AMD quer conquistar espaço no mercado de ônibus de pequeno porte

Solum AMD

Mini-ônibus Solum, da AMD, é opção para o segmento de veículos de transporte coletivo de pequeno porte. O Solum tem 8,77m de comprimento e capacidade para 30 passageiros.

AMD Encarroçadora se torna mais uma opção no mercado de ônibus pequenos
Mini-ônibus Solum é dedicado para o transporte urbano e é encarroçado em chassi de Volkswagen
ADAMO BAZANI – CBN
Há cerca de 20 anos, os micro-ônibus ou miniônibus tinham uma participação tímida nos serviços de ônibus urbanos.
Com a consolidação de cooperativas de transportes coletivos e até mesmo as grandes empresas visualizando neste tipo de veículo uma oportunidade de reduzir os custos, os ônibus de pequeno porte hoje estão presentes em sistemas de um número maior de cidades.
De acordo com dados da Fabus, entidade que reúne as principais fabricantes de carrocerias, a produção acumulada de micro-ônibus entre janeiro e setembro deste ano foi de 2 mil 842 unidades. Isso significa 13,62% das 20 mil 871 carrocerias de diversos portes produzidas pelas associadas da Fabus.
Atualmente, uma das soluções consideradas por especialistas entre as mais indicadas para a melhoria da mobilidade urbana são os BRT – Bus Rapid Transit, corredores de trânsito rápido para ônibus, capazes de receber veículos de grande porte como articulados, superarticulados e biarticulados.
No entanto, a tendência não tira mercado para os ônibus pequenos. Pelo contrário, com veículos de alta capacidade nos corredores, a demanda por micros, minis ou midis para as linhas alimentadoras destes BRTs é alta. São veículos que, por causa dos corredores, fazem viagens menores, muitas linhas convencionais são extintas quando um BRT é aberto. Estes pequenos ônibus precisam ter uma dimensão indicada para lugares de difícil acesso, onde não é possível implantar um sistema de maior capacidade.
Vislumbrando estas possibilidades de negócios, a AMD Encarroçadora e Implementadora do Brasil Ltda, com sede em Caxias do Sul, lançou o primeiro mini-ônibus da marca. Trata-se do modelo Solum, projetado para o transporte urbano.
Inicialmente, o modelo é encarroçado apenas sobre chassi Volkswagen 9.160 OD Plus. A AMD é do Grupo Diniz, que também é proprietário da Apta Caminhões e Ônibus, representante da Volks. Com 8,77m de comprimento, o Solum tem capacidade para transportar até 30 passageiros sentados.

Solum AMD

Linha de produção é em Caxias do Sul. Solum é encarroçado apenas em chassi 9-160 OD Plus da Volkswagen

Segundo a empresa, a proposta para o design é passar ideia de inovação e reafirmar a busca pela imagem de uma opção diferente das atuais no mercado.
A carroceria tem estrutura de aço galvanizado, revestida com alumínio, contando também com peças de fibra de vidro. Há poucos frisos e saliências, o que, segundo a fabricante, destaca fluidez, deixa o visual mais limpo e facilita a manutenção.
A iluminação interna é por lâmpadas de LED, presentes também nos conjuntos óticos da frente e de trás, com exceção dos faróis. A fabricante também garante que, pela adoção de novos conceitos de engenharia e ergonomia, o espaço interno é maior, sem comprometer a capacidade de transporte.
O câmbio é manual e o veículo conta com sistema de segurança para que o ônibus não se movimente com as portas abertas popularmente chamado de “anjo da guarda”.

Solum AMD

AMD garante mais espaço interno sem comprometer capacidade de transporte pela aplicação de novos conceitos de ergonomia e engenharia de interiores

Em nota, a AMD destaca algumas das características do Solum.
– Para-brisa bipartido ou inteiriço laminado e incolor ;
– Câmera de ré; (opcional)
– Sensor de ré;
– DRL;
– Balaústre e corrimão em tubos de aço encapsulados com PVC;
– Piso em chapa de alumínio revestido com Ecoflex antiderrapante;
– Poltrona do motorista com regulagem total de altura e movimento lateral, traseiro e frontal. – Cinto de segurança retrátil três pontos;
– Poltronas de passageiros estofadas revestidas em courvin;
– Janelas laterais com vidro inferior fixo e dois superiores móveis fumê;
– Vigia traseiro temperado e fumê;
– Elevador para cadeira de rodas;
– Itinerário eletrônico;
– Escapamento traseiro embutido;
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Claudio Boff disse:

    Mais um fabricante de Micro-ônibus no mercado. Pelas fotos dá pra dizer que começou bem, Layout organizado, bem iluminada e principalmente limpa, requisitos mínimos para produzir um produto com qualidade.
    Gostei, acho que logo deverão diversificar linha de produto sobre outros chassis MAN.

    1. Obrigado pelos elogios Sr. Claudio. A nossa equipe de engenheiros e técnicos prima pela organização e qualidade na fabricação dos veículos. Agora no 1o. semestre estaremos lançando um veículo médio.
      Marketing AMD

  2. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Pena que nao inovaram no design.

    Ta muito parecido com os que ja existem.

    Quem sabe alguma encarrocadora, lance um micro diferente dos demais e mais bonito.

    Att,

    Paulo Gil

  3. J disse:

    NEM SÓ DE CAIOInduscar viverão a Cidade de São Paulo e outras por aí…!

  4. Professor Paulo Pardal disse:

    Caro Adamo, e a VOLARE, continua sendo ligada à Marcopolo???

    Abraços

  5. Volkswagen não tem uma boa fama aqui em SP.

  6. João Domingues disse:

    Ví o veículo exposto, gostei e preciso de maiores informações tecnicas, tipo, moto, cambio, diferencial,etc. aguardo por email resposta

    1. Obrigado pelos elogios S. João. O Sr. poderá verificar todas as informações técnicas do produto acessando nosso website http://www.amdimplementadora.com.br . Caso Necessite de outras informações podemos ligar para o Sr. ou se preferir ligue para 4359-9000 e fale com Marcelo Moraes nosso gerente de vendas.

  7. eder dos santos leandro disse:

    PRECISA ser colocodo osistema eletrico da carroceria pois empossivel vc solucionar os problemas de carroceri muinto mal planejado o sistema n temos suporte na propria consessonaria

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