Licitação dos transportes em Mauá está atrasada e novos empresários temem instabilidades

Suzantur

Ônibus da Suzantur. Empresa foi contratada emergencialmente pela prefeitura de Mauá e pode participar da licitação dos transportes que está atrasada. Leblon foi tirada da noite para o dia, mas Viação Cidade de Mauá vai cedendo as linhas aos poucos, apesar de as duas empresas terem sido descredenciadas pelo mesmo motivo que é contestado na Justiça. Histórico sobre controle dos transportes em Mauá e insegurança jurídica têm feito com que empresários que não são da região tenham receio de participar da licitação.

Licitação dos Transportes em Mauá está atrasada e é marcada por incertezas e receio de novos empresários
Concorrência ainda não despertou interesse de empresários pelo histórico de insegurança jurídica na cidade. Suzantur deve participar e permanecer
ADAMO BAZANI – CBN
Neste dia 1º de abril, a audiência pública sobre a possível licitação dos transportes em Mauá, na Grande São Paulo, completa 47 dias, mas na prática não houve nenhum avanço no processo, apesar das diferentes datas prometidas pelo prefeito Donisete Braga, do PT.
No dia 12 de fevereiro, o secretário de mobilidade urbana, Paulo Eugênio Pereira, que deixa a pasta para concorrer ao cargo de deputado estadual pelo PT de São Paulo, mesmo partido de Donisete Braga, em audiência pública na Câmara Municipal de Mauá disse que o edital estaria pronto no início de março. No lugar de Paulo Eugênio, assume a pasta de transportes e trânsito, Azor Albuquerque, assessor e integrante do mesmo grupo de Paulo Eugênio.
Dias depois da audiência, o prefeito Donisete Braga disse que o edital estaria pronto em 05 de março. A data não se confirmou e Donisete Braga falou então no dia 20 de março, o que também não ocorreu.
A reportagem do Blog Ponto de Ônibus apurou que o histórico de conflitos em torno do controle dos transportes em Mauá e a insegurança jurídica na cidade têm feito com que empresários do setor que não atuam no ABC não se interessem pela licitação até o momento.
“O que a prefeitura fez com a empresa Leblon não deixa os empresários seguros para tentarem investir em Mauá, a não ser quem é da região mesmo. Vai que eu assino um contrato, invisto e, de repente, aparece uma situação da prefeitura e eu tenho de sair” – opinou um empresário da Grande São Paulo, que pediu para não ser identificado.
“Mexer com transportes em Mauá e no ABC é complicado. O setor é fechado e são formados grupos no país todo, é verdade, mas analisando os fatos em Mauá, é complicado falar em investir por lá. Isso tudo pelo que vimos no ano passado, pois do ponto de vista de demanda, Mauá é uma mina de dinheiro para quem tem ônibus lá.” – disse o gerente de uma outra companhia.
O processo da possível licitação foi anunciado depois de Donisete Braga e Paulo Eugênio Pereira terem descredenciado as duas operadoras do município: Viação Cidade de Mauá, de Baltazar José de Sousa, que monopolizou os transportes em Mauá por trinta anos, e Leblon Transporte de Passageiros, dor irmãos de Ronaldo Isaak e Haroldo Isaak, empresários do Paraná e que entraram no sistema em 06 de novembro de 2010 após vencerem a licitação que teve início em 2008.
As duas empresas foram acusadas pela prefeitura de realizarem consultas não autorizadas a alguns dados do sistema de bilhetagem eletrônica.
As duas empresas dizem que as consultas foram autorizadas e o caso está na Justiça, sem um julgamento definitivo.
Um parecer assinado pela procuradora do município, Thais de Almeida Miana, em 27 de junho de 2013, acatou os argumentos da Leblon de que houve autorização para a consulta dos dados por parte de prefeitura e recomendou uma nova sindicância, mais técnica, já que o procedimento que determinou o descredenciamento das empresas tinha como bases relatos testemunhais e documentos considerados genéricos.
Apesar de Donisete Braga e Paulo Eugênio Pereira ignorarem o parecer da procuradora e descredenciarem as duas empresas, apenas a Leblon Transporte de Passageiros saiu.
Da noite para o dia, em 29 de dezembro de 2013, a prefeitura de Mauá recolheu todos os ônibus da Leblon, que não conseguiu reverter a decisão juridicamente. A empresa do Paraná já dispensou os funcionários e se desfez de parte da frota. Já a retirada da empresa de Baltazar José de Sousa, que perdeu na Justiça antes da Leblon, é feita com muito menos pressa. Apenas seis linhas da companhia foram substituídas.
No lugar da Leblon e de seis linhas da Viação Cidade de Mauá opera a Suzantur, em contrato emergencial, sem licitação.
A assinatura do contrato com a Suzantur foi em 18 de outubro de 2013 por seis meses, que vão ser completados em 18 de abril.
Movimentos sociais viram na atitude do prefeito Donisete Braga e de Paulo Eugênio uma forma de ser retomado o monopólio do grupo dos mineiros, do qual Baltazar faz parte, em Mauá. Segundo documentos apresentados à Câmara Municipal pelo ativista social, Rafael Rodrigues, em dezembro, uma das famílias que possuem sociedade na Suzantur também controla o Banco Caruana, que financia ônibus para os empresários do chamado grupo dos mineiros.
Apesar de não ser um grupo formal, os “mineiros” foram ou permanecem parceiros em vários negócios. Entre estes empresários estão Constantino de Oliveira, fundador da Gol Linhas Aéreas, Baltazar José de Sousa, Mário Elísio Jacinto, Renato Fernandes Soares e Ronan Maria Pinto, dono de empresas de ônibus em Santo André e Indaiatuba, interior Paulista, e do jornal local Diário do Grande ABC.
A Suzantur pode participar do processo de licitação. E parece que a empresa está interessada. A companhia de fretamento colocou em Mauá alguns ônibus urbanos zero quilômetro, que valem entre R$ 200 mil e R$ 350 mil cada.
Caso venha perder a licitação, a Suzantur teria de se desfazer destes ônibus já que ela não possui operações urbanas e metropolitanas em outras cidades.
No entanto, a maior parte da frota da empresa é ainda de ônibus usados. Há veículos que eram da Mobibrasil, de Diadema, de empresas do Rio de Janeiro, da Oak Tree, que faliu na Capital Paulista, da Piracicabana do Litoral de São Paulo, que eram de Constantino Oliveira, e da Viação Guaianazes, de Santo André, empresa de Ronan Maria Pinto.
Também operam pela Suzantur ônibus que eram da Viação Estrela de Mauá. A empresa foi criada por Baltazar para participar da licitação contra a Leblon. Com o mesmo empresário não poderia concorrer a dois lotes, ela foi passada em 2008 para Anísio Bueno e Anísio Bueno Júnior e em 11 de julho de 2012 tornaria dono da empresa David Barioni Neto, ex executivo de Constantino de Oliveira.
Estes ônibus foram financiados pelo Banco Caruana.
SEM RESPOSTA:
Às 11h16 deste dia 31 de março, o Blog Ponto de Ônibus enviou um e-mail solicitando uma posição da Prefeitura de Mauá sobre a licitação, mas até a data desta publicação não houve resposta. O espaço continua aberto.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Marco Antonio Marquinho dos Santos. disse:

    É bem complicado quando empresários idonios perdem a confiança em um Municipio, isto fecha as portas do Municipio para que se faça investimento de grandes proporções, e prejudica a população.
    Sem contar que Mauá vai continuar por muitos anos nas mãos do Monopólio formado pela prefeitura e o Sr. Baltazar.
    Lamentável!

  2. Marques Augusto Cezar disse:

    A Leblon não só mostrou como Mauá pode ter transporte decente como tambem deixou um legado temeroso as proximas empresas para que as mesmas não sejam idiotas de se meterem com a roubalheira aqui, eu repito, SE O PT GANHAR E PQ TEM TRAPAÇA!!! URNA MEXIDA!!! ENTENDERAM?!?! OU QUEREM QUE EU DESENHE???

  3. juninho disse:

    estou mandando varios e mail para viação cidade sorriso para que participe uma vez que ela conjssegue fazer o mesmo jogo dos empresarios do abc.

  4. marcos disse:

    Alguém ainda tem dúvidas que , quem vai ficar por aqui é a tal empresa emergencial do pt? É o velho com nome diferente , mas as garagens são as mesmas .

    1. jaba disse:

      Eu não tenho nem uma duvida a vcs ainda duvida q o tal prefeito do PT ainda não encheu os bolcos ou as cueca? Eu não tenho nem uma duvida q sim e VC?

  5. Irlan disse:

    A manobra do PrefeiTo foi muito bem sucedida! Com a sacanagem que ele fez com a Leblon, nenhuma empresa de fora do ABC vai querer disputar essa licitação, então vai ficar mesmo o Baltazar por trás dos panos e o povo de Mauá que se lasque até porque eles elegeram essa corja então, aguentem!

  6. mas claro do que está não vai ficar,SUZANTUR RODANDO, opovo acreditando,PT mandando, o povo se lascando e o BALTAZAR GANHANDO!!!VIVA O DINHEIRO EA CORRUPÇÃO!!!

  7. João Luiz disse:

    Isso todos os moradores de mauá já sabia que iria acontecer, a manobra foi bem feita e tudo vai continuar como sempre foi, quem vai querer investir em um mar de lamas, vejam a Leblon que foi expulsa da cidade pois não fazia parte e nem quiz participar desta corja

  8. H. ROMEU PINTO disse:

    Só quero que o ônibus passe no horário certo… não quero saber se o dono é o Baltazar, Haroldo, Constantino ou o Zé da Esquina. Mas com esse transito de Mauá para cumprir horário tem q ser empresa aérea e não terrestre. Prefeitura tem que arrumar as vias publicas e dar um jeito no transito.

  9. O que me deixa abismada é que a vontade da população não prevalece. Esse prefeitinho de quinta que tá acabando com Mauá não se explicou do pq favoreceu a empresa Viação Cidade de Mauá, permitindo que a mesma ainda opere em algumas linhas. Tampouco se explica da contratação emergencial de uma empresa com carros sucateados e incompatíveis com o padrão do transporte publico de Mauá. E, pra completar, há esse atraso em sair a licitação… pq seria??? Será que não é pra favorecer a Suzantur, pra dar tempo de ela se capitalizar um pouco mais, pra só então sair a licitação com os termos que os empresários interessados concordem…
    Isso tudo cheira a maracutaia, o que me espanta mesmo é a falta de uma investigação apropriada nessas “autoridades”, que não pensam do bem comum da população.

    1. jaba disse:

      Kkkkkkk.olha não se esqueça q as leis.brasileiras são de quem tem dinheiro quam vai fica e os mesmos monopólios q já esta VC tem duvidas?

  10. O contrato de emergência com a SUZANTUR será prorrogado por mais SEIS MESES a partir de 18 de abril de 2014 (será tudo como ocorreu com o INTERLIGADO da ex-prefeita Martaxa que em 2002 fez um contrato de emergência de 6 meses e prorrogou por mais 6 meses e só após em 2003 deu início ao sistema interligado em São Paulo (nome que nem é mais usado pelo atual governo do PT nesta cidade) Em Mauá ocorrerá o mesmo!
    Estou profetizando ainda que Paulo Eugênio Pereira terá uma grande derrota eleitoral e não conseguirá se eleger e nem mesmo ser suplente de deputado estadual porém infelizmente voltará a prefeitura de Mauá na condição de secretário para aniquilar o outrora eficiente sistema de transporte que até então estava virando referência nacional pois a LEBLON era uma da poucas empresas que tinha ISO 9001 + ISO 14001 juntas e estava prestando um serviço de transporte coletivo tão bom que era inclusive comentado aqui no Sul. Impressionante que além de Mauá outras cidades e capitais do Brasil já tiveram no passado um ótimo sistema de transporte e que hoje estão em plena decadência, é o caso de Goiânia, cidade esta que durante alguns anos dividia com Curitiba, o título de melhores cidades em transportes no Brasil!

  11. Ismael Junior disse:

    Quem é que vai querer participar dessa licitação? O partido que defendeu a permanência da Leblon com unhas e dentes é o mesmo que fez além do possível pra tirá-la de circulação, e isso só quem é cego não viu. Só tenho pena da Suzantur, que tá sendo marionete do Baltazar e quem mora em Suzano e conhece a empresa de fretamento lá não imagina o papel ao qual ela se prestou em Mauá…

  12. Anthony disse:

    Prefeito safado

  13. Ewerton Santos Lourenço (PNE Guarulhos) disse:

    Olá Internautas!!

    Nesse jogo de poder, enquanto o povo ficar sentado esperando as coisas cairem do céu; vai continuar a roubalheira.Já que o PT da boicote em Mauá, por quê não dar um BELO DE BOICOTE NA PREFEITURA E NAS EMPRESAS QUE OPERAM!?!?!?!?

    A prefeitura precisa do Dinheiro Publico pra manter a infraestrutura da Cidade, já que é para enriquecer esse Prefeito de Araque; sem dinheiro não tem como manter a Suzantur em caráter emergencial vamos quebrar os Cofres Públicos, já que riqueza e o desenvolvimento gira em torno da MÁFIA DOS TRANSPORTES de Uma Cidade como Mauá

  14. ANdré disse:

    Eu era funcionário da LEBLON, no dia que o prefeito doniseti Braga fez a reunião com os funcionário da Leblon , ele disse que não estava preocupado com a saúde de maua , ele estava preocupado com a LEBLON , e prometeu emprego pra todos funcionário da LEBLON, e até agora eu estou aqui esperando, mas isso que ele fez se chama corrupção , e se o ministério público se SP investigar irão descobrir, essa máfia , mas tem que ser de lá, pq a de mauá, é corrompida , o mas interresanti é que essa juíza que juíza THAIS ALMEIDA ela deu causa ganha pra LEBLON, depois de um mês o prefeito contrata ela pra trabalha na prefeitura com ele , ai depois ela deu a liminar a favor da prefeitura mesmo comprovada que a LEBLON não agiu irregularmenti, estranho isso ,

    1. jaba disse:

      E não e só ver o Batoré falou q ia investiga a emergencial suzatur já foi cassado quem fala muito ouve pouco e melhor fica calado aqui em Mauá e a lei de lampeao quem fala muito perde a lingua kkkkk

      1. H. Romeu Pinto disse:

        O Batoré foi cassado pq é pilantra e não pq ia investigar o transporte. Ele exigia que o pessoal pagasse um percentual do salario para ele.

      2. jaba disse:

        Sim o Batoré merece o q se concretizou mais só foi cassado por ter falado de investigar a emergencial de Donizete Braga se ele não fala nunca isso acontecia q dentro da prefeitura só fica quem e sacana.

  15. jaba disse:

    A exis coisas piores na suzatur os miseráveis dos motoristas q implantarao as linhas estão todos sendo dispensados q são incapacitados pq? Ela e incapaz.de te matoristas capacitados não tenho duvida e do Baltazar mesmo tem q ser.leão de chácaras como os fiscais do terminal querem briga com os passageiros toda a hora um Negrão q tem lá e um deles.carecao valente faz sinal de revolver toda hora ele fica do lado aonde era a leblom perto do boa vista

  16. jaba disse:

    Kkkk o mesmo q aconteceu comigo fiserao com leblom e cidade de Mauá mandarão fazer e deverão não pq confiei na palavra do chefe tomei suspencao de um dia

    1. jaba disse:

      E como se diz não deve se confia na palavra de chefe pedir sempre assinado confia em politico só em Celso Daniel pq ta morto mais tenha caltela pode sair do fogo e vim atenta q e o paraíso dos políticos o inferno q são todos mentirosos

  17. todo mundo estao falando q a leblon tar voltando a qualquer momento por q a prefeitura rompeu o comtrato com ela e nao tem dinheiro pra pagar a multa entao ja foi alugado a garaije novamente dizem q os onibus ja foram adquirido emtao assim q chegar os onibus da lixatur tem q sair de qual quer jeito se for verdade por quer nao vem logo ninguem aguenta mais essa merda de suzantur que ninguem engana ninguem que e do baltazar e o donizete o pior prefeito de todos os tempo sempre votei neles mais o raio nao cai duas ves no mesmo lugar pt nunca mais volta logo leblon estamos com voce em nome de jesus

  18. leblon maua eu sei q cvoces ganharam na justiça por que nao volta logo

  19. leblon estamos te esperando voce de volta

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