Câmara de Diadema aprova fim da dupla função nos transportes coletivos

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Câmara de Diadema aprovou fim da dupla função nos transportes da cidade. Assim, deve acabar a prática de motoristas dirigirem e cobrarem ao mesmo tempo. A empresa mais atingida com o projeto, que depende de sanção do prefeito Lauro Michels, é a MobiBrasil, que possui 90% de suas linhas com acúmulo de funções.

Diadema proíbe dupla função no transporte coletivo
Projeto foi aprovado pela Câmara de Diadema e agora falta sanção do prefeito Lauro Michels
ADAMO BAZANI – CBN
A polêmica dupla função, pela qual motoristas de ônibus têm de dirigir e cobrar ao mesmo tempo, está com os dias contados no sistema municipal de Diadema, na Grande São Paulo.
Nesta quinta-feira, dia 07 de março de 2013, por unanimidade, a Câmara Municipal de Diadema aprovou projeto de lei do vereador José Dourado que obriga a contratação de cobradores nos ônibus.
Segundo o projeto original do vereador, que contempla os serviços municipais da MobiBrasil e Benfica, a volta dos cobradores de ônibus equaciona diversas questões: como a segurança dos motoristas e passageiros, já que o a atenção para o trânsito tem de ser dividida com a função de manipular dinheiro, auxiliar no uso de cartões e informar os passageiros, pode aumentar a velocidade operacional dos ônibus e corrige distorções trabalhistas, pelo fato de um profissional exercer a função de dois trabalhadores, com uma remuneração.
A empresa que mais deve ser atingida é a MobiBrasil que, segundo o sindicato dos motoristas e cobradores do ABC – Sintetra, possui cerca de 90% de sua frota apenas com motorista.
A prática da dupla função invadiu diversas cidades em todo o País, principalmente após o aumento do número de ônibus midi, popularmente chamados de micrão, que são maiores que os micros e um pouco menores que os convencionais, praticamente o mesmo tamanho dos convencionais mais antigos.
A matéria agora depende da aprovação do prefeito Lauro Michels.
A sessão da câmara foi acompanhada por sindicalistas.
Ao Diário Regional, o diretor regional do sindicato dos motoristas e cobradores em Diadema, José Roberto, disse que a luta da categoria na cidade agora é unificar os salários da MobiBrasil com os ganhos do ABC Paulista
“Os salários de seus funcionários são pagos com base no piso da Capital, já que a garagem e sede da Mobi Brasil estão situadas em São Paulo O piso para os motoristas no ABC é de R$ 2.190 e em São Paulo é de R$ 1.750. Para cobrador aqui é R$ 1.260 e em São Paulo, R$ 890. Isso não é justo”
A outra empresa da cidade, Benfica, paga os salários do ABC e possui apenas uma linha com motorista que dirige e cobra ao mesmo tempo.
Se for sancionado pelo prefeito Lauro Michels, o projeto só deve ser colocado em prática dentro de sessenta dias, que é o prazo legal para adaptação das empresas de ônibus.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Ewerton Santos Lourenço disse:

    Espero que não seja aprovada, pois almentar o Salário da Categoria ninguém quer!!
    aqui em Guarulhos também era assim, até foi implantado o Bilhete Unico e acabou com isso.
    Porém Guarulhos está passando por uma Crise Nos Transportes Públicos assim como a Cidade de Mauá, devidoa implantação mal elaborada pelo Prefeito Sebastião Almeida. Que poderia muito bem ter estudado mais o Sistema já existente na Cidade de São Paulo.

  2. Bruno G. Taubert disse:

    Uma ótima notícia!! Os passageiros e funcionários da MobiBrasil agradecem.

  3. francinete correa marinho disse:

    nao estou discriminando outras niticias mais as noticias que estou enteressada sao onibus de manaus

    1. Francinete, estamos aumentando nossa estrutura, com novos colaboradores que podem fazer com que a cobertura seja maior.

  4. Tiago Liberato disse:

    Legal ! que seja uma vitória da categoria e um exemplo para outra cidades ,e um grande balde de água fria nesse sindicato de vendidos do ABC , que permite essas coisas ,e que ilude os colegas com uma proposta de de uma PLR de R$1,500,00,paga em duas vezes, que se for analizar é nada mais nada menos que uma mera esmola pelo serviço prestado, pegue esse valor divida por 12 meses , e verá que isso é esmola de empresário, apoiada pelo sindicato ,que lucra muito com dulpa função, pois o sálario de um mês de um cobrador ,eles pagam no ano para quem dirige e cobra, ainda sobra os 11 meses e mais o 13º de lucro, jogada de mestre essa de abono para quem dirige e cobra, pois elém de lucrar com mão de obra, ainda economizam com custo de veículo, manutenção e impostos, e ainda transportam o mesmo número de passageiros.

  5. João Soares disse:

    Olá, Adamo! Ao mesmo tempo que a Câmara Municipal de Diadema aprova esta lei, a Mobibrasil apronta com os usuários da linha 11P, Vl. São José- T. Piraporinha. A empresa alterou o itinerário de outra linha, a 26DP, e tirou a linha 11P nos finais de semana e feriados. Só que a linha 26DP, é a mais longa de Diadema, e a que tem mais atrasos, enquanto a linha 11P é uma das mais curtas, e das poucas que cumpre horário. Esta linha tem ibtervalos de 20 minutos aos domingos, enquanto na linha 26DP pode chegar a 40 minutos. Ontem eu vi um motorista da linha 26DP reclamando com o fiscal que não tinha condições de fazer a linha. Ele já vinha com o ônibus lotado, e ao chegar na Av. Fagundes de Oliveira, no 1° ponto da linha 11P, tinha umas 40 pessoas no ponto. Metade ficou, pois o ônibus acabou de lotar. O motorista disse, ainda, que a chefia dele fica irritada quando eles dizem que a Mobibrasil está igual à antiga Imigrantes. Como usuário, sou obrigado a concordar com ele, pois apenas carro novo não garante bom transporte pra ninguém.

  6. Cláudio disse:

    Apesar de residir em S.Bernardo do Campo fiquei muito satisfeito com estas mudanças já que o empresario unicamente visa lucros e o funcionário esta diariamente submetido às regras e se quiser cumpri-las ele garante o emprego do contrário corre o risco de perdê-lo. Aqui há um monopólio e cumplicidade muito grande por parte dos empresários já que uma única empresária detém a propriedade de três empresas que também operam no município e o que ela tem feito é ampliar o número dos famosos ”micrão” contratando para isso novos motoristas para dirigirem e cobrarem a passagem sem nenhum acréscimo no salário. E ainda o que é pior o profissional ao ser contratado independentemente de sua experiência e salários anteriores primeiramente tem de atuar em média 01 ano dirigindo e cobrando para depois ser promovido ao carro convencional recebendo 1.610,00 de salário quando o de carro grande é 2.190,00. Aqui observa-se também que a prefeitura é conivente às manobras destes empresários pois ninguém fiscaliza esta condição de trabalho que contraria as leis de trânsito quando esta proíbe dirigir e falar ao celular mas permite dirigir e cobrar passagem além do estado deplorável dos micro-ônibus da SBCTrans que não oferecem conforto algum aos usuários. Agora falando do sindicato dos motoristas do ABC situado em Sto André e que rege todas as cidades do grande ABCD, este trabalha em pró dos empresários, principalmente da empresária que monopoliza o transporte em minha cidade pois em quatro anos de atividade como motorista em uma das empresas aqui da região ele nunca conseguiu uma melhora considerável de salário bem como não fez muita força para equiparar a PLR com S.Paulo ou a concessão do Vale Alimentação no período de férias. Sempre foi omisso em nossas reivindicações e os ajustes salariais nunca passaram de 6% e ainda fizeram mil ”maracutaias” com os planos de saúde que nos obrigava á pagar pelos dependentes quando se soube que em mudanças de planos ocorridas entre 2011 e 2012 receberam uma bolada da ”Santamalia” para fechar o acordo de prestação de serviços. Acho que nossa categoria é desmerecida porque ninguém briga pelos nossos objetivos enfiando o rabo entre as pernas e esperando que as coisas caiam do céu. É necessário remover aqueles dirigentes sindicais do sindicato que nada fazem por nós e tudo fazem pelos empresários e brigar pela manutenção dos salários, a permanência dos cobradores e a melhoria das condições de trabalho dando aos funcionários que atuam junto do público autonomia para se defenderem das agressões e ofensas sofridas no dia-a-dia pois é desta forma que faremos a população saber que o motorista ou cobrador não são ”lixo” como eles pensam e não iremos parar em um sanatório afastados do trabalho como se fossemos loucos. Com a palavra os governantes!

  7. neide disse:

    eu acho isso uma mentira meu marido trabalha na mobi trabalha quato jornada e eles forsa os motorita a trabalha o tempo todo ..acho o cumolo ..

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