Ônibus de Santos não aceitarão mais dinheiro

onibus

A partir de abril, os ônibus municipais de Santos não vão mais aceitar dinheiro para pagamento de passagem. A medida foi anunciada pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa e visa diminuir assaltos e acabar com a dupla função de motoristas, mas sem contratar cobradores.

Ônibus de Santos não aceitarão mais dinheiro
Objetivo é acabar com a dupla função de motorista que dirige e cobra sem contratar cobrador
ADAMO BAZANI – CBN
A partir de 23 de abril, usuários de ônibus de Santos, no Litoral Paulista, só vão poder pagar as passagens por meio de cartão eletrônico. Não será possível mais pagamento em dinheiro.
Além de diminuir os riscos de assaltos dentro dos veículos, o objetivo é eliminar a dupla função, pela qual o motorista dirige e cobra ao mesmo tempo. Só que em vez de contratar cobradores, a empresa e a prefeitura optaram por abolir o dinheiro nos veículos.
O prefeito Paulo Alexandre Barbosa anunciou a medida nesta quarta-feira, dia 23 de janeiro de 2013, e disse em entrevista à TV Tribuna de que o número de postos de vendas de cartão de transporte será ampliado.
“Hoje, além de dirigir, eles (motoristas) exercem papel de cobradores. Para isso, a concessionária vai ampliar o número de postos de vendas em toda cidade. Hoje são 32 postos. Até 30 de março serão mais de 100 postos”, disse o prefeito.
Além da ampliação dos postos de venda, que vão incluir estabelecimentos comerciais que funcionem 24 horas por dia, como farmácias e hipermercados, a Viação Piracicabana, operadora dos transportes municipais de Santos, vai vender créditos de passagens pela internet.
O sistema de internet começa a funcionar em fevereiro, mas o objetivo, segundo o prefeito, é criar um ponto de venda ao menos em cada bairro de Santos.
Adamo Bazani, jornalista da rádio CBN, especializado em transportes

About these ads
Esse post foi publicado em Notícia e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

18 respostas para Ônibus de Santos não aceitarão mais dinheiro

  1. Deveria haver um projeto de bilhete de transporte de abrangência nacional. Você teria seu bilhete, e poderia usar ele em São Paulo, em Santos, no Rio de Janeiro, etc. Deve ser complicado de implantar, mas facilitaria um bocado. Imagine quem estiver só de passagem por Santos ter que comprar o bilhete de lá para usar o ônibus uma vez… E imagine se medidas como essa forem tomadas em outras cidades. Haja bilhete…

    • Luizinho disse:

      Com certeza e falou algo muito importante, quer dizer que se eu for para santos e precisar usar o onibus, tenho que ter o bilhete de lá? talvez seria interessante também que tivesse aqueles bilhetes de depositar na catraca (o que o metrô usa por exemplo), pelo menos assim, poderia ser comercializado em estabelecimentos e a pessoa poderia comprar a quantidade que fosse usar, não havendo a necessidade de comprar o bilhete para usar só umas vezes (ou até uma ou duas) e ficar esquecido em algum lugar ou enfeitando a carteira…

      • willian disse:

        Tem um cartão que é vendido separadamente, o múltiplo de 2 e 10 [tem outros valores que não recordo agora]. Só encostar ele no validador que libera a catraca, depois de usar os creditos , tem que depositar ele no próprio validador.
        Já houve testes com catraca eletronica desde 1992, quando o modelo funcionava com fichas magnéticas, que até serviam como dinheiro no comércio. Existiram 24 onibus que tinham duas catracas, uma só para fichas , outra para dinheiro, na pratica o sistema que será implantado agora começou a ser pensado 20 anos atrás. Começou com os cobradores indo para a frente dos onibus, até 1990 a entrada era pela porta traseira.
        Moro em Santos e sou testemunha desses acontecimentos…

  2. Gustavo Cunha disse:

    Boa tarde.

    Ainda que, passível de fraude, pois não garante que, o titular do cartão, seja o usuário,o sistema é bom.

  3. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite

    Poxa, que maravilha uma ótima ideia.

    Parabéns ao autor desse projeto.

    É importante que o nome do autor do projeto seja divulgado, pois normalmente
    as pessoas que têm ótimas idéias, são sufocadas pelos “bam bam bans”.

    Como costumo dizer:

    “PELA OBRA SE CONHECE O AUTOR” ( mas o nome nunca, kkkkkkkkkk)

    Att,

    Paulo Gil

  4. julio disse:

    acho que o ideal seria a volta dos cobradores pois assim abriria mais postos de trabalhoja são dois por carro então serião 600 empregos criados………

  5. Jardel César Prado disse:

    Eu acho que isso daí não vai dar certo quem não tem o cartão vai tem que passar por debaixo da catraca e Santos vai acabar tendo que voltar a moda antiga contratar os cobradores.

  6. orlando disse:

    Para mim isto é inconstitucional ,pois, a moeda nacional deve ser aceita em qualquer estabelecimento. Querem tirar a dupla função do motorista, isto é louvável, então ponham um caixa em cada ponto para a venda das passagens, ou que voltem os cobradores que além de cobrar auxiliavam os motorista e passageiros na viagem .Mas a ganancia dos empresários vem em primeiro lugar.

  7. Soraia disse:

    Também acho que esta medida deve ser inconstitucionali, pois quem não mora em Santos, e precisa se deslocar para esta cidade, vai comprar bilhete onde?
    O munícipe não está lucrando nada com isso, apenas tendo um trabalho a mais, em procurar postos de vendas, comprar cartões, etc. Como saber onde estão os postos de vendas fora de Santos?
    As cidades do litoral não estão fora de São Paulo, mas criam leis nunca presenciadas em lugar algum antes, inventam novas leis em benefício próprio.

  8. Mário disse:

    Entendo que a empresa não pode se negar a receber o valor da passagem em dinheiro. Os usuários de ônibus em Mato Grosso do Sul também estão enfrentando esta aberração. Vale a leitura: http://al-ms.jusbrasil.com.br/noticias/3055037/proibir-pagamento-em-dinheiro-nos-onibus-e-ilegal-diz-kemp

  9. Giba disse:

    Primeiro não aceitar o dinheiro nacional é contravenção (artigo 43 das Leis de Contravenções Penais), por lei é obrigatório. Mas como tudo no Brasil é facilmente contornável existe a exceção “Em prol de um bem maior” que seria a segurança dos motoristas frente a assaltos. Isso não impede assaltantes entrarem no coletivo e assaltar os passageiros. Na prática, para quem acha que isso é excelente, tente, em uma madrugada qualquer, achar um vendedor de bilhetes, uma padaria ou uma farmácia que venda esses tais cartões. Boa sorte, eu vou é de táxi.

    • fabio disse:

      boa mas se vc fosse uma pessoa um pouco organizada ja teria feito um cartao pra vc que na banca de jornal e de graça e faz na hora.

  10. Rodrigo disse:

    Pra quem acho esse idéia boa, tente comprar um passe e pegar um onibus de madrugada. E se você tiver apenas R$ 2,90 na carteira também não vai conseguir, pois é obrigado a comprar duas passagens. E se você não for de Santos e queira uma passagem só de ida, terá de comprar duas e ficar com um cartão transporte de lembrança na sua casa.

  11. fabio disse:

    parabens prefeito toda modernidade causa um impacto mas esse e bem positivo modernidade e progresso ok.

  12. fabio disse:

    A alguns comentarios feito como pegar o onibus de madrugada a pessoa organizada compra o cartao com antecedencia se programa e vai dar tudo certo,quanto a 2 passagem no cartao quem vai um dia volta eu nao uso cartao telefonico tenho radio mas tenho na carteira um cartao telefonico caso preciso ja tenho temos que esta previnido.

  13. rafael disse:

    O motorista pode sim aceitar o dinheiro. Oq ele nao pode eh troca-lo. Jah paguei 5 reais pr’um motorista e ele nao pode me dar o troco. Eh, paguei uma pasagem praticamente pelo preco de duas. Ainda falei pro motorista q a cidade nao tinha preparo e qualquer dia isso vai se tornar em dor de cabeca. Oq a maioria nao percebeu eh q ele alega querer evitar assaltos por isso a obrigacao do uso do cartao ou o dinheiro trocado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s