Empresas de ônibus em contato com a comunidade

onibus

Há cerca de 20 anos, a Viação Talismã, de Rio Grande da Serra, promove todo dia 12 de outubro uma festa especial para as crianças e para toda a comunidade . São distribuídos bolos, lanches, salgados, pipoca, brinquedos e acima de tudo, o que marca os encontros são as oportunidades de confraternização. Até os adultos voltam a ser um pouco crianças. Neste ano, a novidade foi a parceria entre a Talismã e o Grupo de Escoteiros de Rio Grande da Serra. Foto: Adamo Bazani

busologos

A Leblon Transporte de Passageiros, em Mauá, sabe da importância dos busólogos, admiradores de ônibus, no dia a dia dos transportes. Hoje as formas de gestão de empresas modernas exigem um contato maior com a comunidade, tanto por meios tradicionais de comunicação como por eventos e por aproximação com grupos interessados em transportes melhores. Os busólogos são passageiros que possuem uma visão especial, dotada de conhecimento e gosto pelo setor, com possibilidade de ajudarem com sugestões às empresas. Foto: Adamo Bazani

Empresas de ônibus em contato com a comunidade
Neste feriado, companhias da região do ABC preparam eventos especiais dedicados ao Dia das Crianças e aos busólogos, admiradores de ônibus
ADAMO BAZANI – CBN
Atualmente, as empresas de ônibus com gestões modernas, independentemente de seu porte, buscam uma aproximação maior com a comunidade e com os admiradores deste tipo de transporte, os busólogos.
Hoje, as companhias possuem em sites áreas especiais para os entusiastas da mobilidade e espaços alternativos para que a relação com os passageiros não seja unicamente comercial.
Além disso, as empresas também investem em eventos e encontros para que essa aproximação seja maior ainda. Afinal, uma empresa de ônibus é muito mais que uma transportadora, mas faz parte do desenvolvimento de uma região e do dia a dia das histórias pessoais.
Neste feriado de 12 de outubro de 2012, duas empresas do ABC Paulista, a Viação Talismã, de Rio Grande da Serra, e a Leblon Transporte de Passageiros, de Mauá, fizeram ações para tornar a comunidade e os admiradores ainda mais parceiros.
DIA DAS CRIANÇAS:
Há cerca de 20 anos, os responsáveis pela Viação Talismã, de Rio Grande da Serra, realizam todo o dia 12 de outubro uma festa especial para as crianças.
O evento é o maior da data na cidade e já se tornou tradicional.
Além de bolos gigantes, ultrapassando 100 quilos no total, muitos lanches, pipocas, salgadinho, cachorro quente e pastel, as crianças contam com apresentações de teatro, brincadeiras e no final da festa ganham brinquedos novinhos para terem de recordação.
“Sempre fazemos o melhor, dentro das possibilidades. Nossa cidade merece, em especial as crianças que são o futuro. É uma sensação de satisfação” – disse José Pereira, fundador do grupo.
Este ano foi especial já que contou com uma parceria entre a Viação Talismã e o Grupo de Escoteiros de Rio Grande da Serra.
A empresa ajuda o Grupo, que hoje conta com 60 pessoas entre crianças e adultos, nos transportes dos “lobinhos” (nome dado aos escoteiros) e em outras ações sempre quando necessário.
A cidade de Rio Grande da Serra é a menor do ABC Paulista e possui uma das menores arrecadações também. Assim, toda ação social é considerada válida. No entanto, não eram apenas os brinquedos e os lanches que faziam a alegria das crianças. O clima de confraternização e amizade marcou o dia na garagem de ônibus que foi aberta a toda a comunidade e até mesmo os adultos deixaram vir à tona um pouco da criança que ainda mora dentro de cada um.
PARCERIA COM OS ADMIRADORES DE ÔNIBUS:
O número de pessoas que se declaram admiradoras de ônibus, os chamados busólogos, é cada vez maior, principalmente depois do advento da internet que conseguiu aproximar ainda mais quem tem esse gosto e que, muitas vezes, pensava que mais ninguém compartilhava dessa admiração.
Os busólogos tiram fotos de ônibus, colecionam imagens, miniaturas, símbolos de empresas e entendem de modelos, veículos, linhas, sistemas de transportes até mais do que muitas pessoas que trabalham no setor.
O gosto pode parecer estranho num primeiro momento, mas se forem analisados os fatos de que muitos destes admiradores na verdade não se limitam a tirar fotos nas garagens e terminais, mas que pelo ônibus, acabam tendo uma visão sob outra ótica do dia a dia das cidades, das histórias e do que ocorre até mesmo no sistema administrativo, é possível perceber que esse gosto não está tão fora da realidade. Afinal, o ônibus está no dia a dia de todos, inclusive de quem não o usa, já que a presença do transporte coletivo beneficia até mesmo quem só anda de carro, pois evita que o trânsito e a poluição ainda sejam maiores.
“Hoje as empresas com gestão moderna têm de estar atentas a tudo o que ocorre e identificar possibilidade de aproximação entre a companhia de ônibus e a comunidade. E os busólogos são essenciais neste contato. Eles são passageiros, mas têm uma visão especial, diferenciada, de quem entende e ajuda com suas sugestões e ideias”. – disse Andreia Nakandakare, coordenadora de Qualidade do Grupo Leblon Transporte, unidade de Mauá, no ABC Paulista.

onibus

Ônibus da Viação Talismã. Muito mais que veículo de transporte, o ônibus pode ser um agente na sociedade. Empresa mantém parcerias com entidades e grupos de assistência e além de os ônibus transportarem pessoas no dia a dia, são usados para fazer o bem. Foto: Adamo Bazani

ônibus

Como homenagem aos apaixonados por ônibus, transportes, pessoas e histórias, Leblon de Mauá colocou mensagem especial nos letreiros de alguns ônibus. Foto: Adamo Bazani.

Apesar de todo o busólogo gostar de fotografar ônibus, eles também querem aprender cada vez mais sobre os sistemas e as rotinas das garagens, que por causa das exigências maiores, acabam mudando com mais rapidez.
Por isso, eles assistiram a uma palestra especial sobre como hoje em dia uma empresa de ônibus deve buscar ter um gerenciamento e prestar serviços com qualidade.
Eles souberam como são atualmente as exigências para se operar uma empresa de transporte de pessoas. Em relação ao meio ambiente, a coordenadora de qualidade da Leblon Mauá, Andreia Nakandakare, falou sobre os rigorosos indicadores que a empresa deve seguir para manter a certificação ISO 14001, conquistada no ano passado, como em relação a emissões de fumaça, geração de resíduos, reciclagem e redução do desperdício de água e energia elétrica.
Os admiradores também puderam conhecer o sistema informatizado de monitoramento na sala de tráfego. Num telão, são informados em tempo real o veículo, a sua posição, prefixo, linha que está fazendo e até a velocidade que está empreendendo na hora da verificação. A organização das escalas de motoristas e cobradores e os registros nas fichas dos ônibus, tudo também informatizado, foram outros pontos que chamaram a atenção.
O grupo ainda aproveitou um passeio diferente em um ônibus especial da Leblon e pode conversar mais sobre as necessidades, problemas e avanços e virtudes de Mauá, o que mostra mais uma vez que o ônibus é um veículo de cidadania também.
Foram sorteadas canecas personalizadas para os busólogos.
Muitos podem dizer que ações como estas não bastam para aproximar a comunidade de uma empresa de ônibus. Mas tanto a Talismã como a Leblon, que são citadas nesta matéria, não se limitam a isso, segundo as suas diretorias. Estas empresas possuem falhas? Sim, e tentam aproximação com a população para melhorar, corrigir as falhas. O mesmo ocorre com outras companhias que hoje sabem que na verdade o passageiro não existe mais, o que elas transportam são clientes, tomadores de serviços das empresas e que têm direitos e responsabilidades.
É inegável que iniciativas como estas não podem ser deixadas de lado.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Comentários

Comentários

  1. Josue Marcio Lopes disse:

    Ta ai. Ficam os exemplos positivos destas duas empresas. Leblon e Talisma. Gostei da humildade delas em admitirem que tem falhas mas gostei mais ainda da disposicao delas em melhorar

  2. Gustavo Cunha disse:

    Boa noite.
    Belo exemplo destas duas empresas.
    A Talismã respeitosamente, pequena, mas, preocupada em melhorar e com humildade.
    A Leblon por seu turno, veio sacudir a poeira.
    Parabéns às duas e a você também Ádamo.
    Abraço.

  3. www.murilo.com.br disse:

    Ótimo exemplos dessas empresas. Pois tem algumas aqui em SP ” zl ” , que você não pode nem chegar perto da garagem , pois corre o risco de tomar tiro.

  4. Em nome do Grupo T.R.A., agradecemos ao Adamo, Andreia, Diego Vieira, Grupo Leblon Mauá e todas as pessoas que contribuiram para esse dia, que concerteza ficará marcado em nossas vidas!

    Muito obrigado!

    “Grupo T.R.A., Busologos de Mauá unidos pela amizade!”

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading