Informação sobre ônibus em celular falha, mas iniciativa agrada passageiros

Recife

Todos os cerca de 3 mil ônibus que operam na Região Metropolitana de Recife contam agora com GPS, o que deve facilitar o monitoramento, fiscalização e punição de empresas que não cumprirem por exemplo horários e itinerários. O Simop – Sistema de Monitoramento de Operação oferece também a possibilidade o passageiro acompanhar os horários e as linhas de ônibus em telões nos terminais e receber por celular a informação de quanto o ônibus de sua linha deve demorar para chegar ao ponto.

Monitoramento de ônibus por celular apresenta falhas, mas iniciativa agrada passageiros
Passageiros da Grande Recife podem acompanhar os horários das partidas pelo celular. O custo é de R$ 0,31 por informação. Veículos possuem GPS e terminais, telas com informações sobre as linhas

ADAMO BAZANI – CBN

O primeiro dia de operação do sistema de envio de mensagens por celular sobre os horários dos ônibus aos 2,1 milhões de passageiros de Recife e Região Metropolitana, nesta terça-feira, dia 20 de março de 2012, foi marcado por problemas técnicos.
Não envio dos dados ou então informações que demoravam para chegar aos celulares foram os problemas registrados mais comuns.
Em alguns casos, a demora do envio era tanta que o ônibus chegava antes da informação.
Mesmo assim, a iniciativa agradou aos passageiros que possuem mais uma alternativa para se programarem. A promessa é de que os serviços sejam aperfeiçoados.
A possibilidade de o passageiro saber o quanto o ônibus vai demorar para passar no ponto por meio de torpedo no celular é uma das ações do pacote de tecnologia de monitoramento, fiscalização e informação no sistema de ônibus da Região Metropolitana do Recife.
Os cerca de 3 mil ônibus que prestam serviços no local foram equipados com GPS. Isso que possibilita a previsão de quando o veículo deva chegar aos pontos.
Os dados são processados no Centro de Monitoramento de Operação – CMO.
A localização dos ônibus é enviada em tempo real para este centro. De lá, as informações vão para o poder público e o Grande Recife Consórcio de Transporte, onde está instalado o Centro de Monitoramento.
Com isso, fica mais fácil fiscalizar o sistema, detectando em tempo real problemas como atrasos, desvios de itinerários, quebra de ônibus e até mesmo assalto contra os veículos.
As punições englobam desde advertências até multas de R$ 1 mil 1882,50 em caso de não cumprimento do número da frota ou de itinerário.
Terminais já possuem telões em LCD, como os de aeroporto, que informam linhas, horários e a previsão de chegada dos ônibus nos locais.
Até o momento são 56 telões em 08 terminais: o central do Recife, Macaxeira, PE-22 (Pelópidas Silveira), PE-15, Igarassu, Cabo de Santo Agostinho, Caxangá e Camaragibe. O terminal do Cais de Santa Rita deve entrar em operação nos próximos dias.
Até 2014, todos os 25 terminais da Grande Recife devem ter os telões, num total de 142 equipamentos.
Em cerca de um mês, os passageiros também vão poder contar com os dados do GPS pela internet, a exemplo do que ocorre em outras cidades, como em Mauá, na Grande São Paulo.
Todos os avanços fazem parte do Simop – Sistema Inteligente de Monitoramento e Operação.
A implantação do sistema custou R$ 20 milhões aos cofres públicos e vai ser operado por um consórcio de empresas pernambucanas que ganharam a licitação: Cittati, Midiavox e Cerpap. As empresas vão operar por quatro anos na tecnologia.

O TORPEDO DE CELULAR:

Para receber a previsão de quando o ônibus vai chegar, o passageiro deve enviar um torpedo SMS com a palavra PREV para o número 49214.
Logo após a palavra PREV, deve dar um espaço e digitar o número da parada de ônibus. A maior parte dos 6238 pontos já está com o número pintado. Depois, é necessário das outro espaço e digitar o número da linha de ônibus.
Um exemplo hipotético: O passageiro que está no ponto 180291, precisa pegar a linha 914 e quer receber por celular a previsão de quando o ônibus deve chegar precisa digitar da seguinte forma:
PREV (espaço) 180291 (espaço) 914.
O custo do serviço para o passageiro é de R$ 0,31 por mensagem mais impostos.
O Grande Recife Transporte fornece os números das linhas e o código dos pontos pelo telefone: 0800 081 01 58.
O tempo previsto para a mensagem chegar é de 10 segundos após o envio da solicitação, mas não foi isso que ocorreu durante o primeiro dia de serviço.
Sobre a fiscalização e punição de empresas que não cumprirem os horários e itinerários está sendo elaborado um novo regulamento já com base no sistema informatizado de monitoramento e deve se aprovado no dia 27 de março deste ano pelo Conselho Superior de Transporte Metropolitano – CSTM.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

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2 respostas para Informação sobre ônibus em celular falha, mas iniciativa agrada passageiros

  1. alex disse:

    espero que este sistema esteja em São Bernardo do Campo-SP e nas linhas da metra!

  2. Rita de Cassia disse:

    Desde ontem tento usar este sistema. Por diversas vezes recebi uma mensagem dizendo que o sistema havia sido cancelado. Com menos de um mês de uso? E os 20 milhões usados para equipar os ônibus e fazer funcionar este sistema? Dia 04/04 usei e fiquei encantada, dia 09/04 foi cancelado????? A quem nós, os “normais” podemos reclamar??????

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