EXCLUSIVO: EMTU apreende ônibus “pirata” da EAOSA

ônibus

Ônibus da EAOSA que operava sem registro na Secretaria de Transportes Metropolitanos. Mais fiscalizações devem ocorrer no ABC

EAOSA anda com ônibus “pirata” – sem registro – e tem veículo apreendido
Ônibus estava no Terminal Sacomã. EMTU vai fazer novas fiscalizações no ABC Paulista
ADAMO BAZANI – CBN
As condições da frota dos ônibus intermunicipais do ABC Paulista em estado precário já são velhas conhecidas dos passageiros, principalmente de algumas empresas como EAOSA – Empresa Auto Ônibus Santo André, Viação São Camilo, Viação Ribeirão Pires, EUSA – Empresa Urbana Santo André e Viação Imigrantes. Estas empresas normalmente aparecem em primeiro lugar nas listas de reclamações de passageiros e nos últimos do IQT – Índice de Qualidade de Transporte da gerenciadora EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.
Quando a licitação da área 5 da grande São Paulo, correspondente ao ABC, for concluída, a situação deve registrar melhoria, embora que esta licitação de 2013 será menos exigente que a esperada para todo o sistema metropolitano de ônibus prevista para 2016.
O sistema foi licitado pela última vez em 2006, mas no caso do ABC, os empresários esvaziaram o certame.
Que a frota é antiga e mal conservada, os passageiros sabem. Mas a EMTU identificou em fiscalizações ônibus sem cadastro circulando.
Na prática, um ônibus deste tipo pode ser comparado aos piratas. Sem cadastro, não podem sofrer sanções e não têm autorização de operar.
Na última quarta-feira, a EMTU retirou de circulação um ônibus da EAOSA sem registro no sistema intermunicipal e apreendeu o veículo.
A gerenciadora também apurou denúncia recebida pela reportagem do Blog Ponto de Ônibus/Canal do Ônibus de que um veículo articulado da empresa, com mais de R$ 7,5 mil em multas e registrado em nome da municipal Viação Cidade de Mauá, do mesmo dono, Baltazar José de Sousa, estaria prestando serviços pela EAOSA. O ônibus não foi encontrado operando.
Em nota, a EMTU diz que vai realizar fiscalizações no ABC Paulista para melhorar o atendimento ao passageiro. Segue a nota na íntegra:
“ Em decorrência das reclamações a respeito das linhas da empresa EAOSA, a EMTU/SP informa que no dia 17/04 a equipe de fiscalização realizou acompanhamento dos serviços da operadora e não constatou a circulação irregular do ônibus de placa BWY 5481.

Por outro lado, o ônibus de placa CNI 2385 de prefixo 990 foi apreendido no Terminal Sacomã, na Plataforma D, por não estar registrado na Secretaria dos Transportes Metropolitanos. O veículo que ligava Mauá (Jardim Adelina) a São Paulo (Terminal Sacomã) foi recolhido para o pátio da EMTU/SP. Novas fiscalizações estão programadas para a região, a fim de garantir a regularidade da operação “

Assessoria de Imprensa da EMTU/SP

NOTA DA REPORTAGEM:
Apesar de todos os problemas em relação aos transportes intermunicipais do ABC, o Blog Ponto de Ônibus/Canal do Ônibus destaca a disposição da EMTU em sempre responder prontamente às solicitações feitas pela reportagem que têm o objetivo de ajudar o trabalho da gerenciadora e os passageiros para que os serviços sejam prestados da melhor maneira para a população.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Tiago Liberato disse:

    Hahahaha … , descobrimos uma maneira de acabar com as empresas do tio Balta,ou pelo menos de enfraquece-las, basta denunciar aqui no blog os veículos com condições irregulares ,e o Blog repassa para EMTU,e num curto espaço não teremos não mais teremos carros nas empresas dele, vamos intensificar os acompanhamentos.

  2. Jefferson disse:

    Pelo menos a EMTU ainda responde os questionamentos/denúncias que são realizadas… A SPTrans nem isso faz, quando fazem, é uma resposta idiota padrão que não serve pra nada. interessante essa matéria ae.

  3. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite

    Agora a EMTOSA assinou em baixo, confessou e provou que realmente nunca administrou e não administra nada.

    Embora em 1993 eu já era alfabetizado, sempre tomava o Buzão “errado” da Tiângulo (outra famosa conhecida de todos por aqui) para ir para minha casa.

    Com certeza a EMTOSA não deve ter um arquivo completo, mas se tiver pode checar lá:

    Quem enviou um montão de cartas até conseguir que as linhas fossem devidamente identificadas com
    o número de cada linha ?

    Quem sugeriu a compra de Buzão de 16 toneladas e ai chegaram uns Urbanus da Volks ?

    Quem sugeriu uma linha curta e expressa Vila Flórida / Saúde ?

    Quem sugeriu os micros ?

    Resposta as 4 perguntas; eu Paulo Gil.

    Quem calculou a média de 1 carro quebrado / dia da EAOSA de 1998 a 2002, diariamente de segunda a sexta na Avenida Goias de ponta a ponta ?

    Resposta; eu Paulo Gil

    A EMTOSA, nunca cumpriu a sua parte, só mediante muito empurrão de alguém chato como eu e agora vem no dia seguinte da notícia sobre o 994 (sinistro) dada por este Blog; querer mostrar serviço aprendendo um intermunicipal pirata e da EAOSA .

    Adamo, será que você consegue levantar a ficha do 990, deve ser sinistra também.

    Que feio, agora vocês mesmos provaram a própria incompetência.

    Parece criança com as mãos, a roupa e a boca suja de chocolate quando responde assim:

    Quem foi que comeu chocolate muleque ?

    E ele responde: EU NÃO FUI.

    Era melhor ter deixado tudo como dantes no quartel de Abrantes, agora peguem o seu banquinho e saiam de fininho.

    E ai; quem será responsabilizado por todo esse relaxo provado pela própria EMTOSA.

    Os contribuintes merecem saber, afinal nós é que pagamos os seus polpudos salários.

    Att,

    Paulo Gil

    1. Paulo Gil disse:

      Complementando, faltou algo importantíssimo.

      Adamo, Parabéns essa matéria além de exclusiva foi
      um furo de reportagem.

      Essa balançou as estruturas e a goiabeira também.

      Abçs,

      Paulo Gil

  4. André disse:

    eu já desconfiava!

  5. Cleber Alves disse:

    Mesmo as empresas um pouco melhorzinhas, andam buscando e ampliando diferentes formas de corrupção. Eu estou registrando todas as que vejo na Mobibrasil, em especial linhas como 182 e 380 que dão um retorno absurdo para a empresa, e a mesma não renovou a frota como fez com as outras linhas sem cobrador, e todo dia tem carros quebrando. Ela não sabe operar com carro antigo, por isso trouxe os novinhos para várias linhas, só pra aliviar um pouco a falta de manutenção preventiva. E além disso, entrou no sistema há pouco tempo, poderia ter começado melhor, com menos vícios.

    1. Paulo Gil disse:

      Cleber Alves, boa noite

      Estas suas observações, já indicam sinais de fumaça.

      Aqui em Sampa os Buzões novos da 577 T, também estão saindo de
      fininho e voltando os Apaches meio surradinhos.

      Logo logo o fogo pega, é só esperar.

      Abçs,

      Paulo Gil

  6. Julio Cesar Lourenzon disse:

    Triste é a padronização da EMTU, ela deveria cada empresa ter o seu padrão, apenas com alguma informação de que a linha é fiscalizada pela EMTU, assim empresas decentes se destacariam e as ruim seriam bem mais evidentes padronizaram e boa parte dos passageiros pensam que tudo é uma coisa só, desprestigia que realiza trabalho sério.

    1. magiga disse:

      é verdade julio cesar posso ver isso aqui em maua na grande são paulo tem duas empresas leblon e viação cidade de maua porem a leblo tem os onibus novos limpos com televisão e vc ão ve um carro deles quebrado a rua já a cidade de maua tem verdadeiras carroças que só vivem quebrados, sujos com motorista e cobradores mau educados um lixo de empresa e o pior a cidade de maua tem mais linhas do que a leblo fala pra mim isso é ou ão um absurdo.

    2. Paulo Gil disse:

      Julio Cesar, boa noite

      Também odeio a padronização; porém empresa de Buzão “tranqueira”
      qualquer passageiro identifica, mesmo com pintura padronizada.

      Quem sabe um dia essa padronização acabe.

      Eu torço por isso.

      Abçs,

      Paulo Gil

  7. Márcio Henrique disse:

    As placas dos ônibus não deveriam estarem lacradas com identificação do DETRAN????
    Se a placa BWY 5481 não foram encontrados possivelmente substituídas por outra e essa guardada ou transferidas para outro carro.

  8. Anthony disse:

    A emtu tbm é safada é comprada pra deixar os lixos andarem por ai uma vergonha isso

  9. Sergio Santo André disse:

    Aaaaaaaahhhhhhhhhh, não posso acreditar no que eu estou lendo !!!! A EMTU tirou um carro do titio Balta de circulação !!!!! Nossa, devem ter feito isso com uma imensa dor no coração hein ???? Sei não, alguém da EMTU vai levar umas palmadas do titio Balta por essa malcriação !!!!

  10. Cleber Alves disse:

    Muito boa essa Sérgio Santo André! kkkkkkkkkkk

  11. Filipe Rodrigues disse:

    Eu acho que estava no dia que apreenderam o 990.

  12. MARCOS NASCIMENTO disse:

    Amigos vou regularmente à São Paulo e vejo que o transporte do ABCD vai cada vez mais de mal a pior. Vamos torcer para que todas as denúncias que forem levadas ao MP pelos busólogos e passageiros sejam imediatamente apuradas, bem como esta:
    – o sistema RTO constituído basicamente por vans, desconfortáveis e sem corredor, bem como super lotadas é um LIXO! Mesmo os microônibus do RTO antigo e famigerado ORCA são desconfortáveis e rodam lotados. Fiquei pasmo ao ver tantos RTOs circulando na frente do Terminal Tietê! Quem vem de fora paulista ou não tem uma péssima impressão do transporte urbano oferecido pela SPTrans ao cidadão paulistano! Pôxa, NEM pontos de ônibus cobertos e decentes existem nos arredores do Terminal Tietê, no início da zona norte da cidade e portanto bem próximo ao Centro! Fico pensando nos bairros mais distantes como deve estar feia a situação com a inexistência de marquises (pontos de ônibus com cobertura e assentos). Cadê a administração Haddad que não faz uma licitação de emergência para adquirir pelo menos 4000 pontos de ônibus com cobertura ? Pq a administração do PT não faz de uma vez só a LICITAÇÃO de todo o sistema de 15.000 ônibus e micros da cidade já no fim desse ano de 2013 ? Porquê justamente a PIOR ÁREA vai ser deixada de lado e vai se fazer licitação só em 2017 quando Haddad não estará mais no poder, pois vai ser um governo de apenas 4 anos ? (e espero que no lugar dele não venham os tucanos tentar fazer ninho na prefeitura de novo!) Chega de tucanos e petistas que deixaram a minha querida Sampa virar um LIXO só, com mendigos infestando todos os lugares e enfeiando os pontos turísticos da cidade, bem como as igrejas, bandidagem de todos os tipos, sujeira por todos os lados. Caramba, transformaram a cidade num verdadeiro lixão a céu aberto!!!QUERO mais atuação do MP, mais RAPIDEZ, mais AÇÃO, quero ver Sampa melhor quando eu INFELIZMENTE tiver que voltar a Sampa a negócios (pois penso que infelizmente encontrarei ela ainda mais pior, CASO os governos municipais e estadual continuem de braços cruzados!)

  13. Anderson Araújo disse:

    Adamo e Paulo, boa noite,

    Acabei de ler este artigo e começei a reparar neste ônibus…
    Essa placa (CNI 2385) lembra os ônibus que circulavam em Taboão da Serra. Na época, existia a viação Cidade de Taboão. Foram comprados uns 15 desse modelo. Não sei que rôlo teve mas, depois de alguns anos, eles foram trocados pelos Urbanuss G2 da Veneza Transportes Urbanos, recém criada após a divisão da Campo Limpo – eles tinham placa de Mauá/SP – BWY-XXXX e muitos rodaram assim por muito tempo… Na Veneza, um deles também também tinha o prefixo 990… Tô achando que esse é o mesmo que rodou por aqui… Dá pra conferir histórico de proprietários?

  14. Gabriel disse:

    A Viação “Relacho Grande” (alguns chamam a Riacho Grande assim) e “Vira e Pisa” (ops Ribeirão Pires) tem muitos ônibus “piratas” rodando sem cadastro na STM e a EMTU não faz nada!!!!

  15. Vandeir disse:

    Deem um nome para a viação imigrantes eu pensei em viação aterro sanitàrio devido aos caios alphas da empresa serem verdadeiros lixos.

    1. Anônimo disse:

      Viação IRRITANTES e Viação IMUTANTES!

  16. Viviane evangelista disse:

    EMTU só se preocupa em multa rto na armenia será pq trasporte em sp todo errado?????

  17. Viviane evangelista disse:

    Cuidado com lava jato EMTU vigia

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading