Mudanças de linhas de ônibus na Zona Leste de São Paulo e em Mauá

ônibus

Linhas de ônibus da Leblon Transporte de passageiros serão alteradas para atender mais passageiros e de maneira mais rápida, de acordo com a empresa. Foto: Adamo Bazani.

Linhas de ônibus serão alteradas
Linha Miranda vai ter sentidos de operação mudados para ampliar a velocidade operacional e linha Egnes vai servir a mais ruas

ADAMO BAZANI

Os passageiros do sistema municipal de ônibus de Mauá, na Grande São Paulo, devem estar atentos para mudança de linhas a partir deste sábado, dia 30 de março.
A linha 81 – Egnes, operada pela Leblon Transporte de Passageiros, não vai mais passar pelo interior do Terminal de Integração do Zaíra. Ela vai servir a mais vias, seguindo pela Avenida Jesuíno Nicomédio dos Santos, Rua Professor Dorival Resende da Silva, Rua Rodolfo Passim, seguindo o itinerário normal.
Já a linha 88 – Miranda, também operada pela Leblon, no sentido Centro vai trafegar pela Avenida Barão de Mauá, entre às 03h30 e 14 horas. No sentido bairro, os ônibus seguem pela Avenida Presidente Castelo Branco.
A partir das 14 horas, a operação se inverte e para o centro os ônibus seguem pela Avenida Presidente Castelo Branco e para o bairro vão pela Avenida Barão de Mauá
“A mudança na linha do Egnes vai permitir um atendimento melhor a mais pessoas. Já a alteração da linha do Miranda vai permitir com que os ônibus enfrentem menos congestionamentos o que vai aumentar a velocidade operacional e possibilitar um acréscimo no número de viagens.” – disse Wilson Barbosa, coordenador de tráfego da Leblon Transporte de Passageiros.
As mudanças foram feitas depois de estudos em conjunto entre a Prefeitura de Mauá, Secretaria de Mobilidade Urbana e a empresa Leblon.

ZONA LESTE DE SÃO PAULO:

Já na Capiral Paulista, os moradores da zona Leste de São Paulo, também devem estar atentos a outras alterações de linhas de ônibus também a partir deste sábado dia 30.
A linha 3405/10 – Jardim Soares – Parque Dom Pedro II será incorporada pela linha 3774/10 – Jardim Soares – Metrô Tatuapé. Com isso, segundo a SPTrans, gerenciadora dos transportes em São Paulo, o número de viagens deve ser ampliado.
Serão canceladas as linhas 3702/10 – Estação José Bonifácio – Metrô Penha, 3390/51 – Jardim Santo André – Terminal Parque Dom Pedro II, 312N/21 – Estação Guaianazes da CPTM – Terminal Cidade Tiradentes. Outras linhas de ônibus vão ser reforçadas com maior oferta de viagens para suprir a extinção destes serviços

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Tiago Liberato disse:

    Interessante que a empresa se preocupa em extender o serviço e atender o maior números de vias e consecutivamente aumentar a demanda da mesma, isso é um ponto positivo até aí tudo bem, o ponto negativo é ver que na melhoria da operação não é possivel ver esse mesmo empenho,pois a exatos 2 anos e 4 meses a opearção da 081, é feita com a mesma quantidade de carros que Janúaria operava,isso é algo que não é nada interessante, as promessas e o discurso de melhorias ficaram no passado eao longo do tempo não foram aplicadas, os números apresentam que a linha tem potêncial para o terceiro carro, agora porque a Curitibana não o aplica em operação,e trata a 081 desse jeito é oque não entedemos.
    Pelo jeito o modelo de operação usado pela Janúaria até o final de 2010, voltou a ser utilizado novamente,pois esse era modelo aplicado para operação da 088,nos tempos da finada Janúaria,oque apresentava uma certa regularidade a linha,que tem seu maior pontêncial na parte do bairro do Miranda,então esse modelo é oque se melhor encaixa e atende melhor o bairro,agora vamos ver oque vai mudar na operação esperamos por mudanças.
    Na outras regiões atendida a demanda é miníma, que no caso são as avenidas Barão e Castelo, e na parte do trecho do Zaíra,a demanda se tornou baixa,devido a concorrência feita com a VCM, a Curitibana perde os passageiros para a linha 089 Zaíra Radial,que oferece um serviço com número maior de carros, e um número menor de intervalo,e por muitas vezes consegue chegar ao TMM , num tempo menor que os carros da Leblon,mesmo atendendo o ponto depois da Leblon.
    Com relação aos comentário do Sr. Coordenador, eu não entendo e não vejo essa situação relatada por ele nesta linha, o Miranda não tem atrasos,diferente da sofrida 081,ele tem sim a situação apresentada de enfrentar trânsito em alguns trechos,mas não é nada que gera grande atrasos, ou prejudique a linha em si ,oque realmente prejudica a qualidade desta linha é o tempo de percusso aplicado nesta linha, que é de 52 minutos no pico, um mega,hiper,exagero, até porque elá é facilmente realizada em média em 35 minutos ,onde o restante do tempo ,podemos verificar que o ônibus fica parado aguardando a saída do carro posicionado afrente, e posteriomente ficando parado no ponto até por até 15 minutos,isso é o grande problema desta linha, que está posicionada em local estragégico no TMM, logo na entrada ,entrada esta que no período em que fica parada por 15 minutos, ela pode receber o fluxo de passageiros de até 3 trens da CPTM que podem chegar neste periodo,um intervalo menor seria interessante, devido ao fato da 088 se torna a primeira opção de varios passageiros.
    Acreditamos que o tempo de percusso pode ser alterado para 45 minutos, com intervalo de 15 minutos,nos dias úteis ,diminuindo o tempo de ponto no TMM,e mantido a programação do sábado que seria a mesma utilizada na semana, e no domingo se manteria os 2 carros ,e 40 minutos de percusso , com intervalo de 20 minutos, a redução da 088 se deve a um estudo onde é comprovado que a 081 tem maior demanda, maior necessidade de ter um carro adicional, e sofre com atrasos e grande números de viagens não realizadas,e ainda atende metade da linha da AL 085, que é a maior alimentadora do Zaíra.baseado nisso gostaria de deixar essa situção a coordenação da empresa.

    Att.
    Tiago Liberato ,usuário da linha 088 desde quando ela foi criada no final dos anos 80.

  2. usuario 81/85 disse:

    COncordo com vc o intervalo da egnes e abusivo assim como das linhas alimentadoras do zaira
    a 88 precisa de maior mobilidade e a 81 de maior carros no horario de pico e comum obsrevar 3 onibus na 61 seguidos e nenhum na 81.Outra no domingo o intervalo minimo e de 20 minutos esses dias estava no tmm as 14:00 no domingo, veio um carro da 81 as 14:20 porem saiu as 14:37 quase 17 minutos parados.Ja tava na hora da 81 sair do Term zaira

  3. vanessa disse:

    pegar um onibus no metro itaquera pra subir a pires do rio ja era ruim, agora que tirou a linha penha 3702, ficou pessimo. Ta horrivel pegar onibus no metro itaquera, os onibus ja saem cheios, as lotaçoes como o proprio nome diz são lotadassoooooooo….. As outras linhas que vem pra pires do rio são demoradas demais, como jardim santo antonio e o vila mara. O camargo velho e o camargo novo tambem saem lotados, a unica opçao de muita gente era pegar o penha, e agora como fica????

  4. Andressa Revoredo disse:

    muito bom os onibus mais precisamos de mais conforto e qualidade,a passagem esta muito cara para pouco conforto

  5. Otavio Fernandes da Silva disse:

    tem que ter o ônibus guaianases -term pq dom Pedro

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading