Diadema aumenta a passagem para R$ 3,20

Diadema

Passagens de ônibus de Diadema, na Grande São Paulo, passaram de R$ 2,80 para R$ 3,20, aumento de 14,3%. Também foram reajustadas as tarifas de Mauá e São Caetano do Sul. Na Capital Paulista, o aumento deve ocorrer em janeiro. No Rio de Janeiro, as passagens sobem no próximo dia 02.

Diadema aumenta passagem em mais de 14%
Tarifa subiu de R$ 2,80 para R$ 3,20. Já são três cidades no ABC com passagens mais caras
ADAMO BAZANI – CBN
Passageiros de ônibus municipais de Diadema pagam tarifa mais cara desde esta quarta-feira, 26 de dezembro de 2012.
As passagens dos ônibus operados pelas duas empresas da cidade, MobiBrasil e Benfica, subiram de R$ 2,80 para R$ 3,20, alta de 14,3%.
O último aumento ocorreu em janeiro de 2011 e durante todo ano eleitoral de 2012, até agora, a tarifa ficou congelada.
Como em diversas cidades, Diadema elevou a tarifa depois das eleições.
O decreto 6800 para o reajuste foi assinado pelo Prefeito Mário Reali, que não se reelegeu, no dia 14 de dezembro e publicado no dia 22.
Muita gente foi pega de surpresa pelo reajuste e reclamou para os motoristas e cobradores.
Na região do ABC Paulista, já são três cidades que aumentaram as tarifas de ônibus, todas com índices acima da inflação do período.
No domingo, 23 de dezembro, a passagem dos ônibus municipais operados pela Vipe – Viação Padre Eustáquio, em São Caetano do Sul, subiu 20% passando de R$ 2,75 para R$ 3,30. O último reajuste foi em janeiro de 2011.
Nesta quarta-feira também, a passagem municipal dos ônibus da Viação Cidade de Mauá e da Leblon Transporte de Passageiros, em Mauá, saltou de 13,79%, subindo de R$ 2,90 para R$ 3,30. O último reajuste foi em agosto de 2011. Além do aumento da passagem, o usuário do transporte coletivo de Mauá sofre com a possibilidade do retorno gradual do monopólio dos serviços na cidade para o grupo empresarial de Baltazar José de Sousa. A Prefeitura de Mauá fez uma série de manobras para colocar no lote operado pela Leblon, a Viação Estrela de Mauá, fundada por Baltazar e hoje em nome de David Barione Neto, ex executivo da TAM e da Gol e que teve os bens bloqueados pelo Banco Central por suspeitas de irregularidades no Banco BVA, que sofreu intervenção da autoridade monetária nacional. A transferência do nome de Baltazar para Anísio Bueno e Anísio Bueno Júnior e depois para David Barione teria sido para mascarar o monopólio.
Nas outras cidades do ABC não estão descartados novos aumentos ainda nos últimos dias deste ano.
Em São Paulo, o prefeito eleito Fernando Haddad declarou que devido ao congelamento de tarifa no ano eleitoral de 2012, pelo prefeito Gilberto Kassab, as passagens de ônibus estão defasadas e já em janeiro será inevitável um aumento. Ele não adiantou quanto será o valor, mas estima-se que fique entre R$ 3,30 e R$ 3,50.
Hoje, as tarifas de ônibus mais caras do País depois dos aumentos são em Taboão da Serra, Osasco, Mauá e São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, e Campinas, no Interior Paulista, todas com o valor de R$ 3,30.
No Rio de Janeiro, as tarifas de ônibus municipais passam de R$ 2,75 para R$ 2,90. Os ônibus intermunicipais também sofrem reajustes de 5,53%
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. uma vergonha! E ainda vem o futuro prefeito de sao paulo dizer que a tarifa esta defazada,pelo transporte que temos aqui em sp,a passagem deveria ser de no maximo 2 reais,e olhe la ainda viu,ja que temos uma area 4 carente de uma boa prestaçao de serviços e uma pessima “pseudo empresa” a nh(novo horrorizonte) operando linhas que por direito pertencem a ambiental transportes do sr.Jose Ruas Vaz,e outra, imagina pra quem vive do trabalho autonomo? Ja pensou? Se a 3,00 ja pesa,imagina a 3,30 ou 3,50? Pobre trabalhador,paga caro pra ser transportado em carroças e feito lata de sardinha de diversas cores e tamanhos,lamentavel!!!!!

  2. Claudio disse:

    A tarifa deveria ser reajustada todo ano como é feito na EMTU, esse negócio de congelamento de tarifa com manobra politica deveria ser proibido, para não acontecer esses aumentos absurdos que ocorrem a cada 2, 3 anos nas linhas municipais. O problema é que o povo ainda se ilude com o congelamento de tarifas, com isso certos candidatos sempre se beneficiam

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