indesejáveis.

  15. Irenaldo disse:

    Todos precisamos viver e deixar que os outros vivam, temos um planeta grande, onde Deus fez para todos, sem que haja contendas e guerras. Mas o ser humano sempre é falto de sabedoria, por isso perecem.

  16. Emerson disse:

    Da onde esses desgraçados do demoni* tiraram esse numero de 540 km? Dentro do meu estado posso fazer uma viagem de 1500 km (Foz – Paranagua, Ida. Volta) ja se sair do estado nao posso ir mais longe que 270 km, com essa distancia nao chego nem nas fronteiras do estado, qual o embasamento tecnico disso? Se um grupo de 8 pessoas quiserem viajar mais que 270 km para fora do estado terao de fretar um onibus para 40 passageiros, isso faz algum sentido? A quem essa resolucao beneficia? O consumidor? Com certeza nao, vista a inviabilidade do fretamento de carros grandes para grupos pequenos, o pequeno empresario? Este tera seu faturamento reduzido, fechando as portas, ou sera que estao protegendo os pobres coitados que tem apenas 100,200,500 carros na frota e rodam por 10 reais o km? Corruptos malditos que atentam contra nosso direito de trabalhar honestamente e contra o direito de ir e vir do cidadao comum, entraremos na justiça contra essa medida inconstitucional absurda Claramente voltada a enriquecer ainda mais os grandes magnatas do setor e tirando o pao de milhares de familias em um país onde crescer e sonhar com dias melhores é crime!

  17. Boa tarde conpanheiros do fretamento acho ijusto cobrarem onibus mais novos qd nao dao insentivos para q as frabricas recebam os onibus velhos como entrada tem um monte de onibus com mais d 15 anos em otimas condicoes

  18. Miqueias disse:

    direitos de ANTT porque vocês não fazer assim
    Idades máxima de 18 anos para os ônibus micro ônibus e vans e depois de 18 anos pode circular mais, com outra ilimitação como aumento de impostos só rodar com 40 passageiro ou só rodar 2000km

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