Mescla de serviços em um ônibus tem virado tendência de mercado

ônibus onibus

Ônibus da Util – União Transporte Interestadual de Luxo, com duas categorias de serviço saindo do TERSA – Terminal Rodoviário de Santo André. A utilização de duas categorias em um único ônibus, como ocorre com primeira e segunda classe na Aviação Civil, é mais uma arma das empresas para conquistar passageiros. Foto: Adamo Bazani

Empresas de ônibus apostam em mix de serviços em um único veículo
Objetivo é oferecer diferentes opções num mesmo horário e conquistar número maior de passageiros

ADAMO BAZANI – CBN

Primeira classe e segunda classe.
Logo de cara, estes termos podem lembrar a aviação.
Mas algo semelhante, que já era prática em algumas empresas de ônibus tem virado tendência no mercado de transporte rodoviário: oferecer pelo menos duas categorias de serviços diferentes em um único ônibus.
E cada vez mais companhias adotam o sistema e dizem considerar os resultados um sucesso.
Normalmente, os ônibus com mais de uma categoria nas linhas rodoviárias até então se restringiam a veículos DD, Double Decker, de dois andares. Na maior parte das vezes, no primeiro andar a categoria é de primeira classe, com poucas poltronas leito e no segundo piso do ônibus, as poltronas são convencionais ou semi-leito, dependendo da linha ou da empresa.
Mas agora, a oferta de dois tipos de atendimento tem se ampliado em ônibus de um pavimento.
As vantagens são várias para empresas e passageiros.
Para as companhias, elas podem atender a um público maior, mais exigente e mais diversificado com um ônibus só, de acordo com a demanda de passageiros que é limitada em algumas categorias e maior em outras. Para os usuários, são mais opções num mesmo horário. Quem quiser um serviço de maior categoria ou mais econômico não precisa ficar esperando horários específicos já que o mesmo ônibus possui dois ou mais atendimentos.
No final do ano passado, a Viação Cometa, que atende ao Sudeste Brasileiro, lançou a configuração GTV – Gran Turismo Veículo. Há ônibus GTV na linha Curitiba – São Paulo.
O ônibus GTV possui 9 poltronas leito na parte dianteira e 24 poltronas executivas na segunda parte.
A diferença entre os serviços Double Service é que no GTV os embarques não são feitos por uma porta apenas. Pela porta dianteira entram os passageiros da categoria leito e pela porta do meio passam os usuários do serviço semi-leito.
Os ônibus são do modelo Marcopolo Paradiso 1200, Geração Sete.
Do mesmo grupo da Cometa, a Auto Viação Catarinense também entre os estados de São Paulo e Paraná oferece um tipo de ônibus com duas categorias. Os Double Service, que possuem 6 poltronas leito e 24 semi-leito, podem ser vistos, por exemplo, na linha entre Curitiba e São Caetano do Sul, no ABC Paulista.
A Util – União Transporte Interestadual de Luxo, que atende a estados como Minas Gerais e São Paulo, tem o serviço Mix.
Há duas configurações do Mix: uma com seis poltronas leito e 24 padrão executivo e outra com 12 poltronas semi-leito e 24 convencionais. O ônibus é na cor laranja.
A Util pinta os ônibus de acordo com a categoria:
O Clássico é Azul: O ônibus Clássico está preparado para 2 tipos de serviços:
• Convencional que pode ter 46 ou 50 lugares e possui gabinete sanitário
• Executivo que tem 46 lugares, ar condicionado e gabinete sanitário.
O Plus é azul mais claro:
Veículo com capacidade para 42 passageiros, equipado com ar condicionado, gabinete sanitário, apoio para pernas, TV e DVD.

O Premium é rosa:
Veículo equipado com 34 poltronas padrão semi-leito, com reclinação de 55 graus, gabinete sanitário, equipado com ar condicionado, apoio para pernas, TV e DVD

O Leito é verde:

Veículo equipado com 19 poltronas do tipo cama com reclinação total. Dispõe de ar condicionado, apoio para pernas e gabinete sanitário.

Há ainda o Animal Planet, pintado como se fosse uma zebra, com ônibus executivo, ar condicionado e banheiro. São 46 poltronas executivas.

Apesar de não ser nenhuma novidade, a mistura entre categorias no mesmo ônibus tem aumentado. É mais uma arma das empresas para tentarem conter a perda de passageiros que ocorre tanto para o avião como para os ônibus clandestinos.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

About these ads
Esse post foi publicado em Notícia e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Mescla de serviços em um ônibus tem virado tendência de mercado

  1. Sergio Canuto disse:

    Lembrando que a UTIL atende tb o estado do RJ e Brasilia.

  2. PauloZ disse:

    Oportuno o assunto porque é bom o passageiro saber em que ônibus está viajando. Mas discordo da questão apresentada no final sobre os chamados “ônibus clandestinos”. As empresas de ônibus abordam vagamente o assunto sem caracterizá-lo e pelo que se vê no dia-a-dia a Justiça tem outro entendimento. A observação do passageiro que frequenta, por exemplo, a Rodoviária Novo Rio, é que as transportadoras que ali operam estão próximas do limite de ocupação. Portanto não há nexo em se reclamar do chamado “ônibus clandestino”. Sublinho o termo “ônibus clandestino” que, na maioria dos casos, não tem sido considerado pela Justiça.

  3. jair disse:

    Amigos
    Demorou para chegar nos onibus aquilo que temos nos aviões ha muito tempo, que em razão da maior capacidade de passageiros chega a dividir em 3 classes: 1ª classe, Turismo e Economica (lá no fundão).
    O melhor, no caso dos onibus, é que a entrada é diferenciada evitando constrangimentos pela passagem entre as classes.
    Apenas gostaria de saber se o veículo com duplo serviço possui também 2 sanitarios?

  4. Eu ja tive a feliz oportundiade de receber um serviço de primeira classe em um onibus executivo.. acho a iniciativa louvavel pois muitos de nós só tem o onibus como meio de transporte, e acredito que cada dia mais as empresas estao vendo que agregar serviços só traz beneficios.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s