Leblon e VCM são favoráveis à integração e Donisete se reúne com CPTM

Leblon Mauá

Viação Cidade de Mauá e Leblon Transporte de Passageiros se posicionaram favoráveis à integração com trens e prefeito Donisete Braga se reúne com presidente da CPTM para discutir os detalhes. Foto: Adamo Bazani

Leblon e VCM são favoráveis à integração com o trem e Donisete Braga se reúne com CPTM
Integração será por uma espécie de bilhete único. Prefeito de Mauá diz que processo já está bem encaminhado
ADAMO BAZANI – CBN
O prefeito de Mauá, Donisete Braga, vai se encontrar na tarde desta terça-feira com o presidente da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, Mário Bandeira.
O objetivo é discutir a integração entre os ônibus municipais de Mauá e a linha 10 Turquesa (Rio Grande da Serra – Brás).
De acordo com a prefeitura de Mauá, o processo para a integração está adiantado e as empresas operadoras Viação Cidade de Mauá – VCM (lote 01) e Leblon Transporte de Passageiros (lote 02) já se posicionaram favoráveis à complementação de serviços.
“Já sabemos que o processo está encaminhado e que as empresas aceitam essa integração e vamos discutir também as questões referentes à construção da nova estação de trem, para que possamos elaborar o projeto do novo terminal de ônibus da cidade,” afirmou o prefeito, em nota enviada para a imprensa.
A data do início da integração, no entanto, ainda não foi definida.
A integração é uma das justificativas para o alto índice de aumento das passagens de ônibus, de 13,79%, quando em 26 de dezembro, o valor passou de R$ 2,90 para R$ 3,30.
Mesmo com a promessa de integração, o valor foi considerado alto pelos passageiros. No sábado dia 12 de janeiro, houve tumulto e violência durante protesto contra o reajuste.
Os manifestantes, pertencentes a movimentos sociais e estudantes, foram impedidos de ocuparem a Praça 22 de novembro e bloquearam a entrada do terminal de ônibus.
No confronto entre os manifestantes e a GCM – Guarda Civil Municipal e a PM – Polícia Militar, ao menos dez pessoas ficaram feridas.
Em entrevista no Consórcio Intermunicipal, o prefeito Donisete Braga disse que os manifestantes “passaram dos limites”, mas prometeu apurar o caso. Um relatório da Secretaria de Segurança Urbana e da PM deve ser elaborado.
A organização do movimento, que nasceu na página do Facebook “Política Sim, Patifaria Não” , disse que os manifestantes foram praticamente forçados a irem para as ruas por terem sido impedidos de protestarem na praça.
Além da redução de tarifa, o grupo pede mais qualidade nos serviços e a garantia de que não haverá mais monopólio do transporte, operado por 30 anos pelo empresário Baltazar José de Sousa e que foi quebrado em 2010, com a entrada da Leblon no lote 02 da cidade.
Nos últimos meses, houve uma série de manobras para a retirada da Leblon Transporte. A Viação Estrela de Mauá, presidida por David Barioni Neto, fundada por Baltazar José de Sousa, chegou a entrar em circulação, mas sem respaldo jurídico. Por determinação da Justiça, a empresa foi retirada de circulação, já que sua contratação desrespeitou uma decisão judicial anterior, segundo a juíza Fernanda Salvador Veiga.
ESTAÇÕES:
Donisete também vai discutir com o presidente da CPTM, Mário Bandeira, modernizações das estações de Mauá e Guapituba.
O objetivo é preparar os espaços para a integração e oferecer mais conforto aos passageiros.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Giulia CM disse:

    Agora o Prefeito já não poderá mais utilizar a questão da integração com a CPTM como “respaldo justificativo” (desculpa esfarrapada) para contratação de uma segunda concessionária no Lote 02 da cidade como fez o seu antecessor, que em reunião fraudulenta afirmou estar transformando o contrato da Leblon em Emergencial para “trazer mais segurança para o município, possibilitando integração com a CPTM”. O que fazia todo o sentido, já que 2 contratos emergenciais, sem qualquer respaldo judicial, contrariando liminar lavrada, é muuuito mais seguro para o município que o contrato vigente há mais de 2 anos, com respaldo em todas as instâncias em que foi questionado.

    Com isso, nossos “amigos” estrelinhas terão que ser mais criativos na próxima.

    Boa sorte pra eles.

  2. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia

    Conforme consta no post acima:

    “… e que as empresas aceitam essa integração …

    Uma pergunta:

    Isto já não estava previsto no Edital ?

    Caso negativo, não esqueçam de adicionar no próximo, pois
    a integração é condição “sine qua non” para uma empresa ser
    habilita.

    Como diz um amigo meu.

    Tô certo ou tô errado?

    Att,

    Paulo Gil

  3. Renato Martins disse:

    Quero só ver! Espero que o Prefeito faça tudo isso que tem dito esses dias. Como reformular os itinerários municipais, por exemplo. Agora se pro lado da EMTU, as coisas continuarem como estão, não vai mudar muito.

  4. Marcos Soares disse:

    Balelas a parte , fora barão , a integração pode até ser bem aceita para quem trabalha ou precisa sair do Município e resolver outros , ninguém que precisou usar januária quer a barão de volta , espero que dê tudo certo.

  5. Sergio Santo André disse:

    Muito bem, até que enfim uma linha de pensamento em conjunto, para o benefício de todos. Agora vamos torcer para que a EMTU não meta o dedo nesse “melado”, pois como já sabemos, o senhor Baltazar é quem manda nela, com suas sucatas ambulantes aprovadas pela vistoria da EMTU. “Estamos de olho….”

  6. MARCIA DIANA DE MELOALVES disse:

    Todos tem direitos iguais não vamos criticar dizendo estrelinha pois as pessoas que estão na estrela são pais e mães de familia como qualquer outra pessoa então tem o direito de trabalhar como outra pessoa qualquer ???

  7. Alexandra Gomes Dos Santos disse:

    quero o melhor que seija feita a vontade de deus

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading