Prefeitura de Mauá assina contrato com Suzantur nesta sexta-feira

ônibus

Ônibus da Suzantur, que teve o contrato assinado nesta sexta-feira. Transportes em Mauá são alvos de polêmicas, controversas e trocas de acusações.

Mauá assina contrato com Suzantur
Licitação ocorreu após polêmico descredenciamento de duas empresas de ônibus
ADAMO BAZANI – CBN
Após diversas dúvidas, trocas de acusações entre empresas de ônibus e poder público e recursos judiciais e administrativos, a prefeitura de Mauá assinou nesta sexta-feira, dia 15 de agosto de 2014, o contrato de operação com a empresa de ônibus Suzantur, que vai atuar sozinha em todas as linhas de ônibus do município.
A companhia, de acordo com o contrato de licitação, terá 120 dias para colocar em circulação 248 ônibus zero quilômetro, todos com acessibilidade para portadores de mobilidade reduzida.
Também participaram da licitação as empresas de ônibus Express Transportes Urbanos Ltda, da zona Leste de São Paulo, a Viação Diadema, de Baltazar José de Sousa, e a Princesa Turismo Eireli, de Mato Grosso.
A prefeitura alegou que as três empresas não apresentaram certidões negativas de débito e tiveram problemas na documentação e desabilitou as companhias na primeira fase da licitação, no dia 14 de julho de 2014.
A Suzantur, que começou a operar em outubro do ano passado, com base num contrato emergencial de 180, que acabou extrapolando este prazo, ofereceu R$ 6,2 milhões como outorga para operar os serviços. O valor é R$ 1,2 milhão acima do mínimo exigido pelo edital: R$ 5 milhões.
MONOPÓLIO:
O sistema de transportes de Mauá volta ao regime de monopólio, que foi quebrado em 2010.
A Suzantur vai operar sozinha as 49 linhas da cidade por 20 anos. O contrato de licitação entrega o sistema à empresa por 10 anos renováveis por mais 10 anos. Por dia, a demanda de passageiros no sistema de Mauá é de 110 mil pessoas.
O prefeito Donisete Braga e o ex-secretário de mobilidade urbana, Paulo Eugênio Pereira, disseram, na época da disputa judicial contra a empresa Leblon Transporte de Passageiros, do Paraná, que o modelo ideal para a cidade era haver duas ou mais empresas de ônibus. Com isso, de acordo com o discurso na época, haveria concorrência em alguns trajetos, ao menos nas principais vias, e a população poderia identificar as diferenças entre as empresas e cobrar melhorias daquela que não prestasse os serviços de forma adequada.
Mas depois que a Leblon Transporte de Passageiros foi retirada do sistema por um controverso processo de descredenciamento, o discurso mudou.
A prefeitura alega que economicamente para o município é melhor que haja apenas uma operadora.
Em entrevista ao Blog Ponto de Ônibus, o prefeito de Mauá, Donisete Braga, disse que o fato de haver uma empresa apenas operando, não significa que o poder público não terá controle da situação.
“Eu sempre fui e sou contra monopólios. Acredito plenamente neste modelo de mobilidade que Mauá terá a partir desta licitação. O fato de uma empresa operar os transportes não significa que o poder público não terá controle da situação. Pelo contrário, seremos rigorosos e a fiscalização será constante” – prometeu Donisete Braga.
DESCREDENCIAMENTO DE EMPRESAS FOI POLÊMICO:
A licitação ocorreu após um polêmico processo de descredenciamento das duas antigas operadoras – Viação Cidade de Mauá, lote 01, e Leblon Transporte de Passageiros, lote 02.
A administração Donisete Braga acusa as empresas de terem realizado consultas sem autorização aos dados de bilhetagem eletrônica.
As empresas negam e a acusação não foi unanimidade nem na prefeitura. Em 27 de junho de 2013, a corregedora do município, Thaís de Almeida Miana, acatou as provas apresentadas pela Leblon de que não houve invasão ou fraude no sistema. A empresa argumentou que as consultas foram autorizadas pela prefeitura e que o próprio poder público treinou as companhias de ônibus. A corregedora então recomendou a realização de uma sindicância mais técnica e menos testemunhal.
A recomendação não foi seguida por Donisete Braga e nem por Paulo Eugênio que continuaram o processo de descredenciamento das duas empresas.
SEGUE PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO OFICIAL DESTA SEXTA-FEIRA, 15 DE AGOSTO:

OBJETO: CONCORRÊNCIA do tipo MAIOR OUTORGA, objetivando a CONCESSÃO A TÍTULO ONEROSO PARA EXPLORAÇÃO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO NO MUNICÍPIO DE MAUÁ.

Após decisão e julgamento dos recursos apresentados, o Sr. Secretário de Mobilidade Urbana, no uso de suas atribuições, resolve HOMOLOGAR o procedimento licitatório na modalidade concorrência pública, ADJUDICANDO o objeto do certame a favor da empresa TRANSPORTADORA TURÍSTICA SUZANO LTDA, com valor de outorga ofertado de R$ 6.200.000,00.

Azor Albuquerque da Silva – Secretário de Mobilidade Urbana

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Mauá é a cidade da Injustiça disse:

    Não importam os argumentos desse prefeito e do Paulo Eugênio, pois o MONOPÓLIO VOLTOU.
    É uma questão de princípios. A LEBLON SAIU POR UMA INJUSTIÇA COMETIDA PELO DONIZETI E O PAULO EUGÊNIO. Se a saída dela fosse justa, era aceitável uma nova licitação, mas com duas empresas no minimo. MAS A LEBLON FOI ALVO DA FÚRIA DOS EMPRESÁRIOS DAQUI E FOI TIRADA SEM MOTIVO JUSTO. ELA NÃO PAGAVA A CAIXINHA.
    Claro que a Suzantur vai melhorar. Uma proque não tem como piorar e outra porque precisa segurar a barra até as eleições de prefeito em 2016.
    Depois disso, a qualidade vai caindo sim. Mesmo sem corrupção, monopólio leva ao comodismo, tanto da prefeitura como da empresa de ônibus.
    E outra, quem vai ter peito de pegar pesado com uma empresa que controla só todas as linhas.
    A Leblon quebrou monopólio e foi exemplo de boa operação e investimento. Ela não só começou a operar com TODOS ONIBUS ZERO QUILÔMETRO COMO IMPLANTOU UM NOVO CONCEITO DE TRANSPORTE.
    Mas, servindo os barões dos ônibus, o Paulo Eugênio e o Donizete jogaram isso na LATA DE LIXO.
    Pena.

  2. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Ufa !

    Assunto encerrado.

    Novos post’s sobre este assunto so em 2024.

    Afinal, essa “ladainha”, cansou a todos.

    Att,

    Paulo Gil

    1. jair disse:

      Paulo Gil
      Ah! se fosse o Batman o MAL não teria vencido o Bem
      Acorda Brasil

  3. Nelson Anda disse:

    Mas quanto mesmo que para a caixinha dos dois sócios e a caixa
    do PT ?

  4. Thiago Novaes disse:

    Ufa, ainda bem realmente Paulo. Essa Ladainha cansou realmente e já deu, tbm já nao aguentava mais essa historia que ja ficou chata. Maua nao tem solução enqto o povo aqui votar nos petralhas, mauaense gosta disso. Agora que a Suzantur faça o minimo aceitavel, se essa frota for renovada de 7 a 10 anos ja é vitoria!

  5. Ewerton Santos Lourenço (Guarulhos) disse:

    Adamo ela vai assumir as linhas Intermunicipais da EMTU também??? É agora que os Trens da Linha 10 Turquesa vai estufar de tão lotados que saem do Brás. Agora está mais que explicado porquê a População do ABC optou a isso e a frota particular.

    1. Não Ewerton. A Suzantur assumiu apenas as linhas municipais de Mauá. Não sabemos, no entanto, se é do interesse dela ou de algum “ex-representante” dela participar da licitação da área 5 da EMTU que, para variar, está atrasada de novo

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