EMTU vai investigar EAOSA depois de denúncias do Blog

ABC Paulista

Micro-ônibus da EAOSA, em Mauá, roda com fiação das lanternas e das setas de sinalização solta, na região do para-choque. Foto: Lygia Souza

EMTU vai investigar denúncias contra EAOSA
Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos considera grave a denúncia de emenda de chassis antigos em ônibus articulados não originais de fábrica. A mesma prática ocorre com a Viação Cidade de Mauá, do mesmo Grupo, mas prefeitura de Mauá não respondeu à reportagem
ADAMO BAZANI – CBN

A EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos vai inspecionar os ônibus da EAOSA (Empresa Auto Ônibus Santo André) flagrados pela reportagem prestando serviços em mau estado de conservação.
A gerenciadora dos transportes por ônibus intermunicipais também considera grave a prática dos ônibus artiCOLADOS, como os próprios motoristas da EAOSA designam os veículos, e vai investigar as denúncias.
Os veículos são ônibus articulados não originais de fábrica. A parte da frente de cada ônibus é formada por um chassi novo, normalmente das marcas Mercedes Benz e Volkswagen, mas a parte traseira, após a articulação (ou popularmente chamada de sanfona) é formada por um chassi de ônibus antigo, dos anos de 1990, marca Volvo B 58. A “emenda” de chassi novo com velho recebeu carroceria Gran Via, da Mascarello.

ABC Paulista

Ônibus intermunicipal da EAOSA, encarroçado sobre chassi antigo, circula com vazamento em rua de Mauá, uma das cidades que fazem parte da área 5, das linhas intermunicipais do ABC Paulista, que a EMTU tenta sem sucesso licitar desde 2005. Foto: Lygia Souza.

ABC Paulista

Ônibus intermunicipal da Viação São Camilo está com idade superior a 10 anos de uso e apresenta problemas na articulação como peças soltas e rasgos na lona da articulação. Foto: Lygia Souza.

Isso ocorre com vários veículos das empresas EOASA e Viação Ribeirão Pires, que prestam serviços em parte da área 5 da EMTU, a única que não foi licitada pela gerenciadora intermunicipal por pressão dos próprios empresários do ABC, o que impede a renovação da frota, formação de consórcios e reorganização das linhas.
A reportagem também flagrou ônibus circulando pelas ruas com vazamentos, fios da parte elétrica expostos, com más condições de lataria e portas que não fecham direito.

ABC Paulista

Porta do meio de ônibus intermunicipal da EAOSA não fechava direito e em espaço poderia caber a mão de um passageiro adulto ou o braço de uma criança. Foto: Lygia Souza

A EMTU se comprometeu a verificar todos estes casos.
A prática de ônibus articulados não originais de fábrica, emendando chassi antigo com novo no mesmo veículo, ocorre na empresa municipal Viação Cidade de Mauá, mas a prefeitura de Mauá não deu nenhuma resposta, a exemplo da EMTU.
A Viação Cidade de Mauá e a Prefeitura anunciaram renovação da frota do lote 01 para a população, mas apenas 30 veículos eram novos de fato, entregues em 16 de setembro de 2011.
O restante, até formarem os 40 veículos novos anunciados pela prefeitura e pela Viação Cidade de Mauá, é, na verdade, de ônibus dispensados do Rio de Janeiro. A maioria é ônibus midi, ou micrão. A configuração das portas, com o desembarque bem próximo do embarque, não é o padrão exigido pela licitação de Mauá e nem é costume do passageiro, que tem de ir até o fundo do ônibus e depois voltar para a frente, o que se torna um sacrifício com o veículo lotado.

Acompanhe resposta completa da EMTU:

“Em resposta aos questionamentos sobre o estado de conservação e manutenção dos ônibus da empresa EAOSA, a EMTU/SP reitera que as inspeções nos veículos das permissionárias e concessionárias do sistema de transporte metropolitano são feitas sistematicamente nas garagens das empresas pelos técnicos da EMTU/SP, nas quais são verificados mais de 400 itens ligados à segurança e manutenção. Na constatação de irregularidades, o veículo fica retido até o seu devido reparo.
Em relação aos ônibus de prefixos 900, 950 e 982 que aparecem no vídeo veiculado na internet, é importante ressaltar que os veículos citados são relativamente novos, fabricados entre 2008 e 2009, portanto com apenas quatro anos em operação. No entanto, a EMTU/SP realizará inspeção específica nesses coletivos, a fim de verificar os problemas de manutenção apontados na reportagem, assim como a grave denúncia de emenda de chassis que exige uma inspeção bem mais rigorosa para conclusão precisa.”

ABC Paulista

Ônibus usado do Rio de Janeiro tem sido solução paliativa de algumas empresas para diminuir a idade da frota de ônibus municipais e intermunicipais. Veículos ainda mantém as características do Rio com as quais os passageiros do ABC ainda não estão acostumados e que não são padrão operacional no ABC. Portas de embarque e desembarque são próximas nos veículos do tipo micrão. Passageiro entra no veículo e vai para oi fundo. Para sair, tem de voltar para a frente, tarefa não muito fácil com ônibus lotado. Foto Lygia Souza.

EM MAUÁ, PRÁTICA ESTARIA OCORRENDO TAMBÉM, MAS PREFEITURA NÃO INVESTIGA OS ÔNIBUS MUNICIPAIS

VCM

Possível emenda de chassi ocorre em ônibus da Viação Cidade de Mauá, de serviços municipais. Parte da frente é um chassi OF 1722 M, já depois da articulação, o cubo de roda indica que um chassi mais antigo foi emendado, no caso da imagem, um Volvo B 58, dos anos de 1990

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

About these ads
Esse post foi publicado em Notícia e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

24 respostas para EMTU vai investigar EAOSA depois de denúncias do Blog

  1. willian disse:

    A foto do EAOSA 1540 diz tudo:

    O transporte coletivo do ABC está ” A BEIRA DO ABISMO”…

    isso se já não caiu lá…

    • Raphael Mendes disse:

      Uma vergonha para uma das regioes mais importantes do Brasil. Vale lembrar que o ABC fica na Grande SP a maior região metropolitana das Americas. Uma vergonha para o ABC Pta.

  2. Puxa, a EMTU não sabia que os reboques dos articulados eram de Volvos antigos? Que raio de vistoria eles fazem? Tá na hora de alguém ver se quem faz a vistoria realmente é preparado pra isso.

  3. Roger Marti disse:

    Adamo! Belíssimo trabalho de reportagem. Parabéns!
    Tenho outra denúncia, já vi muitos carros intermunicipais no ABC sem o lacre da placa e pior a targeta era escrita com tinta de corretivo a cidade e o estado.

  4. Ricardo disse:

    A resposta da EMTU que não licita a area 5 por conta do monotrilho é uma desculpa, se fosse assim não se licitaria mais nada, porque em outras regiões existem obras e projetos de novos sistemas de metrô, montrilhos, trens e corredores.
    A EMTU pela sua inepcia acaba sendo a maior responsável pela precariedade no transporte do ABC.
    O Ministério publico deveria tomar conhecimento e adotar medidas cabiveis.

  5. Robson Menezes de Almeida disse:

    Adamo a alguns dias escrevi reclamando da falta de matérias investigativas, claro que além do seu problema de saúde que eu estimo sua melhora, nesta matéria lhe parabenizo, pois até quando os grupos ligados ao Sr Baltazar irão fazer o que querem a ponto de entre os busologos a empresa Imigrantes ser chamada e Imutantes, devido as transformações bizarras feitas. Além claro de sua idade avançada. Não creio que a EMTU faça algo, pois é no minimo estranho estes onibus serem liberados para utilização após vistoria, além das transformações dos “articolados”, que já são citados a muito tempo nos fotolog´s, parabens pela materia, e fica aqui um pedido, pois não tenho acesso a investigação, porque a mais de 4 meses existem onibus parados na garagem da Viasul (Vip 2), enquanto onibus com prazo vencido continuam rodando. Alem da situação atual do consórcio 4 se a Novo Horizonte continua a Ambiental vira de vez Ambiental, ou seja como anda estas situações nebulosas. Um grande abraço.

  6. alexandro disse:

    Ainda tem a empresa Imigrantes que tem ônibus bem antigos!

  7. onibuscotia disse:

    Diante de todos os comentarios parabéns a todos que participam do nosso transporte em cada regiao , trazendo otimas informações.
    Tbm quero parabenizar a este blog por mais esta informação.
    Quanto a EMTU saber ou não das irregularidades? fico tbm na mesma pergunta.
    Esta empresa EAOSA, ja deveria ter saido das ruas, a Veneza ja saiu,a Cidade Verde vem enfrentado grandes probemas a Imigrantes nem se fala, pois só de olharem para os carros desta empresa ja vemos a situaçao das empresa.
    Acredito que se A EMTU realmente queira melhorar e mudar tais coisas precisa ser rapido.

  8. wellington disse:

    agora sim esta explicado pq é a pior a eaosa….

  9. Sérgio - Santo André disse:

    Adamo !!!!! Parabéns, vc acaba de me esclarecer o porque dessa maldita porta de desembarque no meio do ônibus. Eu gostaria que algum engenheiro me justificasse qual a utilidade disso em um ônibus, seja aqui em São Paulo ou em qualquer lugar do Brasil. É ridículo que algo seja projetado para atrapalhar ao invés de ajudar. E só poderia ser lixo do Rio de Janeiro, não é mesmo ??? Parece que toda sucata de lá está sendo aproveitada pelos nosso queridos empresários de ônibus de São Paulo, não é. Só prá chamar a atenção, a Viação ABC está usando esse tipo de micrão também com a porta no meio, vamos abrir o olho pessoal da Viação ABC, vcs querem jogar a reputação no lixo também ???? Quanto ao caso EAOSA x EMTU, já estamos com calo na língua de tanto denunciar o senhor Baltazar. Pelo jeito ele é mesmo poderoso, pois parece que a EMTU morre de medo de denuncia-lo. Só resta mesmo o Ministério Público. Alô Doutor Saad Mazloum , ajuda a gente aí !!!!! Precisamos limpar esse “lixo” do ABC urgente.

  10. Roberto SP disse:

    Assim como todos parabenizo você Adamo por mais essa matéria investigativa, como comentarista já algum tempo venho tecendo algumas crítica á EMTU pelo seu modo de tratar as coisas relacionadas ao sistema metropolitanode ônibus, temos acompanhado aqui nesse espaço várias matérias sobre as irregularidades dessas empresas do Sr. Baltazar, dá impressão que ocorrem punições em todas as regiões operacionais, mas a área 5 é intocável, sabemos que há liminares que permitem a operação das empresas desse senhor, porém o que você acaba de mostrar já é caso para o ministério público atuar com firmeza e rigor sobre essas empresas, pois esses ônibus estão colocando em risco a segurança dos usuários. Mas infelizmente a burocracia da EMTU fica aguardando sempre as resoluções da lei para atuar, além disso faz-se necessário urgentemente um vistoria em toda frota das empresas desse grupo e para isso a sugestão seria uma vistoria que não tivesse vinculos com a EMTU e empresas, para isso o MP indicaria um grupo de técnicos, póis ao meu ver a vistoria feita pela EMTU parece comprometida, “coisa de amigosou de compadres”. Nesse sentido fica aqui a indignação contra essa situação que ja passou dos limites e do bom senso das pessoas. Forte abraço a todos

    • José disse:

      Faço das tuas, as minhas palavras de indignação, Roberto! E acrescento que ponho em dúvida também a idoneidade de várias outras autoridades públicas que deveriam fiscalizar e controlar este caso! Eu ainda irei presenciar a falência e cassação da permissão e/ou concessão desta famigerada, inoperante e incompetente empresa chamada EAOSA. A população de Mauá e das demais cidades do ABC não suporta mais tantos maus tratos e descasos! Onde está o Ministério Público?

  11. Robson Menezes de Almeida disse:

    Oi Adamo sou eu de novo ontem comentando sobre os Vip 2 da Viasul hoje os vi em grande número circulando, até que enfim a SPtranstorno, liberou, mais de 3 meses parados.

  12. nilce disse:

    esses ônibus articulados vivem deixando os passageiros na mão quebra isso -quebra aquilo//espera isso e espera aquilo….

  13. Carlos Silva disse:

    Prezado Adamo,
    Muito boa sua reportagem. Sugiro que faça o mesmo aqui em Campinas, pois a situação do transporte prestado pela VB é pessima. Há carros bem velhos e a manutenção deficiente. Até os veiculos mais novos estão ruins e a renovação é pifia.

  14. antonio disse:

    Motorista da eaosa fechou meu carro com minha famila toda passou por cima da faixa zebrada na entrada do rodoanel tive que passar minha entrada para não matar toda minha familia motorista imprudente descobri que seu nome é adilson e faz a linha nova maua são caetano,gostaria muito que alguem tomasse uma providencia antes que esse loco mate alguem este fato ocorreu no dia 12\10\2012 as 21:15 sentido maua…

  15. Anônimo disse:

    Adamo, você escreveu “ônibus intermunicipal da São Camilo com idade superior a 10 anos”. A lei permiti 10 para ônibus e micros e 12 anos para articulados e bi-articulados. Só uma curiosidade.

  16. Jackson disse:

    Essa EMTU é uma piada porque descredenciaram a cidade verde/auto unida ? por pressão das outras empresas do consórcio para ficarem com as linha é claro! agora vemos que a área 5 onde quase todas empresas são dos mesmos donos existe maracutaia e das bravas pois acho que as únicas que se salvam são a publix em partes e a parque das nações que tem veiculos antigos sim mais melhores que muito carro novo porque até a mobibrasil realocou veículos velhos ex-Paratodos, Julio simões e metropolitana e outros carros vindos de outros estados quem manda na EMTU são pessoas que cuidam dos interesses desses empresários corrupção é a marca registrada dos órgãos públicos no brasil

  17. clayton disse:

    Já passou da hora de trocar de empresa, nós que fazemos uso destas linhas desta empresa tememos um acidente, sabemos o quanto são antigos e imprecisos na hora de usar, por várias vezes peguei ônibus na viação EAOSA e quebrou no meio do caminho, sempre tendo que esperar por muito tempo a vinda de outra e muitas vezes, e ainda não entendo porque a viação de Mauá ainda continua, o dono dessa empresa “BALTAZAR” deveria ser atuado e perder o direito de continuar, abrindo uma licitação para outra empresa….

  18. Cleide Inez disse:

    acho um absurdo vc ficar quase 2 hrs esperando por um onibus da EAOSA,os motoristas da linha 143 não respeitam o itinerário,vão por onde eles querem e nós ficamos…esperando a vontade de aparecer um que segue o itin certo,ai o que acontece??aparece lotado,um micro que suporta 30 pessoas,carrega 100 isso é um absurdo em pleno 2012 acontecer uma coisa dessa,vc não ve isso nem em cidades pequenas do interior:é muita falta de respeito com nós trabalhadores e usuarios desses transporte,afinal tudo em transporte de Maua é péssimo,o terminal é uma vergonha não tem organização nenhuma os onibus param em qualquer lugar,não é organizadas filas,os fiscais então:respondem com grosseria,gritam com as pessoas quando será que vai melhorar???se???sinto vergonha em trazer alguém de outra cidade pra cá infelismente….

  19. Salvio Sousa Chelemberg disse:

    Uso a mais de três anos a linha Itapeva; Esperança e Feital pois são as linhas q mais quebram no trajeto onde motoristas (funcionários) descontentes não são dentro do profissional preparados para lidar com usuários q so precisam chegar ao local de trabalho (destino) ou suas casas depois de uma dura jornada de trabalho…o mínimo exigido é segurança, pontualidade nos horários e composições suficientes q consigam dar conta da demanda…eles devem saber q transportam estudantes, trabalhadores, pais e mães de família…pq com certeza animais não andam de transporte coletivo…já sofri toda sorte de problemas q essa empresa pode oferecer com esmero a pessoas q pagam uma passagem absurda. andam prensados dentro de um veiculo q não oferecem qualquer tipo de segurança e recebem ainda uma carga violenta de desrespeito no quesito tratamento a ser humano…meus parabéns a politica mauaensse q e conivente a esta empresa onde chegamos a seguinte conclusão…algum *favor* especial o município deve receber para manter essa empresa prestando serviço tão ruim aos seus fieis eleitores q não amadurecem mantendo esses politícos no cargo ano após ano… sem mais deixo o proverbio popular para mostrar como somos dignos de atenção…a esperança e a ultima q morre… SSCH

  20. Eva disse:

    É lamentável que a EAOSA continue operando nessas condições.
    Recentemente enviei uma reclamação à EMTU pelo fato de um dos carros estar circulando com dois buracos no teto (estava chovendo). Compartilho abaixo a resposta recebida.

    São Bernardo do Campo, 22 de fevereiro de 2013
    Prezado Cliente

    Em referência à sua manifestação, registramos a(s) notificação(ções) a seguir:
    Nº TIPO ASSUNTO
    3136/2013 Reclamação Veículo em condições insatisfatórias

    Que contém reclamação sobre “veiculo em condições insatisfatórias” da linha 403 de responsabilidade da empresa EAOSA, informamos que a equipe de inspeção de frota – DIS, relizou inspeção extraordinária na garagem da empresa, onde obteve os seguintes resultados sobre o veiculo de prefixo 838:

    – O veículo apresentou falhas de segurança, desencadeando a retenção do mesmo. Terá autorização para operação, mediante o saneamento das seguintes falhas: limpador de pára-brisa inoperante (esquerdo), farol alto inoperante (direito e esquerdo), farol baixo inoperante (direito e esquerdo), luz de freio (direito e esquerdo) inoperante, setas direita/esquerda inoperantes (dianteira/traseira), extintor de incêndio descarregado, tacógrafo inoperante, pneu dianteiro esquerdo irregular e guarnição de freio dianteira direita contaminada.

    Além das falhas de segurança, foram constatadas falhas de manutenção e conforto. A operadora tem o prazo de 07 dias para regularização, sob pena de aplicação das sanções legais cabíveis.

    A reclamação sobre o mau estado de conservação no teto do veículo é procedente e a liberação do veículo será mediante regularização do defeito.

    Atenciosamente,
    Central de Atendimento ao Cliente

  21. Pingback: Renato Faustinone: A incompetente EAOSA faz o povo sofrer | Renato Faustinone

  22. josé ricardo silva ,do jardim nova america Suzano disse:

    Adamo Bazani,meus parabens pela sua reportagem! Eu quero dizer que eu moro em suzano e vou trabalhar no grande abc na regiao de santo andre e eu tenho como passagem no meu trageto a cidade de ribeirao pires, uma cena me chamou muita atençao ,quando eu estava passando pela cidade de ribeirao pires. A garagem da empresa de onibus VIAÇAO RIBEIRAO PIRES eu tinha visto mais o menos 5 onibus totalmente sem condiçoes de uso dos modelo caio vitoria ,enferrujados e pretos de tanta sujeira,o melhor podres , e pelo jeito ja esta bastante anos que ta la na garagem, e alguem da diretoria da VIAÇAO RIBEIRAO PIRES decidiu cortar os 5 onibus no meio,ai eu vi uma montuados de lata velhas na garagem, so sobrou o chassis!! E ai sem querer passando no distrito de ouro fino paulista que e o mesmo trajeto do meu serviço e la eu vistei num terreno cheio de onibus azul da cores do padrao da emtu,e esta bastante tempo parados no mesmo lugar,pelo amor de DEUS investiga para nois porque eu acho que essa empresa de onibus RIBEIRAO PIRES estao cortando esses onibus velhos e colocando outra carroceria para dizer que sao novos para enganar o povo da regiao,e pelo jeito aqueles monte de onibus azuis que eu tambem eu acho que e da mesma empresaque eu vi parados la no bairro ouro fino paulista tera o mesmo destino cortados e depois encarroçados dizendo que sao novos e enganando nosso povo da regiao!!! Muito obrigado Adamo Bazani pela sua atençaoll

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s