Empresas de ônibus em contato com a comunidade
Publicado em: 13 de outubro de 2012
Empresas de ônibus em contato com a comunidade
Neste feriado, companhias da região do ABC preparam eventos especiais dedicados ao Dia das Crianças e aos busólogos, admiradores de ônibus
ADAMO BAZANI – CBN
Atualmente, as empresas de ônibus com gestões modernas, independentemente de seu porte, buscam uma aproximação maior com a comunidade e com os admiradores deste tipo de transporte, os busólogos.
Hoje, as companhias possuem em sites áreas especiais para os entusiastas da mobilidade e espaços alternativos para que a relação com os passageiros não seja unicamente comercial.
Além disso, as empresas também investem em eventos e encontros para que essa aproximação seja maior ainda. Afinal, uma empresa de ônibus é muito mais que uma transportadora, mas faz parte do desenvolvimento de uma região e do dia a dia das histórias pessoais.
Neste feriado de 12 de outubro de 2012, duas empresas do ABC Paulista, a Viação Talismã, de Rio Grande da Serra, e a Leblon Transporte de Passageiros, de Mauá, fizeram ações para tornar a comunidade e os admiradores ainda mais parceiros.
DIA DAS CRIANÇAS:
Há cerca de 20 anos, os responsáveis pela Viação Talismã, de Rio Grande da Serra, realizam todo o dia 12 de outubro uma festa especial para as crianças.
O evento é o maior da data na cidade e já se tornou tradicional.
Além de bolos gigantes, ultrapassando 100 quilos no total, muitos lanches, pipocas, salgadinho, cachorro quente e pastel, as crianças contam com apresentações de teatro, brincadeiras e no final da festa ganham brinquedos novinhos para terem de recordação.
“Sempre fazemos o melhor, dentro das possibilidades. Nossa cidade merece, em especial as crianças que são o futuro. É uma sensação de satisfação” – disse José Pereira, fundador do grupo.
Este ano foi especial já que contou com uma parceria entre a Viação Talismã e o Grupo de Escoteiros de Rio Grande da Serra.
A empresa ajuda o Grupo, que hoje conta com 60 pessoas entre crianças e adultos, nos transportes dos “lobinhos” (nome dado aos escoteiros) e em outras ações sempre quando necessário.
A cidade de Rio Grande da Serra é a menor do ABC Paulista e possui uma das menores arrecadações também. Assim, toda ação social é considerada válida. No entanto, não eram apenas os brinquedos e os lanches que faziam a alegria das crianças. O clima de confraternização e amizade marcou o dia na garagem de ônibus que foi aberta a toda a comunidade e até mesmo os adultos deixaram vir à tona um pouco da criança que ainda mora dentro de cada um.
PARCERIA COM OS ADMIRADORES DE ÔNIBUS:
O número de pessoas que se declaram admiradoras de ônibus, os chamados busólogos, é cada vez maior, principalmente depois do advento da internet que conseguiu aproximar ainda mais quem tem esse gosto e que, muitas vezes, pensava que mais ninguém compartilhava dessa admiração.
Os busólogos tiram fotos de ônibus, colecionam imagens, miniaturas, símbolos de empresas e entendem de modelos, veículos, linhas, sistemas de transportes até mais do que muitas pessoas que trabalham no setor.
O gosto pode parecer estranho num primeiro momento, mas se forem analisados os fatos de que muitos destes admiradores na verdade não se limitam a tirar fotos nas garagens e terminais, mas que pelo ônibus, acabam tendo uma visão sob outra ótica do dia a dia das cidades, das histórias e do que ocorre até mesmo no sistema administrativo, é possível perceber que esse gosto não está tão fora da realidade. Afinal, o ônibus está no dia a dia de todos, inclusive de quem não o usa, já que a presença do transporte coletivo beneficia até mesmo quem só anda de carro, pois evita que o trânsito e a poluição ainda sejam maiores.
“Hoje as empresas com gestão moderna têm de estar atentas a tudo o que ocorre e identificar possibilidade de aproximação entre a companhia de ônibus e a comunidade. E os busólogos são essenciais neste contato. Eles são passageiros, mas têm uma visão especial, diferenciada, de quem entende e ajuda com suas sugestões e ideias”. – disse Andreia Nakandakare, coordenadora de Qualidade do Grupo Leblon Transporte, unidade de Mauá, no ABC Paulista.
Apesar de todo o busólogo gostar de fotografar ônibus, eles também querem aprender cada vez mais sobre os sistemas e as rotinas das garagens, que por causa das exigências maiores, acabam mudando com mais rapidez.
Por isso, eles assistiram a uma palestra especial sobre como hoje em dia uma empresa de ônibus deve buscar ter um gerenciamento e prestar serviços com qualidade.
Eles souberam como são atualmente as exigências para se operar uma empresa de transporte de pessoas. Em relação ao meio ambiente, a coordenadora de qualidade da Leblon Mauá, Andreia Nakandakare, falou sobre os rigorosos indicadores que a empresa deve seguir para manter a certificação ISO 14001, conquistada no ano passado, como em relação a emissões de fumaça, geração de resíduos, reciclagem e redução do desperdício de água e energia elétrica.
Os admiradores também puderam conhecer o sistema informatizado de monitoramento na sala de tráfego. Num telão, são informados em tempo real o veículo, a sua posição, prefixo, linha que está fazendo e até a velocidade que está empreendendo na hora da verificação. A organização das escalas de motoristas e cobradores e os registros nas fichas dos ônibus, tudo também informatizado, foram outros pontos que chamaram a atenção.
O grupo ainda aproveitou um passeio diferente em um ônibus especial da Leblon e pode conversar mais sobre as necessidades, problemas e avanços e virtudes de Mauá, o que mostra mais uma vez que o ônibus é um veículo de cidadania também.
Foram sorteadas canecas personalizadas para os busólogos.
Muitos podem dizer que ações como estas não bastam para aproximar a comunidade de uma empresa de ônibus. Mas tanto a Talismã como a Leblon, que são citadas nesta matéria, não se limitam a isso, segundo as suas diretorias. Estas empresas possuem falhas? Sim, e tentam aproximação com a população para melhorar, corrigir as falhas. O mesmo ocorre com outras companhias que hoje sabem que na verdade o passageiro não existe mais, o que elas transportam são clientes, tomadores de serviços das empresas e que têm direitos e responsabilidades.
É inegável que iniciativas como estas não podem ser deixadas de lado.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
Ta ai. Ficam os exemplos positivos destas duas empresas. Leblon e Talisma. Gostei da humildade delas em admitirem que tem falhas mas gostei mais ainda da disposicao delas em melhorar
Boa noite.
Belo exemplo destas duas empresas.
A Talismã respeitosamente, pequena, mas, preocupada em melhorar e com humildade.
A Leblon por seu turno, veio sacudir a poeira.
Parabéns às duas e a você também Ádamo.
Abraço.
Ótimo exemplos dessas empresas. Pois tem algumas aqui em SP ” zl ” , que você não pode nem chegar perto da garagem , pois corre o risco de tomar tiro.
Em nome do Grupo T.R.A., agradecemos ao Adamo, Andreia, Diego Vieira, Grupo Leblon Mauá e todas as pessoas que contribuiram para esse dia, que concerteza ficará marcado em nossas vidas!
Muito obrigado!
“Grupo T.R.A., Busologos de Mauá unidos pela amizade!”