Ônibus que eram de Ronan Maria Pinto agora na Suzantur, em Mauá

suzan_ronan_1

Suzantur Ronan

Depois de receber ônibus da falida Oak Tree, da Capital Paulista, da Viação Estrela de Mauá, fundada por Baltazar José de Sousa, da Viação Piracicabana, de Constantino Oliveira, que liderou o Grupo dos Mineiros, empresa Suzantur, contratada pelo prefeito Donisete Braga, tem agora ônibus que fizeram parte da frota de Ronan Maria Pinto, do mesmo grupo dos mineiros e parente e parceiro de negócios de Baltazar José de Sousa.

Ônibus que eram da frota Ronan Maria Pinto começam a circular pela Suzantur de Mauá
No final do ano, prefeitura alegou que STJ permitiu que o poder público retirasse a empresa Leblon do lote 02. Companhia de ônibus diz que houve interpretação equivocada da administração de Donisete Braga. Movimentos Sociais veem manobra para restabelecimento de monopólio dos transportes
ADAMO BAZANI – CBN
A Suzantur, empresa contratada pelo prefeito de Mauá, Donisete Braga, sem licitação, de maneira emergencial, após controverso descredenciamento da Viação Cidade de Mauá e Leblon Transporte, agora conta com ônibus que pertenceram à frota do empresário Ronan Maria Pinto, dono de empresas de Santo André e do jornal de alcance local, Diário do Grande ABC.
Os ônibus foram dispensados do sistema de Santo André por onde circularam por diversos anos pela ETURSA – Empresa de Transportes Urbanos Rodoviários de Santo André, operadora da base 04 do Consórcio União Santo André.
Ronan Maria Pinto é parente e foi parceiro de negócios no ramo de transportes de Baltazar José de Sousa, empresário que monopolizou o setor em Mauá por 30 anos, antes da entrada da Leblon no lote 02 da cidade, em novembro de 2010.
Baltazar e Ronan também fazem parte do chamado “Grupo dos Empresários Mineiros”, que foi liderado por Constantino de Oliveira, dono da Gol Linhas Aéreas.
Ônibus que eram da Viação Piracicabana do litoral Paulista, pertencente à Constantino, também circulam pelas linhas da Leblon hoje operadas pela Suzantur. Também circulam pela Suzantur ônibus da Viação Estrela de Mauá, companhia criada por Baltazar José de Sousa, para disputar o lote 02 da cidade contra a Leblon. Hoje a Viação Estrela de Mauá é de David Barioni Neto, que foi executivo de Constantino na Gol Linhas Aéreas, antes de ir para a TAM.
A Viação Cidade de Mauá, de Baltazar, e Leblon Transporte, da família Isaak, que não pertence ao grupo, foram descredenciadas porque a prefeitura alega que ambas consultaram dados do sistema de bilhetagem eletrônica de forma indevida.
Mas a versão da prefeitura não é unanimidade nem na própria prefeitura. A corregedora-geral do município, Thais de Almeida Miana, em parecer de 27 de junho de 2013, verificou que as consultas foram treinadas e autorizadas pela prefeitura de Mauá e recomendou uma nova sindicância, mais técnica e menos subjetiva (a atual se baseia mais em relatos testemunhais). O prefeito Donisete Braga ignorou a recomendação.
Ele diz que houve invasão e fraude e que quer implantar um novo modelo de transportes em Mauá para melhorar a mobilidade. Em diversas entrevistas, citou o modelo de Santo André, cujo sistema é operado majoritariamente pelo empresário Ronan Maria Pinto.
No final do ano, durante o recesso do judiciário, Donisete Braga determinou a retirada dos ônibus da Leblon.
Ele alegou que o STJ aceitou pedido da prefeitura. A Leblon Transporte de Passageiros diz que houve interpretação propositadamente equivocada do prefeito.
O que o STJ determinou é que fosse seguida determinação do ex presidente do TJ, Ivan Sartori, que manteve decisão do desembargador Evaristo dos Santos para que a Leblon continuasse operando, de acordo com a empresa.
Movimentos Sociais da cidade, como representantes do “Grupo Política Sim, Patifaria Não” dizem que o descredenciamento da VCM – Viação Cidade de Mauá é de fachada, já que a empresa está à beira da falência por problemas trabalhistas de uma companhia de Baltazar em Manaus e que a ação de Donisete Braga é uma manobra para retomar o monopólio dos transportes na cidade, de forma disfarçada.
Donisete Braga nega e diz que o objetivo é melhorar os transportes.
Na semana passada, Baltazar José de Sousa estava em uma churrascada na garagem comemorando a situação, de acordo com funcionários que por questões de segurança não podem ser identificados.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

About these ads
Esse post foi publicado em Notícia e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

27 respostas para Ônibus que eram de Ronan Maria Pinto agora na Suzantur, em Mauá

  1. Everton Moura disse:

    Essa Lixantur é tão ruim que nem as linhas os motoristas sabem fazer ontem fiquei mais de 20 minutos dentro o 03-094(se não estiver errado) que faz a linha 075 Nova Mauá via Cerqueira Leite, com o carro lotado devido ao atraso, e ao invés do motorista sair, informou que não sabia a rota da linha, passado uns 15 minutos veio outro carro tbm q faz a 075, todo apagado, cortou caminho pela plataforma 4 se não to errado e saiu vazio deixando todos no aperto , até q o tal motorista resolveu dar prosseguimento a viagem. Detalhe não havia um fiscal para informar, orientar ou fazer algo. Tremendo de um desrespeito com o consumidor. #VoltaLeblon

  2. amo onibus disse:

    nossa, esse prefeito quer revolucionar o transporte em maua , com ônibus usado, meu até em cidades q as ruas são piores q maua, os ônibus são melhores zerados , exemplo é Francisco morato, franco da rocha, carapicuiba, agora brasilia, e em maua ta essa novela de trazer uma empresa com ônibus usados d tudo q empresa de sp, claro por tras com certeza baltalixo, q as empresa dele ta td falida, msm assim continua operando com a cidade de maua , eaosa, ribeirão pires, urbana e outras empresas dele, cade o ministério publico q nem o prefeito de maua respeita a justiça, meu chega uma hora q essa novela irrita to com maior apoio a Leblon, mas meu a máfia ai nos ônibus do abc é forte demais, Leblon tamo junto mas chega uma hora é melhor ir emborav desse lugar chamado maua , pq ai o q funciona msm é só corrupção meu ta dificil

  3. não adianta só comentar em blog e na realidade não fazermos nada ,temos mesmo é que nos unirmos e pedir uma licitação limpa que vença a melhor empresa, se for assim vai ter que chegar outra empresa por que das que circulam em mauá nem uma tem condições de prestar um serviço realmente adequado para nós passageiros que usamos onibus todos os dias ,quem utiliza sabe o sofrimento com leblon ou sem leblon o sofrimento é o mesmo, e essa E.A.O.S.A não tenho nem palavras para comentar.

    • █Laercio N.Slva▓⎝⏜ ® (@LaercioNSilva) disse:

      concordo. a Leblon só entrou em Mauá pq abriu uma luz do judiciário q reprovou as vitorias do Baltazar. ai a Leblon escolheu o lote 2 MAS faltou empresa p/ lote 1. se entrasse uma medianeira ou mobibrasil na época ADIOS VCM

  4. FORA EMPRESAS DE MENTIRINHAS LEBLON NA AREA 4 DE SP JÁ disse:

    hj vai ser o dia que acaba o recesso do poder judiciario com isso o oficial de justiça já vai nos terminais de onibus de Mauá recolher todos os onibus da SUZANLIXO e a LEBLON voltar a operar em mauá e o prefeito Donisete Praga sair da prefeitura de Mauá algemado com as mãos para atras.

  5. FORA EMPRESAS DE MENTIRINHAS LEBLON NA AREA 4 DE SP JÁ disse:
    • Rolland T. Flackphayser disse:

      Cuidado com esse Avaaz! Retirei minha inscrição dessa armadilha porque é comandada no Brasil por um PTralha oficial.

  6. só temos um problema para leblon ir operar na capital terá q trocar toda sua frota,pois os onibus estão em perfeito estado mais são todos 2010 e a prefeitura não aceita com mais de tres anos de uso.

  7. selma disse:

    senhor Adamo porque o senhor não compartilha essa informação no facebook por que assim muito mais pessoas vão ler o artigo.

  8. marcelo santana disse:

    Continuem votando no PT e recebendo isso em troca…
    Sabem que são tratados como lixo por eles e mesmo assim continuam votando, voces merecem. Chega de falar, parece que o povo gosta é de ser feito de trouxa mesmo.
    Um dia toma vergonha na cara…

  9. Anderson Luiz disse:

    Isso já era esperado , a População tendo que andar em Onibus Usados………. Até agora não vi nenhuma emissora de TV investigar essa situação em Mauá ? Coincidência……………

    • █Laercio N.Slva▓⎝⏜ ® (@LaercioNSilva) disse:

      uma q da pra encher o saco e explorar bem eh a TV Cultura

      e vai q nao avisaram ainda a Record tambem. mas cmo o povo so escuta a Grobo…….

  10. PROFESSOR PARDAL. disse:

    enquanto não cassarem o DONIZETE PRAGA, a LEBLON vai e volta ou seja EFEITO IO-IO.

    IMPECHMENT AO DONISETE PRAGA.

  11. Marco Antonio Marquinho dos Santos disse:

    Esta vou mandar direto ao Sr. Prefeito do Municipio de Mauá SP, pois sei, que ele deve acompanhar este blog.
    Quando você foi eleito, foi com o objetivo de……representar cada Mauaense que reside contribui com impostos inclusive com seus votos na Cidade. Este povo já tão sofrido com ruas péssimas, faltando inclusive ruas para se transitar os seus ônibus, multas por todo lado, quebra molas absurdas que acabam com a suspensão dos carros, saúde publica um lixo e ainda mal atendimento nos setores públicos de Mauá.
    É este povo pacato que paga seus salários, de prefeito, secretários e vereadores entre outros.
    Se pagamos seu salário podemos dizer ainda que nós o povo somos os patrões.
    Porque não prestar um bom trabalho para nós?
    É obvio!
    A arrecadação do transporte publico de Mauá chega perto dos 500 mil reais por dia!
    Bela arrecadação para se fazer algo em função delas! não é?
    Porque não construir ruas?
    Cade o terminal?
    O que é feito das outras arrecadações que o Municipio tem?
    O Povo quer a LEBLON, o Sr. simplesmente se esquece que tão logo precisará deste povo outra vez!
    Aí sim virá a resposta do povo!
    Pois continuo acreditando que a vóz do povo é a vóz de DEUS!
    Tão logo vocês irão querer eleger deputados! Mais como vamos te dar tal oportunidade? Pois não são merecedores da nossa confiança!
    E logo em seguida outra eleição! Prefeito? Quem? Você? NUNCA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Presta atenção! o povo está quieto! Mais logo vem bomba por aí!
    Quer fazer articulações? faça! Em favor do povo, não para seus próprios interesses!
    Sr, Prefeito! ou você é burroi demais ou se acha esperto demais!
    QUEREMOS A LEBLON NAS RUAS E URGENTE!

  12. Luciano disse:

    Meus perda-mos, a essa galera de Mauá pois não souberam votar certo, pois o prefeito desta-
    cidade é tão corrupto, quanto esses empresários que só trazem lixos de transportes para a cidade.Exemplo disto é os latas velhas de Mauá obs: Eaosa os carros mais velhos de todos os tempos, também quanto ganha o prefeito e a emtu para deixar uma frota desta na rua. carros com para brisas quebrados,bancos quebrados,tetos vazando aguá,mecânica péssimas.Sem contar a empresa Urbana em Santo André, lixo urbano é isso que é esta empresa,São Camilo, tá – mais para São camelos,mais vive no trânsito causando um caos em Santo André. Senhores supervisores, fiscais,e autoridades desta EMTU que vergonha saber que os Ônibus destas empresas recebem o selo de inspeções da EMTU. Até quando vai esta vergonha de transportes em Mauá,Ribeirão Pires, Santo André,São Bernado. Fico aqui me perguntando quem irá resolver-
    esta vergonha do transporte público de Mauá.

    Sem mais: Luciano

  13. Emmanuel de souza marigo disse:

    Prefeito Donizete Braga, você enganou a população, os militantes da cidade de mauá, que lideram a prefeitura da cidade de mauá para governar. Nós estamos muito descontente com a sua atitude, você fala que quer mudar nosso trasporte publico colocando ônibus refugado, pt nunca mais em mauá, prefeito porque você não tira a sucata da EAOSA intermunicipal, volta LEBLON trasporte.

  14. Marco Antonio Marquinho dos Santos disse:

    DESCE DO PEDESTAL SR. PREFEITO!
    Você não é DEUS, é apenas Prefeito de um município que está mal administrado.
    Verdadeiramente incompetente, que olha apenas pelo seus interesses particulares
    Dos péssimos prefeitos que Mauá já teve você é o pior!
    O Povo nunca vai esquecer tamanha Incopetencia.

  15. roberto mancini disse:

    O churrasco na vcm ja estava marcado desde o começo de dezembro… todo final de ano a empresa faz… agora só lançar na materia q ele deu um churrasco para comemorar a situação é brincadeira. Materia tendensiosa pra inflamar a população.

    • A matéria só “inflama” quem não sabe ler direito e fica nervoso depois.

      Em nenhum momento diz que a churrascada era por causa da saída da Leblon. Mas você que estava lá não pode negar que o empresário em tela estava bem satisfeito com a situação.

      E não confunda “tendencioso” com verdades que não agradam a uma parcela.

      Obrigado pelos acessos.

  16. Roberto Mancini disse:

    Não citei a Leblon em nenhum momento. Citei um trecho da matéria (último parágrafo) e informei que o churrasco já estava marcado desde o começo de dezembro como todos os anos. Não faltei com educação em nenhum momento. Bom dia.

  17. Anderson Luiz disse:

    Agora vem vem ai , o Ronan Maria Pinto com CARROS SEMI -NOVOS E SERVIÇOS DE PÉSSIMA QUALIDADE , pois é o que me estranha é a Leblon não entrar com Processo na Justiça com uma ação criminal contra o Prefeito , e o que é pior A Procuradoria de Mauá não está fazendo NADA ?? Indícios de Favorecimento , corrupção entre outros crimes não faltam , e A CÂMARA DOS VEREADORES NÃO IA INVESTIGAR AS AÇÕES DA PREFEITURA ? CADÊ AS PROVIDENCIAS AFINAL ?

  18. Arnaldo disse:

    Já estão limpando a garagem da Estrela de Mauá…(no Zaíra 4) para colocar a Suzantur… ou seja, muda apenas o nome o lixão e a tranbicagem é a mesma…já tem ate ônibus na garagem.

  19. Joao Luiz disse:

    ha chaances da leblon voltar?ouvi dizer que estao indo embora.

  20. dario pereira disse:

    Mesmo se a leblon voltar para maua donisete vai querer tirar to sabendo que suzantur vai la pra princesinha nao tem jeito o povo de maua vai ter de aguentar o monopolio a mafia e que manda por aqui isso que aconteceu da leblon entrar aqui foi totalmente por acaso e passageiro agora tem mais uns 30 anos de baltazar aqui denovo

  21. O prêmio de excelência em patifaria e canalhice do ano 2013 vai para o prefeito de Mauá Donisete Braga ! Esse conseguiu superar até o prefeito da outrora cidade maravilhosa que só tem feito c*agada em cima da cag*da no meu querido RIO a começar pelas malditas pinturas fardadas que deixaram o RIO mais triste, vazio e cinzento pois CINZA é a cor básica de quase todos os 8.000 ônibus da cidade que por exigência do prefeito Eduardo Paes do PMDB que tem um PeTralha como vice, o RIO DE JANEIRO que era só alegria e era conhecido no exterior inclusive pela beleza e variedade das cores dos ônibus das 47 empresas virou tudo uma coisa só, pois os ônibus com aspecto de embalagem de remédio e conforme exigência da prefeitura com apenas 4 consórcios ESCONDENDO as atuais 39 empresas FICOU parecendo um gigantesco monopólio de propriedade da Prefeitura pois o que não fizeram questão de esconder foram as letras garrafais CIDADE DO RIO DE JANEIRO nas laterais dos ônibus enquanto que o nome do consórcio + o nome da empresa são pintados em tamanbo RIDÍCULO ! E Mauá não está longe disso com a criação da inútil MAUÁ TRANS !!! É certo que o prefeito de Mauá terá um grande concorrente no prêmio: excelência em canalhice do ano 2014 pois competirá com o prefeito de São Paulo e suas malddads com os tolos projetos de extinção de cerca de 400 das atuais 1305 linhas urbanas da maior capital da América do Sul: cidade do crime e do caos !!

  22. amo onibus disse:

    sou de sp, acompanho o caso da Leblon desde quando ela entrou em maua, meu de boa é uma empresa muito boa de qualidade, mais infelizmente em maua ka entre nós a máfia é muito forte e os politico tem medo do baltalixo, o resultado ta ai, ônibus usados do rj, de são Paulo, de santo André, só porcaria, Leblon, a Leblon lutou bastante com certeza, meu pegue seus ônibus ve uma cidade onde ta tendo licitações , com certeza vcs serão bem aceito e não vao ter esses problemas q vcs estão tendo em maua, meu nunca vi isso tirar uma empresa boa pra colocar uma empresa porcaria com ônibus usados, vcs podem até ver q quando abriu a licitação de maua, a maioria das empresas q estavam concorrendo quase tds eram de nome do Baltazar, esse ai ninguém tem coragem de enfrentar ele, si ninguém fazer nada ,maua vai ficar nas mãos do Baltazar com onibsu porcaria, e nenhuma empresa de fora não vai querer operar em maua pq muitos sabem q a região do abc os ônibus tem máfia, mais com certeza a Leblon sai perdendo, mais ela vai pra outra cidade sera muito bem aceita com certeza, leblo sai msm de maua , ai infelizmente não tem justiça abraços aos funcionários da leblon

  23. Friend disse:

    O prefeito fala em querer melhorar o transporte e acredito que sempre esta lendo as postagens , então prefeito tenho uma pergunta para te fazer.

    Porque o senhor não chamou Urubupungá, Sambaíba, Grupo Niff (Vila Galvão / Transdutra), CS Brasil que renovam a frota todo ano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s