BLOG PONTO DE ÔNIBUS

Informações sobre Transportes

Dilma aprova lei que regulamenta a profissão de motorista

SUGERIMOS A LEITURA DESTA MATÉRIA:

https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2012/07/03/faltam-50-mil-motoristas-de-onibus-e-caminhoes-em-todo-o-pais/

onibus


Lei regulamenta profissão de motorista. Intervalos entre uma jornada e outra devem ser de 11 horas em um dia. É proibido dirigir por mais de 4 horas sem descanso. Maior parte das empresas de ônibus já segue normas parecidas.
Foto: Adamo Bazani

Dilma sanciona lei que regulamenta a profissão de motorista
Motoristas não podem diirigir por mais de quatro horas sem descanso e folga entre uma jornada e outra em um dia deve ser de no mínimo 11 horas

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira (2) a lei que trata da regulamentação da profissão de motorista no país. Aprovado na Câmara dos Deputados no início de abril, após anos de discussões, o projeto regulamenta pontos como a jornada de trabalho, o tempo de direção e descanso dos condutores.

O presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT),senador Clésio Andrade, destaca que a sanção da lei é importante para valorizar a categoria. “O texto é rigoroso e visa, principalmente, a segurança no trânsito e saúde dos motoristas. Precisamos garantir aos nossos profissionais melhores condições de trabalho”, disse.

Entre os itens mais importantes, começa a valer a proibição do trabalho por mais de quatro horas ininterruptas sem um intervalo mínimo de 30 minutos de descanso. O trabalho poderá ser prolongado por mais uma hora até que o motorista encontre um local seguro e com infraestrutura adequada para repousar. O intervalo de uma hora para refeições é outra garantia prevista.

Durante o período de um dia, será exigido um intervalo mínimo de 11 horas, que pode ser fracionado em nove horas e mais duas – o descanso semanal total deve ser de 35 horas. O motorista só poderá dar início a uma jornada com duração superior a 24 horas após o cumprimento integral do intervalo de descanso exigido pela lei.

Ainda sobre a jornada de trabalho, a presidente vetou a possibilidade de redução em até duas horas do intervalo interjornada. Também está vetado o parágrafo que previa a possibilidade de acúmulo de descanso semanal, desde que não ultrapassasse 108 horas e seja coincidente, ao menos uma vez por mês, com o domingo.

O motorista profissional será o responsável por controlar o tempo de direção e descanso exigidos pela lei. No caso do transporte de carga ou de passageiros, o condutor do veículo fica sujeito a penalidades como multa e retenção do veículo para regulamentação da pendência.

Outro ponto importante é o veto ao prazo de 180 dias, a partir da publicação oficial da lei, para que o artigo 5º do projeto entrasse em vigor. No caso, o artigo, que trata principalmente do tempo ao volante e do descanso, começa a valer imediatamente após a publicação da Lei nesta quarta-feira, sem prazo de adaptação.

De acordo com o presidente da Seção de Transporte de Cargas da CNT e da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), Flávio Benatti, a regulamentação representa um avanço. “A lei traz segurança jurídica à categoria, cria regras para o tempo de direção e descanso que passam a ser registradas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e transforma essas normas em uma obrigação de trânsito”, destaca à Agência CNT de Notícias.

Segundo Benatti, um tópico importante é a criação de um novo Instituto na Legislação Trabalhista: o tempo de espera. Esse período será registrado quando o motorista ficar com o veículo parado, aguardar carga e descarga no embarcador ou no destinatário ou, ainda, estiver à espera de vistoria nas barreiras fiscais. Esse tempo de espera não será computado como hora extra.

Direitos e deveres
A lei garante alguns direitos à categoria. Entre eles, por exemplo, acesso gratuito a programas de formação de aperfeiçoamento profissional e acesso a proteção do Estado contra ações criminosas durante o efetivo exercício da profissão. Para cobrir riscos relacionados à atividade profissional, está garantido – custeado pelo empregador – seguro obrigatório no valor mínimo de dez vezes o piso salarial da categoria ou valor superior fixado em acordo coletivo de trabalho.

Sobre os deveres, o motorista deve estar atento às condições de segurança do veículo e conduzi-lo com prudência, zelo e em obediência aos princípios de direção defensiva. Deve respeitar a legislação de trânsito e zelar pela carga transportada. Também devem se submeter a testes e programas de controle do uso de drogas e bebidas alcoólicas instituídos pelos empregadores.

Na maior parte das empresas de ônibus de médio e grande porte, normas semelhantes já são seguidas.
Rosalvo Streit – Agência CNT de Notícias

253 comentários em “Dilma aprova lei que regulamenta a profissão de motorista

  1. Marcelo Pereira
    4 de maio de 2012

    Deveriam acabar também com a dupla função, inclusive em micros. Com a redução do tamanho dos gaveteiros e das roletas, é possivel colocar cobrador até em micros.

    • nilson a junior
      28 de junho de 2012

      e o tempo de espera de carga e descarga passamos 6 horas aquardando carregamento e depois vamos rodar mais 8horas como q fica isso

      • blogpontodeonibus
        28 de julho de 2012
      • ted
        30 de julho de 2012

        isso ai meu amigo isso e uma vergonha fazer isso com agente eles enventan leis contra o trabalhador todas as horas tem que ser contadas porque o patrao ganhao 100% e agente arisca a vida fica longe da familha para ganhar uma micharia

      • André Carvalho
        23 de agosto de 2012

        O tempo de espera deve ser pago com adicional de 30%, conforme artigo 235 C, §9º da CLT. Se houver descumprimento da lei, busque seus direitos na Justiça do Trabalho. Abs, André.

      • gonçalo
        20 de setembro de 2012

        kkkkk la ta escrito espera nao tem como cobrar hora extra amigo

      • luiz ricardo nunes de souza
        15 de julho de 2012

        senhores inventores da merda dessa lei,que so ve o lado de vcs ,quero saber do mais importante, e da droga do salario,vai aumenta essa miseria ou nao?rick quero um salario igual o de um deputado,trabalho mais que eles ,uso droga pra trabalha e ganho menos de um por cento do salario deles .pois ate a droga do tiririka ganha mais do que eu,eai como fika isso ai?

    • Daniel
      27 de julho de 2012

      Sem contar que é quase uma loucura um motorista ter que ficar com a atenção voltada aos passageiros, transito e dinheiro.

      • odaires
        3 de maio de 2014

        quando vem uma lei que pode ajuda nos motorista a ter mais segurança fica todos conta e se alguem ganha mais do que nos e porque estudo pra isso!

    • Ariovaldo
      21 de novembro de 2012

      meu camarada, vcs ainda vão acreditar nestes fdps. como clesio de andrade, flavio benatti, são uns malditos, ficam atraz de mesas falando e ditando merda, para nos profissionais do volante engolir guela abaixo, porque não falam de salarios, e porque não tem um fdp sequer para te defender em brasilia, neste contexto pode embolar a dilma tb. e tudo farinha do mesmo saco. vivem com o nosso salario, eu quero ver, vão comer merda.

    • Ricardo barbosa
      5 de dezembro de 2012

      acho que deveriam accabar mesmo com esse negocio de motorista dirigir e cobrar, assim tambem geraria mais empregos, com para os cobradoes.

    • santos
      2 de março de 2013

      existe micro por culpa de motorista mesmo.

      • WALTER CAIRES PEREIRA
        1 de abril de 2014

        DEVRIA SER MAIS FACIL SE APOSENTAR ESTA MUITO ENRROLADO OS ADVOGADOS COBRAM UMA FORTUNA TENHO 54 ANOS E 32 CONTRIBUIDO , CADA UM FALA UMA COISA NINGUEM DA A MINIMA ISSO E UMA VERGONHA , TRABLHO TODO ESSE TEMPO E NAO TENHO APOIO NEMHUM TENHO QUE FICAR PRA LA E PRA CA ATRAS DE PPP TO DE SACO CHEIO

  2. willian
    4 de maio de 2012

    ”Deveriam acabar também com a dupla função, inclusive em micros. Com a redução do tamanho dos gaveteiros e das roletas, é possivel colocar cobrador até em micros.”

    Exatamente o que eu penso, mas porque o governo não proibe isto ?! Medo de perder apoio financeiro de grandes empresários dos transportes, em época eleitoral ??
    Essa dupla função tem estressado e afastado muitos motoristas das suas funçoes, e esse governo, de um partido que se diz ”de trabalhadores” fecha os olhos e finge que não é com ele …

    Tomara que os motoristas e passageiros lembrem-se disto nas proximas eleições …

    • Gustavo Cunha
      5 de maio de 2012

      William,

      Creio, diante da nossa realidade que, o mais viável, é a venda de cartões, fora dos ônibus e sua validação, no ato de passagem pela roleta, sem a interferência do motorista, como já acontece em algumas cidades.

      Têm o cartão, paga a passagem; do contrário, não viaja.

      Certas profissões, ficaram no passado.

      É certo, é justo ? Enfim…

      O ponteiro do relógio, caminha para frente.

      Abçs.

      • willian
        10 de maio de 2012

        O problema é que a tecnologia pode falhar, já tive que trocar de onibus ou seguir nele com letreiro ESPECIAL apenas porque o leitor de cartoes deu pane.

      • Gustavo Cunha
        10 de maio de 2012

        Willian,

        Concordo contigo. A tecnologia pode falhar sim ! Mas isto têm de ser exceção e não regra.

        Digo a você e à todos os nossos colegas que, quantas não são as coisas que nós conhecemos de um jeito, em nossa infância e hoje, já não são mais assim ? Inúmeras !! E assim, continuará sendo, quer gostemos ou não.

        Entretanto, temos de exercer um papel fundamental em todas as mudanças, o de OPINAR, SUGERIR, para que a evolução, seja a melhor possível, para TODOS.

        Forte abraço.

        ADAMO, CADÊ VOCÊ ???

        ESPERO QUE ESTEJA BEM !!!

      • ozeias
        7 de julho de 2012

        Caro William, você tem que obsevar no ponto de vista do passageiro, o mesmo que deveria ser interpretado como um CLIENTE para as empresas, se realmente o mundo seu caminha pra frente então, o cobrador deve sim existir para orientar os passageiros, dar uma informação ao turista que não conhece a cidade, acessorar idosos e deficientes ao embarcar e desembarcar do ônibus, isso sim é caminhar pra frente meu amigo! A profissão de Cobrador iniciou lá em 1873 no dia 15 de janeiro po decreto de D. Pedro II, para auxiliar o motorneiro, que guiava o bonde, foi necessária a participação de um ajudante. Na época, era chamado de condutor. A partir do momento que retiramos os cobradores estamos voltando no tempo (e que volta hein!!). O motorista jamais pode desviar sua atenção colocando vidas em risco para gerar uma milionária economia no bolso dos empresários!

      • junior
        11 de julho de 2012

        sua opnião é a mesma que a minha companheiro !!! abçs

      • ERICK
        17 de julho de 2012

        meu camarada ou vc é empresario ou é politico?cobrador tem familia , motorista é extressado por natureza , passageiro quer conforto, qualidade e segurança como muitas empresas enganosamente oferecem ,botam o nosso sempre na na reta tipo quando mandam barrar idosos que não tenham o passe, que precisem viajar com a identidade, tipo quando nos forçam a dobrar ameaçando de alguma forma nos prejudicar, tipo quando impõe limites de velocidade absurdos,teriamos que voltar com os cinco salários para os motoristas e tres para cobradores,acabar com dobras e escalasabsurdas de até15 horas trabalhas, acabar com 10 minutos pro camarada que dobra engolir a comida e voltar para bater alavanca.cadê a fiscalização nas empresas cadê o sindicato, cadê os direitos humanos a não esse só serve para bandidos, pô vamo parar de falar besteira e botar um dinheirinho digno no bolso de quem realmente trabalha e muito.

      • gonçalo
        20 de setembro de 2012

        tem que fazer como eu, so falta dois anos pra aposentar
        nunca aceitei fazer serviço do ajudante,,, quer assim eu fico
        nao? entao manda a mae dirigir

    • EDIVANI ANJOS
      20 de junho de 2012

      E O SALÁRIO VCS NÃO VÃO FALAR NADA NÃO.

      • oseias
        7 de novembro de 2012

        eles falam de direitos e deveres mas o salario q e bom ninguem comenta ne,pois nao sao eles q bate lavanca o tempo todo

    • Davi Farias
      19 de julho de 2012

      Também deveria acabar com a dupla pecada ( em Minas chamada de Movimento) onde o motorista de coletivo trabalha um pouco de manha e restante a tarde, e outra deveria voltar aposentadoria especial para os motoristas com 25 anos de contribuição, (desabafo PT de partido do trabalhador não tem nada, o fator previdenciário foi criado pelo Fernando Henrique, Lula foi eleito durante 8 anos agora é Dilma e parecem que ninguém ira fazer nada.)

    • Elenice
      6 de dezembro de 2012

      Os motoristas e cobradores de ônibus coletivos de São Paulo, reclamam falta de banheiros nos pontos de partida (principalmente à noite). Muitas vezes os estabelecimentos (bares, lanchonetes) fecham e eles não tem onde ir…

    • Moacir
      1 de janeiro de 2013

      Lembam não o povo é surdo cego e mudo.
      Se fosse nos paises arabes vocês iam ver se isso não mudava

      • Sergio DA ROCHA LIMA
        2 de janeiro de 2013

        E a aposentadoria especial ninguem fala nada sobre o assunto vcs acham que a mossada nova que est comessando a trabalhar agara vai conceguir se aposentar com 35 anos trabalhando nestas condies de escravido , eu particulamenta acho que todos sem pena e sem dor vai adoecer ou morrer antes .Sergio rio de janeiro.

        Em 1 de janeiro de 2013 12:18, “Blog Ponto de nibus” escreveu:

        > ** > Moacir comentou: “Lembam no o povo surdo cego e mudo. Se fosse nos > paises arabes vocs iam ver se isso no mudava” >

  3. leonardo-pe
    4 de maio de 2012

    sabe o q e isso amigo?Gula Pelo Dinheiro!sobre a nova lei,ponto para a Dilma!

    • Jefferson
      21 de junho de 2012

      Fala não!! o salário que agente ganha é gula?

    • agnaldo luiz da silva
      5 de julho de 2012

      agnaldo luiz responde para leonardo voce so pode ser empresario para fala que o salario que a gente ganha e gula nao e gula simplesmete e uma em justiça para nos que carregamos o nosso pais nas vias para botar o feijao com arroz em tua mesa leonardo.

    • Rone
      13 de julho de 2012

      Trabalha de graça então!!!

  4. Bruno Quintiliano
    4 de maio de 2012

    Também deveriam ser limitadas as horas extras e a jornada de trabalho máxima deveria ser menor, como outras profissões insalubres. O chamado carro direto é desumano.

    • ERICK
      17 de julho de 2012

      CINCO SALÁRIOS PARA MOTORISTA E TRÊS PARA COBRADORES,ACABAR COM DOBRAS E DIRETOS

    • Moacir
      1 de janeiro de 2013

      CARRO DIRETO FAZ QUEM QUER NINGUEM É OBRIGADO , NA EMPRESA QUE TRABALHO EU ESTAVA NA RESERVA ME MANDARAM FAZER UM CARRO DIRETO , EU DISSE QUE DIRETO EU NÃO IA , E DISSERAM PRA EU IR PARA O CARRO NÃO FICAR NA GARAGEM , EU FUI , QUANDO DEU 9:20 DE SERVIÇO MAIS OU MENOS 2:00 DA TARDE LARGUEI O CARRO LA NO FINAL COM 7:20DE TRABALHO + 2 HORAS EXTRAS ; PASSEI NO SINDICATO E JA AVISEI O QUE TAVA ACONTECENDO E FICOU COMBINADO SE NO DIA SEGUINTE HOUVESSE REPRESARIA O SINDICATO JA TAVA NA GARAGEM DE MANHÃ CEDO. A EMPRESA NÃO FEZ NADA CONTRA MIM.

  5. Gustavo Cunha
    4 de maio de 2012

    Boa noite.

    Pergunto:

    Então quer dizer que a profissão de motorista de ônibus, não existia ?!

    Os acordos coletivos firmados entre os sindicatos empregatícios e patronais, eram ficção ?

    Abçs.

    • Vamberto luiz teixeira
      27 de maio de 2012

      Vamberto luiz
      na verdade sindicato é só uma barganha entre empresário e eles mesmo isso ja foi dito mas os trabalhadores não veem alem das promessas ilusórias que eles fazem para adquirir fundos para não fazer nada. Eles na verdade ajudam mais empresário do que trabalhadores. e a nova lei já esta ultrapassada ,mas antes tarde do que nunca, nos já somos profissionais a muito tempo só faltava um reconhecimento no papel dificuldade de décadas como isso é possível né? mas parabéns para o governo que assumiu essa assinatura. OBRIGADO

    • carlos
      9 de julho de 2012

      Continua não existido! Caro colega.

  6. Celio Jorge Nascimento
    4 de maio de 2012

    essa lei vai valer para motorista de onibus urbano tembem.? o conhecido onibus coletivo?

    • blogpontodeonibus
      5 de maio de 2012

      Todos. Rodoviário, urbano e também para caminhoneiros

      • Celio Jorge Nascimento
        5 de maio de 2012

        obrigado, mto embora aqui em Mogi das Cruzes mototristas nao sao respeitados e vai continuar assim. temos o menor salario de toda regiao do alto tiete e de SP e nada acontece. Nosso sindicato é um lixo, nada faz pela classe trabalhadora. Dei baixa no sindicato por entender que pago algo que nao me ajuda em nada. So enriquecemos seus diretores.

      • Luiz Carlos Driver
        6 de maio de 2012

        Olá Célio… Embora este comentário não esteja em harmonia direta com o post, vou lhe fazer uma sugestão… Desligar-se do sindicato ou ficar se queixando não é a solução! Todos os associados e filiados ao sindicato tem de compreender de uma vez por todas que ‘vocês’ são o sindicato! Sem os filiados e/ou os associados o sindicato não existe, não exerce poder, não consegue nada. A lei permite que a qualquer momento, você como associado, bem como qualquer outro associado, tendo razões óbvias para queixas, questionamentos, suspeitas e até mesmo por um simples desejo, solicitem junto à diretoria do sindicato uma prestação de contas devidamente pormenorizada que seja expósta em local vizível para acesso geral dos demais associados. Caso os representantes do sindicato se recusem, você e/ou outro (s) associado (s) podem recorrer à promotoria pública solicitando uma auditoria onde se for constatado irregularidades reais, todos os dirigentes/diretores terão de prestar contas e até mesmo terão de ressarcir os danos, os prejuizos e cabe até mesmo indenização, etc… O bom seria formar uma espécie de comissão entre os associados que tem os mesmos interesses e fazerem isso juntos, unidos.
        Mas não pára por ai… Depois de tudo resolvido e esclarecido, tendo o resultado sido positivo ou negativo para qualquer um dos lados, formem uma comissão e nas próximas eleições sindicais se candidatem a serem os novos dirigentes, e apartir daí busquem fazer com que as coisas corram de forma lícita, honesta, digna e honrrosa para o benefício de vocês e de toda a categoria. Não fique só nas dúvidas e/ou nas queixas… tome atitude prática. Boa Sorte. Um Abraço.

      • preta
        6 de setembro de 2012

        Bom ….PRESIDENTE DILMA,com todo respeito a sua descisao,nao e tao facil assim cumprir esse horario,pela dificuldade de caminhoneiros descansarem em lugar seguro,nao existe espaco suficiente q suporte tantos caminhoes.E como fica a situaçao de quem trabalha por comiçao,bom seria q se valorizacem o salario de quem transporta o pais nas costas. Esses herois anonimos q ficam dias e ate mes sem ver a familia,em funçao de facilitar a vida de outras!Mas isso e so um detalhe em meio a tantos sacrificio,horas nas filas,espera para carregar, descarregar pagar para tomar banho e muitas outra humilhacoes q a maioria das pessoas desconhecem.So quem tem esposo e pai q sabe o quanto e sacrificado.Enfim seria bom se junto com essas leis viesem um piso salarial no minimo justo para esses HEROIS ESTRADEIROS!

      • domingos
        16 de outubro de 2012

        gostaria de saber se vai ser mesmo 06 salario minimo

    • Leonardo
      19 de julho de 2012

      dirigir usando celular não pode, dirigir e cobrar pode. quem manda? é os empresários ônibus. lembramos que mãe e filhos de autoridades não necessita do transporte coletivo

  7. Luiz Carlos Campos
    5 de maio de 2012

    QUASE UMA EXCELENTE NOTÍCIA- Certamente que é uma ótima notícia pois representa um avanço, e só não é uma excelente notícia pelo fato de não terem aderido ‘ao todo’ do projeto que inclui (ou incluia): Jornada de 6 hr/dia com intervalo de 00:20 minutos para os condutores profissionais de ônibus e Aposentadoria Especial de 25 anos de trabalho e a regulamentação referente às horas extras, dentre outros pontos menores mas que também são de suma importância.
    O governo FHC eliminou em 1995 a jornada de trab. de 6hr e a aposentadoria especial. Desde então alguns parlamentares, ministros, deputados e senadores tem elaborado projetos na tentativa de reaver aquilo que eu chamo de nossos ‘direitos adiquiridos’. Praticamente por último, o Senador Paulo Paim entrou com um projeto que estabelecia o ESTATUTO DO MOTORISTA PROFISSIONAL e que buscava então TODAS as melhorias no setor de transporte e trânsito em geral. Isso beneficiaria tanto a categoria, como a nação em geral e afetaria de forma positiva a terceiros, além de contribuir em muito para a redução do índice de acidentes, melhor qualidade de vida para os condutores e seus familiares, dentre outros benefícios; maaasss ao que PARECE (e posso estar enganado), o Estatuto “foi por água a baixo”, permanecendo apenas o que consta no post. Eu, como diretor sindical do setor de transporte, posso adiantar que com certeza os sindicatos irão se mover afim de se promover um movimento únido em busca do que ‘ficou de fora’. Aqueles que desejarem saber um pouco mais sobre tudo o que antecedeu essa tomada de decisão do governo, podem estar observando o blog-br.com/estatutodomotoristaprofissional.
    Em respósta ao amigo GUSTAVO CUNHA, tenho a esclarecer que sim, a profissão de motorista existia, mas não era regulamentada oficialmente… Qto aos acordos coletivos, estes nunca foram ‘ficção’ e sim uma realidade de cada trabalhador de todas as categorias, inclusive a nossa que é de Gestor de Unidade Móvel (Condutor / Motorista / …), e isso pode ser constatado em nosso hollerith, nos benefícios adjuntos, na nossa melhoria de qualidade de vida em comparação com tempos idos. Bem… A LUTA CONTINUA! Um Abraço.

    • Gustavo Cunha
      5 de maio de 2012

      Luiz,

      Obrigado pela resposta. Estava e continuo ciente. Meu tom, explícito, foi de ironia, pois acompanho as relações trabalhistas entre motoristas e empresas de ônibus, há anos.

      Permita-me dizer, respeitando opiniões divergentes que, nós o BRASIL regulamos através de leis, isto, aquilo e aquilo outro, MAS, letras escritas nos códigos, decretos e demais instrumentos legislativos, são positivas, entretanto, precisam enxergar a realidade e, respeitando as necessidades e possibilidades, DE TODOS, construírem o melhor, possível.

      Abçs.

      • Luiz Carlos Campos
        5 de maio de 2012

        rsrsrsr LEGAL Sr. Gustavo! rsrsrs Fico contente em saber que vc é mais um ‘combatente’ pela causa das coisas corretas. Concordo contigo que teoria é uma coisa e realidade é outra!. Vivo tentando fazer com que algumas pessoas, principalmente encarregados, chefes, líderes e fiscais entendam isso. Pensando nisso empreendi um projeto pessoal e particular, sem nenhum patrocínio pois não quero ‘ter o rabo preso com nínguém’ para que eu possa me expressar livremente, abertamente e de forma verdadeira. Esse projeto se refere a PALESTRAS (que prefiro chamar de Bate-Papo-Interativo), nas escolas, associações de moradores, igrejas e outras entidades/instituições diversas. Durante esse bate-papo busco mostrar a REALIDADE dos fatos, e o porque disso e/ou daquilo, etc. Abordo assuntos pormenores que não são tratados em outras palestras, cursos e nem por instituições agregadas ao sistema de trânsito e transporte. Tem sido um grande sucesso, graças a Deus, os tópicos que trato sobre ‘Como Ser Passageiro/Pedestre”. Tudo 100% GRÁTIS… Não peço nem mesmo ajuda no gasto com combustível. Pra mim é um prazer ser voluntário e poder contribuir mesmo que em pequena escala. Só este ano já tive um custo pessoal de quase R$3000,00 com aquisição de projetor, telão e outros instrumentos, pois a ‘coisa’ começou a crescer e me apresento em pequenos comércios, indústrias e fábricas de minha cidade. Provavelmente “amanhã” terei de começar a cobrar pelos meus serviços, mas esta é outra história. O que quero dizer com tudo isso, meu amigo, é que eu estou procurando ‘fazer a minha parte’, dar a minha contribuição de forma altruísta, do mesmo modo como você o faz entre os seus contatos, do mesmo modo como o faz o dirigente deste blog, do mesmo modo como o fazem diversas pessoas em outras localidades e que não conheçemos, mas que estão unidas em vêr mais além e tomar medidas práticas e não teóricas, hoje.
        Meu amigo… fiquem vc, família e amigos com Deus. Nos encontramos por aqui… Ok? Um Abraço.

    • ted
      30 de julho de 2012

      bota uma coisa na cabeça quem esta bem nao quer saber quem esta mau pow se esiste o pobre e porque muitos queren ganhar milhoes e outros fican com o serviço pesado ganhando salario minimo,a rais de todos o mau e o dinheiro isso e BRASIL

    • Marcos
      16 de outubro de 2012

      O salário de motorista em todos os tipos de veículos;tem por objetivo serem iguais.Mas na prática isso é apenas o que desejamos!
      Pois,um vereador em qualquer cidade brasileira ganha no minímo cinco vezes mais do que qualquer motorista…que tem jornada de trabalho excessiva.
      Sr.Dilma;por favor;reeveja os seus conceitos quando for formatar alguma lei…consulte um profissional no ramo de transportes…pois só quem sabe quais são às necessidades prioritárias na categoria são:os motorista de transporte em geral!!!

      Um dia, vamos ser valorizados….

  8. charlles lages de oliveira
    6 de maio de 2012

    Com toda sinceridade eu esperava a volta da aposentadoria especial p/ todos os motoristas proficional porque p/ aturar esse transito pesado das grandes cidades e essas rodovias horrorosas e impossivel um motorista se aposentar com 35 anos de contribuição p/ nossos governantes e melhor nos aposentar por auxilio doença do que a especial. obs e muito dificil um motorista chegar a 35 anos de contribuição 99% se aposenta por auxilio doença p/ eles e lucro pois assim ñ nos aposentamos com 100% por cento de direito.e sim com uma media de 75 a 85% nos rodoviarios queremos e a volta dos 25 anos de contribuição falou gorvernantes. abs:eu convido a qualquer politicos p/ dar uma viagem no transito do Rio de Janeiro por algumas horas p/ eles ver como e que e uma vida de motorista vaelu eu desafio qualquer um deles,

    • Luiz Carlos Campos
      7 de maio de 2012

      Olá amigo Charlles… Lembrei-me da música do compositor Benito de Paula: Meu Amigo Challe Brow, rsrsrsr. Bem… Vamos ao que interessa, néh? >>> Seguinte: Não se desespere, não desânime e nem desista pois aquilo que você espera dos nossos governantes é também mesmo que os demais da categora também aguardam ansiosamente, sou seja, a volta da aposentadoria especial e das 6:hr de jornada de trabalho, e quanto a isso acredito que teremos novidades AINDA ESTE ANO, pois o projeto de lei que regulamenta isso AINDA ESTA EM TRÂMITE no Congresso Nacional aguardando apenas alguns ‘ajustes finais’ pois tudo que o engloba é bastante complicado. Este é de autoria do Senador Paulo Paim e Conta com o apoio de muitos outros ministros políticos. O assunto de que trata o post acima é referênte à Lei 12.619/2012 e representa um passo, um avanço significativo para todos os brasileiros. Portanto, amigo Charlles… A Luta Continua!. Um Abraço.

      • ivo
        2 de outubro de 2012

        ola Luiz Carlos,
        sou motorista de onibus no Rio e a tempos andava procurando ler algo sobre essa nova lei…mas eu gostaria de acrescentar que fiscais, despachantes e inspetores deveriam ter outro sindicato…porque quando nos recusamos a dobras, são eles que fazem as tais ameaças que outro amigo citou acima…são eles que ficam de espiões dos patrões para punir motoristas…são eles que por vezes não querem nem que o motorista vá ao banheiro entre uma viagem e outra…é claro que existem os maleaveis…poucos…
        a verdade é que as empresas e seus patrões ainda tratam seus funcionários com a mentalidade do século passado, retrasado…quem tem cargo de chefia trabalha com um chicote na mão e nós motoristas e cobradores, com correntes nos pés…e olha que algumas empresas se dizem top de linha, um modelo a ser seguido…como?
        empresas grandes tem mentalidade avançada…os funcionários crescem junto com a empresa…já fui representante comercial/vendedor e aprendi que para o funcionário que tras a receita para a empresa são dadas todas as condições de trabalho para que faça isso da melhor maneira…inclusive com incentivos financeiros…mas empresas de onibus e seus patróes acham que motoristas de onibus são parecidos com camelos…entram no onibus, atravessam o deserto (transito) durante 9, 11, 15 horas e só quanda acaba a jornada é que podem beber agua, comer um salgadinho, ir no banheiro e talvez ir para casa dormir 4 ou 5 horas…
        um abraço

      • Luiz Carlos Pires de Campos
        4 de outubro de 2012

        Obrigado pelo retorno… Ao ler sua mensagem achei que nós trabalhavamos na mesma empresa! rsrsrs É Exatamente a Mesna Coisa aqui em Marília. Qualidade de vida? Que Nada, nem se fala mais nisso!. Assuntos relacionados com ergonometria, é só no papel. Bem Ivo, na verdade minhas queixas e seus questionamentos são os mesmos de outros colegas de outras localidades. Todos nós padecemos desse mau empresarial estilo ARISTOCRÁTICO. Bem vamos ao que interessa: Essa LEI é única e exclusivamente apenas para “Regularizar A Profissão de Motorista”, ou seja, ela é agora parte da CLT e dispõe de detalhes quanto ao tempo de direção, jornada diária, descanço, etc. Os demais detalhes como salário, remuneração estando parado, e outros itens AINDA são coisas a serem conquistadas pela união dos colegas em épocas de dissídio com o apoio dos Sindicatos. Sómente quando estiver efetivado de forma definitiva e conclusiva o Estatuto do Motorista é que outros detalhes serão atingidos. Essa lei está mau elaborada pois se aplica apenas aos motoristas de ônibus que percorrem as rodovias e aos motoristas de caminhão e carreteiros que também percorrem as estradas. Ela não atinge os motoristas profissionais de ônibus coletivo, de fretamento, escolar e nem os motoristas de caminhão que fazem entregas dentro das cidades, bem como não atinge os motoristas profissionais que trabalham com peruas kombi, Vans das empresas, fazendo serviço de transporte de funcionários, entrega de malotes, serviços de banco, atendimento de emergência, etc. Também não se aplica aos motoristas profissionais PÚBLICOS que trabalham com caminhões nas coletas de lixo, nas secretarias de transporte, educação, saúde, etc. Enfim… Tá Tudo Errado! A LEI é Boa Por Um Lado e Uma Bela Porcaria Por Outro! Mas o que se pode esperar de pessoas que não são profissionais, não andam de ônibus, nunca tiveram um curso de gestão de trânsito, pouco sabem e só na teoria pois prática mesmo, NADA! Sou a favor de que os fiscais devem ser obrigados a fazerem cursos na aarea de transporte e trânsito, além de atualização de cursos tipo Formação de Equipe e Liderança. Pra ver se eles aprendem alguma coisa! Pois de nada adianta eu, você e os demais colegas fazermos cursos e aprendermos como deve ser nosso comportamento no trânsito e tudo o mais, se na hora ‘H’, eles, os “SuperFiscais Líderes Chefes”, NOS OBRIGAM A FAZERMOS TUDO AO CONTRÁRIO do que aprendemos e sabemos como deve ser. Horários super apertados onde não se leva em conta o trânsito caótico, clima, acidentes de trânsito que nos forçam a sairmos da rota, buracos valetas lombadas sinalização em massa que nos seguram no trânsito, etc. Patrões que retiram os veículos de circulação causando super lotação nos carros que circulam. Olha amigo, são tantas incoerências e desrrespeito para com a Lei, Funcionários e usuários que nem vale apena ficar aqui relatando tudo. Essa LEI fala de fiscalização, mas não instituiu um órgão ‘competente’ pra fiscalizar. Se Eu ou Você vamos fazer uma queixa no Ministério do Trabalho, somos obrigados a nos identificar e a empresa recebe a notificação com o nome do queixoso. Já sabe néh?… Dependendo do caso é demissão sumária, imediata. Essa LEI tá cheia de furos, pois foi elaborada por pessoas que nada sabem, mesmo que tenham tido boa intenção, mas só isso não basta pra se reduzir o grande índice de acidentes e melhorar a qualidade do transporte no país, nem serve pra melhorar nossa qualidade de trabalho e nem de vida. Encontre o site: http://www.estatutodomotorista.com.br e verá que está tudo parado. O espaço pra gente participar com comentários não é visto por outras pessoas, além do que eles não te dão resposta nenhuma. Só estão recebendo mensalmente seu salário referente a formação dessa equipe do estatuto, e fazendo reuniões que parece que não está tendo nenhum resultado prático além de belas palavras e elogios entre os participantes. Faça como eu, Cobre Soluções do pessoal desse Estatuto, incentive outros colegas a contactar os dirigentes desse Estatuto e apresentarem suas opiniões e cobranças pra que saia logo do papel e se torne uma prática. Esse Estatuto reza sobre trabalhar 6: hrs, intervalo de 0:20 minutos, extras a 100%, aposentadoria especial de 25 anos, dentre outras coisas boas legais justas e necessárias. Disseram que estaria pronta no final de 2010, depois disseram que seria no primeiro semestre de 2011, depois devido a alguns pormenores adiaram para o segundo semestre de 2011. já estamos terminando 2012 e até agora NADA! TEMOS DE COBRAR PROVIDÊNCIAS IMEDIATAS. Os assuntos refente ao Transporte Público já estão prontas, restando apenas acertarem os detalhes refente ao transporte de caminhões e carretas (Internacionais). SE NOS CALARMOS E FICARMOS ESPERANDO ‘POR ELES’, TUDO VAI CAIR NO ESQUECIMENTO!
        Esse Estatuto abrange TODAS AS CATEGORIAS DE MOTORISTAS (Moto Taxi Escolar Ônibus Caminhão….). É isso ai… Acredito Ivo, que em breve teremos Boas Novas pra comentarmos entre nós! Felicidades pra ti, família e amigos. Te Cuida! Vai de Vagar e Sempre e Nós Nos Encontraremos Por Essas Estradas da Vida. Um Abraço.

  9. carlos santos
    8 de maio de 2012

    boa tarde,senhores .ja e um começo, peço a todos mais uniao, que as conquistas virao.pois a falta de comdutores profissionais no mercado esta ficando escassa. sou a favor do cartao na roleta,pois diminuiria os assaltos. poderiamos aprofeitar os companheiros cobradores em outras funçoes,como no embarque de passageiros em terminais,tirando duvidas dos passageiros sobre etineraio, na organizaçao dos embarques,no auxilio aos despachantes,nos pontos do brs no cento do rio, etc.

  10. jorge
    8 de maio de 2012

    E quanto a aposentadoria de 25 anos ela e retroativa quem já trabalhou os 25 anos já pode se aposentar, como e isto?

    • Luiz Carlos Campos
      10 de maio de 2012

      Olá Jorge… O post acima se ref. ao projeto do Senador Clésio Soares de Andrade-PMDB/MG, e em seu projeto “ficou de fora” a periculosidade, a aposentadoria especial e outros itens, no entanto não está descatada e é grande a possibilidade de vermos essas coisas sendo aplicadas ainda neste ano atrávez do projeto do Senador Paulo Paim, que está a instituir o Estatuto do Motorista profissional que irá regulamentar diversos itens como 6:hr de jornada com 00:20 de intervalo, periculosidade, penosidade, aposentadoria especial com 25 anos de trabalho no volante, horas extras a 100%, cursos, etc…. Tudo isso irá contribuir em muito para uma melhor qualidade de vida dos profissionais, pois terão mais tempo pra família, laser, descontração, descanso, e poderão voltar a estudar, além de outros benefícios materiais, sociais e até mesmo espirituais. Há bons homens, bons políticos envolvidos em todo esse processo, e quanto a nós, nos resta apoiarmos, participarmos com nossas sugestões práticas e aguardarmos todo o desenrrolar. Mas fique ciente de que o projeto acima, sancionado pela Exlma. Sra. Dilma em 02.05.12 e que entrará em vigor em 16/06/12 (pois o prazo para as espresas se adequarem às novas normas é de 45 dias), É SEM DÚVIDA UM GRANDE PASSO, UM AVANÇO que será reaproveitado no Estatuto do Motorista conforme comentou o Senador Paulo Paim em uma reportagem. Permaneceremos Únidos Pois a Luta Continua!. Um Abraço.

      • carlos
        9 de julho de 2012

        …que está a instituir o Estatuto do Motorista profissional que irá regulamentar diversos itens como 6:hr de jornada com 00:20 de intervalo, periculosidade, penosidade, aposentadoria especial com 25 anos de trabalho no volante, horas extras a 100%, cursos, etc…. Tudo isso irá contribuir em muito para uma melhor qualidade de vida dos profissionais, pois terão mais tempo pra família, laser, descontração, descanso, e poderão voltar a estudar, além de outros benefícios materiais, sociais e até mesmo espirituais. Dilma vetou todos nossos direitos.

      • junior
        11 de julho de 2012

        Boa noite amigo.
        A verdade é que eu não entendi muito bem nada dessa lei que foi aprovada pela nossa Presidente,poderia me deixa mais claro o porque deste debate no blog.
        Quase esqueci de irforma que sou rosoviário do Estado do Rio de Janeiro .
        Aguardo contato ai esta meu e-mail.abçsss

  11. ed carlos
    9 de maio de 2012

    ola companheiros, gostaria de saber se a nova lei tambem influi em nosso salario. pois houvi uma conversa que seria no minimo de tres salarios na carteira, se alguem tiver alguma informaçao nesse sentido ,por favor nos informe . abçs……..

    • Luiz Carlos Campos
      10 de maio de 2012

      Olá Ed Carlos… Sou Diretoir de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Motoristas de Marília e Região, e venho lhe responder que NÃO… NÃO, o projeto de que trata o post acima nada tem haver diretamente com salários, rendimentos afixados em CTBs, etc, e pra falar a verdade desconheço qualquer projeto que aborde esse tema, e veja que mantenho contato constante com senadores, deputados e outros ministros políticos além de eu estar sempre visitando as páginas dos sites do congresso, do parlamento e outras. Se acaso você tiver alguma informação mais detalhada sobre isso, tipo uma reportagem ou algo assim, por favor me informe que farei uma pesquisa mais minuciosa pra estar lhe dando um retorno mais conciso, mas não pode ser informação obtida da “Rádio-Peão”, Ok? rsrsrsr.
      Um Abraço amigo… Inté Mais.

      • GILMAR DE F LIMA
        23 de maio de 2012

        OLÁ companheiro Luiz, o companheiro podia fazer parte do sindicato de Juiz de Fora, continue o bom trabalho UM ABRAÇO pra vc e pra todos os colegas do transporte coletivo

  12. HEZAQUE GOMES
    9 de maio de 2012

    09/05/2012
    HEZAQUE GOMES DA SILV
    quero saber a respeito da aponsentadoria especial 25 anos dos motorista

    • Luiz Carlos Campos
      10 de maio de 2012

      Olá amigo Ezaque… O post acima se ref. ao projeto do Senador Clésio Soares de Andrade-PMDB/MG, e em seu projeto “ficou de fora” a periculosidade, a aposentadoria especial e outros itens, no entanto não está descatada e é grande a possibilidade de vermos essas coisas sendo aplicadas ainda neste ano atrávez do projeto do Senador Paulo Paim, que está a instituir o Estatuto do Motorista profissional que irá regulamentar diversos itens como 6:hr de jornada com 00:20 de intervalo, periculosidade, penosidade, aposentadoria especial com 25 anos de trabalho no volante, horas extras a 100%, cursos, etc…. Tudo isso irá contribuir em muito para uma melhor qualidade de vida dos profissionais, pois terão mais tempo pra família, laser, descontração, descanso, e poderão voltar a estudar, além de outros benefícios materiais, sociais e até mesmo espirituais. Há bons homens, bons políticos envolvidos em todo esse processo, e quanto a nós, nos resta apoiarmos, participarmos com nossas sugestões práticas e aguardarmos todo o desenrrolar. Mas fique ciente de que o projeto acima, sancionado pela Exlma. Sra. Dilma em 02.05.12 e que entrará em vigor em 16/06/12 (pois o prazo para as espresas se adequarem às novas normas é de 45 dias), É SEM DÚVIDA UM GRANDE PASSO, UM AVANÇO que será reaproveitado no Estatuto do Motorista conforme comentou o Senador Paulo Paim em uma reportagem. Permaneceremos Únidos Pois a Luta Continua!. Um Abraço.

  13. lenilson
    10 de maio de 2012

    trabalhei em uma empresa de onibus a 11 anos e 5 meses e muito desgastante, quando chega em casa so quer descançar não tem animus p. mais nada,e muito extresante o trabalho de motorista coletivo então porque nosso salario e tão pouco?

    • ed carlos
      10 de maio de 2012

      sim e verdade lenilson, me desculpe mas a verdade e essa, nossa categoria nao tem uniao, quando se fala em reendificaçao salarial,paralizaçao ou greve ,99,9% fica de fora, e quem tem coragem de encarar muitas das vezes e prejudicado , sofre perseguiçao trabalhista, e ate mesmo demissao , mas se todos nos se unirmos ,conseguiremos tudo isso e muito mais, valeu, a luta continua jamais desista. abçs…………

  14. idacio
    11 de maio de 2012

    Podemos comemorar um reconhecimento politico,uma forca sindical? Ou um resultado da mais antiga lei da humanidade,a lei da oferta e da demanda.

  15. walter domingues
    12 de maio de 2012

    gostaria de saber se esta lei ira tambem favorecer motorista de onibus, porque aqui no abc quem dita as leis e ordens e uma suposta empresaria que pensa que motorista e maquina e nunca ira se quebrar.e manda em tudo ate em quem deveria cuidar e organisar a categoria……..

    • blogpontodeonibus
      12 de maio de 2012

      Sim, a leu se aplica a motoristas de ônibus também, como os de carga

      • feliphe
        16 de julho de 2012

        e a carniça do salario vcs nem falm nada

      • blogpontodeonibus
        16 de julho de 2012

        Falamos sim. LEIA O ARTIGO SOBRE A FALTA DE 50 MIL MOTORISTAS QUE FALTAM NO MERCADO, ENTRE OUTROS MOTIVOS, COM OS SALÁRIOS FIGURUNDO NOS PRINCIPAIS. ACESSE A PÁGINA PRINCIPAL DO BLOG EM PONTO DE ÔNIBUS ACIMA DA MANCHETE

  16. joão batista de olveira
    12 de maio de 2012

    só sa saber quando essa lei vai comesar a valer?

    • blogpontodeonibus
      12 de maio de 2012

      Esta lei já está em vigor

      • Luiz Carlos Campos
        15 de maio de 2012

        Adamo… tenho procurado responder às indagações dos amigos que participam com seus comentários neste seu blog, de uma forma racional, lógica e equilibrada; e assim como você tenho respondido que “sim… a lei já está em vigor”, “sim… alei se aplica a todos os motoristas profissionais de todas as categorias”, e tenho feito isso com base na própria lei 12.619/2012, mas dúvidas pairam sobre minha mente, diante de controvérsias que tenho encontrado.
        Recebi do gabinete do Senador Paulo Paim, um e-mail constando uma cópias na integra da lei e suas observações positivas sobre a mesma. Veja bem… ela refere-se a “motorista” e “motorista profissional”, NÃO ESPECIFICANDO UMA DETERMINADA CATEGORIA (Urbano, Rodoviário, Carga, Táxi, etc), e ela também deixa claro que a Exlma. Presidente Sra. Dilma vetou às Empresas “um período de adaptação ou adequação à Lei, determinando que a mesma entre em vigor após sua publicação oficial… etc”; no entanto… dá-se que, encontrei o seguinte:
        http://www.clesioandrade.com.br/Paginas/Noticia.aspx?n=271
        “O senador Clésio Andrade (PMDB-MG) considerou uma conquista do setor transportador a publicação, nesta quarta-feira (02), da Lei 12.619/2012, que entra em vigor em 45 dias e regula a profissão de motorista. “Foi uma vitória do diálogo entre empresários e profissionais, que construíram pelo consenso o texto finalmente aprovado pelo Congresso Nacional”, afirmou o senador mineiro, presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT)… (Portanto entraria em vigor dia 16.06.12)” >>>>>>>> E >>>>>>>>>
        http://www.clesioandrade.com.br/Paginas/Inicio.aspx
        AUDIO = 10/05/2012 = Em entrevista à Rádio Itatiaia, o senador Clésio Andrade se refere a MOTORISTAS RODOVIÁRIOS E DE CARGA/ E S T R A D E I R O S por duas vezes e nada diz sobre as transportadoras que atuam dentro dos municípios, ou sobre o transporte coletivo urbano, etc…
        Enviei dois e-mail ao senador Clésio Andrade solicitando o favor de elucidar as dúvidas… a Lei já está em vigor ou passará a vigorar em 16/06/12???… A Lei refere-se a TODA a categoria de motoristas profissionais ou apenas aos rodoviários e estradeiros???… Mas até o presente momento em que lhe escrevo isto tudo, não obtive respóstas do gabinete do senador.
        Pra piorar… observei que a ANTT, que é o orgão que rege oficialmente o transporte terrestre e que faz até mesmo parte do movimento Pró-Estatuto (Estatuto do Motorista Profissional – Projeto do Senador Paulo Paim), NEM MESMO CONCEDEU UMA SÓ LINHA SOBRE A LEI 12.619/2012!… Enviei um e-mail a eles questionando esse fato e até o momento não obtive respósta. Entrei no site do Ministério dos Transportes e… pasme… também não encontrei nenhuma menção sobre a lei 12.619/2012 de 02.05.2012.
        Os colegas não encontram BASE e nem FORÇA MORAL para pararem após as 4:hr ininterruptas de viagens urbanas e se sentem inseguros, desprevenidos de apoio legal, pois estão desprovidos de dados reais, mais exatos, sem se falar que não querem prejudicar a população e muito menos ales próprios com respeito a seus serviços seculares. Por outro lado, a Empresa, mediante seus encarregados e fiscais simplesmente riem quando tocamos nesse assunto e dizem que não estão fazendo nenhuma alteração e que não farão, pois “…isso não vai dar em nada não!”, dizem!.
        Não vou nem mencionar a respeito do sindicato e/ou advogado(a) do mesmo pois faço parte da diretoria e sei o que pensam e dizem e como agem… mas este é outro assunto que estou cuidando pessoal e particularmente… Ok? Entendeu néh!?
        Voltando ao assunto >>> ADAMO… POR FAVOR RELEIA A PARTE SOBRE OS SITES MENCIONADOS ACIMA… PESQUISE PESSOALMENTE OS SITES… ENTRE EM CONTATO COM OS SENADORES E/OU COM OS RELATORES DO PROJETO/LEI E VEJA SE CONSEGUE OBTER RESPÓSTAS FIDEDIGNAS (de preferência por escrito) SOBRE AS DUAS INDAGAÇÕES ACIMA que tem sido os pontos mais levantados pelas pessoas que participam deste seu blog E DEPOIS NOS ESCLAREÇA TUDO.
        Sei que este seu Blog, bem como o Canal do Ônibus, são ferramentas de Grande CREDIBILIDADE devido a exatidão de informações que são postada com seriedade e serenidade, e é exatamente por isso que recorro a ti, pois até o momento eu não obtive êxito, e nós precisamos ENTENDER para podermos repassar e até mesmo cobrar o cumprimento da Lei.
        Deixo meu e-mail pra ti e espero receber em breve uma nota pessoal sua sobre o assunto… porque os demais até agora não me responderam nada, nem deram a mínima pra mim, rsrsrsrsr
        luiz-cpc@hotmail.com
        Obrigado… Um Abraço e Sucesso em seus empreendimentos.

      • Moacir
        1 de janeiro de 2013

        AMIGO LUIZ CARLOS CAMPOS AQUI EM GUARULHOS SP SE ALGUÉM SONHAR EM MONTAR UMA CHAPA SINDICAL DOS MOTORISTAS DE ONIBUS SENDO OPOSIÇÃO AO SINCOVERG O PRESIDENTE DO SINDICATO JUNTO COM SEUS DIRETORES PERSEGUE TANTO AO PONTO DE MANDAR MATAR . AQUI NINGUÉM É DOIDO DE MONTAR UMA CHAPA NÃO, JA MATARAM 3 NESTE MUNICIPIO

  17. joão batista de olveira
    12 de maio de 2012

    Ha! esqueci de diser q sou motorista rodoviário do setor de teófilo otoni-mg e faço 2 linhas uma de 8 e outra de 9 horas e repito a perguta essa leis vai valer ainda esse ano obrg. abrçs.

  18. sergio da rocha lima
    13 de maio de 2012

    se a aposentadoria de 25 anos estiver valendo , quando que se pode dar entrada na aposentadoria se tiver os 25 anos trabalhado ? sergio rodoviario do rio de janeiro.

    • blogpontodeonibus
      13 de maio de 2012

      Creio que o ideal amigo Sergio seria você procurar uma agência do INSS com toda a documentação pessoal e que comprove sua contribuição para uma orientação mais precisa.
      Abraços

  19. alexandre borges de oliveira
    18 de maio de 2012

    fico indignado,pois nossa profissão é muito penosa ninguém fala nada a respeito de nossa aposentadoria ,não só eu mas muitos de nossos colegas aprovamos que deveríamos nos aposentar com 25 anos de serviço por ser muito sofrida nossa jornada e muito desgastante psicologicamente .atualmente nos trabalhamos 35 anos nos aposentamos e depois desfrutamos poucos pois estamos tão acabados de trabalhar que morremos logo ;ai segue meu apelo.

  20. mara cristina
    18 de maio de 2012

    ÓTIMO!!!MAS PRECISA MELHOR NO PISO SALÁRIO QUE É UM HORROR, MOTORISTA QUE DIRIGI NAS ESTRADAS COM 42 PASSAGEIROS GANHAM UMA MISÉRIA!!!!PRECISAMOS ÉDE UM SALÁRIO DIGNO, PQ É UMA VERGONHA MOTORISTA QUE TEM TANTA RESPONSABILIDADE QUE CARREGAM VARIAS VIDAS, GANHAM UMA MISÉRIA…
    PISO SALÁRIAL 1.322,00…NA REGIÃO PRESIDENTE PRUDENTE/SP E NINGUÉM TOMA PROVIDÊNCIAS….

    • ALEXANDRE
      14 de julho de 2012

      MEU QUERIDO, APOIO VC, NÓS TRANSPORTAMOS A CARGA MAIS VALIOSA, E ESSE SALÁRIO NÃO É DIGNO PARA NÓS, MEU QUERIDO EU ASSINO EM BAIXO…!!!!ESSAS LEI QUE FOI APROVADA JÁ TINHA, DEVIÃO TE APROVADP SALÁRIO MELHOR PARA NÓS, ESSES POLÍTICOS LADRÕES…!!!!!!

    • Ane Lima
      21 de agosto de 2012

      Muito bem!!! E o SALÁRIO?????????? E a remuneraçao??? E o adicional de Periculosidade??? Afinal por estas ruas estao sujeitos a muito risco de acidente em meio a tanta imprudencia e rodovias mal sinalizadas!!! Que lei mais de fraca!!! Falta quase tudo!!! Quer iludir a quem???

  21. mara cristina
    18 de maio de 2012

    AH!!! ME ESQUECI….TEMOS Q FAZER VARIOS CURSOS , E SOMOS TÃO DESVALORIZADOS , SENDO QUE PILOTO DE AVIÃO É TÃO VALORIZADO, CARREGAMOS VIDAS COMO ELES…DILMA !!!!!!!!!! TOMA PROVIDÊNCIAS POR NÓS…AQUI A REGIÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE/SP AS EMPRESAS NÃO PAGAM NEM AS NOSSAS HORAS EXTRA TRABALHADAS… E NINGUÉM VÊ ISSO…NEM O PRÓPRIO SINDICATO ….

  22. alan kardec jose de souza
    18 de maio de 2012

    obrigado por ter alguem q se preocupa com nos sou a favor de posentadoria com 25 anos de trabalho pois o motorita e sobmetido em muitos perigo como por exenplo de dormir dentro de caminhao em sima de dois tanques de combustivel pois tem q existir a pelogosidade obrigado alan kardec de souza cascavel pr

  23. obreiro
    18 de maio de 2012

    02/05/12 – A presidenta Dilma Rousseff sancionou na última segunda-feira (30) a Lei 12.619 que dispõe sobre o exercício da profissão de motorista, trazendo algumas mudanças para as empresas que empregam motoristas especializados em seus quadros funcionais.

    Publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (2) a lei altera artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), além de modificar alguns artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As alterações entram em vigor em 45 dias, a contar da data da publicação da Lei (2).

    Dentre as novidades apresentadas pela nova norma está o enquadramento como motoristas profissionais de veículos automotores aqueles cuja condução exija formação profissional e que exerçam a atividade mediante vínculo empregatício, nas seguintes atividades ou categorias econômicas: a) transporte rodoviário de passageiros; e b) transporte rodoviário de cargas.

  24. jainy braga
    19 de maio de 2012

    olá , gente gostaria de saber se se isso valer para motoristas de transposte coletivo urbano (motoristas de onibus de bairros, municipios ) ? essa lei tambem aumenta o PISO salarial ?
    # Vitória ES.

    • blogpontodeonibus
      19 de maio de 2012

      Vale sim para motoristas de urbanos e o piso salarial é de acordo com cada convenção trabalhista local.

  25. leonardo
    19 de maio de 2012

    gostaria de saber porque q todas as leis são feitas em cima do motorista, principalmente do caminhoneiro, são restrições, excessos entre eixos q é uma maneira de roubar do caminhoneiro, a gente tá lutando para conseguir o sustento da nossa familia na estrada é sol chuva poeira frio filas multas tudo em cima da gente, e esses deputados lá na sombra e água fresca inventanddo moda para tirar dinheiro da gente é muita falta de conciencia,80% por cento dos carros pequenos circulam a passeio e tem o acesso livre e rodovias melhores, por exemplo caminhoes tem q descer pela anchieta e carros podem descer pela imigrantres, porque q eles não aprovam a lei para ajudar a classe como por exemplo aposentar com 25 anos de profissão, porque vc rodar 25 anos na estrada vc já estará todo arrebentado.

    • blogpontodeonibus
      19 de maio de 2012

      Concordo. Tanto o caminhomeiro como o motorista de ônibus precisam ser mais valorizados, não só com salários, mas respeito e melhores condições

  26. WAGNER SIMMER
    20 de maio de 2012

    A NOVA LEI DO MOTORISTA ESTIPULA UM PISO SALARIAL ?

  27. roberto gomiero
    22 de maio de 2012

    cobrir riscos relacionados a atividade profisssional ,custeado pelo empregador ,assalto,batida seria isso

  28. Daniele Cruz
    23 de maio de 2012

    Não achei nada favorável ao motoristas de transporte de carga em principal aqueles que trabalham por comissão,mas infelizmente vivemos em um país que “os bons ainda pagam pelos maus” e essa historia de mais segurança contra roubo..´.pois é meio difícel né…Pô nada ajuda só atrapalha….Vocês não tem ideia em que vai diminuir a renda de muitas e muitas e muitas famílias mesmo…uma base de R$2.400,00 a menos em orçamento famíliar,isso se reflete em 45% de lucro de um motorista. O que sabe o senado sobre dirigir horas pra cumprir um horário de entraga…se eles soubessem realmete o que é dirigir horas e horas eles se preocupariam em dar mais atenção as estradas e menos leis para trafégo de caminhões em certas rodovias ou com horários de “sono e descanço” ou acham que motorista não dorme,não discança ou não come por que não quer…mas infelizmente existem estradas com KM de congestionamentos(motivos= maioria acidente de automovéis pequenos)as estradas horrívels como ja citei o que torna impossível trafegar na metade da velocidade permitida e uma coisa importante ja que essa lei não ira mudar mesmo eles devem se preocupar é com as empresas que solicitam o transporte que fazem o motorista esperar horas ou as vezes um ou dois dias até mais ja vi acontecer para carregar ou descarregar que seja, e ainda colocam horário de entrada e saída bem diferente do que realmente foi…e reclamar pra quem não tem o que fazer se não tem serviço,não ta gostando tem goste. Esse tipo de lei reflete com vantagem e também se vê que é com intenção a favorecer ao trafégo de veículos pequenos não da para enchergar outra coisa se não isso..rídiculo. Sei que nada vai mudar,mas fica aqui mais uma reclamação de uma cidadã ,que não valerá de nada .

    • vanda
      4 de agosto de 2012

      concordo plenamente com vc danielle os inventores dessa lei tem um excelente salario nao sabem se quer como subir em um caminhao muito menos como o arroz e o feijao chegam a mesa deles menos ainda quanto ganha um motorista do tranporte de carga, eles nao suam a camisa para ganhar o salario gordo deles porisso acham que estao fazendo maravilhas para quem sua a camisa.

      • rubens ao f da luz
        5 de agosto de 2012

        entao vamos fazer uma greve dos motoristas asalariados sem depender dos sindicato e so nos unirmos e nao irmos trabalha tambem o que estraga e os fanaticos por caminhao basta a impresa da um caminhao novo e eles esquese ate da familia

      • fabio alves
        8 de agosto de 2012

        concordo com vocs a firma onde trabalho colocou dois motoristas em cada caminhão..fazendo troca d turno…o salario q eu ganhava antes da lei paga os dois motoristas quero saber s a dilma vai vir aqui na minha casa m ajudar a por comida na mesa pra minha familia….

      • rubens ao f da luz
        10 de agosto de 2012

        e meu irmao entao toma corage e manda esse emprego pro espaso ou entao reuine uns saco rocho dos motorista ai da tua firma e faz greve so vamos conseguir assim quando todos dar a mao e se uni e fazers sim o dia do motorista

  29. leandro silva
    23 de maio de 2012

    Tambem ira almentar o salario?E se almentar vai aumentar para os cobradores tanbem?

  30. geferson
    24 de maio de 2012

    Olá amigos,sou motorista rodoviário da região de Ribeirão Preto SP, e quero deixar meu apreço,
    e admiração a pessoas dedicadas, e que acreditam em uma mudança, para nossa classe tão desvalorizada.
    Um Motorista, quando se trata de salário aos olhos dos Empresários,é taxado como pessoa comum, sem valor remunerado á altura, de suas obrigações, pela vergonha e descaso do que se recebe hoje em dia.
    Porem este mesmo Profissional, ao ter relacionamento em um Acidente de qualquer proporção,
    lhe é feito a seguinte colocação;
    Você não sabia do tamanho da responssabilidade, que você tem nas mãos?.
    Porem Amigos a de se entender que.
    Temos um bem de meio milhões de reais nas mãos, e 42 vidas sem chance de valores somados, isto porque vidas não é mercadoria, por tanto não se soma valores.
    A Grande sacanagem, vem exatamente desta colocação acima.
    Nossos valores são restritos a Sálarios, porem a responssabilidade, somos magistrados, em casos por maiores, Doutorados.
    Que Deus na sua grandeza de compaixão, nos guie, por todo este estradão da vida, e que ilumine a cabeça dos, chamados Magistrados e Doutorados, para que adentrem nesta batalha onde poucos, são chamados apesar de muitos serem escolhidos.
    Um abraço a todos e meu respeito as opinioes contrárias.
    Geferson.

  31. joão luiz gundes dos reis
    26 de maio de 2012

    gostaria de saber porque,??? motorista que transporta carga-perigosa,ganha mais que motorista de õnibus.sera que vidas humanas nâo tem valor alguma ,e sim gasolina,alcool,diesel.etc.etc.etc

  32. Vamberto luiz teixeira
    27 de maio de 2012

    Ha o salário!!!… isso é que vai ser polemica, vamos ter que trabalhar com categorias diferenciadas no setor de cargas. Temos profissionais de caminhões 3/4,Truck,carretas, Bitrens,Rodotrens,extra pesados como as pranchas que puxam as peças com grandes dimensões, será que eles tem um projeto que vai fazer entender que salário CORRETO deverá ser pago para cada categoria respectivamente. Eu acho que não vão inventar uma mixaria para ajudar empresário a ganhar mais as custas de motorista. a proposta de salário menor deve ser de 1200,00 com uma diferença de 500,00 para cada categoria seria de bom tamanho pra começar a conversa.

  33. Edvaldo Pereira
    28 de maio de 2012

    Gostaria de saber se a nossa presidenta DILMA a quem eu ajudei se eleger para o posto mais alto na politica Brasileira, aprovou p/ a categoria a aposentadoria aos 25 anos de contribuição como estava previsto no texto aprovado no SENADO, ou se teve coragem de nos responsabilizar por mais anos de trabalho duro e difícil como é nosso, enquanto que os nossos representantes conseguem se aposentar tão cedo! E por favor, a final, quantos anos terei trabalhar para me aposentar ? Obrigado.

  34. mais@hotmail.com
    28 de maio de 2012

    terian que acabar tambem com o movimento
    em que os motorista vai d manha e volta a tarde

  35. sandra
    28 de maio de 2012

    sou caminhoneira ,bem pra começar demorou mais alguém com bom senso dentro do governo percebeu, que num governo com um pais tão rico como o nosso não pode alavancar um grande crescimento sem a ajuda do transporte. E que consequentemente por trás de toda grande transportadora existam homens destemidos como soldados em uma guerra para que tenham vitoria. P q somos uma classe antes ninguém nos via nem observava, os caminhões para eles era como se trafegassem sozinhos por si próprios ,pra eles ali não havia uma vida humana,mas sim uma simples peça a ser reposta. acho e peço a DEUS q queles tenham acordado e que venham as novas leis pq essa peça q esta atras do volante já é escassa deixamos nossos lares todos os dias para servimos a sociedade e cientes de que não tinhamos reconhecimento .

  36. cachoeiro itapemirim
    29 de maio de 2012

    são paulo e outros locais vão ficar sem alimento porque nos que puxamos frutas não vamos poder transportar os mesmos. moro na roça e não preciso vai lascar e o resto do brasil. quero ver a inteligentssima dilma resolver este problema.

  37. Beto Morais
    30 de maio de 2012

    Alguém sabe me falar sobre o piso salarial??

    • blogpontodeonibus
      30 de maio de 2012

      Depende dos acordos coletivos de cada rgião. NO ABC, por exremplo, é R$ 2.099 para ônibus urbanos Em outros lugares é menor

  38. clayton henrique (pato roco)
    1 de junho de 2012

    nao concordo porque o problema e com o sono e a noite mesmo vc descansando 11 horas mas se for no periodo da tarde ou manha vc vai estar com sono anoite da mesma forma e ai vem as drogas pra ficar acordado……..o caminhao teria que ter uma jornada de trabalho das 5 as 22 porque e anoite que acontece os acidentes principalmente por causa do sono

  39. Debora Regina Dos Santos
    3 de junho de 2012

    eu sou caminhoneira e gosto de viajar a noite, tenho prestação de casa, caminhão pra pagar. e filhas pra estudar sou sozinha, Niguem tem que se entrometer na hora que eu quero viajar… Eles não estão pensado no bem estar do motorista e sim na conta bancaria deles. Quem matem o brasil de pé é nos caminhoneiro temos a foraça de fazer o Brasil para e ensinar as pessoas nós respeitar, Deixo aqui o meu desabafo. Dilma vc e seus aliado e a porra dos diretos humanos só proteje vcs mewsmo e vagabundos, gente honesta , descente e trabalhodora se se ferra.

    • lenilson
      4 de junho de 2012

      e isso ai Debora to com vc.gostei da atitude muitos motorista ai ganhando um mizeravel sario aqui em vitoria o salario de motorita de onibus e 1384,00 bruto o mes todo era 5 salario hoje tai oq vergonha

  40. vicente
    4 de junho de 2012

    deveria voutar ao 25 anos de contribuisa e si aposentar iguau era antes e nao aos trinta e cinco

  41. vicente
    4 de junho de 2012

    obrigado

  42. karine
    5 de junho de 2012

    gostaria de saber como fica a situação dos motorista de cargas perigosas? e qual a media salarial para santa catarina? no que se refere as despesas de viajem com alimentação? e os motorista que recebiam salario, mais comissão por media, comissão por respeito a velocidade, e 30,00 reais por dia de alimentação? no meu ver as empresas estipularam um fixo maior e deixaram de pagar todas as outras gratificações reduzindo consideravelmente o ganho mensal do trabalhador, sabemos como é importante o caminhoneiro ter um salario justo, mas isso não vai ocorrer a media ficara em 1.700,00 valor esse insignificante para quem arisca a vida nas estradas, não é? Então motoristas que tiravam em torno de 3.000,00 iram receber 1.700,00 com o corte das gratificações, na realidade para o governo foi uma grande vitoria, porem para trabalhador acho que deveria ter analisado por categoria.E os os caminhoneiros que fizerem bnds com prestações de 3 4 e 5 mil reais vão pagar como?

  43. marco antonio
    14 de junho de 2012

    temos q nos unir e parar ate melhorar. a uniao faz a força, perdemos um pouco agora depois nos ganhamos.motorista deixar de latir e vamos morde,vamos deixar de brigar entre nos, temos q agir….

    • mais um
      26 de junho de 2012

      se todos pesasem como eu e vc tudo iria ser difernte eles iriam adular pra nos iriam dar melhores salarios e muito mais pois a unica proficao para o brasil como um todo se chama caminhoneiro

  44. Sidney beijo
    16 de junho de 2012

    Graças a Deus dilma voltou para 25 anos aposentadoria especial para nos motoristas. O alejado fhc tinha tirado. Deus e mais.

  45. max oliveira
    18 de junho de 2012

    voltou nada mano a dilma vetou essa parte que voltaria a aposentadoria dos motora de 25 anos de contribuiçao.isso e uma vergonha senhora presidentaaaaaaaaaa.

  46. Eliana
    18 de junho de 2012

    Quero saber se tem previsão de aumento do piso salarial para motorista de carreta e bitrem?

  47. MAURI
    18 de junho de 2012

    É SO ESQUECERAM QUE, QUEM VAI PAGA MAIS CARO É O CONSUMIDOR COMO SEMPRE, SIM PQ NÃO TEM MAGICA, SE NÃO PODE RODA 24HR TUDO BEM, RODARA 12 HR NO PREÇO DE 24, OU SEJA O PREÇO DO TRANSPORTE VAI QUASE DOBRA DE PREÇO!!!
    E OUTRA UMA CIDADE QUE NEM SP, E TAMBEM OUTROS GRANDES CENTROS, VÃO SER PREJUDICADOS E MUITO!! PODERA HAVER ATÉ RACIONAMENTO DE ALIMENTOS DEVIDO AO CUSTO BENEFICIO DE ALGUEM QUERER MANDAR UM FRETE PARA SP….

    • ted
      30 de julho de 2012

      e verdade meu amigo agente sofre de qualquer forma nao tem jeito

  48. bbbbbbb
    19 de junho de 2012

    éeeeeeeeeeeeeeeeeee

  49. Douglas Ferreira Nunes
    19 de junho de 2012

    Gostaria de saber quando vai acabar essa dupla função na cidade do Rio de Janeiro, uma vergonha, trabalhando nesse transito maluco chego a ficar mais de 10:00 de trabalho no final do dia, tenho que prestar contas numa fila imensa na garagem… Mas o ctb diz que não posso falar no celular, conversar com passageiros mas dirigir, cobrar, contar dinheiro isso pode não atrapalha nada e nem distrai atenção do rodoviario… Acho que quando é do interesse dos empresarios, nossos politicos tem uma pequena falta de memoria, pra não dizer vergonha na cara rsrsrs…. Abraços a todos os motoristas do nosso Brasil

  50. OTAIR T. AIRES
    21 de junho de 2012

    E UMA VERGONHA PARA CLASSE DE CAMINHONEIRO TOTALMENTE DIFERENTE O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E TRANSPOTES DE CARGAS,O MOTORISTA QUERER TRABALHAR E NAO PODER TRABALHAR 4 HORAS EPARAR 2 HORAS PQ TEM PROBLEMAS PIOR PARA O GOVERNO SE PREOCUPAR LARGAS OS CAMINHONEIROS DEIXE AGENTE TRABALHAR EM PAZ

  51. sidnei r. pereia andrade
    21 de junho de 2012

    o que eu qeria dizer ja disseram. mais uma critica minha;nao pode penssar so na cat. rodoviarias. porque sao os rural que faz parte do trans. ate as rodovias. vamos penssar asim.pegou um caminhao. e respon. de anbos profissionais.e alguns nao tem sind.para defender; a quem penssa que rural e so no campo. nao gostei que fizeram com nossa e outra profs; a sorte nossa que.DEUS NAO ESCOLHE OS CAPACITADOS> ELE CAPACITA SEUS ESCOLHIDOS> um abraco a todos que leva A VIDA DO PPP>PRESIDENTES. PENEU. PRESTACOES. PONTOS. PEDAGIOS..PERIGOS. PACIENCIAS. POUCA COMPRENCAO. ETC. ETC> leao branco

  52. Danielly Vicente
    21 de junho de 2012

    eles tão qrendo q transporte no brasil seja igual na europa mas não temos estrutura minha gente,la fora o motorista profissional é valorizado, com essa nova lei se não melhorar e muito o nosso salario, vai faltar mais profissional na area então não adianta fazer uma leizinha dessa pq não é estadio d copa do mundo q sustenta o pais

  53. Sivaldo da cruz soares
    21 de junho de 2012

    Obrigado por esse progeto dos 25 anos com especiL

  54. Arlindo da Silva.
    21 de junho de 2012

    aposentadoria especial de 25 anos ta valendo pra quem ja ta trabalhando ou pra quem ta começando na profissão agora ,na area de morista urbanoo ?

  55. Arlindo
    22 de junho de 2012

    Por que estou 20 anos na profissao de motorista urbano .Porque seria uma desigualdade se a lei for;valer pra quem esta começando agora. no caso quando ‘fhc acabou com a especial no perdemos o direito e agora se for lei nova faltaria 5 anos lei ‘antiga faltaria mais 15 anos a lei tem que valer pra todos

  56. rubens ao f da luz
    22 de junho de 2012

    bom cade o salario fixo do carreteiro onde vamos acabar com o famoso por fora tem ser tudo na carteira pra poder declara imposto fica bom pro governo e pra nos companheiros

  57. sidnei r. pereia andrade
    22 de junho de 2012

    VOLTEI A FALAR NESSA NOVA LEIS> QUE O BRASIL. NÃO DEVE COMPARAR AS OUTROS PAÍSES. QUE SÓ TEM INSTRUTURA PRA ISSO. BASEAR NELES> PORQUE O NOS MOSTRA SÓ BELESA. PERGUNTO AS PESSOAS MAI INTIGENTES. CADE A MATA. A AGUA E A PARTE PODRE DELES. NAO OUVI FALAR QUE TAL PAIS QUER COMPRAR MUDAS DE ARVORES. PORQUE TAMBEM SAO RESPONSSAVEL PELO OXICIGENIO TAMBEM. VAMOS SER BRASILEIROS. FAZER NOSSAS LEIS COM NOSSOS POPLEMAS. OBS.JA ESTA EM FALTA PROFISSIONAIS>MOTORISTAS.PORQUE CHEGARAM AS ESSAS CONCLUSOES.PORQUE ALGUEM>NAO DORMIU>FICOU EM FILAS DE CARRG> OU DESCARRE PORQUE TEMOS OLEO DIESEL NO SANGUE OU DUROES CAMINHONEIRO<PODEM TIRAR NOSSOS DIREITOS

  58. elder vieira
    23 de junho de 2012

    horario ja esta definido e o salario fixo . na comissao vamos faturar quanto em cima de 11 horas

  59. Eder
    25 de junho de 2012

    Bom Dia
    E o salario para motorista de cargas de produtos perigosos quantos por centro vai aumentar a empresa vai cumprir a lei porque tem empresa que não paga só fica no papel a lei ir para a pratica nada
    sds

  60. claudio
    25 de junho de 2012

    creio que estão tentando boicotar a profiissão de motorista com a desculpa de tentar ajudar e melhorar. como tudo na vida existem os prós e os contras. Com os atos e discursos dos politicos que estão envolvidos nesse prrocesso de criação do estatuto, chego à conclusão que não estão preparados para decidirem o destino de ninguém, muito menos sobre o futuro da maior categoria trabalhista do brasil. ( se não a maior, com certeza uma delas). quantos deles ja viajaram em um caminhão? o que eles entendem da vida na estrada? é necessario que eles entendam que essa profissão nessecita de muito mais que contrrole de horas trabalhadas, ou folgas forçadas. Porque não fizeram uma pesquisa conosco para saberem do que realmente precisamos? Até o presente momento não se falou nada com relação a saláriios, e ai? me parace querem mesmo é parar os caminhões onde os pais de familia trabalham para sustentar mulher e filhos, para que a rodovia fique livre para os DOMINGUEIROS,( que são um monte de irresponsaveis com seus carrões potentes, pick-up, e motos saiam com pista livre na maioria das vezes bebados ou drogados. MOTORISTA DE CAMIINHÃO OU CAMINHONEIRO É MUITO MAIS QUE UMA PROFISSÃO, É TAMBÉM UM ESTIILO DE VIDA, É UMA COISA QUE VEM DO CORAÇÃO MAIS QUE QUALQUER PROFISSÃO NO MUNDO É NECESSÁRIO AMOR E DEDICAÇÃO. AGENTE ABRE MÃO DE ESTAR COM NOSSAS FAMILIAS PARA TRANSPORTAR O BRASIL. Espero que DEUS os oriente e guie. Prestem atenção.

  61. mais um
    26 de junho de 2012

    infelizmente tem que ser assim eles já perceberam que a qualquer momento nóis podemos nos unir e parar numa greve geral então prevendo isso ressolverao tapar o sol com a peneira o unico problema que essa classe´´de drogados inrresponsaveis arrebiteiros aliciador de menores“ dentre outros apelidos comun que a globo e cia costumao colocar infelizmente é asim que a sociedade nos enxergua e é dessa realidade que eu faço parte antes tinha orgulho de ser caminhoneiro hoje tenho vergonha ate um gari ganha melhor que eu, agora no dia que todos enxergua essa realidade e resolver parar isso vai mudar essa é a unica classe que se parar o brasil para junto com ela desculpe se alguem se doeu pois eu quiz expor minhar revolta ao governo nao ao demais companheiros de estradas como eu

  62. Gilberto Coelho dos Santos
    27 de junho de 2012

    Boa noite! Vendo e lendo estes comentários, quero relatar algo sobre o assunto embora já tenho gráças à Deus, 6 anos depois de 17 nas estradas brasileiras como caminhoneiro, e vejo esta medida funcionando muito bem na teoria. Esse tal Clésio, me parece buscar mais é apoio dos trabalhadores que serventia aos mesmos. Vejamos bem que na década de 90 faltava às vezes até caminhão para transportar produtos perecíveis, de tanto produto que tinha e tem, gastava-se em média 72 horas do nordeste à sp, rj,mg, etc, para entregar uma carga, dormíamos umas 4 horas por noite, porque se não chegasse, a carga deteriorava, e agora? Já tem indústrias vendendo vários caminhões, porque não tem condições de trabalhar desta maneira, reduzir sim, mas nem tanto. Esta situação vai gerar é greve, inflação, aborrecimento e a dona DILMA está queimando o filme do PT que já não é grande coisa.

  63. carlos
    27 de junho de 2012

    Estatuto do motorista não muda nada a vida de um motorista. Continuamos na mesma. Tá tudo igual. Tem gente que está sonhando! Não sonha, não! Até mesmo os sindicatos estão já vendidos pra isso. Aceitando tudo como era antes.

  64. mais um
    27 de junho de 2012

    greve ja

  65. antonio ricardo
    29 de junho de 2012

    Estatuto do motorista so esta regularizada em algumas empresas no Rio de Janeiro queria saber
    apartir de quando isso vai criar vida por que a empresa que eu trabalho aida não si manifestou quanto a isso ou tem algum prazo para eles cumprirem essa lei

  66. wendemberg
    1 de julho de 2012

    ola boa noite so viram em relaçao ao horario por que ate entao nao mexeu com o bouso de nehum deles so que o motorista nao fais esses horario por que gosta ele fais pra ganha o seu sustento so que agora ele nao pode mais e sua dividas quem paga pois ele ganha pelo o que ele fais e agora vai fazer pela metade ja que mudaram porque nao coloca um piso salarial assim pensaram nois motorista que ate entao so procurarao algo pra aparece na midia

  67. vagner brito
    2 de julho de 2012

    até q fim somos reconhecidos!mas quanto ao salário niguém fala nada,quando vai vigorar essa nova lei?como devemos recorrer aos nossos direitos quanto ao não comprimento da parte das empresas em relação a nova lei?se for da forma que m falou,q sera de 5 salários mínimos,só assim vou ter tempo para minha família e da um conforto melhor para ela!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  68. luiz azevedo
    3 de julho de 2012

    so se fala em coisas que benefician os enpresarios quer dizer que horas paradas nao sao trabanhadas que os caminhoes vao ser depositos dos clientes com certesa as enpresas cobrarao dos clientes as horas dos caminhoes como deposito e os motoristas atuan tambem como segurancas desta carga sem contar as horas nas empresas que temos que aguardar para o carregamento as empresas tercerizadas que contratan servisos e colocan outros para fazelo tambem sobre segurana total inrresponsabilidade das empresas que cada vez mais colocam gente cem o minimo de esperiencia dentro de caminhoes para fazer o transporte deverian formar proficionais com pelo menos tres anos de experiencia em categorias de pesso e cargas nao colocando vidas nas estradas em risco

  69. luiz azevedo
    3 de julho de 2012

    uma regulamentacao como esta deveria ter um estudo mais profundo para nao prejudicar mais ainda os verdadeiros proficionais do volante pesado antigamente tinhamos veiculos mais lentos dificeis de conduzir hoje em dia com a modernizacao qualquer um pode ser motorista ou assasino

  70. Graça
    3 de julho de 2012

    e o cobrador nao tem direito a insalubridade afinal o cobrador e o auxiliar do motorista tem resposabilidade com o patrimonio da empresa que e o dinheiro, tem as mesma horas trabalhadas sofrem assalto enfretam o transito e ai nao ganhamos nada afinal cobrador nao conta a lei do rodoviario e o gerente manda no inspetor o inspetor manda no despanchante o mesmo no fiscal o fiscal no motorista o motorista no cobrador e o cobrador manda em quem ? por isso nao temos direito a insalubridade?

  71. Marcio Roberto
    4 de julho de 2012

    Engraçado,o mais importante eu não vi,o valor de nosso salário,brincadeira,só pode ser.

  72. scopel
    4 de julho de 2012

    SCOPEL, V.Grande MT, sou operador na área do Direito, se alguem quiser fazer alguma pergunta sobre a nova lei que entrou em vigor no Brasil, que regulamenta os profissionais do volante pode fazer para mim responderei com muito prazer abraços. Sou do Centro Acadêmico Min. Rui Barbosa, UNIC.

    • sidnei r. pereia andrade
      4 de julho de 2012

      MEU NOME SIDNEI>TRABALHEI 22 ANOS COM CAMINHOES>DE 1985 A 2008 EM PESSIMAS CONDICOES>BARULHO TROCANDO PENEUS ATOLEIROS SEM DORMIR COMFORME CARGAS >JA QUE ESSA LEI SAIU AGORA> EU QUE VALORIZA MUITO A LEI ANTIGAS POI SABIAM DOS NOSSOS PROBLEMAS > E NAO FIZERAM NADA> VISANDO MUITO CUSTOS E FALTA DE RECOLHIMENTOS TRIBUTARIOS> MAIS IMPORTANTE NAO RECONHECENDO A PROFISSAO INSSALUBRE > POR ISSO A GRANDE FALTA DE MOTORISTAS>OBRIGADO

      • rubens ao f da luz
        5 de julho de 2012

        enves de tanta falacao e acuzação vamos lutar por nos mesmo e so parar uns 3 dias em casa nos postos e deixar falta comida materia prima a vao da valor pra nos vamos fazer o dia do motorista amem

  73. joao ivo
    4 de julho de 2012

    TODOS OS TRABALHADORES NO TRANSPORTE TEM DIREITO DE PEDIR EM UMA CARTA DE PROPRIO PUNHO.QUE NAO SEJA DESCONTADO O PAGAMENTO ANUAL DOS SINDICATOS DO SETOR .ISSO SIM DEVERIA SER DIVULGADO NAO SERVEM PARA NADA.E AGORA?SEM COMISSAO, SEM HORAS EXTRAS, SALARIO VERGONHOSO EM TODO PAIS

  74. william
    5 de julho de 2012

    este sindica dos rodoviario e um elefante branco nao serve para nada estao sempre afavor dos patroes se voce precisar de um advogado vc fica com o pe atras ou nao confia o atestado medico nao tem valor nenhum para o rh das empresa as empresas nao pagam as horas extras e osindicato do rj nao esta nem ai e um sanque suga so serve para chutar cachorro morto.

    • rubens ao f da luz
      5 de julho de 2012

      assim como existe um lider pra varias coisas tinha que ter um pros motorista gente vamos fazer greve fica em casa parado nos posto nao fazer baderna vamos ser inteligente e usar nossa forca

  75. Heraldo
    6 de julho de 2012

    SDS: aos amigos rodoviarios.
    o salario do( BRT ),é uma vergonha porque temos um presitente q é dono de empresa.

  76. Sivaldo da cruz soares
    6 de julho de 2012

    nos quermos a aposenntaria e special

  77. Manoel Luis de Oliveira
    7 de julho de 2012

    manel KBÇÃO sou motorista carreteiro rj,como que vai ficar nosso salario com esse processo? ja esta defazado de um pro outro, tem que ser pra melhorar a classe tem que se unir. para que não ficar pior do que está. valeu galera.

    • rubens ao f da luz
      9 de julho de 2012

      bom companheiro e so nos unimos e ir a luta tem que denunciar as empresa no ministerio de trabalho no jornal na televisao o salario tem que ser no minimo 2500.00 fora os outros beneficios vamos a luta companheiro

  78. claudio barros
    7 de julho de 2012

    boa noite, que pais e esse, dlupa funçao 0800, p/ mot so avaria, falta de caixa etc ,etc.

    • rubens ao f da luz
      9 de julho de 2012

      amigao temos que sair do nosso comodismo e luta pelo nossos direito o motorita de onibus tem um belo salario benefisios e nos carreteiro tem uma micharia na carteira sonegao as comiçoes na declarasao de renda por nosso sidicato ta falido comrompido vamos nos unir e lutar com sabedoria e democrasia

      • elton ferreira
        1 de agosto de 2012

        um belo salário é, então. vai dar alavancada em ônibus seu mané.

      • rubens ao f da luz
        1 de agosto de 2012

        com toda certeza amigao

  79. vanderlei
    8 de julho de 2012

    Bom dia !graças a Deus chegou a solução dos nossos problemas ! Valeu PRESIDENTE isso é que faltava horário de descanso e de trabalho , chega de ser escravo do trabalho e de patrão agora vamos ter valor ou sera que não bom acho que ainda tem aqueles que aceita ser feito certinho mais na

    pratica com medo de perder o emprego acabará aceitando comissão isso tem que se bem fiscalizado pra não da oportunidade de enrolo .Eu torço pra que de certo .Mais ñ vai fica mais caro no mercado ñ vai complica na vida urbana será que com o salário atual o povo brasileiro vai conseguir sustentar-se e outra coisa ja foi feito a lei e onde será os ponto de apoio ou aria de descanso para o caminhoneiro com segurança será senhor presidente que vai ser um tiro no próprio pé? torço pra funcione e de certo .

    • rubens ao f da luz
      9 de julho de 2012

      bom companheiro e so denunciar pra isso existe o ministerio do trabalho tem sindicato tem jornal tem televisao tem a rede social e so sair da zona de comforto e denuncir abracao vamos lutar juntos caminhoneiros que amam esse pais brasil brasil te amamos

    • Taborda
      15 de julho de 2012

      Meu amigo, sou proprietário de caminhão, tenho motoristas que trabalham pra mim, e todos trabalham satisfeitos, concordo com vc que não podem se aproveitarem, mas essa lei não vai ser bom nem pra mim proprietário nem pra vc motorista. Como acha que vamos pagar um salário dignos com um frete miserável ? Vamos nos unir para conseguir um salário melhor, com isso vcs motoristas poderam trabalhar mais tranquilo sem correrias, mas para isso temos que ter suporte do governo com melhorias nas estradas, pátios com estacionamentos, com banheiros, centro de saúde, dormitórios, tudo isso bancado pelo governo. Aí sim poderiam pensar em aprovar uma lei com horários.
      Um abraço meu amigo e saiba que nem todos os patrões são iguais!!! e boa sorte pra vc…Taborda

  80. thiago battu
    8 de julho de 2012

    O salário fica em quanto para um motorista de caminhão??
    Aumenta ou reduz??

    • celso luiz
      10 de julho de 2012

      celso, esta lei è p/ os motorista ou p/ o governo? pq no ganamos por tempo trabaliado
      assim nos vamos passar fome ok.

  81. isaac barbosa
    11 de julho de 2012

    boa tarde eu sou de são sebastião litoral de são paulo aqui na cidade poderia te um fiscalização regorosa porque aqui quem manda são os enpresarios o sindicadotos geral não esta conprido alei eu só testimunha porque eu fui reclama da enpresa para nois fazer um greve eles ligou para a enpresa e eu fui mandado enbora ia um pai de familha de cenpregador como vou da cumida para minha familha eu gostaria que amelho presidenta e o ex presidente leste isto porque eles não estão comprido alei. obrigado-
    isaac barbosa meu telefone 012/81643835

  82. Francisco tomaz
    14 de julho de 2012

    concordo com a lei,deis de que ela desse suporte para nos motorista sendo que não avera lugares para tantos caminhoes pararem, dona dilma o pedagio subio o oleo disel subio e a prestaçao do meu caminhao não abaixou, poderia re ver essa lei para que ajente andasse as 6:00 ate as 22:00 horas com os mesmos intervalos de 30 minutos,dona dilma poderiamos re ver a lei,pois isso so vai aumentar a corrupição policial,quem lus manda esse recado e um profissional de mas de 23 anos de estrada pois sei o quanto vai ser dificil para mim e para os meus companheiros de estradas,muito obrigado pela atenção.

  83. Taborda
    15 de julho de 2012

    Como o Brasileiro é inocente mesmo, a Presidenta assina uma lei que vai quebrar 90% dos proprietários de caminhões, principalmente os autônomos. Será que o povo não enxerga, que isso é mais uma manobra política para arrecadação? Ruim também para os motorista que são comissionado, como vai ficar isso? Se trabalhando 16 horas por dia, já não esta dando para agüentar, imagina trabalhando 8 horas!!!! Concordo que motorista tem que ter mais reconhecimento e tem que ter um descanso digno, mas porque não fazem a cada 200km um pátio de estacionamento gratuito com com banheiros decentes, local com uma lavanderia, dormitórios, centro de saúde com médicos para estar dando suportes para motorista de caminhão pesado que muita das vezes esta precisando auxilio medico e tem que se enfiar dentro de cidades que mal passa um carro que dirá um caminhão com 50 tonelada… Agora simplesmente aprovam essa lei e cade o reajustes nos fretes? Cade os reajustes salarial? É muito fácil aprovarem uma lei e mais uma vez o motorista que se adapte para não dizer f…!!! Isso é porque o governo não arrecada em cima da comissão do motorista, estão fazendo isso para morder mais uma fatia…
    Eu sou parceiro da Paralização em casa dia 25 de Julho 2012.
    Vamos fazer alguma coisa por nosso pais, ou vão deixar fazer o que eles querem?
    Unidos Somos Fortes . . .
    Taborda Campo Largo

  84. WILSON WAGNER DE CRUDIS
    17 de julho de 2012

    Estou completamente de acordo coma lei. basta as empresas garantirem um SALÀRIO FIXO e acabarem com a COMISSÂO. ou então alguém me explique como faturar na base da comissão tendo de cumprir esse horário? Ou será que os homens da lei não sabem que 90% dos motoristas rodoviarios ganhan por COMISSÂO. Além disso já tem empresas por ai bolando um jeito ESCROTO de burlar a lei. Outra coisa. Moro em SP, quer dizer que se eu estiver em RO aguardando por 3 dias para descarregar por BUROCRACIA FISCAL estarei de descanso. PRESTA ATENÇÂO AÌ GENTE, moro em sao paulo e não em rondonia. Meu DESCANSO é ao lado de minha FAMÍLIA. Se realmente querem fazer algo por nós FAÇAM ALGO QUE PRESTA. e não venham mais uma vez MAQUIAR a IMPRUDÊNCIA DESLEIXADA dessa TERRA SEM LEI.
    20 anos de MOTORISTA 20 anos de FRUSTAÇÂO TOTAL. obrigado por FERRAREM a gente mais uma vez.

  85. elton ferreira
    18 de julho de 2012

    falaram…falaram…falaram… e não diseran porra nehuma. quero ver sair do papel.

  86. ivan medis
    18 de julho de 2012

    isto nao da certo acho que pra caminhao deveria ser das 5 da manha as 10 da noite quem estiver rodando das 10 as 5 da sera penalizado com multa e ponto na carteira ai sim seria mais certo sou motorista de camara fria produtos peresiveis como faremos quanto a isso

  87. ivan medis
    18 de julho de 2012

    presidente so presta pra fude com a gente ai dona dilma votei pra senhora os dois turnos e agora voce quer me ferrar muito obrigado mais meu voto nunca m,ais nao se esquesa

  88. ERICK
    19 de julho de 2012

    quero cinco salarios de volta e tres para cobradores .essa tal lei não funciona quero ver passar mais tempo com minha familia e, não ser esculhachado,nós botamos o brasil para trabalhar levando e trazendo milhares de pessoas todos os dias e temos que ser reconhecidos, chega de capitalismo,somos de carne e osso e merecemos respeito e mais dignidade no bolso ,folgas extras enfim reconhecimento, com certeza diminuira a falta de motoristas nas empresas e garantirá melhorias significativas no serviço prestado.

  89. dani
    24 de julho de 2012

    e como fica o transporte de produtos perecíveis q precisão atravessar o pais para chegar ate a mesa da população?

    • vagner cezar
      25 de julho de 2012

      herois sem valor carrega o paiz nas costas como cargas e pessoas erecebe esse grande salario,enquanto um jogador de futbol.rsrs..sem comentarios …covardia com os motoristas ..ajuda nois presidente

  90. ass
    24 de julho de 2012

    mandaessa dilma procurar um serviço

  91. CRIS
    25 de julho de 2012

    FIQUEI SABENDO QUE AS” GELADEIRAS ” NÃO VÃO ENTRAR NESSA LEI?

  92. elton ferreira
    26 de julho de 2012

    caro amigo vagner é isso ai, enquanto um jogador de futebol que ganha milhoes torce um tornozelo fica meses sem jogar, nos motoristas não podemos nem pensar en ficar doentes e quando ficamos, um médico público que é pago com seu inss te olha de nariz tocido e fala que não pode te dar um atestado, e que seu mal na coluna é por calsa do tempo en esceso ao volante e te sugere a mudar de profissão. não é uma ótima ideia vamos todos virar jogadores de futebol….rs….

  93. elton ferreira
    26 de julho de 2012

    ei gente eu eatava me esquecendo…parabéns á todos os motoristas pelo dia 25 de julho pena que ainda não temos muito o que comemorar, vamos esperar essa léi sair do papel…abraço a todos os motoristas que carregam essa riquíssima nação nas costas…

  94. José Aparecido do Nascimento
    26 de julho de 2012

    Fico triste em ver o descaso das autoridades brasileiras com setor de transporte rodoviário, é motoristas com baixos salários,empresas em dificuldade financeira pelos altos custos, fretes baixos no setor de cargas pela concorrência desleal, estradas más conservadas, etc. É um setor de muitos gargalos para a expansão das riquezas do País, o governo não está nem a K, ou nem aí, ou a lugar nem um, para este setor não. Pudera: NÃO SOMOS UNIDOS PARA REIVINDICAR NOSSOS DIREITOS. E AINDA POR CIMA, COM SOFRIMENTO E POUCO GANHO TEMOS DADO CONTA DE DISTRIBUIR AS RIQUEZAS DO NOSSO PAÍS. SOMOS IMPORTANTE SE NÃO A MAIOR FERRAMENTA DA ECONOMIA DO NOSSO BRASIL. UNIDOS SEREMOS FORTES. José Aparecido do Nascimento, Sindicato dos Caminhoneiros do Estado do Tocantins. sindcamto@gmail.com

  95. fabio alves
    26 de julho de 2012

    a firma onde eu trabalho nao quer pagar hora extra,quer por tudo como banco de horas isso e permitido…uberlandia mg

  96. Antonio Gondim Porto (toninho)
    27 de julho de 2012

    e como é que eu vou fazer o horario de batata…. Essa lei tem é que dar fim nela aii como é que o cara faiz o horario da pocam quie é tangerina… Aii migão fica ruim..

  97. jose
    28 de julho de 2012

    eu so caminhoneiro a vinte anos parabenizo as autoridade pela lei, tem empresa que determina que o motorista de transporte de carga rode vinte quatro horas por dia isso causa acidemte, e morte.

  98. elton ferreira
    28 de julho de 2012

    eu acredito que não só os caminhoneiros, mas toda a classe trabalhadora. hove o tempo dos metalurgicos, bancarios,etc… é só chegar perto de eleições que todo mundo lembra do povo, dos trabalhadores, da segurança e da saude. eles ten até a cara de pau de subir favelas e tomar cafézinho… já eleitos eles somen.

  99. luis pacheco
    29 de julho de 2012

    parabens pela regulamentacao da profissao de motorista, so que agora vao ter que regulamentar a profissao de mendigo. porque e o que vamos virar com esse salario de fome da categoria.

    • ferreira
      29 de julho de 2012

      ferreira sp
      valeu Dilma agora sim quero ver patrão mandar viajar a noite toda com a nova lei .

  100. blogpontodeonibus
    31 de julho de 2012

    INFORMAÇÔES MAIS RECENTES SOBRE A GREVE DOS CAMINHONEIROS NESTE LINK:

    ANTT E CENTRAIS SINDICAIS SE REÚNEM PARA TENTATEM POR FIM À GREVE DOS CAMINHONEIROS:
    https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2012/07/31/greve-dos-caminhoneiros-reuniao-tenta-por-fim-as-paralisacoes/

  101. cleide santos
    31 de julho de 2012

    é agora que a fome e a miséria,bate na porta dos brasileiros que deixão suas esposas e seus filhos,para colocarem o pão de cada dia em suas mesas,os guerreiros que caregão o brasil e o mundo nas costas para dar a melhor educasão aos filhos….,,é serto que esta escrito que no dia em que o homem deixar uma mulher mandar no mundo ela acabara com ele e é o que esta acontecendo..

  102. elton ferreira
    1 de agosto de 2012

    estou cansado. só ouço besteiras de todos os lados…..

  103. pagio
    1 de agosto de 2012

    caminhoneiros. deveria ser a profissao mais valorizada pois somos nois que movimenta nao so o paiz mais o mundo

  104. alba carolina lima da silva
    7 de agosto de 2012

    fazer leis é mole quero ver cumpri,isso jamas vai acontecer e pura historia da carochinha …….

  105. nildo
    9 de agosto de 2012

    quero saber tanbem como fica o salario do carreteiro q puxa inflamavel glp trabalho para uma enpresa tercerisada a bosta do salario e 1,400 ariscando a vida tenho q dirijir por mim e pelos outros fora as omilhacoes d guardas patrao e operadores de conpanhias e ganho so isto 1,400 eo gonverno so fas merda e esta lei do orario e salario como fica vcs abilitao joves com cnh para beberem e sematar dando uma arma na mao deles e os proficionais q tranportam o mundo nas costas vcs nao dao valor entao deixem tudo a deriva como no tenpo de rei isto e so um desabafo.

  106. Ademar Silveira
    15 de agosto de 2012

    Em primeiro (1°) lugar ,sou contra qualquer tipo de greve que interfira nos direitos das pessoas;
    Em segundo (2°) lugar sou contra motorista com outras funções .é só motorista e ponto ;
    Em terceiro (3°) lugar o que chamamos de “salario” não demonstra o que o profissional faz,e sim onde ele ” trabalha” ;
    Em quarto (4°) lugar os empresarios em geral não gostam dos seus clientes ,por exemplo : Se o motorista exerce varias funções ou trabalha demais ou ganha pouco ,ele terá dificuldades em exercer a real função ,o que acarretara na perda de qualidade ;
    Em quinto (5°) lugar ,não é função de funcionarios reclamarem seus direitos adquiridos e sim os empresarios serem responsaveis e exercerem seus compromissos com a lei ;
    Em sexto (6°) lugar quero saber QUAL DIREITO TEM O PROFISSIONAL DESEMPREGADO ????PRINCIPALMENTE AQUELES QUE TEM UMA CERTA IDADE E APRENDEU TUDO NA PRATICA E AGORA DÃO MAIS VALOR AQUELES QUE TEM UM PAPEL(diploma) E SABE MEXER EM UM TECLADO NO CAMINHÃO,ONIBUS,ETC………. como um pais vai crescer assim…….

    Afinal as eleições estão aí,mas a duvida cruel ….Em quem votar para ser menos ruim ??????

  107. Pedro Esteves da Conceição
    19 de agosto de 2012

    alguem ja pensou no aumento para a cat tb

  108. CLAUDIO
    19 de agosto de 2012

    Estou completando 25 anos como motorista. E agora Sr. Deputado ? e Sr. Senador ? Mas uma curiosidade; Com quantos anos ( ou dias) de trbalhos vcs se aposentam ? Estou aguardando as próximas eleições e acompanhando o trbalhos de vcs

  109. Ronaldo Correia
    26 de agosto de 2012

    É isso que o PT faz pelo trabalhador é?

  110. Reginaldo
    31 de agosto de 2012

    como vai ficar o salario do caminhoneiro

    • eduardo alves
      12 de setembro de 2012

      é isso msm como vai ficar o salario nosso..

  111. paulo
    5 de setembro de 2012

    boa noite sou cobrador de uma empresa no rio de janeiro com nome de vila real e vou lhes dizer uma coisa, acho um absurdo as empresas te forçarem a vc carregar um monte de passageiros super lotando os onibus por prometerem uma cesta basica se vc carregar uma determinada quantidade de passageiros (em excesso),fora alguns motoristas dobrando todos os dias e fazendo inumeras horas extras coisa que eu acho que nao tem necessidade nenhuma vc fazer de 3 a 4 hrs extras por dia e muitas vezes eu nao acho que o erro esta nos empresarios nao na maioria das vezes esta nos proprios funcionarios que se submetem a fazer isso eu queria ver se motoristas nao dobrassem mais de forma nenhuma ou trabalhassem todos os dias nas ferias se eles nao iam passar a contratar mais funcionarios mais nao,quando tem greve tem alguns motoristas que trabalham em troca de 50,00 reais,se matam superlotando os onibus e ainda colocando a vida de todos em risco pq se nao sabem excesso de pesso em cima das suspensoes podem fazer o carro ate virar dependendo de como entrem em uma curva eu vou lhe ser sincero gostaria que todos esses motoristas que cometem tais coisas fossem punidos de forma severa so assim eles iam parar de fazer esses tipos de coisas e ajudar aos colegas pq fazendo isso eles so prejudicam a tds os outros que estao buscando melhorias para a vd financeira e tomara que realmente começe a valer lg essa regulamentaçao das 6 horas de trabalho

  112. omar
    7 de setembro de 2012

    se não são os motoristas o país para.

  113. enio costa machado
    8 de setembro de 2012

    eu quero saber como vai ficar as folgas que devemos por lei cumprir,estando nós fora de casa,cuidando de patrimonio de empresa isso não é folga!todos os lesgislador fala sobre a lei mas ninguem fala o salario que vamos ganhar.!onde esta o nosso direito!!!

  114. darci
    8 de setembro de 2012

    E até agora ninguem falou do nosso salário…Vamos trabalhar de 8 a 1o horas por dia ganhando comissão isso é uma vergonha vamos passar fome….e deixar de pagar as contas.

  115. rafael
    9 de setembro de 2012

    Enquanto os políticos mercenários que existem quando falam em aumento de salario para o trabalhador eles quase promovem uma 3 guerra mundial inventam um monte de de obistaculos barreiras para deixar o salario uma verdadeira bosta para aumentar o salario deles e ajuda para moradia de mais de 3 mil mais uma ajudinha de auxilio para passear e um salario de mais de 15 mil para não fazer nada eu sou do tempo que cachoeira era para tomar banho e não lavar dinheiro .
    Um salario justo para um politico de 620 reais mais 250 de vale transporte e um vale refeição bem pequeno só para o almoço .
    Agradeço o espaço aqui para desabafar um pouco, não estou usando o espaço para falar de politica mais galera é ano de eleição vamos dar mais valor nisso pois eleger safado para a politica não da , depois não adianta reclamar da malandragem deles .
    ou fazemos essa joça ir pra frente ou sempre vamos reclamar de quem nós mesmo colocamos para cuidar da gente pois uma cesta básica não dura para sempre e nem dentaduras.
    Sou motorista tenho que ralar muito para tentar manter um arroz um feijão e um franguinho frito na mesa .

  116. ricardo da silva freitas
    9 de setembro de 2012

    sou motorista em uma empresa de onibus intermunicipal adoro minha provissao mas gostria que o empregado e o patrão se falasen mais. porque quem leva o dinheiro pra dentro da empresa e o motorista entre patrão e motorista tem muita covardia falo isso porque tenho e tive patrão muito boms são eles sr jose sr isac que deus abençoe muito eles dois.

  117. eduardo alves
    12 de setembro de 2012

    como fica o salario do motorista eim trabalhamos muito pra colocar comida na mesa eas horas extra

  118. eduardo alves
    12 de setembro de 2012

    vcs são tudo babaca por enventar essa leiii vc naum tem noção do transporte seus pau no cú

  119. Manilha Itaboraí
    13 de setembro de 2012

    As empresas de ônibus estão criando artifícios (ofertando menos ônibus de duas portas o tal convencional etc…),Para burlar um direito que é lei federal e está no estatuto do idoso. Eu moro em Itaboraí e lá existe o monopólio da RIO ITA , (não entendo o porquê só esta empresa , pois, a RIO DE JANEIRO é do mesmo grupo). Então você fica no ponto e só passa ônibus de uma porta para Alcântara , Niterói ou praça quinze e como pode?. Depois de esperar muito, vez ou outra vem um de duas portas quase sempre lotado, acontece que o idoso vai em pé até o seu final, cadê a fiscalização do DETRO que é o orgão de fiscalização. Outro dia entrei num destes de uma porta com roleta, sem cobrador, sem ar condicionado e a tarifa e a mesma dos de duas portas (RS 2.80 ) e o motorista me impediu de eu usar meu riocard sênior, perguntei o porquê êle me disse que era orientação da empresa e era para eu descer e esperar um de duas portas , ” me senti humilhado e constrangido”. Agora estou de posse de um caderno de anotações e estou anotando números de ônibus, horários e o nome da empresa, pois, pretendo denunciar ao DETRO caso este orgão não tome providências e fiscalize com maior rigôr este abuso, eu recorrerei já com outros prejudicados ao Ministério Público para fazer valer um direito que não é nenhum favôr algum das empresas , pois, elas são apenas permissionárias de serviço público, e como tal não pode desrespeitar uma lei que vem da constituição de nosso país desde 1988, depois está no estatuto do idoso, portanto é lei federal tem ser cumprida (o STF já deu ganho de causa para os idosos). Portanto o que falta é fiscalização, Sou idoso e quero ser respeitado em meus direitos.” O JOVEM DE HOJE SERÁ O IDOSO DE AMANHÃ POR ISSO A LUTA É DE TODOS “.

  120. FLAVIO BRAZIL RUIVO
    15 de setembro de 2012

    A EMPRESA BREDA TRANSPORTES E SERVIÇOS NÃO ESTÃO RESPEITANDO A LEI,POIS ELES OBRIGAM OS MOTORISTAS A MARCAR NAS FICHAS DE TRABALHOS HORARIOS DIFERENTES DOS DISCOS DE TACOGRAFOS,ALGUEM SABE QUEM PODE NOS AJUDAR

  121. claudio americo
    26 de setembro de 2012

    Quero saber se alguem pode diser alguma coisa sobre o salario de 6 minimos .O equivalente a RS 3750,00 Vai .ou vai ficar só na conversa? tem um monte motoristas contando com isso e com o corte das comiçoes …tudo embutido no salario vai ser show de bola .sou o Claudio Americo mot.carreteiro perto da aposentadoria um salario desses vai ser chic pelo menos não vou ter que trabalhar pra comprar remedios e recuperar a saude que o trabalho me tirou..abss a todos..fé em DEUS e boa sorte..

  122. Jeferson Morais
    27 de setembro de 2012

    ATENÇÃO DETRO – RJ , SECRETARIA DE TRANSPORTES DO RIO DE JANEIRO CADÊ A FISCALIZAÇÃO ?. A RIO ITA continua desrespeitando a gratuidade . GENTE É LEI !!!!! .Até quando esta empresa vai continuar impedindo os idosos com cartão RioCard Senior de passar na roleta dos ônibus urbanos ou semi-urbanos de uma porta pois, os mesmos não são seletivos e tão pouco especiais tem a mesma tarifa e aceitam o bilhete único. O motorista alega que é orientado pela empresa pra não aceitar , manda descer e pegar o de duas portas que demora e vem lotado. A maioria dos ônibus Venda das Pedras para Alcântara , Nitérói ou Praça 15 é de uma porta e aceita bilhete único.(PORQUÊ NÃO A GRATUIDADE). A linha da RIO ITA Venda das Pedras x São Gonçalo só tem de uma porta, pois esperei no ponto mais de uma hora e nada os horários são irregulares, CADÊ A FISCALIZAÇÃO ?. estamos desprotegidos na mão desta empresa que tem o MONOPÓLIO DESTAS LINHAS PARA ITABORAÍ. ESTAS EMPRESAS SÃO PERMISSIONÁRIAS DE UM SERVIÇO PÚBLICO////////////.
    Manilha , Itaboraí.

  123. Rodrigo Lucio
    2 de outubro de 2012

    sou motorista de ônibus e a empresa que trabalho cobra as avarias de forma abusiva, cobra material utilizado e tempo da mão de obra dos funileiros que são funcionários da própria empresa, se eu não assinar, me deixam fora de escala (não trabalho no dia e não recebo por ele, é como uma suspensão) isso é certo? oque devo fazer?

    • Rodrigo Lucio
      2 de outubro de 2012

      mês passado me cobraram R$25,00 por um pequeno risco na porta feito pelo retrovisor de um carro, não saiu a tinta nem amassou.

  124. toim
    3 de outubro de 2012

    Na empresa onde trabalho em cachoeiro do itapemirim no sul do es o salário de motorista 1035,00 e o cobrador 622,00 com um tiket de 308,00 e eles ainda acham que pagam muito bem sendo que voçê esbarrando um carro tem que pagar estando certo ou errado é uma vergonha.

    • Luiz Carlos Pires de Campos
      4 de outubro de 2012

      PRA TODOS OS QUE PARTICIPAM DESTE BLOG:… TENHAM EM MENTE O SEGUINTE: QUEM PAGA, SEJA LÁ O QUE FOR, TEM O DIREITO E O DEVER DE SOLICITAR UM RECIBO (Detalhado), E QUEM RECEBE TEM A OBRIGAÇÃO MORAL DE CONCEDER ESSE RECIBO! Uma Outra Coisa Importante: O SINDICATO NÃO EXISTE APENAS PRA APRESENTAR PROPOSTAS DE SALÁRIOS E BENEFÍCIOS NA ÉPOCA DO DISSÍDIO… Se Você Se Envolveu em Um Acidente de Trânsito e Se Você Concordou ou Não em Pagar os Danos, EXIJA A PRESENÇA DO(a) ADVOGADO(a) PARA REPRESENTA-LO DURANTE AS NEGOCIAÇÕES. SE ELE ou ELA NÃO PUDEREM COMPARECER NO LOCAL NAQUELE INSTANTE, ADIE A NEGOCIAÇÃO PRA OUTRO MOMENTO EM QUE “SEU REPRESENTANTE LEGAL” POSSA ESTAR PRESENTE. Ele intermediará as negociações de ele solicitará o devido recibo ou notas fiscais de serviço, e se acaso a empresa se recusar ele (advogado) tem como registrar essa ocorrência legalmente, aparando você. Sou Diretor Assistente de Assuntos Jurídicos, NÃO SOU O ADVOGADO, mas tenho comparecido ás negociações em apoio dos colegas, por minha livre e espontânea vontade, além dos casos em que eles mesmos me chamam. Os Advogados Dos Sindicatos São os Que Menos Trabalham… Precisamos Botar Esse Pessoal Pra Trabalhar Afim de Fazem Juz ao Que Recebem Pra Nos Representar! LEMBREM-SE DISSO, DIVULGUEM ISSO E FAÇAM ISSO CASO VENHAM A NECESSITAR. Um Abraço a Todos Vocês. Te Cuidem e Vão Devagar… Nos Encontramos Por Ai.

  125. Luiz Carlos Pires de Campos
    4 de outubro de 2012

    PRA TODOS OS QUE PARTICIPAM DESTE BLOG:… Para o caso de envolvimento em acidente de trânsito, onde os empresários querem cobrar pelos danos: TENHAM EM MENTE O SEGUINTE: QUEM PAGA, SEJA LÁ O QUE FOR, TEM O DIREITO E O DEVER DE SOLICITAR UM RECIBO (Detalhado), E QUEM RECEBE TEM A OBRIGAÇÃO MORAL DE CONCEDER ESSE RECIBO! Uma Outra Coisa Importante: O SINDICATO NÃO EXISTE APENAS PRA APRESENTAR PROPOSTAS DE SALÁRIOS E BENEFÍCIOS NA ÉPOCA DO DISSÍDIO… Se Você Se Envolveu em Um Acidente de Trânsito e Se Você Concordou ou Não em Pagar os Danos, EXIJA A PRESENÇA DO(a) ADVOGADO(a) PARA REPRESENTA-LO DURANTE AS NEGOCIAÇÕES. SE ELE ou ELA NÃO PUDEREM COMPARECER NO LOCAL NAQUELE INSTANTE, ADIE A NEGOCIAÇÃO PRA OUTRO MOMENTO EM QUE “SEU REPRESENTANTE LEGAL” POSSA ESTAR PRESENTE. Ele intermediará as negociações de ele solicitará o devido recibo ou notas fiscais de serviço, e se acaso a empresa se recusar ele (advogado) tem como registrar essa ocorrência legalmente, aparando você. Sou Diretor Assistente de Assuntos Jurídicos, NÃO SOU O ADVOGADO, mas tenho comparecido ás negociações em apoio dos colegas, por minha livre e espontânea vontade, além dos casos em que eles mesmos me chamam. Os Advogados Dos Sindicatos São os Que Menos Trabalham… Precisamos Botar Esse Pessoal Pra Trabalhar Afim de Fazem Juz ao Que Recebem Pra Nos Representar! LEMBREM-SE DISSO, DIVULGUEM ISSO E FAÇAM ISSO CASO VENHAM A NECESSITAR. Espero Que Não Precisem! Um Abraço a Todos Vocês. Te Cuidem e Vão Devagar… Nos Encontramos Por Ai.

  126. Jeferson Morais
    4 de outubro de 2012

    ALGUMAS DE ÕNIBUS EXEMPLO A RIO ITA com itinerário VENDA DAS PEDRAS X SÃO GONÇALO SÓ TEM ÕNIBUS DE UMA PORTA, fui vítima hoje ( quarta- feira dia 03 de outubro as 16 horas em São Gonçalo vindo para Itaboraí)) de constrangimento , pois , depois de esperar uma hora esperando o tal ônibus de duas portas (POIS SOU IDOSO E POSSUO O RIOCARD SÊNIOR ) FUI IMPEDIDO PELO MOTORISTA DE PASSAR NA ROLETA DE UMA PORTA , ALEGUEI COMO A LINHA SÓ TEM ÔNIBUS DE UMA PORTA ELE TERIA DE DEIXAR EU EMBARCAR. É LEI TÁ NO ESTATUTO DO IDOSO E CONSTRANGIMENTO DÁ CADEIA, MEUS AMIGOS TIVE QUE DESCER POIS, O MOTORISTA DISSE QUE ERA ORIENTAÇÃO DA EMPRESA . COMO PODE ISSO?. CADÊ A FISCALIZAÇÃO DO DETRO ?. A EMPRESA RIO ITA FAZ O QUE QUER E FICA IMPUNE ?. JÁ LIGUEI PARA O DETRO E ATÉ AGORA NADA DE FISCALIZAÇÃO, SERÁ QUE TEMOS QUE IR PARA A JUSTIÇA PARA FAZER VALER UM DIREITO QUE É NOSSO ?. NÃO É FAVÔR NENHUM DA EMPRESA, VANOS AGUARDAR, ESTOU ANOTANDO E FOTOGRAFANDO TODAS AS IRREGULARIDADES, VAMOS VER NO QUE VAI DAR.
    GRATO PELO ESPAÇO NESTE BLOG.

    MORAIS DE ITABORAÍ.

  127. Celio jose
    15 de outubro de 2012

    Muito bom a nova lei, só não temos a ária para descanço, o governo si preoculpou em fazer a lei, vamos descança aonde, na beira das pistas, posto não tem obrigação de da estacionamento para ninguém, no nordeste já si cobra para dormir na maioria dos postos e aí, que dizem os das leis?

  128. jociano rodrigues
    15 de outubro de 2012

    faço parte deste setor, na minha opinião alguns sindicatos da categoria de todo o brasil serão submissos as empresas e não defenderão os seus sindicalizados a exemplo do sindicato de são luis do maranhão, que em uma de suas paralizações agiu com mansidão a um reajuste que já havia sido acertado a portas fechadas e hoje eles é que estão fechando as portas, acredito que as empresas ou os seus donos já buscam alternativas para minimizar o impacto dessa lei aos seus lucros, que serão diminuidos de uma certa maneira. querem saber mais me procurem.

  129. domingos
    16 de outubro de 2012

    gostaria de saber quanto vai ficar o salario de motorista de onibus com essa nova lei que foi inplantada vai continuar a mesma coisa

  130. AMADOR BANDEIRA
    21 de outubro de 2012

    AMADOR BANDEIRA PRESIDENTE SIND. TRANS. RD DE ARARAQUARA, QUE LEI É ESSA ?.SERÁ QUE OS ENTEDIDOS QUE FIZERAM A LEI SABIA O QUE ESTAVAM FAZENDO?. NO BRASIL AS ETRADAS ESTÃO EM PESSIMAS CONDIÇOES, NÃO Á SEGURANÇA . PERGUNTO QUAL O LOCAL QUE OS SENHORES ENTEDIDOS, ACHA QUE OS MOTORISTAS PODE PARAR, NO ACOSTAMENTO NÃO NO PEDAGIO NÃO NOS POSTOS NÃO, DEVERIA SENHORES FAZER PONTOS DE APOIO PARA OS PROFICINAIS DO VOLANTE, PARAR TOMAR UM BANHO, RESTAURANTES COM ALIMENTAÇÃO CONTROLADA POR NUTRICIONISTA PREÇO QUE CAIBA NO BOLSO DOS MESMOS, NA APOSENTADORIA TER APROVADO O FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO ESSE ASSUNTO OS SENHORES NÃO ABORDARAM PORQUE ? É MUITO TRISTE SABER QUE AQUELES QUE NOS REPRESENTAM SO NOS PREJUDICAM?
    A TODOS TRABALHADORES SÓ EXISTE UM SAIDA PARA MELHORAR OS SALÁRIOS É AINDA SE OEGANIZAR . NO ANO PASSADO NA REGIÃO DE NOVORIZONTE SP, NAS UZINAS DE CANA AÇUCAR DA BASE DO SIND. SAIMOS DE UM PISO R$ 860,00 COM GREVE P/R$1.100,00 ESTE ANO COM GREVE/ FOMOS P/ R$1.350,00 MAIS 350,00 DE VALE ALIMETAÇÃO, VOMOS CONTINUAR LUTANDO BOA SORTE P/ TODOS OS TRALHADORES DO VOLANTE, QUE TRABALHAM NOITE E DIA, PARA O PROGRESSO DESTE MARAVILHOSO PAIS.FIQUEM NA PAZ DE JUSUS.

  131. jose gilberto ferreira
    29 de outubro de 2012

    muiito bom agora que tomei conhecimento do estatuto pois trabalho resgitrado em outra funcao a doze anos passei a trabalhar em caminhao e ha um ano passei a trabalhar em onibus falta muito para aposentadoria contabilisei 17 anos de contribuicao tenho 40 anos de idade
    aguardo resposta quem tiver conhecimento por favor obrigado.

  132. Airton biassi
    17 de novembro de 2012

    Eu gostaria que acabasse esse negocio de salario de são paulo é um, salario de suzano é outro,salario de minas é outro,salario de rio de janeiro é outro, todos os motoristas e cobradores deveriam ter um piso salarial igual, pois fazemos a mesma coisa, então dilma gostaria que inves de descanço e não sei mais o que , você poderia igualar todos os salarios e motoristas e cobradores,não importa onde ou lugar, salario de cobrador é uma miseria 700.00 , sendo que tem lugar que cobrador ganha 1.200..

    • neto
      29 de novembro de 2012

      verdade amigo salario desse e um a vegonha para nosso pais

  133. MAURO CELSO
    28 de novembro de 2012

    GOSTARIA QUE A PRESIDETE DILMA PUDESE TAMBEM APLICAR UMA LEI SOBRE A DUPLA FUNÇÂO DE MOTORISTA QUE TEM QUE DIRIGIR E COBRAR AO MESMO TEMPO ISSO TRAS UM LUCRO PARA OS IMPRESARIOS MAIS TRAS UM GRANDE RISCO PARA OS PASAGEIROS E O SEU CONDUTOR

  134. Ribeiro
    3 de dezembro de 2012

    Eu concordo plenamente, que está errado o motorista fazer dupla função, alem do que que as empresas ganham com isso, pois tira o trabalho de um cobrador, mais não aumenta o salario do motorista, sendo que tira totalmente a atenção do morista, isso sem dizer que atrasa muito´pois o mesmo na maioria das veses tem que ficar parado um determinado tempo para dá o troco au passageiro, por isso é super errado o motorista dirigir e cobrar, assim como é proibido dirigir e falar au celular au mesmo tempo, então essa lei deve ser valida para a dupla função dos motorista.

  135. Marcelo Rodrigues
    10 de dezembro de 2012

    DIMINUIR JORNAL TUDO BEM DILMA.MAS DIMINUIR NOSSO SALARIO,É O FIM…
    OBSERVAÇÃO:MEU FILHO NAUM VAI NO PARQUE,EU SOBREVIVO DE HORAS.OBRIGADA E UM BOM DIA.

  136. Marcelo Rodrigues
    10 de dezembro de 2012

    DIMINUIR FORNADA TUDO BEM DILMA.MAS DIMINUIR NOSSO SALARIO,É O FIM…
    OBSERVAÇÃO:MEU FILHO NAUM VAI AO PARQUE,EU SOBREVIVO DE HORAS.OBRIGADA E UM BOM DIA…

  137. Karen Prado
    10 de dezembro de 2012

    E AH,VIVEMOS COMO,SEM HORAS EXTRAS…É O MEU GANHA PÃO…TEM QUE AUMENTAR NOSSO SALARIO…AGORA QUE COMECEI A RECEBER O SALARIO DE MOTORISTA VOCE TEM QUE AUMENTAR NOSSO SALARIO…COMO VAMOS FAZER PRA PAGAR NOSSAS CONTAS,VIVO DE ALUGUEL PAGO 300,00 FORA AGUÁ,LUZ,GÁS E COMPRAS…FORA SE EU FICAR DOENTE E NAO DER PRA EU IR TRABALHAR E COLOCAR ATESTADO POR 1 DIA, PERCO MINHA CESTA BASICA.É JUSTO ISSO?RESULTADO TENHO QUE IR TRABALHAR DOENTE?COMO FICA ISSO AH?OQUE VOCE ME DIZ?E AGORA COM ESSA LEI,OQUE EU FAÇO?TENHO FILHOS E CONTAS A PAGAR?

    • gisele
      6 de março de 2013

      vamos pedir para nossa querida presidente dificultar um pouco mais nossas vidas ou melhor trocarmos de salrio ela viva com 678,00 e nos com de um presidente e ai colega

  138. joanilson
    10 de dezembro de 2012

    cadê nossa aposentadoria por tempo de serviço,com 25 anos de contribuição,que o corno do FHC nos roubou,agora quer por outro ladrão lá na previdencia,AECIO NEVES. e por favor,salario digno para quem carrega o BRASIL nas costas.

  139. Francisco alves
    11 de janeiro de 2013

    Gostei muito

  140. jovanito matias
    8 de fevereiro de 2013

    concordo com a lei só q eles esqueceram do mais importante o nosso salario e ai migão como fika?

    • robson
      13 de fevereiro de 2013

      pra eles vcs acham que o motorista presta? kkkkkk nos temos que se da valor quanto vale um motorista pra vcs?

  141. jovanito matias
    8 de fevereiro de 2013

    tem q acabar com esse negocio de comição! acho msm q devemos descançar mais, só q temos q ganhar melhor também afinal carregamos o brail nas costas, sem caminhão o BRASIL para.

  142. ezequias
    14 de fevereiro de 2013

    E a questao salarial? De quanto vai ser o piso salarial da categoria? Estou ancioso pela resposta.

  143. gisele
    6 de março de 2013

    com essa idiotisse que a dilma aprovou onde nossos maridos vao dormir no acostamento e ai ela vai pagar nossas contas se algo acontecer com um salario de 678,00 por mes quanto ela gasta mensalmente vamos trocar nossos salarios

  144. ennzo
    14 de março de 2013

    Acredito que um dia vai melhorar.

  145. SIVANILDO
    18 de março de 2013

    SR. Dilma, meu nome é Sivanildo, sou carreteiro há 5 anos, temos um sálario miseravél, a senhora deveria olhar mais para nossa categoria, dá uma sálario justo que deveriamos ganhar e não ganhamos, presidenta veja o nosso lado sofrido, enfrentamos tudo de ruím nas estrada, sofrimento e mais sofrimento, somos nós que transportamos tudo nesse mundo de meu Deus, somos umilhado pôr policiais, ficais e outros orgão e que olha por nós só Deus, peço a sr presidenta que olhe para nossa categoria e nos dê um sálario digno para que todos possa trabalhar satisfeito, muito obrigado boa tarde.

  146. SIVANILDO
    18 de março de 2013

    Sr. Dilma, a senhora deveria colocar mais fiscalização nas empresas para que tudo ocorra bem para nossa categoria, nós carreteiro movimentamos o mundo e somos mal visto pôr todos, não temos nem um tipo de beneficio para nos ajudar a nossa categoria e enquanto isso nós sofremos cada vez mais e fica por isso e acabou, ganhamos pouco sálario de fome, estrada ruím e os orgãos competente não faz nada.

  147. David
    6 de junho de 2013

    podiam simplesmente seguir as regras utilizados em toda a Europa válido há vários anos

  148. Marcos jose
    12 de junho de 2013

    Sou motorista de carreta, esta faltando falarem sobre salario e levar a serio estamos pedindo socorro

  149. Terivaldo
    5 de julho de 2013

    Um promotor disse ao Jornal da Rede Globo que o seu salario de R$ 27.000,00 foi para R$ 650.000,00 por acúmulo de funções. Já o motorista acumula várias funções: motorista, vigia, zelador, conferente, entregador, entre outros e o salário e de motorista de caminhão era de R$ 2.400,00 bruto, foram excluídas as horas extras e o salario caiu para R$ 1.400,00, sendo que é inconstitucional baixar o salario de um profissional que atua com mais de 2 anos de serviço. Por que não unificar os salários dos motoristas por categoria?

  150. Aristeu sales de oliveira
    25 de fevereiro de 2014

    Acidentes so vai acabar quando o motorista tiver um salario digno pra não ter que fazer horas extras ou correr de mais pra ganhar mais comiçoes por produtividade !!! So isso resulve nada mais como q vc vai respeitar essas lei se vc tem q comer e pagar suas conta com esse piso de salario vergonhoso de motorista???????

  151. marcelo
    9 de abril de 2014

    foi muito bom esta lei

  152. sergio
    4 de maio de 2014

    sergio , rio de janeiro,caros colegas rodoviarios,depois desses [beneficios] todos nos foi dado;so falta o vale velorio.

  153. Elion Lugão Castelar
    11 de dezembro de 2014

    Fizerão muita merda agora aguenta eles

  154. jose Carlos da silva
    30 de dezembro de 2014

    Salario não e compatível a profissão não Samos reipeitados pelas maioria das empresa ela oferece uma coisa na hora que VC começa a trabalhar as infomarcoes não batem por esses e muito motivos cada vez só piora a situação de motorista carreteiro no Brasil motorista merece um pouco de respeito sem ele o Brasil para. Sindicato e autoridades competentes olhe mais por nós e melhores salários nós merecemos corremos grande risco todos os dias um abraço.

  155. mavio de lima silva
    14 de janeiro de 2015

    O texto nao explica muito muito claro .deicha duvidas.aqui em pernambuco as empresas de onibus nao vai adotar de jeito maneira.

  156. ROBSON LUIZ TEODORO
    18 de janeiro de 2015

    O PROBLEMA VEM LÁ DE ANOS ATRAS ONDE O TAL FERNANDO HENRIQUE ACABOU COM AS 6 HORAS DE JORNADA, PERICULOSIDADE 25 ANOS PARA SE APOSENTAR AI SE AGRAVA MAIS AINDA OS MOTORISTAS PROFISSIONAIS NAO SÃO UNIDOS JUNTANDO COM AFALTA DE RESPONSABILIDADE DA DILMA QUE MAL REGULAMENTOU A PROFISSÃO E ESTÁ CAGANDO E ANDANDO PRA NOS POI PODERIA DESFAZER O QUE O BOSTA DO FERNANDO HENRIQUE FEZ DANDO 6 HORAS DE TRABALHO, 30 POR CENTO DE PERICULOSIDADE E A APOSENTDORIA DE 25 ANOS FORA A FALTA DE CONDIÇÃO DE TRABALHO E AS PESSIMAS ESTRADAS PORTOS E TAMBEM O TEMPO DE ESPERA QUEDEVERIA SER COMPUTADO COMO HORA EXTRA POIS ESTAMOS LONGE DE CASA SEM FAMILIA ESPERANDO EM PORTOS POSTOS FISCAIS ETC.O PIOR DE TUDO É QUE NÃO FAZEMOS NADA SÓ RECLAMAMOS GENTE SEM CAMINHÃO O BRASIL PARA VAMOS A LUTA FAZER O DIFERENCIAL ACABAR COM ESSA POUCA VERGONHA QUE É ESSA TAL LEI TRABALHISTA .E ESSES MAUS GOVERNANTES VAMOS APOIAR O PROJETO DO PAULO PAIM QUE QUER DESFAZER A CAGADA DO TAL FERNANDO HENRIQUE QUE ACIMA DE TUDO CHAMOU OS APOSENTADOS DE VAGABUNDOS.

  157. amiilton martns
    12 de maio de 2015

    Cometario sobre horas extra q trabalha com carreta exedente porque so viaga do nacer ou por sol como vai fazer horas exstra,,,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.574 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: