BNDES diz que são necessários R$ 234,7 bilhões para transportes

brt move

BRT Move de Belo Horizonte é apontado como uma intervenção eficiente de mobilidade, apesar de ainda não atender plenamente os investimentos. Recursos necessários para melhorar deslocamentos nas 15 principais regiões metropolitanas brasileiras somam de R$ 234,78 bilhões. Foto: Flávio Tavares/Hoje em Dia

Somente a região metropolitana de São Paulo precisa de R$ 83,4 bilhões

ADAMO BAZANI

O BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social, em nova estimativa, calcula que serão necessários pelos próximos anos investimentos de R$ 234,7 bilhões em investimentos em transportes públicos nas 15 principais regiões metropolitanas brasileiras para que a mobilidade urbana comece a se aproximar do ideal.

O valor contempla intervenções de maior custo, como metrô, de médio custo, como corredores de ônibus de sistemas de BRT (Bus Rapid Transit) e até ações mais simples, como readequações de linhas de ônibus e faixas para o transporte coletivo.

Segundo o departamento de mobilidade urbana do banco, o valor parece alto, mas diante dos benefícios sociais, econômicos, ambientais e da ampliação da qualidade de vida da população é vantajoso por poupar gastos maiores gerados pela imobilidade, como custos em manutenção de vias, em saúde pública com a poluição e acidentes de trânsito e pelo que trabalhadores e empresas deixam de gerar por causa da queda de produtividade e perda de tempo devido aos congestionamentos.

O órgão destaca os investimentos realizados em São Paulo e Rio de Janeiro, mesmo que não suficientes, mas que já mostraram algumas ações. Sobre a crise econômica que reduz os recursos públicos para investimentos até pelas dificuldades registradas na aplicação de um índice menor de correção das dívidas de estados e municípios com a União, segundo o departamento, o momento é de ao menos planejar para que as ações sejam mais rápidas para quando a economia começar a melhorar. O mercado prevê uma reação mais significativa para 2017.

Necessidades de investimentos previstas pelo BNDES para cada região. Os valores têm como base a quantidade de população, o que ainda precisa ser feito e o tamanho das malhas de metrô e corredores de ônibus que se aproximariam do ideal:

– São Paulo: R$ 83,49 bilhões

– Rio de Janeiro: R$ 42,58 bilhões

– Belo Horizonte: R$ 24,81 bilhões

– Porto Alegre: R$ 14,52 bilhões

– Fortaleza: R$ 14,3 bilhões

– Distrito Federal: R$ 10,96 bilhões

– Recife: R$ 8,52 bilhões

Salvador: R$ 8,29 bilhões

Belém: R$ 7,60 bilhões

Manaus: R$ 7,31 bilhões

Vitória e região metropolitana: R$ 3,93 bilhões

Campinas: R$ 3,15 bilhões

Baixada Santista: R$ 2,63 bilhões

Curitiba: R$ 1,91 bilhão

Goiânia: R$ 782 milhões.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. A grana se sabe o valor mais ter que e bom nada,e muita picuinha pra liberar isso,quando não e verba e TCM e TCU,desapropriação e verba pra mesma,e quando não e isso e falta de grana,ai complica.

  2. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Antes da verba é necessário trabalhar, trabalhar e trabalhar TECNICAMENTE, sem fazer essas aberrações que ai estão pra todo mundo ver.

    – Estações recentes de metro sem estacionamento, sem área de embarque e desembarque, nem para carros nem para fretadões e com entradas a 90 graus para os buzões;

    – Não realizarem a REDE intermodais;

    – Buzões enormes em ruas apertadas;

    – Escadas na plataforma do metro amarelo;

    – Bilheterias em corredor de passagem.

    – Falta de uma gestora, pois apenas temos uma fiscalizadora;

    E toda a ladainha que todo brasileiro já conhece.

    TRABALHAR SIM, TRIBUTAR NÃO !

    Mais uma PREVISÍVELLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

    A venda de bilhetes em áreas internas; tanto de Terminais, Metro, CPTM têm de ser ELIMINADAS, é só uma questão de abrir os olhos, NÃO DÁ MAIS.

    Vão entre trens e plataformas.

    Outro dia desci na Estação Terminal Tiete do metro azul ( Estação Portuguesa) e observei que só há uma saída.

    Oras isso foi em 1977, hoje não comporta mais.

    E tem mais, há também a necessidade de mais saídas do Terminal, para não haver aquela aglomeração de gente sempre nos mesmos corredores.

    Só dinheiro não resolve problema de mobilidade em lugar nenhum do mundo, se os projetos não forem tecnicamente corretos.

    Por que será que o Aerotrem esta sem funcionar até hoje ?????

    O que diz o corpo de engenheiros responsáveis, pelo Aerotrem ???

    Hoje 7:40 hs não tinha nenhum carro no ponto inicial ou final da linha 702-C.

    Vejam bem o horário 7:40, nenhum buzão no ponto da 702-C.

    Att,

    Paulo Gil

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