Primeiro trecho do BRT de Jundiaí deve ser concluído até o final de 2016

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Ônibus em Jundiaí. BRT tem nova data para ficar pronto. Frota será de dez veículos articulados

Promessa é da prefeitura. Frota para trecho inicial será de 10 ônibus articulados e velocidade média de 25 km/h

ADAMO BAZANI

As obras do primeiro trecho do BRT de Jundiaí devem ser licitadas nos próximos dias com a conclusão prevista para o final de 2016.

A promessa é da prefeitura que trouxe uma nova data para que as obras comecem a sair do papel. Antes, o início das intervenções era previsto para janeiro deste ano e, numa segunda previsão, foi para junho.

Segundo o poder público, a dificuldade de elaborar o traçado para minimizar intervenções, como desapropriações, explica em parte a demora.

O primeiro trecho deve ter 4,25 quilômetros de extensão entre os terminais Colônia e Vila Arens, que serão reformados como parte das obras do BRT. O custo total do trecho é de R$ 135 milhões, sendo que a maior parte dos recursos virá do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. Deste total, R$ 28 milhões serão provenientes de contrapartida da prefeitura, sendo R$ 10 milhões para obras e R$ 18 milhões para desapropriações. O PAC não financia desapropriações.

Além das pistas exclusivas para ônibus e reformas de terminais, o valor inclui a construção de seis estações para embarque e desembarque e três viadutos. Em um destes viadutos, o Sperandio Peliciari, chamado de viaduto da Duratex, haverá uma estação suspensa.

A previsão é de que no trecho a velocidade média comercial dos ônibus deva passar dos atuais 15 km/h para 25 km/h, reduzindo o tempo de viagem.

Dez ônibus articulados devem fazer o trajeto, sendo oito em escala e dois de reserva. A capacidade de cada veículo será de 160 passageiros.

O intervalo entre os veículos será em torno de cinco minutos.

As estações terão embarque e desembarque no mesmo nível do assoalho dos ônibus, eliminando a necessidade de usar os degraus dos veículos.

Depois de concluído este trecho entre a zona Leste e a região central de Jundiaí, a prefeitura quer estender o corredor BRT para a zona Oeste. Não há previsão para esta segunda fase.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Enquanto isso, Sampa

    ZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzz

    Att,

    Paulo Gil

  2. tiago disse:

    Adamo por favor pesquisa como ficará as linhas de Guarulhos sentido Tucuruvi, com a construção do corredor Guarulhos – São Paulo da EMTU.

    003 Taboão – Metrô Tucuruvi
    103 Pq.Continental – Metrô Parada Inglesa
    104 Bom Clima – Metrô Tucuruvi
    105 Jd.Moreira – Metrô Parada Inglesa
    110 Jd.Bela Vista – Metrô Tucuruvi
    111 Jd.Leda – Metrô Tucuruvi
    163 Jd.Palmira – Metrô Parada Inglesa
    337 Jd.Acácio – Metrô Tietê
    500 Vila Galvão – Metrô Tietê

    nenhuma dessas linhas passa pelo corredor…

    Somente a 802 Term.Taboão – Metrô Tucuruvi passa pelo corredor que é da EMTU.

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