ABC reduz a tarifa de ônibus para R$ 3. Outras cidades também

ônibus Leblon

Ônibus da Leblon. Mauá reduz as passagens para R$ 3,00 na segunda-feira.


Mauá reduz tarifa de ônibus para R$ 3,00
Decisão foi tomada agora pelo Prefeito Donisete Braga
ADAMO BAZANI- CBN
Cidades da Grande São Paulo anunciam redução nas tarifas de ônibus. As prefeituras vão negociar o custeio das diminuições com os empresários:
Texto:
As cidades do ABC Paulista onde as tarifas de ônibus são de R$ 3,20 vão reduzir os valores das passagens para R$ 3,00. Isso inclui cidades como Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Ribeirão Pires e Mauá.
Com este valor, as cidades se equiparam com a tarifa cobrada na Capital Paulista.
Uma dos municpípios no ABC que já vai ter tarifa de R$ 3,00 a partir de 01 de julho, é Mauá.
O prefeito Donisete Braga disse que agora vai negociar com as empresas de ônibus as formas de custear a redução da tarifa municipal. O encontro com os empresários será na segunda-feira.

Mauá é atendida por duas empresas de ônibus. Viação Cidade de Mauá e Leblon Transporte de Passageiros.
Em nota, a Leblon afirmou que terá de rever suas planilhas, mas não cortará investimentos . A empresa não vai opor à decisão do poder público e vai negociar a desoneração do imposto municipal ISS. A outra empresa, Viação Cidade de Mauá, não se pronunciará sobre a redução, mas vai seguir a decisão também.
Outras cidades da Grande São Paulo também anunciaram reduções para R$ 3,00 como Caieiras, Francisco Morato Franco da Rocha e Mogi das Cruzes.

NEGOCIAÇÕES EM MAUÁ:
A Prefeitura de Mauá, no ABC Paulista, na Grande São Paulo, acaba de anunciar que as tarifas de ônibus na cidade caem de R$ 3,20 para R$ 3,00 a partir desta segunda-feira, dia 24 de junho.
O sistema transporta 100 mil passageiros por dia, em 220 ônibus operados por duas empresas: Viação Cidade de Mauá, no lote 01, e Leblon Transporte de Passageiros, no lote 02. Ao todo são 54 linhas.
O último reajuste na cidade foi em dezembro, quando a tarifa subiu de R$ 2,90 para R$ 3,30. Após a desoneração do PIS/COFINS sobre as receitas das empresas de ônibus, a tarifa já tinha sido reduzida de R$ 3,30 para R$ 3,20 no último dia 15 de junho.
Uma das empresas de ônibus, operadoras da cidade, Leblon Transporte, em nota afirmou que terá de rever suas planilhas, mas não cortará investimentos, inclusive em acréscimo de frota, e implantação de sistemas informatizados para monitoramento e operação. A empresa não vai opor à decisão do poder público. A outra empresa, Viação Cidade de Mauá, não se pronunciará sobre o anúncio, mas deve seguir a decisão também.
Também foram anunciadas reduções de tarifas para R$ 3,00 em Caieiras, Francisco Morato Franco da Rocha e Mogi das Cruzes.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Comentários

Comentários

  1. Marcos Soares disse:

    A Leblon até acredito que não cortará investimento , mas a outra sei não , com o preço lá em cima argumentavam que não tinham dinheiro . Essa prefeitura tem que gerenciar melhor o transporte e deixar as duas operando nas mesmas linhas e acabar com aquele terminal rídiculo no Zaíra , quem operar melhor leva , porque desse jeito , onde a barão leva a maior parte mesmo sem qualidade , claro que eles nunca sairão do municipio.

  2. Rodrigo Julio Mucci disse:

    A cidade de mauá com a passagem lá em cima já não investia muito, creio que não vá mudar nada, mas a Leblon apesar de tudo é uma boa empresa, e acredito que vá continuar investindo, afinal ela não pertence a empresário sem-vergonha que só reclama de tudo e não investe nada.

  3. Afonso disse:

    Amigo Adamo, estou postando esta mensagem no blog à voce e a todos os usuario de onibus.
    Referente as tarifa de $ 3,20 cobrados dos usuários, somente $ 1,42 é repassado as
    Cooperativas e +ou_ $ 2,70 aos Empresarios, logo se voces multiplicarem as diferenças de
    repasse e o numero de passageiros que se transporta por dia, voce se depara com um valor
    astronomico que ninguem sabe para aonde vai. Na realidade se a SPtrans fosse custeada pela Prefeitura as cooperativas poderiam oferecer transporte de qualidade aos seus usuarios pelo valor de $ 1,95 (Hum real e noventa e cinco centavos), não seria otimo para a população? Então existem formas de baratear o transporte e, não lesando os usuários e os transportadores.Logo subentende-se que esta gestora descobriu a fonte de dinheiro.
    Abraços,
    Afonso

    1. Paulo Gil disse:

      Afonso, boa noite.

      Seu cometário nos dará o fio da meada.

      Segundo o senhor informa:

      Tarifa = R$ 3,20

      Cooperativas = R$ 1,42
      Empresários = R$ 2,70
      ————–
      = R$ 4,12

      R$ 4,12 – R$ 3, 20 = R$ 0,92

      Diante desta conta, eu pergunto:

      1) As Cooperativas trabalham por R$ 1,42 por passageiro transportado ? É isso ?

      2) As empresas trabalham por R$ 2,70 por passageiro transportado ? É isso ?

      3) Pela conta apresentada pelo senhor a PMSP tem de arcar com R$ 0, 92 por passageiro transportado para fechar a conta em R$ 4,12 ? Certo ?

      Se suas respostas forem afirmativas, tem algo, no mínimo muito confuso.

      4) O senhor propõe um transporte de qualidade a R$ 1,95 por passageiro transportado, Certo ?

      Isso significa um aumento de R$ 0,53 por passageiro transportado (R$ 1,95 – R$ 1,42), Certo?

      5) Se aplicarmos o mesmo aumento de de R$ 0,53 as empresas, o custo por passageiro transportado(com qualidade) por estas será de (R$ 2,70 + 0,53 ) = R$ 3,23.

      Bom diante de todo o exposto, eu não entendi aonde o senhor quer chegar com sua linha de raciocínio e também não entendi qual é o verdadeiro custo de cada passageiro transportado pelo Buzão ou pelo buzinho.

      Lembrando que há cooperativas que operam com Buzão.

      Bom, se as Cooperativas que operam Buzão a R$ 1,42 e as empresas operam a R$ 2,70, tem algo ERRADO mesmo, afinal se esses valores fossem reais todas as cooperativas já tinham falido.

      Afinal qual é o segredo dessa matemática das tarifas ?

      O senhor pode nos explicar, para que possamos entender.

      No intuito de esclarecer, um quilo de contra filet deve estar custando em torno de R$ 20,00
      variando entre um estabelecimento e outro, mas com diferenças aceitáveis se considerarmos estabelecimentos de níveis iguais.

      No caso do Buzão um opera a R$ 1,42 o outro opera a R$ 2,70, é uma diferença muito grande para um mesmo serviço (se considerarmos só Buzão)

      R$ 1,42 corresponde a 44,37 % de R$ 3,20

      R$ 2,70 corresponde a 84,37 % de R$ 3,20

      Com essas diferenças é impossível operar a R$ 1,42 por passageiro transportado.

      Com base nesta linha de raciocínio gostaria que o senhor me explicasse essa mágica matemática.

      Ou, se os R$ 1,42 é o que a SPTrans paga às cooperativas, a PMSP completa com mais algum valor para equilibrar essa conta.

      Espero que o senhor nos esclareça para entendermos essa matemática doida.

      Ou se alguém souber explicar, por gentileza esteja a vontade.

      Por gentileza gostaria de receber uma resposta simples, igual ao custo da carne, pois se qualquer terráqueo vai ao açougue com R$ 20,00 reais ele sabe que pode comprar (em média) um quilo de contra filet ou meio quilo de filet mignon.

      Não igual ao preço da tarifa de celular que nínguem sabe o quanto custa. Por exemplo meu celular pré pago eu carrego reais e depois eles informam que o meu saldo está zerado porque o tempo de carga acabou.

      Ora eu comprei “X” reais e não “X” minutos.

      Se alguém da ANTEL ler este comentário poderia aproveitar e tabelar o preço da ligação do celular: Por exemplo: R$ 5,00 por minuto. PRONTO

      E se alguma operadora quiser fazer promoção pode fazer, mas faça de forma simples.

      Promoção R$ 0,47 por minuto de julho de 2013 a julho de 2014, pela Operadora SEMPRE
      SEM SINAL, pronto, fácil não.

      Portanto usemos a fórmula de cálculo utilizada pelos açougues.

      Como diria o meu avô.

      É: O deveire menos o haveire é igual ao quanto vai para o bolso.

      O resto é contingência de economista.

      Quem sabe vamos descobri quanto custa o Buzão de verdade.

      Nada de planilhas, só continhas básicas.

      O custo do Buzão é assim Ó.

      PÃO PÃO QUEIJO QUEIJO ou se preferirem OS PINGOS NOS ÍS.

      Só isso.

      Att,

      Paulo Gil

  4. Neide Souza disse:

    O VERDADEIRO ONIBUS NÃO É ESSE O ONIBUS DE MAUA É VELHO E ESTA CAINDO AOS PEDAÇOS , FOTO DE ONIBUS FALSO , SEM CONTAR QUE VIVE QUEBRANDO NO MEIO DO CAMINHO E ELES NÃO COLOCAM ONIBUS NOVO NA LINHA PARQUES DAS AMÉRICAS, FALTA MUITOS PINGOS NOS IS ESSE É O COMEÇO DE ALGUMA COISA

    1. Esse onibus sim e de Maua, da Leblon. Parque das Americas e o Barao de Maua Cidade de Maua

  5. Afonso disse:

    ao amigo Paulo Gil, com todo o respeito a sua pessoa, percebi o seu desconhecimento quanto a tarifa das cooperativas. Primeiro passo, vamos esquecer a tarifa das Empresas, eu postei somente para informação de todos os usuarios, vamos falar de Cooperativa, mesmo porque eu sou proprietario de onibus (buzão e não micro) realmente a tarifa repassada a nós é $ 1,42 e posso te provar. Ora, atualmente nós estamos prestando um serviço bem melhor que Empresa com esta tarifa, a unica diferença é que nossos funcionários não são registrados, para que nós possamos sair da informidade sugeri o repasse de $ 1,95 ok. Portanto minha intenção foi informar a todos que é cobrado dos usuários $ 3,20 e o repasse para nós é de $ 1,42, a diferença multiplicada pela quantidade de passageiros transportados por dia pelas Cooperativas fica com a SPtrans, entendido.
    Qualquer duvida, voltamos a conversar.
    Abraços,
    Djair

  6. afonso disse:

    Paulo Gil, continuando nossa conversa, fica para voce pensar, se dentro da tarifa de $ 1,95 podemos apresentar um serviço de melhor qualidade, imagine $ 2,70 “só teriamos buzão zero atendendo a população, sem riscos de greve. Fica entendido que esta tarifa de $ 1,42 não tem nenhum subsidio que seja de Empresa ou PMSP, sobrevivemos com muito sacrificio com $ 1,42 mas mesmo assim procuramos prestar um bom serviço. Se não fosse o imperio da SPtrans, todos poderiamos trabalhar com uma tarifa bem mais reduzida satisfazendo a necessidade da população.
    Abraços,

    1. Paulo Gil disse:

      Afonso, boa noite.

      Agradeço pelos seus 2 esclarecimentos.

      Realmente não tenho o conhecimento que você tem e eu só estou, nesse momento, tentando entender a matemática, sem preferências e nem discutindo qualidade dos serviços de cooperativas, pois não tenho oportunidade de utilizá-las, portanto nada posso falar ou escrever sobre elas.

      Não tenho nada contra nenhuma cooperativa, até porque em Osasco há mais de 30 anos, havia lotação (kombis de 6 portas), depois a cidade cresceu e passaram a micro ônibus (Verona, Carolinas I, II, III e IV , Marcopolo Jr, .Metropolitana e Incasel Poney), de propriedade de pessoa física e conheci pessoalmente o carinhos que os donos dos micros tinham por eles e pelos passageiros.

      Limpeza, perfume, som cortesia e tudo que você conhece bem.

      Depois houve a transformação em cooperativas e tudo corria bem, porem por algum motivo formaram-se empresas e ai não deu certo as empresas foram vendidas e ficou tudo como
      está hoje.

      Legal sua explicação, então em resumo é :

      Pagamos R$ 3, 20, vocês recebem R$ 1, 42 a sobra de R$ 1,78 é para a SPTrans.

      É isso ?

      Cheguei a continha final ?

      Se eu estiver errado por favor me corrija.

      Quanto ao valor sugerido por você de R$ 1,95 não tenho nada contra, pois se só para “gerenciar” (se é que gerencia) a SPTrasn leva R$ 1,78; nada mais justo de que vocês receberem R$ 1,95, afinal vocês tem um capital investido e com alto risco, pois é um capital
      “rodando” quase que 24 horas/ dia.

      Muito obrigado pela explicação e esteja sempre a vontade para me corrigir ou explicar algo que eu não tenha entendio ou mesmo se eu escrever alguma coisa que você não estiver de acordo.

      A troca de ideias é muito proveitosa para todos.

      Hoje fiz umas contas com os números de Mauá utilizando uns números de Sampa, daqui a pouco eu vou postar.

      Vou fazer também umas continhas com os números de Sampa; mais tarde eu posto e gostaria da sua análise se possível; afinal duas cabeças pensam mais do que uma.

      Forte abraço e continue firme na linha.

      Paulo Gil

  7. Thiago disse:

    Amigo adamo, tenho conhecidos no sistema de transporte coletivo de cooperativas e oque o Sr.Afonso escreveu tem originalidade sim, então as cooperativas prestam o mesmo serviço e até melhor que as empresas que são de três donos em São Paulo para receber por passageiro a quantia de R$ 1,42 e os empresários recebem R$ 2,39.Vamos as contas.

    A média de passageiros das cooperativas:

    6000 cooperados transportam por mês + ou – 102.000.000 Milhões x R$ 1,58 ( que fica com a Prefeitura ) = R$ 161.000.000,00 Milhões.

    6000 Frota de empresários na mesma proporção fica assim 102.000.000 Milhões x R$ 0,61 ( que fica com a Prefeitura ) = R$ 62.000.000,00 Milhões.

    Lembrando que a frota da empresa é 9000 Veículos.

    Resultado, a empresa tem mais veículos e contribui 38% em dinheiro com o sistema é justo ?

    Minha opinião aumentar a frota das cooperativas e aumentar o valor por passageiro de R$ 1,42 para pelo menos R$ 1,95.Vamos as contas.

    8000 cooperados transportando 136.000.000 Milhões x R$ 1,05 ( que ficaria para prefeitura ) = R$ 142.000.000,00 Milhões.

    Em comparação com a contribuição dos empresário ainda seria mais vantagem para a Prefeitura ou estou ficando maluco.

    Aguardo pelo menos uma resposta ou opiniões sobre minha matemática.

    Grato,

    Thiago.

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