Flagrante de irregularidades nas vans da EMTU

denúncia perueiros

Van da RTO – Reserva Técnica Operacional -, que presta serviços para a EMTU, cometendo uma série de irregularidades em Guarulhos, na Grande São Paulo. Van do modelo Sprinter seguia com as portas abertas, o cobrador de bermudas ia segurança a porta principal e os passageiros estavam em pé num veículo onde só podem ser transportadas pessoas sentadas. Foto: Adamo Bazani.

Vans a serviço da EMTU põe em risco segurança dos passageiros
Carros andam com as portas abertas e motoristas cometem irregularidades no trânsito

ADAMO BAZANI – CBN

Passageiros de vans do serviço RTO – Reserva Técnica Operacional, composto por veículos que atendem a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, gerenciadora dos transportes intermunicipais na Região Metropolitana de São Paulo, correm riscos por conta da má prestação de serviços.
As vans são particulares e cadastradas pela EMTU e sujeitas a fiscalizações.
Mas isso não impede irregularidades.
Atrasos, excesso de lotação, veículos trafegando com porta aberta e até saindo dos itinerários são cenas mais comuns que se pode imaginar.
A reportagem do Blog Ponto de Ônibus / Canal do Ônibus flagrou diversas irregularidades em uma destas vans no final da tarde desta quinta-feira, 1º de março de 2012, em Guarulhos, na Grande São Paulo.
O veículo modelo Sprinter, que não chega a ser um minionibus, estava completamente lotado, com pessoas em pé inclusive, o que contraria as determinações de segurança para este tipo de van durante o tráfego.
Não bastasse isso, a van circulava com portas abertas sem nenhuma proteção para os passageiros.
Um homem que atuaria como cobrador e se sentiu incomodado com as fotos da reportagem que estava em outro veículo, vestia bermudas, calçava chinelos dedos e segurava a porta, com o corpo exposto ao tráfego.
Apesar da lotação e do veículo andar de portas abertas, o motorista não parecia se importar.
Mesmo com o congestionamento na Avenida Santos Dumont, no bairro de Cumbica, em Guarulhos, a van estava em alta velocidade e fechava outros carros na via pública.
E pesar de ser um veículo de transporte coletivo seguia pela faixa da esquerda por diversas vezes.
Em algumas ocasiões, motoqueiros que trafegavam entre os veículos, passavam bem perto do homem que estava na região da porta.
Momentos depois, mesmo com o trânsito quase parado, a van logo saiu da área de visão da reportagem.

perueiros

Além de excesso de lotação e de trafegar com portas abertas, motorista da van transitava em alta velocidade, pela faixa da esquerda e fechava outros veículos para mudar de faixa. Motobous passavam muito próximos das pessoas que estavam expostas na área da porta. Foto: Adamo Bazani.

Normalmente, os veículos da RTO da EMTU operam em ligações que não são de interesse das empresas de ônibus. Sem opção de serviços, os passageiros muitas vezes se vêem obrigados a usar este tipo de transporte.
Alguns bairros servidos pela RTO não possuem alternativas de linhas de ônibus.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

About these ads
Esse post foi publicado em Notícia e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

89 respostas para Flagrante de irregularidades nas vans da EMTU

  1. Wesley Souza disse:

    Não é só lá não, vejo isso direto aqui em Barueri, os micros da RTO super lotados andando com porta aberta, uma vez tinha até uma pessoa pendurada …

    • Eliseu Feliciano disse:

      Nas linhas 073 e 077 tem onibus,mas,os passageiros,muitos preferem as lotaçoes,outros sao iludidos pelos perueiros e cobradores das lotaçoes,e,infelizmente nao se ve uma fiscalizaçao,se quer,da EMTU,é lamentavel.

  2. Danilo disse:

    Isso porque voce não viu o que eles fazem na Av. Prof. Francisco Morato apos as 20horas. Eles trafegam pelo corredor a esquerda dos onibus e ainda por cima param nos pontos, e os passageiros entram pela direita, RENTE aos carros. E esses motoristas das Vãs se jogam na frente dos ônibus que fazem a mesma linha, quase que obrigando o motorista a deixar para eles os passageiros..

    O unico ponto POSITIVO das Vans da EMTU, são que cortam caminho quando tem transito, e com isso o passageiro acaba chegando mais rápido ao seu destino. Não vou poder sitar os trajetos alternativos se não podem proibi-los..

  3. Roberto Guiimarães disse:

    A situação é ainda pior nas linhas de ônibus que também tem RTO´s operando, como por exemplo as linhas 032 Itap. da Serra (Parque Paraíso)-Pinheiros e 033 Embu (Engenho Velho)-Metrô Clinicas, pois mesmo legalizadas o “espírito de perueiro” ainda existe: ficam esperando a partida dos ônibus para saírem na frente, andam com a lotação e velocidade bem acima do normal e chegam até á pagar “cafézinho” para fiscais de empresas de ônibus (para que eles informem a tabela horária das partidas dos ônibus) e motoristas (para que eles andem mais lentos que o normal e não ultrapassem as vans).

    • Eliseu Feliciano disse:

      Nas linhas 073 e 077 os perueiros da EMTU(Guarulhos-Sao Miguel)saem duas ou ate tres peruas na frente do onibus e ainda ameaçam os motoristas e cobradores

      • Olá Meu nome é Ewerton sou Portador de Necessidades Especiais, moro na Região dos Pimentas, o comentário o que ele falou é verdade não só dessas linhas, mas também a 349TRO Pq. Brasilia / Estação Itaim Paulista; as vans são clandestinas algumas delas estão em péssimas condições cobram o mesmo valor. Quem administra a linha é a E.O. Vila Galvão; no inicio quando ela começou a operar na região da Vila Any em 2003, disseram que era muito efetiva a operação dos carros na linha; porém se um Deficiente ou Idoso usam esse tipo de transporte eles ficam iventando um montão de desculpas esfarapadas para eles tirarem dinheiro de onde não tem. Aqui na região essa linha opera com um horário muito estranho; durante a semana ele passa a cada 2 horas até as 19 hs e aos finais de semana ele faz um intervalo de pausa até 3 e só volta a passar as 3 e voltara a passar até 22hs isso é; quando não param cedo a pedido do proprio fiscal.

      • NA VERDADE A PROPRIA POPULAÇÃO E CONIVENTE COM ELES, SE ACIONASSEM A MIDIA E FIZESSEM UMA REVIDINCAÇÃO NA SECRETARIA DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS. COM CERTEZA OS CULPADOS SERIAM PUNIDOS COM RIGOR.
        SEM FALAR QUE CONFORME VAO SE PASSANDO O TEMPO.

        PRA QUEM NAO CONHECEM O PREDIO DO STM FICA NA SÃO BENTO, REGIÃO DO CENTRO DA CIDADE 3291-2227, 3291-7800

      • mano cachorro disse:

        eu acho eh pouco!! lotação é o melhor transporte do mundo, vcs q andam nessa merda de onibus ficam morrendo de inveja do transporte alternativo, vão tomar no rabo de vcs, pois enquanto vcs ficam tirando foto das lotações e cuidando da vida dos outro, o macho d vcs fica em casa comendo outro gay, seus arrombados

    • Eliseu Feliciano disse:

      Ate quando nos vamos sofrer esse massacre,sera que a EMTU nao vai criar algo que dificulte as açoes desses criminosos,ou,a EMTU apoia essas açoes?

  4. SOLICITAMOS DA EMTU UMA RESPOSTA SOBRE ESTE CASO E UMA POSIÇÃO DA EMPRESA METROPOLITANA DE TRANSPORTES URBANOS SOBRE AS FISCALIZAÇÕES E OS SERVIÇOS EM GERAL PRESTADOS PELA RESERVA TÉCNICA OPERACIONAL.

    ESTOU AGUARDANDO ESTA RESPOSTA

  5. Marcos disse:

    Como usuário de linhas intermunicipais, posso afirmar que a fiscalização da EMTU é simplesmente falha. Comparada com outras gerenciadoras de transporte, a EMTU consegue ser ainda pior. São linhas, veículos, horários, atendimento ao usuário…parece que tudo está nas mãos somente dos empresários, não sentimos a fiscalização funcionar. É um absurdo !

  6. Já ouvi realmente muito sobre a possível falta de fiscalização da EMTU. Bem, eu aguardo o retorno da gerenciadora. Quem quiser aqui postar alguma sugestão ou mesmo reclamação, ver o site pelo menos eles vão ver.

    • Eliseu Feliciano disse:

      Na regiao central (Tiete,Armenia,etc, a fiscalizaçao ta todo dia,ja em Sao Miguel Psta,Pimentas eles passam uma vez por semana e agente quase nem vê!

  7. leonardo-pe disse:

    isso é uma ZONA!e o CÍNICO DO COBRADOR(uma cara q fica rindo,não posso pensar de outra forma)trabalhando literalmente errado!os caras dizem:isso é uma brincadeira pra gente!aqui em Jaboatão-PE é a mesma história.assim fica dificil apostar numa melhoria no transporte,principalmente”para a copa”!

  8. É, uma Copa com RTO assim não sei se daria boa imagem. Pior será o gringo no VLT, monotrilho, BRT cruzando com o transporte que carrega o povo mais humilde. A imagem de pobreza, miséria e falta de condições para a população brasileira só será rfeforçada.

    O QUE SER ESSO?
    Ah mister, é o transporte do dia a dia do povo quando não tem Copa.

    MAS O POVO NÃO PODER CAIR DO VAN?

    Poder pode mister, mas ninguém multa…..

  9. Precisamos mudr a mentalidade de que se não sabe o quer ser na vida, vai ser motorista!

  10. Roberto Guiimarães disse:

    Essa EMTU é um lixo, consegue a proeza de ser uma cópia muuuuuito pior da SPTrans!!

  11. wellington disse:

    e o perigo de alguem cair,essa van nao é “adaptada”para passageiros ficar de pé….e pq a emtu deixa chegar a esse nivel???

    • Eliseu Feliciano disse:

      Da até pra desconfiar,esses perueiros andam muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito a vontade,sera que os perueiros tem tantos fiscais para combater a fiscalizaçao da EMTU?

  12. PauloZ disse:

    Flagrante do dia-a-dia em nosso país.

  13. tiovieira2010 disse:

    Normalmente, os veículos da RTO da EMTU operam em ligações que não são de interesse das empresas de ônibus. Mas na pratica isso não acontece, pois tanto nos terminais primário quando no segundário as vans saem disputando os passageiros; Sem opção de serviços, os passageiros muitas vezes se vêem obrigados a usar este tipo de transporte. Talvez por isso algumas das prestadora de serviços pressiona a EMTU/SP cancelar essa prestação de serviço. Mas por outro lado deve ser feita a mesma pressão .nesse empasse a EMTU/SP assinou contratos com operadores do Serviço Especial de Transporte Conveniado – “Ligado”. Onde a EMTU/SP só faz a transferência das vans (RTO) para (Ligado). O serviço visa atender às pessoas com necessidades especiais, na modalidade porta a porta, por meio de convênios que poderão ser assinados com órgãos federais, estaduais e municipais em programas relacionados às áreas da educação, saúde, cultura e lazer. Por conta do convênio firmado com a Secretaria de Estado da Educação, o Ligado começará atendendo crianças com deficiência que frequentam as escolas da Rede Estadual de Ensino dos municípios de Osasco Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo, Suzano e Itaqua. A EMTU/SP é responsável pelo planejamento, organização, execução do serviço e fiscalização, além de estabelecer as regras, diretrizes e procedimentos operacionais. Os custos ficam a cargo das entidades que se conveniarem ao serviço.A EMTU/SP é uma sociedade anônima de economia mista e de capital fechado controlada pelo Governo do Estado de São Paulo. Sendo assim ela se acha no poder de transpor o que rege o Art.” 136- Os veículos especialmente destinados à condução coletiva de escolares somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executivos de trânsito” -” III – pintura de faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura, à meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroçaria, com o dístico ESCOLAR, em preto, sendo que, em caso de veículo de carroçaria pintada na cor amarela, as cores aqui indicadas devem ser invertidas;” assim está escrito em um “livrinho” intitulado código de trânsito brasileiro onde creio eu não tenha exceção para ramificações do governo.Os pais que tem filhos com necessidade especias sabem o sufoco que passam, pois nesse serviço fiscalizado pela EMTU/SP que não fiscaliza nada; os operadores tem que se deslocar de sua cidade para prestar o serviço em outras localidades da região metropolitana de São Paulo, sendo seus filhos obrigado a permanecer circulando nas vans por muito tempo,isso quando as escolas tem que ficar com os alunos após horários escolares até que as vans venham pegar os mesmo.

    • Mirreis disse:

      Tio, o serviço LIGADO está muito bem estruturado e devidamente fiscalizado pela EMTU, e para aumentar seu conhecimento sobre o serviço, o mesmo tem aprovação em mais de 90% dos usuarios atendidos pelo sistema. SEC-LIGADO tem veiculos adaptados com rampas, elevadores, e seus operadores e monitoras com curso de capacitação mestrado pelo SEST/SENAT. Mais informação ligue direto na fonte: envie e-mail para ligado@emtu.sp.gov.br ou entre em contato pelo telefone: 0800 771 17 37

      • Eliseu Feliciano disse:

        É tao fiscalizado,que as peruas andam super lotadas,a EMTU nao da conta de fiscalizar os perueiros da zona leste(pimentas/Sao Miguel Pta),A EMTU diveis e nunca da uma passadinha!é lamentavel!

    • alexandre borges disse:

      Caro Tio:
      Pois é… Além disso tudo (o serviço é ilegal e de péssima qualidade), essa porcaria aí (o tal do LIGADO) custa o dobro do que o governo pagava para empresas fazerem o mesmo serviço, só que bem feito e dentro da Lei. Já há algumas ações na Justiça, mas sabe como é: ela TARDA. Tomara que alguém dê um basta nisso logo, para o bem dessas crianças. Eles têm muito dinheiro para pagar advogados e para remunerar pessoas como esse tal de MIRREIS que respondeu abaixo. Esse aí deve ganhar uns 10 paus por mês do nosso dinheiro para passar o dia vasculhando redes sociais e blogs e tentar limpar as sujeiras que essa EMTU faz.

  14. É uma vergonha o serviços prestados pela RTOs, mas não os culpo pois não tem fiscalização nas ruas todos os dias, e quando tem as RTOs, são santinhas, nao acontece nada quamdo tem fiscalizaçoes.
    Também não generalizo a todos , pois tem otimos pais de familia, cidadões que trabalham com competencia, agilidade , respeito , segurança, prestando um bom serviço, a população. Mas por outro lado a prestaçao de serviços da RTOs é péssimo…
    Aqui em Cotia-SP, Raposo Tavares , Itapevi-SP Castelo Branco ,também acontecem isso.
    E quando sugerimos criaçoes de novas linhas para ajudar a populaçao, junto da EMTU areas 1 e 2 , a EMTU/SP simnplesmente diz que não é possivel atender as solictações, dai fica a pergunta , o que a EMTU/SP faz ?. A criaçao de linhas é para melhorar o transporte junto do cidadão, a qualidade de serviços prestados, diminuir as superlotaçoes, e sobre tudo dar mais opçoes para os passageiros se deslocarem de um lado para outro ou seja garantindo o direito de ir e vim do cidadão , por lugares diferentes,intinerários mais rapidos , acessiveis, e ai a EMTU o que faz?.

    • Eliseu Feliciano disse:

      EMTU,deve ser serviço de apoio á super lotaçoes

      • Luisinho disse:

        Na linha 283tro Ariston V.iara os rtos segurão os onibus no farol passam no vermelho cortam caminho, fecham meu fazem o querem muitos deles tem elevador para deficiênte mas são poucos deles que transportam, usam e abusão dificielmente, do mesmo jeito fazem com os idosos eles descem pela rua da faculdade vâo pela rua da estação cade a e m t u não fiscaliza

      • eliseu disse:

        É,infelizmente a EMTU só atua no centro da cidade(metro Armenia,TIETÊ,etc…
        Vamos ver até quando temos que tolerar esses bandidos perueiros!!!!
        Nosso transporte coletivo tá uma porcaria por causa deles que nao aceitam dividir os passageiros com os onibus!

  15. Wiliam de Queiroz disse:

    Além disso infrações no Código de Trânsito Brasileiro como trafegar pelo acostamento, entrar em vias não permitidas, excesso de velocidade, de peso e de pessoas e do não uso de cinto de segurança apenas que está na frente são outros agravantes destas vans. A EMTU tem que cassar a licença desses maus condutores das RTO´s, como eu sempre digo estes camaradas eu apelidei de “passa fome”, não respeitam nada.

  16. Luis Nunez disse:

    Talvez uma das poucas coisas que tem de bom no transporte público do ABC, seja exatamente a ausência deste “serviço”.

  17. Paulo Mack disse:

    Reblogged this on BLOG DO MACKe comentado:
    As que circulam no trecho que passa por Jandira, com destino a Cotia os motorista usam som alto, e ainda falam ao celular, colocando em risco a vida dos usuários, e o pior : não ha fiscalização alguma por parte da EMTU

  18. Roberto SP disse:

    Esse sistema RTO criado pela EMTU nunca deveria existir se o código nacional de transito fosse levado mais a sério, sobretudo no que se refere ao transporte coletivo. No final dos anos 90 a cidade de São Paulo foi literalmente tomada pelos chamados perueiros, antes disso já tínhamos o s ônibus clandestinos, ocorre que naquela época havia um grande vácuo deixado pelas empresas de ônibus na operação de muitas linhas, os perueiros surgiram num momento oportuno, pois naquela época era comum por exemplo pessoas usarem dinheiro de indenizações trabalhistas para comprarem Vans importadas (Topic, Besta, VWKombi…..) para esse serviço, e pra piorar isso alguns políticos usaram os perueiros para se elegerem prometendo por exemplo se eleito fossem legalizariam o serviço ou no mínimo lutariam para isso. Era comum por exemplo ver pelas ruas em épocas eleitorais Vans estampando propagandas desse ou daquele candidato “amigo”. Um exemplo claro disso foi o que ocorreu na cidade de Cotia, os perueiros tomaram conta do serviço municipal de ônibus. Por volta de 2003/2004 a cidade de São Paulo transforma o serviço de perueiros em complementar ao sistema de ônibus, saem as Vans e entram os micro ônibus (o Volare da Marcopolo na época era sucesso), a EMTU na sua licitação na áreas metropolitanas transforma o serviço ORCA em RTO, em alguns casos o RTO operava e opera de forma complementar ás empresas, ou seja, algumas linhas são operadas por esse serviço ora nos horários de menor movimento, ora complementando a frota nos horários de grande demanda. Enfim essas irregularidades trazidas pela matéria são de fato muito comuns no dia a dia, todo mundo vê e sabe o que acontece, só a EMTU não sabe, outra questão é que esse serviço está nas mãos de Cooperativas e sempre tem um “amigo” pra ajudar, aos usuarios o risco de acidentes é muito grande, mas a necessidade de chegar mais rapido fala mais alto.

    • leonardo-pe disse:

      e ainda bem q a gestão marta suplicy(no período 2003/04),regularizou o transporte da capital.mas,até nisso,a imprensa atrapalhou.e quase q não dá certo

  19. jair disse:

    Danilo
    Eu também presenciei na Av. prof Francisco Morato o Micro usando o Corredor na pista esquerda despejando passageiros no meio da avenida e também recolhendo passageiros da mesma maneira.
    Acho que a Fiscalização, neste caso, caberia, além da EMTU, tambem a Sptrans e CET e Policia de Transito, uma vez que comete Infração de Transito além das Normas e Procedimentos pertinentes aos Corredores de Onibus.

  20. Sérgio - Santo André disse:

    Fiscalização da EMTU ?????? Isso existe ????? Já fiz um milhão de reclamações contra a linha 194 – Santo André (Jardim Guarará) – São Caetano (Terminal Nicolau Delic) e sabe o que resolveram ???? NAAAADAAAA. E não vão resolver nem tão cedo. A preocupação deles é só com a Metra, o pessoal do ABC não me deixa mentir !!!! Se houvesse pulso firme mesmo, EAOSA, Ribeirão Pires, Riacho Grande, São Camilo, Viação São José, tinham que ser colocadas todas para fora do sistema. A situação dos ônibus é uma vergonha, ônibus com parachoque caindo, amassados, com quebras constantes, lixos vindos de outros estados, e por aí vai. Será que um dia vão fazer alguma coisa ????? Alô Secretário de Transportes do Estado de São Paulo, será que dá para colocar a EMTU para trabalhar, ou vamos ficar esperando um acidente grave acontecer hein, para depois ficarmos lamentando e colocando a culpa nos motoristas e nas condições precárias dos ônibus, se é que podemos chamar aquelas coisas de ônibus ???? Só reforçando, se nos ônibus já não existe fiscalização, imagine nas “Vans”. Está realmente uma baderna…

  21. Luiz Vilela disse:

    Tudo demonstra que a EMTU precisa se redefinida, não se trata mais de competência ou eficácia. Via Lei da Mobilidade e exercício de integração física e tarifária.

    Acompanhei o que Roberto SP relata em Cotia. Na mesma época, inclusive. De lá pra cá os problemas só aumentaram.

  22. Octavius disse:

    Bom, esse “desserviço” ainda irá causar um acidente de grandes proporções. e o pior, que a culpa será do “cidadão que usa esse serviço”. O conceito da operação da RTO, na pratica, inexiste: Na região do Alto tietê, essas vans operam JUNTO COM AS LINHAS REGULARES. o que deveria ser “complementar” acaba virando “concorrencia”. Fora que essas linhas SE RECUSAM A ACEITAR PESSOAS DE CARTEIRA ESPECIAL E GRATUIDADES. DESOBEDECEM CLARAMENTE AS NORMAS DE TRANSITO E AINDA POR CIMA DESRESPEITAM O CIDADÃO AO TRANSPORTAR DESSA MANEIRA.
    Adamo, sugiro que fique, nos horarios de pico, nas seguintes paradas para flagar o desrespeito das linhas da RTO:
    Rodovia presidente Dutra: Parada Nova Bonsucesso, Jardim Maria Dirce e Karina (linhas 530, 537, 480, 580, 277, 166, 115, 216 , dentre outras)
    Terminal Armenia
    Terminal Tietê
    Praça dos Estudantes e Avenida Guarulhos, em Guarulhos (77, 121, 175)
    Avenida Francisco F. Lopes, Mogi das Cruzes, 311 e 318
    Rodovia Mogi-Dutra (411)
    Estrada de Santa Isabel e Av Marechal Tito (889 e 480)

    Note: os comentarios acima alertam da velocidade e do modo de dirigir desses homens. Se a EMTU não tomar providencias em fiscalizar realmente, vai acontecer um gravissimo acidente com no minimo 10 mortes, por causa da ausencia de fiscalização não somente nos terminais, mas no percurso da linha.

  23. Já rodei por todas as 5 partes da RMSP e, disparado, as linhas de Guarulhos e do ‘eixo’ Cotia-Alphaville são as piores. Um dos casos citados de linhas em que os passageiros são refens é a 349, que atende o Jardim Pantanal, que só possui RTO’s já que nenhum governo investe numa ponte que passe onibus (apesar que lá há MUITAS outras demandas de igual ou maior necessidade….). E se não há RTO’s no ABC é porque ainda na época das clandestinas elas foram barradas de atravessar o Tamanduateí e o Oratório, funcionando hoje como as linhas 3134 e 4028 da SPTrans….

    • Eliseu Feliciano disse:

      Verdade guarulhos é uma vergonha os RTOs fazem o que quer e as empresas tambem,entrei no onibus no Bonsucesso,quando chegou no cemiterio de Bonsucesso,ele saiu do trajeto foi no bairro da Ponte Alta,voltou pelo mesmo caminho(cerca de 25min.) retomando o caminho do cemiterio seguindo viagem,nao podiam cria uma outra linha ao invez de fazer um trajeto repitido e cansativo?

    • Vc deve cometido um equivoco a linha 349TRO Guarulhos (Pq. Brasilia) São Paulo (itaim Paulista)

  24. Marcos N Souza disse:

    Sérgio, concordo com você em todos os aspectos citados, enquanto a emtu preocupa-se tão e somente com a Metra, o restante das empresas deita e rola. Porquê isso? Será que para tornar a Metra a “empresa modelo”? Ótimo, mas vamos cobrar qualidade de todas as demais permissionárias, mesmo porquê é obrigação da emtu e de todas as empresas que prestam serviços a população: transporte digno e decente para um povo tão sofrido e trabalhador, e que a décadas é tratado como lixo.

  25. Sérgio - Santo André disse:

    Marcos, só para reforçar o que eu disse anteriormente, ontem tive mais uma confirmação de que a menina dos olhos da EMTU, realmente é a Metra. Possuo o “maravilho” cartão Bom Comum, a vários anos, e para fazer uma recarga era um inferno, pois só dava para fazer na garagem das empresas, com o passar do tempo e vamos dizer por sorte, encontrei um posto de recarga no terminal de São Caetano, posto esse da empresa de ônibus “Padre Eustáquio”, só que como eu moro em Santo André, tinha que perder uma viagem de trem, só para fazer a recarga. Qual não foi a minha surpresa após saber que a Metra também iria aceitar o “BOM”, nossa, após mais de vinte anos a Metra resolveu se “rebaixar” as demais empresas intermunicipais e aceitar o “BOM”, realmente ela desceu do Olympo. Mais a surpresa maior foi a instalação quase que imediata de postos de recarga do “BOM” no terminal Santo André. Incrível, as várias empresas intermunicipais que já operam no terminal Santo André nesses mais de 20 anos não conseguiram o que a Metra conseguiu em praticamente um mês, instalar postos de recarga e atendimento no terminal Santo André. Será que é perseguição minha ???????????????????? Tudo para a Metra e que se lixem as demais empresas e seus usuários, não é mesmo. A minha crítica não é com relação a operação da Metra, que com certeza é muito boa, mas com relação a esse protecionismo irritante da EMTU, que prá mim não passa de mera arrecadadora de impostos….

    • Marcos N Souza disse:

      Mas é dessa maneira Sérgio que a EMTU trata o usuário, a Metra é a ” menina do olhos”, e quanto ao restante do sistema? Alguèm precisa avisa-los (EMTU) que o sistema de transporte metropolitano não se restringe ao corredor São Mateus-Jabaquara. É muito maior do que isso.

  26. Thiago Rocha disse:

    É, esse RTO é lixo, já vi operadores dirigindo com lata de cerveja na mão no Barreto (Arujá) e daí pra pior… Merecem cair na caneta mesmo e perder o direito, pois colocam a vida dos passageiros em alto risco

    • ninguem obriga ninguem a andar de lotaçao anda quem quer se acha mais facil fica no ponto esperando o busao…

    • SILVANNO disse:

      DEUS TE ABENÇOE E A TODOS AQUI NESSE BLOG UM DIA VC COM CERTEZA VAJOU DE VAN E TODOS QUE POSTARAM SUAS RECLAMAÇOES POR AQUI MAIS NÃO SE ESQUEÇAM QUE UM DIA OS MOTORISTAS DE ONIBUS ENTRAM EM GREVE AI VAMOS VER QUEM VAI FAZER O TRASPORTES DOS TRABALHADORES E ANTES DE FALAR
      FAÇA COMO O DONO BLOG TENHA PROVAS DE ETR VISTO MOTORISTA COM BEBIDA ALCOLICA DENTRO DA VAN UM ABRAÇO A TODOS

  27. DR. PROTESTO INDIGNADO DA SILVA disse:

    Mais omisso que a EMTU É A SPTRANS.

  28. antonio disse:

    ANDA DE RTO QUEM QUER, NINGUÉM É OBRIGADO!!!!!!!!

  29. Eliseu Feliciano disse:

    Adamo Bazane por favor,manda fotos para EMTU

  30. pamela disse:

    A LINHA COCAIA/ARMENIA 275 TAMBEM TEM MUITAS IMPRUDENCIAS ELES TEM MUITOS FISCAIS ESPALHADOS ALIAS OLHEIROS PARA ELES FUGIREM DAS FISCALIZAÇOES CORREM DE MAIS ONDE JA SE VIU FAZER DA ARMENIA EM GUARULHOS EM 15 MINUTOS E MUITO PERIGOSSO AS VANS LOTADAS ELES TEM QUE FISCALIZA DESFARÇADOS NO PONTO FINAL DAS LOTAÇOES E INTERMEDIARIOS TODAS VIVEM LOTADAS DE MAIS!!!

    • elizeu disse:

      Boa tarde,É,pareçe que até os motoristas de ônibus estão envolvidos com os espias,
      tem motoristas que andam tão devagar que da para desconfiar!

  31. wagner disse:

    na armenia tem até carro que faz lotaçaõ aquilo é uma bagunça vcs nem imagina

  32. antonio disse:

    Antes de criticar voces deveriam procurar saber quais são as condições que a EMTU oferce para os RTOs trabalharem.

    • Luis Nunez disse:

      A EMTU, que manda andar com portas abertas, desrespeitando leis de transito, disputando passageiros com os onibus regulares, ela que manda dirigir falando ao celular entre outras coisas?

    • Sabe porquê criticamos??? É simples experimenta você se colocar no Lugar de um Usuário Com Deficiência, toda vez que uso transporte alternativo é a mesma coisa, inventam um monte de desculpa das mais esfarrapadas dizendo que já tem usuários com gratuidade na van; sendo que na verdade não tem. as sprinters existem 4 assentos preferênciais e NENHUM de vocês se apresentam solidarios a atender usuários nessas condições. Se sentir incomodado azar é o seu é unicamente seu!!!! vc fala isso é porque não tem nenhum familiar ou amigo assim. se vcs são mau pago reunem-se entre vocês e vai ao sindicato da categoria e pressiona os verdadeiros culpados porque, nós a população não temos que ser prejudicados pelas suas negligencias.

  33. reclama tira fotos e denunciar e muito facil porque nao tentam melhorar o transporte publico se nao temos alternativa somos obrigados a andar de lotaçao sim nao critique faça melhorar…..

  34. Mirreis disse:

    Vocês técnicos em transporte de araque, ficar reclamando no conforto de seus carros de passeio é fácil, já que reclama tanto, por que não espera o onibus lotado no horário de pique, em dia de chuva? Inveja mata!!
    Será que dentro da área profissional de vocês que só reclama todos são perfeitos? Muito dificil né!
    Pois é, a mesma coisa é com os condutores, infelizmente existe essa minoria que mancha a categoria, mais é a minoria. Sou um profissional do ramo, e me orgulho de dizer que nunca recebi nenhuma multa, nem tampouco tive nenhuma reclamação de nenhum passageiro.
    No ABC nunca houve lotações lá, porque a máfia dos empresários sempre foi mais forte junto aos politicos,
    E tenho dito……..

  35. joel disse:

    Mirreis vc falou pouco mais falou bonito isso e injeva esse palhaços deve ser pagos pelos empresarios de onibus para fazer esse tipo de comentarios dos onibus lotados eles não falan nada vai são uma cambada de mela cueca inveja mata hein kkk

  36. Cleudson disse:

    O serviço precisa de melhorias porém a EMTU deveria dar condições a estes pais de família para executarem o serviço com mais qualidade.

    Para conhecimento, os RTO são impossibilitados pela EMTU de prestar um serviço de melhor qualidade pois a mesma se nega a aceitar várias reivindicações dos RTO que visam a melhoria do sistema como:
    - liberação do micro-onibus de 2 portas (mais conforto ao usuário).
    Vale ressaltar que na área 3 (Guarulhos), os operadores que compravam micro-onibus até dezembro de 2011, tinham seus validadores do cartão BOM bloqueados! isto só mudou devido a uma intervenção do Ministério Público,
    - liberação para contratação de mais que 1 (um) motorista preposto (medida que geraria mais empregos).
    Vale ressaltar que antes da intervenção do Ministério Público, a contratação de motorista preposto somente era autorizada em ocasiões de férias do motorista dono do veículo, limitado a 45 dias em 18 meses,

    Atualmente a EMTU está bloqueando os validadores dos operadores RTO ! (medida que só prejudica a disponibilidade do serviço à população e beneficia as empresas de ônibus).

    Resido no ABC, nunca tivemos lotações por aqui devido a força dos empresários das empresas de ônibus, isto é ridículo!

    As medidas adotadas pela EMTU (empresa que deveria visar o bem estar da população) só prejudicam os RTO e beneficiam os empresários, as poucas melhorias obtidas pelos RTO foram decorrentes da intervenção do Ministério Público, o mesmo ainda luta na justiça para obtenção de mais melhorias aos RTO.

  37. Ricardo Mendonça disse:

    esta claro de quem tirou esta foto foi um motorista de empresa de onibus , sou motorista de transporte alternativo de guarulhos e conheço bem a rivalidade que existe entre as vans e os onibus da empresa , ja levei muita fechada de motorista , eu procuro trabalhar direito sem fechar ninguem não ando pelo acostamento , não estaciono no ponto de onibus , respeito as leis de transito , eu junto com meu cobrador nunca trabalhamos de bermuda e chinelo não generalizando todos os motoristas de onibus mas alguns não passam de um bando de puxa saco da empresa , eu não sei porque este motoristas se preoculpam tanto com a van pois eles ganham um salario fixo independete si eles estão cheios de passageiros ou vazios diferente da van que ganha pela quantidade de passageiros transportada , eles tem é inveja das lotações pois o que eles ganham de salario por mes a van tira em uma semana de serviço , ja vi uma centena de motorista que depois que é mandado embora da empresa emplorar para ser preposto da lotação , pensa que vida de motorista de van é facil , não é so ganhar dinheiro não
    temos muito dispeza com veiculo com manutenção combustivel , pneus as peças são carrisimas
    agora o recado é para o pessoal desenformado que fica falando , o que não sabe
    existe sim fiscalização nas lotações aleas si existe uma coisa neste pais que é fiscalizada são as lotações pois fazemos 2 vistorias a cada 6 meses uma no inmetro e outra na prefeitura , o carro tem que estar em perfeitas condições de uso caso contrario o veiculo é reprovado na vistoria , somos perseguidos pelos agentes de transito levamos multa por qualquer besteira
    voçes não sabem mas eu sei que existe fiscais exclusivos para fiscalizar a lotação as vezes eles ficam até escondidos para não serem vistos e multar o pessoal
    pois a prefeitura quer dinheiro , somos donos do carro sim , mas na verdade quem é a verdadeira dona do carro é a prefeitura pois não posso ter nenhum adesivo no meu veiculo
    lei é lei porque que ninguem reclama de andar em pé nos onibus ? só falam da van né
    outra coisa si as empresas de onibus fossem fiscalizadas e respeitacem seus passageiros as muito e muitos anos atraz não existiria lotação comcordam outra coisa é falta de emprego
    si eu e meu cobrador tiveçe uma boa colocação no mercado de trabalho jamais estaria neste ramo , pois a gente fica muito extressado , é carro de passeio imprudente e por ai vai ,
    trabalhar no transito e lidaar com pessoas não é uma coisa facil
    mas comcordo quem tem sim motorista preposto e cobrador maloqueiro que fica falando besteira e até mesmo palavrão no nextel só para si amostrar e ainda de bermuda e camiseta regata nem eu pegaria lotação com uns tipo desse
    por outro lado vejo motoristas de onibus passando direto no ponto de onibus quando percebem que idosos ou deficientes apontam para o onibus um absurdo !!!
    todas as areas tem os bons e maus profissionais
    cabe a cada um de nós nos fiscarlizarmos e ser pessoas corretas

    • Amigo, fui eu mesmo que tirou essa foto. Eu sou jornalista e fiz este flagrante.
      Ricardo, não temos dúvida de que você é um bom motorista, a exemplo de vários de seus colegas. Mas ninguém pode negar que como em todos os ramos, há maus profissionais que cometem irregularidades como as registradas na foto.
      Um forte abraço e continue dignificando sua profissão

    • aparece na linhas da região dos Pimentas e Vila Any (Guarulhos) e verá que existe o péssimo serviço de qualidade.Onde já se viu o usuário optar um transporte precario que é inacessivel; a E.O. Vila Galvão é um lixo que disponibiliza apenas um carro na linha 349 Itaim / Pq. Brasilia e horrivel o modo que os perueiros prestam os seus serviços; quando chega alguma mulher bonita fica lero-lero com ela nas viagem e quando chega um idoso e deficiente pra embarcar ignora a nao ser ele pague.

  38. Pedro disse:

    eaee eliseu ius demais ? bandidos e sua familia ta porqe agente do transporte coletivos somos trabalhadores igual a qalqe um, si agente fosse bandidos nao estavamos no coletivo ta reflita bem as suas palavras porqe vc6 pessoal do comentarios nao sabe oqe agente passa e os passageiros nao sao obrigados a entrar na van entra qem qer agente briga msm com os onibus e sempre vamos briga porqe e esse o nosso ganha pao e porqe vc nao e um coletivo si nao vc ia ver oqe agente passa !!!!

    • Ricardo Mendonça disse:

      cade as fotos das irreguladades dos onibus ? so vejo foto de lotaçao
      a meses atraz um onibus em alta velocidade que ultapassou o farol vermelho matou um casal numa tucson em plena avenida ibirapuera , ninguem fala nisso né

      • eliseu disse:

        nao amigo eu nao tenho nada contra perueiro,vcs incentivam quem gosta de andar em super lotação,eu nao gosto de arriscar minha vida,vou de carro ou de onibus,fica em paz com suas superlotações!!!

  39. PARA QUEM ESTIVER DUVIDANDO VENHA DAR UM PASSEIO NA REGIÃO DO BAIRRO DOS PIMENTAS PERTO DA RODOVIA AYRTON SENNA E ONDE FICA I BAIRRO DA VILA ANY. DAI VOCES VERAM O QUE É DESCASO E O QUE FALO E A MAIS ABSOLUTA VERDADE
    Segue meu email.
    pessoa.de.vanguarda1985@gmail.com

  40. francisco noel camargo disse:

    Ola! meu nome é Francisco Noel Camargo sou usuário do transporte alternativo e lhes digo que a MTU em vez de facilitar o trabalho dos condutores alternativos faz é dificultar, falo isso porque tenho conhecimento por parte dos perueiros que tentão adquirir um carro maior e mais confortavel mas não conseguem por pura politicagem é facil vc não conhecer o problema e julgar mas ninguem quer oferecer um trabalho de má qualidade eles são obrigados a agir assim.

  41. Carlos cerqueira disse:

    Óh que novidade para a emtu todos esses comentários, pois eles finge que não vê. pois parece que toda essa liderança desse orgão público se venderam para os perueros. Pois eles anda com as numerações adulterada em duplicidade como ex: as linhas 073 são miguel para o shop bomsucesso. 071 são miguel a vila any e outras como as de são miguel para o centro de guarulhos e são miguel para o estela (angelica). sem contar, o que eles fazem com o mot. de ônibus é vergonhoso. mesmo sabendo que os motoristas tem horário para cumprir. quando eles vê o ônibus se aproximando eles saem na frente, a 15 ou 20 km/h segurando para que se retarde
    a viagem, e se o motorista buzinar eles jinga e até ameaça o motorista fazendo sinal com a mão de armas de fogo. sem contar que fica obstruindo o transito, que é uma infração como
    também falar no nextel e parar no ponto longe da guia aproximadamente 2mt de distancia, e chega até a sair do carro como se estivesse estacionado, o cobrados vai comprar o lanchinho, e gritando feito louco como se fossemos surdos, eles para em qualquer lugar fecha cruzamento etc.
    A fiscalização devia andar paizano com carro e roupas normais para que pudesse fazer os fragrantes. Pois se eles percebe que tem fiscalização naquela área eles avisa para os outros e ai naquele ponto passa direitinho como os santinhos.

  42. Pedro disse:

    Ewerton, eo sou do pimenta certo tenho lotação em suzano certo eo acho assim acho não certeza qe ninguem e obrigado e nunca sera pra entrar numa van ou num onibus certo ? então si tiver que reclama vai la na prefeitura ou seila não anda mais espera o busão que so para nos ponto não facilita pros passageiro certo agente pode ser assim iu onibus qe e pior ? iu trem qe e mais ainda ? isso você não e so o coletivo para meu fais oque eo ti falei procura o melhor não atrazar o lado di quem não ti atrapalha fais esse favor valeu !

    • Lccnunez disse:

      Uma pena que o povo é burro, e sustenta gente como estes perueiros que estão escrevendo aqui. Falta de respeito e educação com os passageiros. Depois reclamam, fazem protesto, tumultuam o transito, se acham com direito adquirido quando um orgão gestor resolve trabalhar e acaba com esta farra.

      • Ricardo Mendonça disse:

        lccnununez para de falar bobagem seu f d p quem garante que este pedro é motorista de transporte alternativo e não generalize eu tenho curso superior sou formado em direito pela oab sei que existe muitos companheiros sim com pouco estudo mas nem por isso eles merecem morrer de fome todo mundo tem familia e contas para pagar i eu não sou sustentando por ninguém eu acordo todos os dias as 5 hs da manha para sair para trabalhar e pago todos os meus impostos , os transportadores alternativos são burros por não serem unidos , por não pararem para cobrar por melhorias em sua categoria , por fazer tudo que estes governadores malditos fantoches de empresarios
        anda de lotação quem quer acha que a lotação é ruim nao use
        falar mau quando voce nao faz parte da categoria é facil
        vai dirigir um dia a van para ver o quanto é dificil e arriscado e stressante !!!
        lccnununez voce que tem que morrer de fome seu merda

      • lccnunez disse:

        Pelo visto quem deve estar morrendo de fome e voce seu advogado porta de cadeia para se juntar a esta turma.

      • Ricardo Mendonça disse:

        coitado não sabe nem o que esta falando

  43. Valdomiro Geraldo Zagolin disse:

    Eliseo Feliciano eu ando nas vans que voce tanto reclama e não vejo nada do que voce reclama pego a van de manhã sentido são miguel e a tarde vice verça vou e volto tranquilo não tenho o que reclamar ,se não gosta de van vai de onibus , mas não defame quem esta ganhando o pão de cada dia pense nisso…

  44. cleuzaamada@hotmail.com disse:

    emtu num tem pena de nimguem e uma inpresa malvada se voce tiver sem dinheiro e pedir uma carona eles nao dao voce tem que andar kilometros a pe aqui em sao paulo em que tudo muito longe eu que to vea que morro andando emtu empresa ganaciosa malvada nao da nosso direito aa trez horas pra mim que so dona d ecasa ajudaria emuito pra ir e voltar do mercado mais nao a maldita emtu nao quer fazer nada pelo coitado do povo brasileiro ne

  45. Cristiano - Inocoop Guarulhos disse:

    Qual é a melhor opção: 2 horas de ônibus ou 45 minutos de lotação?
    Eu ainda prefiro correr o risco de um acidente do que passar parte do dia dentro de um coletivo.
    E na minha opinião o transporte coletivo feito por ônibus é o mais burro que existe.
    Além de ser grande e lerdo, não tem nenhuma prioridade nas ruas, pois o governo dá
    prioridade é para carro. Carro paga IPVA que engorda os cofres do governo todos os anos.
    Ônibus e Metrô, além de gerar poucos impostos ainda recebe subsidio para poder rodar.
    Então caros, por conta disso acho que nunca teremos um transporte de massa eficiente.

  46. Cleudson disse:

    Generalizar é ridículo !!!

    Existem bons e maus profissionais em todos os ramos de atividades, existem bons e maus condutores de lotações assim como existem bons e maus condutores de ônibus, cabe a EMTU enquadrar todos os maus profissionais em condutas adequadas para atendimento ao usuário porém, o que não pode ser aceito é a punição ser diferenciada para o perueiro e para a empresa de ônibus.

    Para conhecimento dos leitores deste blog, os RTO’s entregaram à EMTU, oficios autorizando a REDUÇÃO DAS TARIFAS desde que algumas antigas reivindicações da categoria fosse atendida, como por exemplo:

    * Desbloqueio dos validadores das lotações para possibilitar que os veículos possam operar conforme as empresas de ônibus (medida que criaria mais opções de transporte à população e geraria mais emprego).
    * Autorização para utilização de micro-ônibus maiores que 8 metros com duas portas (medida que proporcionaria mais conforto aos usuários).

    Diante do exposto, está evidente que os perueiros querem atender melhor à população e de maneira mais barata, porém, cabe a EMTU atender estas reivindicações para possibilitar que as melhorias cheguem aos usuários.

  47. Paulo Roberto Gorgonha Fernandes. disse:

    Bom dia
    As empresas de onibus tem muito enteresse neste tipo de transporte,por isto não se ve uma melhor fiscalização,este Pais ainda e do jeitinho,ate quando acontece um acidente e morre alguem,caso recente em Guarulhos,que um rapaz caio da van em movimento,e morreu.
    Ate quando vamos achar que isto e normal.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s