Termina sem acordo reunião para colocar Estrela de Mauá em circulação

onibus

Ônibus da Estrela de Mauá em testes na cidade do ABC. Prefeitura tenta dividir os serviços do lote 02 entre a Leblon, do Paraná, e a Estrela de Mauá. Leblon não assinou novo contrato pelo fato de ter conseguido vitória na licitação, cujo contrato vigente foi reconhecido pela Justiça. Foto: Adamo Bazani

Termina sem acordo reunião para Prefeitura tentar colocar Estrela de Mauá no lote 02, operado pela Leblon
Empresa Leblon, considerada pela Justiça vencedora da licitação do lote 02, não assinou ordem operacional que dividiria os serviços com empresa fundada por Baltazar José de Sousa
ADAMO BAZANI – CBN
A reunião entre representantes do Grupo Leblon Transporte de Passageiros, da Viação Estrela de Mauá e o secretário de Mobilidade Urbana, Renato Moreira dos Santos, terminou sem acordo na tarde desta quinta-feira, dia 27 de dezembro.
A Prefeitura de Mauá quis dividir o lote 02 dos transportes da cidade, que contempla 18 linhas. Pela proposta do poder público municipal, Leblon e Estrela de Mauá operariam de forma alternada as linhas.
A Leblon Transporte de Passageiros não assinou a ordem de serviço e um contrato emergencial pelo fato de ter conseguido a vitória na licitação dos transportes da cidade que ocorreu em 2008. A vitória da Leblon chegou a ser contestada na Justiça pela Viação Estrela de Mauá, mas três instâncias jurídicas negaram as contestações e confirmaram a Leblon como vencedora.
“A Leblon não assinou o novo contrato já que existe um contrato assinado pela Prefeitura e pelo Secretário de Mobilidade Urbana que está vigente desde abril de 2010 . Este contrato não foi rescindido” – disse o diretor-presidente da Leblon Transporte de Passageiros, Haroldo Isaak, na saída da reunião.
O diretor-presidente da Viação Estrela de Mauá, David Barione Neto, também participou da reunião, mas evitou falar com a imprensa.
O secretário de mobilidade urbana, Renato Moreira dos Santos, também saiu sem falar com os jornalistas.
A divisão dos serviços do lote 02 é vista como uma manobra para restabelecer o monopólio dos transportes na cidade de Mauá, que por 30 anos pertenceu ao empresário Baltazar José de Sousa.
Apesar de estar em nome de David Barione deste julho deste ano, a Viação Estrela de Mauá foi fundada por Baltazar José de Sousa e ainda é ligada ao empresário mineiro.
A garagem onde está instalada a empresa trata-se de uma divisão de um dos pátios de Baltazar, no Jardim Zaíra, periferia da cidade.
A disputa jurídica entre o grupo de Baltazar e a Leblon se arrasta desde 2008. Por conta disso, a Leblon só conseguiu assumir os serviços em 06 de novembro de 2010. A permanência da empresa Leblon foi contestada pela oponente, mas cinco decisões judiciais só este ano foram favoráveis á Leblon.
A intenção da Prefeitura de Mauá era de que a Viação Estrela de Mauá começasse a operar no próximo sábado, dia 29 de dezembro, mas o contrato assinado pela empresa não foi publicado no Diário Oficial do Município, sendo assim, até o momento, ele não possui nenhum efeito prático.
“A Leblon é avaliada positivamente pela população. Das empresas de todo o ABC foi uma das que recebeu menos reclamações. Há certificações de qualidade e meio ambiente como ISO 9001 e ISO 14001, não há sentido de uma empresa assim ser retirada. Também não há base jurídica” – complementou Haroldo Isaak.
A manobra da Prefeitura de Mauá para colocar a Viação Estrela de Mauá em operação ocorre nos últimos dias do mandato do atual prefeito Oswaldo Dias, sem tempo para discussões sobre o assunto.
CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA COM O DIRETOR LEBLON, HAROLDO ISAAK

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Bus Friend disse:

    Basta a Leblon e a população de Mauá começar chamar a imprensa e mostrar o que o PT de Mauá anda fazendo. Outro ponto é os vereadores da oposição entrar com impeachment contra o prefeito.

    1. keila França de Oliveira disse:

      Concordo vamos levantar o povo de Mauá e convocar a Imprensa, para ver esta palhaçada do PT, com certeza o Baltasar esta molhando a mão do prefeito Osvaldo Dias…

      1. marcos da silva soares disse:

        eu gostaria que os politicos dessa cidade tivesse um pouco de vergonha em deixar uma empresa como a barao operar na cidade isso e uma vergonha e um descaso com a populaçao

  2. Josue Marcio Lopes disse:

    Olha. E dificil um dono de empresa de onibus dar a cara e falar. Esse teve coragem e coragem contra uma mafia! Prefeitura de Maua, o povo ta de olho. Nao prejudique quem tenta melhorar. Eu queria que mais Leblons existissem para peitarem monopolios!

  3. Marcelo disse:

    Eu não sei qual o motivo pra tanta polemica…..pois volto a dizer…que deixem as duas empresas operam juntas…e que a população de Mauá opte por utilizar a condução que melhor lhe atenda. Afinal a Leblon não diz ter o melhor serviço? Então não há o que se preocupar!! Ou será que é a diminuição do lucro que está preocupando os donos da Leblon? Mas eu acho que não né….pois os donos dizem que isso não é importante pra eles!!

    1. Kaleb disse:

      Mas ai que está Marcelo, a prefeitura não quer que as duas empresas operem juntas as linhas, querem somente pegar linhas que são da Leblon por direito e devolver ao empresário que teve de deixar as linhas da cidade devido a derrota na licitação. Derrota essa devido aos péssimos serviços e péssima administração da empresa, que não lhe nem deram condições de concorrer.

      Ou seja, mesmo que a Estrela divida o lote com a Leblon, vai continuar não havendo concorrência e essa teoria de que o passageiro escolheria o melhor opção não existiria. Cada uma iria operar suas linhas e ficaria por isso mesmo, sendo a operação boa ou não. Coitados daqueles que caíssem de novo nas mãos do Baltazar.

      E é claro que os empresários estão pensando no negócio deles, afinal investiram milhões para operar na cidade e de repente vem uma máfia tentar levar metade assim, sem fazer nada nem mesmo ter méritos para isso.

      É fácil falar “ah só pensam nos lucros”, mas coloque-se no lugar da empresa. Imagine que você tem um negócio legalizado que batalhou para conquistar e do nada a prefeitura vem e manda você dar metade do seu negócio para aquele seu vizinho preguiçoso e delinquente, como forma de distribuir renda. Seria justo?

      NÃO AO MONOPÓLIO DO TRANSPORTE DE MAUÁ! #FICALEBLON

      1. MONOPOLIO NÃO disse:

        GRANDE RESPOSTA FICA LEBLON POIS SE BARÃO DE MAUÁ GANHAR VAMOS TER QUE ANDAR EM SUCATAS DO RIO DE JANEIRO A EXEMPLO O LOTE 01 VCM COM ONIBUS VELHOS VINDOS DO RIO DE JANEIRO PQ O BALTAZAR NUNCA PENSSOU EM INVESTIR NA JANUÁRIA QUANDO TINHA O MONOPOLIO É SIMPLES A RESPOSTA.eLE NÃO TINHA COM QUE SE PREOCUPAR POIS ELE MANDAVA NA CIDADE NÃO AVIA CONCORRRENCIA NA CIDADE TODA TODAS AS LINHAS ERA DELE MUNIPAL E INTERMUNICIPAL …….FICOU CLARO QUE A PREFEITURA QUERIA QUE A LEBLON ASSINAÇE UM CONTRATO DE EMERGENCIA ASSIM ELA PODERIA FACIL MENTE QUEBRAR O CONTRATO DE CONCEÇÃO DA LEBLON

    2. MONOPOLIO NÃO disse:

      entao porque nao divide com viação cidade de maua com sucatoes vindos do rio a me esqueçi é mesma empresa que pra estrela de jANUARIA COMPROU ONIBUS NOVOS ….iSAKK DALHE NESSA EMPRESA (VCM) QUE SO SABE SUGAR DO POVO

  4. Camila disse:

    Realmente o diretor da Leblon deu a cara a tapa mesmo… E como já citado, é dificil alguém peitar um monopólio como o do Baltazar! A Leblon sempre teve meu respeito, desde que entrei em um dos onibus da empresa e o motorista simplesmente disse “Bom Dia”. Cadê esse minímo de educação por parte dos motoristas da Barão? Ao menos no meu bairro nunca teve! Eu super apoio a Leblon de ser a única empresa a operar o transporte em Mauá, mas isso nem em sonho né, INfelizmente!

  5. Anthony disse:

    A leblon vai continuar e a estrela de maua vai se ferrar.

  6. Anthony disse:

    O idiota “Marcos” não pode dividir o lote 2 com as duas empresas primeiramente por que por lei o lote 2 é só da leblon, segundo isso é uma manobra da prefeitura e do Baltazar de tirar a leblon de Mauá, terceiro a leblon presta um serviço exelente e por isso não precisa de outra empresa, quarto eles deveriam dividir o lote 1 e não o dois, pois o um é horrivelmente operado, quinto o prefeito donizete prometeu que não ia tirar a leblon e pra não se queimar quer dividir o lote 2 ai ele pensa que não vai desagradar o povo e ainda arada o Baltazar e sua mafia, Ta certo a Leblon que da de frente com esses mafiosos safados, sabado se essa estrela de mauá tentar se quer rodar um carro dela vai dar muita confusão, pois esse é um contrato da prefeitura e esse e não tem aprovação do governo, podendo prejudicar a estrela de Mauá e a Prefeitura, o Baltazar vai é acabar perdendo é tudo.

    1. katia fuzaro germoliato disse:

      pode não pode mais em maua não existe respeito pela legalidade tanto que até mudaram as leis em máua quem pagar a propina maior domina, quando vem um empresario certo que não aceita corrupção eles fazem várias manobras para tentar derrubar e todo mundo sabe que o baltazar prefere comprar o poder publico do que investir na melhora do transporte infelismente é um fato hoje eu sinto vergonha de ser mauaense.

  7. MONOPOLIO NÃO disse:

    AI PESSOAL VAMOS LANÇAR AS CAMISAS EU VOU DE LEBLON E FICA LEBLON

  8. MONOPOLIO NÃO disse:

    EU VOU VOTAR NO OSVALDO DIAS PARA O bIG BHOTHER BRASIL POIS ELE VAI FATURAR UM MILHÃO E VAI SUBIR NAS ESTRELA DE MAUÁ

  9. MONOPOLIO NÃO disse:

    SE A LEBLON SAIR DE MAUÁ RASGO MEU TITULO DE ELEITOR POIS PORQUE VOTAR EM POLITICOS QUE SÓ FAZEM CUMPRIR ENTERECES DE EMPRESARIOS QUE A 30 ANOS ESPRORÁ O POVO DESTA CIDADE TODOS EM MAUÁ SABEM COMO ERA TRANSPORTE PUBLICO DA CIDADE A MENOS DE 3 ANOS ATRAS ANTES DA LEBLON ……..ONIBUS VELHOS SUJOS QUANTAS VEZES EU EMPURREI NO TERMINAL DO JARDIM ITAPEVA OS ONIBUS DA VIAÇÃO BARÃO DE MAUÁ QUE NÃO PEGAVÃO NA PARTIDA E ATRASADO TINHA QUE FAZER O QUE A UNICA CONDUÇÃO……O PREFEITO OSVALDO DIAS ESTA SENDO PIOR QUE LEONEL DAMO A QUEM TANTO CRITICA POIS ELE DEIXA CADA VEZ MAIS CLARO O FAVORECIMENTO AO GRUPO ECONOMICO BJS ESTRELA DE MAUÁ QUAL SERA A RAZÃO $$$$$$$$$$$

  10. nina disse:

    ja que a prefeitura quer tanto melhorar o transporte porq entao nao coloca a estrela para operar jinto com a viaçao barao,porq esta sim precisa de um repaginada ja fiquei mais de 01(uma) hora esperando o onibus que faz a linha do esperanca passar, e so consegui pegar um onibus sentido qdo cheguei ao ponto final do itapark novo e jd silva porq la é de 10 em 10 minutos os onibus agora kd que a populaçao se manifesta em relaçao a isso …………..se tem empresa de transporte sobrando entao vamos coloca-la onde esta faltando ……………

  11. Tiago Liberato disse:

    Estamos nessa novela desde 2008/2009 agora tem gente chegando aqui falando um monte coisa , e não da missa um terço, não é de hoje que certas pessoas estão avisando e alertando sobre o descaso da cidade no transporte de decadas , alias o descaso é em varias áreas em todos os aspectos , mas tem gente que não vê isso , só fala que esse partido foi quem deu cara nova a cidade,deu uma identidade , eu me pergunto qual é a cara de Mauá e a identidade ? Me mostrem pois eu ainda não vi em quaze 30 anos de Mauá em 3 mandantos dessa corja de bandidos.
    Se fosse pelos PTralhas a Leblon não estaria em Mauá isso é fato , estaria a Januária camuflada no lote 2 , assim como foi no lote 1 , onde a VCM ganhou algo que ela nem disputou ,espero com muita ansiedade que o MP baixe em Mauá,e começe a ver os podres que não são poucos do PT e do grupo Baltazar , e quem sabe assim podemos nos livrar desses tumores que impedem o crescimento e desevolvimento da nossa cidade.

  12. joão Luiz disse:

    Tanto se brigou para tirar o monopolio do transporte publico em Mauá, e agora a prefeitura tenta entregar mais uma vez ao coronel baltazar e seus capangas o pessimo serviço que ele sempre apresentou ; É PT até vcs lambendo a bota do baltazar

  13. Marcos Soares disse:

    O que a prefeitura de Mauá está fazendo é um ato covarde , a barão está aqui há mais de anos e o serviço prestado é péssimo , a Leblon fez tudo o que a prefeitura exigiu , até rodar um mês grátis ela fez , se não faz melhor é porque a prefeitura não deixa , como por exemplo diminuir os intervalos entre ônibus , preferiram inventar um tal de radial , e tiveram a cara de pau ( osvaldo dias ) de dizer que os intervalos de 20 min. está bom , enquanto o tal do radial é 10 , a Leblon é sempre fiscalizada , estão a todo custo querendo achar falhas , enquanto outras empresas não sabem o que é ser fiscalizada pelo gerenciamento de transporte , a lei diz que ttodo transporte deve ser adaptado a portadores de deficiência , a Leblon é 100% , outras empresas não são , basta olhar para os onibus , se depender de mim morador a mais de trinta anos no Municipio , a Leblon fica e a prefeitura sai. Tenho dito.

  14. João Boaviagem disse:

    Esta tal empresa estrela de mauá nem começou a operar e já podemos lenvantar algumas suspeitas quanto a seus carros que estão circulando em direção a garagem no zaira, seus pneus são recapados, muito estranho para a empresa que diz que comprou uma frota 0km ABRE O OLHO MAUÁ!!!!!

  15. michel disse:

    e por mais uma vez fico esperando o onibus da vila mercedes por 40 minutos

  16. keila França de Oliveira disse:

    Vamos população Mauaense mudar esta Historia, não aguento mais tanta bla bla bla…., a Estrela de maua quer entrar, então que entre dignamente,como a Leblon entrou, isso já esta virando Pessoal Leblon e Prefeito, Porque o prefeito de Maua, quer colocar uma empresa que não tem recursos para Operar..Porque?? dessa maneira com leis que o próprio prefeito de Maua impôe, que isso onde estamos. Não ao Baltazar… vamos se mexer

  17. usuária disse:

    ué porque o povo tá reclamando da prefeitura, se o próprio povo colocou o PT dinovo no comando por mais 04 anos…….. Que venha a estrela de Mauá sim…torço por vcs………

  18. Andre disse:

    Eu me pergunto, cade o povo que por varias vezes fechou esse terminal para reivindicar melhorias (ou melhor – necessidades basicas) do transporte da Cidade. Cade os Busologos que se dizem tao unidos em prol das melhorias no transporte. ou sera que não consideram uma melhoria os Exclusivos (ao menos na epoca) Volvo B10 da Leblon. Cade o sindicato que na epoca da entrada da Leblon lutava com unhas e dentes para defender o emprego dos funcionarios da ‘finada’ januaria. sera que os quase 500 funcionarios da Leblon não merecem o mesmo empenho do Sindicato. Cade o Secretario que suportou na epoca bravamente ate bomba na porta de sua casa para garantir a entrada JUSTA da leblon (o que sera que a Leblon não fez PARA o secretario que o motivou a mudar de ideia e agora querer tirar uma empresa que ele mesmo heroicamente ajudou a colocar). Cade o bendito ministerio publico que não vem aqui em Maua botar ordem nessa Zona que virou a definicao judicial do transporte da cidade. sera que ate o ministerio publico tem o RaBO prezo com o Baltazar. Afinal um Sr. que recebeu o cracha de um Senador para poder permanecer numa sessao do senado em Brasilia (procurem na internet e encontrarao uma sumula de uma reuniao – ou CPI, não lembro direito – onde o Sr. Baltazar eh tratado com respeito pelos senadores). ou seja mesmo empresarialmente agonizando este senhor, que no PASSAdO fez muito por Maua, ainda tem poder politico pois com certeza não eh um Marcos Valerio mas muito ddeve saber sobre muita gente que ainda esta no poder. enfim, cade as igrejas que tanto apoiaram com mobilizacao na epoca da entrada da Leblon, por favor remobilizem os fieis para não permitirem que o interesse dos homens se sobressaia aos do Senhor, que enviou com bravura a Leblon e seus ‘lutadores’ para de vez libertar Maua da garras da opessao politica que aqui impera! e tenho dito …

  19. Fábio disse:

    É inacreditável do ponto de vista ético e jurídico o que o executivo tramou!!! Espero que tenham vergonha na cara e um problema como este deveria ultrapassar as barreiras estaduais e chegar aos federais, punindo aquele que quer administrar o bem público como se fosse seu!!! Orbita criminal, agindo em desacordo com o interesse público, votei neste cara…. agora estou vendo que já se vai tarde!!!! #FICA LEBLON

  20. marcos da silva soares disse:

    vergonha os governantes dessa cidade nao conhece essa palavra nao senhor prefeito e senhores vereadores por deixar uma empresa como essa barao operar na cidade

  21. Anthony Michel disse:

    O Baltazar esta é arrumendo dor de cabeça, começou operar sem publicação nos editais municiais, esta invadindo o lote que pertence a uma otima empresa, esta indo contra uma lei FEDERAL que oficializou a leblon como operadora do lote 2, ele alem de levar uma multa, vai ter o risco deperder os 50% do lote 2 e ainda perder o lote 1, quero que a Leblon fique em Mauá e tenho certeza que ela e seus advogados vão ganhar mais uma vez o direito de rodar na cidade, pois não conseguiram tirar ela mais fazem manobras para prejudicalas, e como disse o presidente dela no video assima que a justiça seja feita ele mal sabe o que esta por acontecer, pois se o lote 2 tem direito a duas empresas o lote 1 não sera diferente.

  22. Samuel disse:

    No Brasil do PT é assim mesmo…Quando um serviço público funciona! Como esta empresa LEBLON vem trabalhando pra servir com qualidade, (algo que nunca aconteceu nesta cidade…) Logo a prefeitura e os donos da cidade(e sabe lá quem mais…Né Baltazar!) querem acabar com eles….É uma vergonha! Quenta firme LEBLON pois o povão merece um pouco de atenção!

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading