Greve de ônibus em Curitiba será decidida hoje

greve de ônibus

Motoristas e cobradores de ônibus decidem se cruzam os braços nesta terça-feira. A categoria tem 54 itens de reivindicação, mas as principais são aumento de 40% nos salários, 200% no vale -alimentação e melhores condições de trabalho. Uma assembléia para apresentar aios trabalhadores a contraproposta das empresas será realizada hoje à noite. Foto: Adamo Bazani

Greve de ônibus em Curitiba será decidida em assembléia nesta segunda-feira
Trabalhadores do setor de transportes pedem 40% de reajuste salarial e mais 200% de aumento no vale-alimentação
ADAMO BAZANI – CBN
Passageiros do sistema de ônibus de Curitiba e região metropolitana devem estar atentos para a possibilidade de uma greve de motoristas e cobradores nesta terça-feira, dia 14 de fevereiro de 2012.
A paralisação deve ser decidida em assembléia nesta segunda-feira depois da apresentação de uma contraproposta dos empresários.
Podem ser prejudicados pelo menos 2, 5 milhões de passageiros só da RIT – Rede Integrada de Transporte, que possui 350 linhas e atende a Curitiba e municípios vizinhos em linhas expressas, de corredores e convencionais.
O indicativo de greve foi anunciado pelo Sindimoc – Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região já na sexta-feira, dia 10 de fevereiro de 2012, mas ainda sem decisão.
O sindicato reivindica aumento de 40% nos salários, 200% no vale-alimentação e mais segurança e melhores condições no trabalho. Ao todo, são 54 pedidos na pauta de reivindicação.
A entidade trabalhista vai analisar a proposta dos empresários de ônibus e levá-la à categoria em assembléia na noite desta segunda-feira.
GREVE EM SÃO PAULO:
A greve de motoristas e cobradores de ônibus anunciada para esta segunda-feira, dia 13 de fevereiro de 2012, na Capital Paulista foi cancelada.
Assim, os serviços de ônibus em São Paulo operam normalmente.
A categoria se queixava dos descontos nos salários dos motoristas quando as empresas eram multadas pela SPTrans.
Mesmo muitas das multas sendo geradas por erros dos motoristas, como parar fora de ponto, longe das plataformas, falar ao celular enquanto dirige, não usar o cinto de segurança, etc, o Sindmotoristas (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores no Transporte Rodoviário Urbano) contestava o alto valor das infrações anotadas pela SPTrans previstas no Resam – Regulamento de Sanções e Multas.
Segundo o sindicato, muitas destas infrações são contempladas pelo CTB – Código de Trânsito Brasileiro, mas com valores inferiores.
Apesar de as empresas de ônibus se comprometerem a não mais descontarem os valores da SPTrans nos salários, mesmo com o erro dos motoristas, com a ameaça do sindicato dos trabalhadores elas devem se beneficiar, já que a Prefeitura de São Paulo se comprometeu em rever o Resam e a forma de atuação dos fiscais.
Atualmente, a SPTrans aplica cerca de 400 multas diárias.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

About these ads
Esse post foi publicado em Notícia e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

58 respostas para Greve de ônibus em Curitiba será decidida hoje

  1. toni disse:

    Porque ao invés de parar os onibus o sindicato e motoristas não rodam com as catracas liberadas, assim realmente prejudicaria os patroes e não a população que depende do transporte

  2. adri disse:

    concorco com o toni… essa seria a mais sensata das decisões

  3. sueli disse:

    tbm concordo com a resposta anterior, porque todo mundo precisa trabalhar, as pessoas seram muito prejudicada

  4. Cobrador_Sindimoc disse:

    eu nao concordo pois por reclamações e atrasos por causa do trânsito os passageiros chegam chingando cobradores e motoristas e por isso ira ocorrer a greve , se tao reclamando dos atrasos peguem taxi.

    • chiisai disse:

      Eu não dependo e nem uso ônibus, mais esta resposta idiota do cobrador, depois os mesmos esperam que sejamos sensibilizados, quando são assaltados e tem repor para o patrão o dinheiro que falta, é por essa resposta de cobrador idiota, que são xingados pela população

      • luh disse:

        Quem nao depende do transporte publico nao sabe e nem deve opinar….ser assaltado e ate mesmo morto por miseros centavos e ainda ter q repor o q o assaltante rouba é uma sacanagem…tem q fazer greve mesmo…

    • drico disse:

      ta certo eu acho mais do que justo os motoristas e cobradores reclamarem seus direitosmas concordo com a resposta anterior liberem as catracas assim prejudicariam as empresas e nao a populaçao mas tambem é bom falar de atrasos carros quebrados e aumentarem as frotas principalmente a do umbara que é muito demorada tem muitas coisas nao é assim seu cobrador pega taxi nada cara porque tambem tem muitos cobradores estupidos que nao presta nem pra dar uma informaçao para um passageiro porque a passagem serve pra que seu cobrador salario dos cobradores e novas frotas para nao ter atraso voces motoristas so pensam em voces vao criar vergonha na cara ja tao empregados registrados e tao reclamando porque? enquanto ta cheio de desempregado que daria tudo pra estar no seu lugar vamos trabalhar gente voces acham justo prejudicar todos por causa de voces?

      • Kelly disse:

        Se vc acha acha que é tão simpático candidá-te-se a vaga de motorista ou cobrador, eu vejo o que essa classe passa, tendo que aguentar assaltos, se o onibus bate o motorista que tem que pagar o conserto, gente reclamando, transito, horário pra chegar, horário pra sair, riscos de acidente, calor do motor o dia todo, ruído o dia todo, crie vergonha na cara vc antes de falar bobagem, não é porque esta registrado que vai ficar engolindo sapo de pessoas ignorantes como vc.

      • André disse:

        Kellynguiça!!

        Se fosse pra eu ser motorista ou cobrador, não teria feito faculdade!! Ou tem algum engenheiro, médico, psicologo, pedagogo, ou qqr outra profissão que precise de empenho e mão de obra qualificada?? Só tem tapado que sabe fazer conta de + ou -!!

      • chiisai disse:

        luh disse:
        fevereiro 13, 2012 às 11:01 pm
        Quem nao depende do transporte publico nao sabe e nem deve opinar….ser assaltado e ate mesmo morto por miseros centavos e ainda ter q repor o q o assaltante rouba é uma sacanagem…tem q fazer greve mesmo…
        QUER DISSER QUE SE FIZER GREVE NÃO VAI MAIS HAVER MAIS ASSALTO?
        ESTA É A PIOR IDIOTICE QUE JÁ LI

    • Anderson disse:

      se você não esta feliz com o emprego que tem, se capacite e procure outro. pois tenho certeza que existe alguem a lhe substituir! o excesso não leva a nada. duvido eu que um cobrador irritado por exemplo se recebe uma ligação de um telemarqueting vai ser com o atendente um amor de pessoa.

  5. Juliana disse:

    Vai haver greve ou não?

  6. cadu disse:

    comcordo com a greve

  7. leco disse:

    uhuuulll *-* tomara que pare 100% ;p

  8. luh disse:

    Tem q fazer greve mesmo….mais tem q parar tudo…pra dar certo…

  9. cleusa disse:

    Só uma pergunta, seguindo um trecho da resposta de um cobrador acima “se tao reclamando dos atrasos peguem taxi” . Se esta pessoa estivesse na posição contraria a que está hoje, será que daria a mesma resposta? Todo trabalhador tem direito a um salario digno, mas também não se pode prejudicar outros. Afinal, todos pagamos impostos e de um jeito ou de outro acabamos por pagar por essa situação.

  10. Kelly disse:

    Eu concordo com a greve queria que parasse 100%, por mim o pais inteiro tinha que fazer greve reivindicar, tirar esse bando de ladrões da politica que sugam todos os trabalhadores, reclamam dos aumentos dos trabalhadores mais o salário deles sempre reajustado e isso que esses caras não tem nem onde empregar seu salário, pois suas despesas são pagas por nós, e esses empresários que só querem enriquecer nas custas dos trabalhadores, tem mais é que pagar o que eles querem sim, pois arriscam suas vidas todos os dias por uma miséria.

  11. Karina disse:

    pois e falar e facil eu sou motorista de onibus em curitiba trabalho com transporte ha 12 anos e nunca vi uma situação como a de agora.
    Eu sinto na pele todo dia o que esta acontecendo pois se tem algum motorista visitando este site vai entender do q eu estou falando.
    Sinto muito senhores usarios d transporte coletivo mas tem q haver greve pois so assim eles atenderam nossas reinvidicacoes ou pelo menos parte delas.
    Não vou entrar em detalhes do que esta havendo mas ao amigo ai de cima q disse q tem gente q daria tudo p estar no nosso lugar entao andem estas pessoas que nas empresas de onibus estão faltando motorista e corredores.
    Deus abencoe a nossa classe.
    Não desista o poder esta nas nossas maos !

  12. iza duarte disse:

    não concordo com esse COBRADOR IGNORANTE……
    uso a linha do trabalhador, que sempre esta atrasado…….. a tarde….
    o engraçado é que quando vem passa 3 ou 4 carros juntos, como eles podem atrasar e andar todos juntos????? so axo q do mesmo jeito que ele disse para os usuarios de onibus pegarem taxi ele q va procurar outro emprego se não tem capacidade de trabalhar no transito….
    ABSURDO…….

  13. Patty disse:

    vai ter greve?

  14. DAVID BENER disse:

    CONCORDO COM A GREVE SIM, MÁS O PROBLEMA É QUE DEPOIS DOS AUMENTOS PARA MOTORISTAS E COBRADORES É A NOSSA PASSAGEM QUE VAI SUBIR TAMBEM NÉ!!

    NÃO SOU CONTRA ELES REIVINDICAREM OS DIREITOS DELES CONCORDO POIS SEGUNDO PESQUISAS FEITAS O SALARIO DO BRASILEIRO DEVERIA ULTRAPASSAR OS R$1,500.00.

    A URBS É UMA EMPRESA TÃO SEM FUNDAMENTOS E TEM UM PESSOALZINHO BEM BURRO PRA TER IDEIAS POIS É SIM O EFEITO DO ALMENTO DOS SALARIOS DOS MOTORISTAS E COBRADORES IRÃO REFLETIR NO BOLSO DE MUITOS PASSAGEIROS QUE TEM DE PAGAR PASSAGEM CUJA QUAL IRA ALMENTAR. A URBS DEVERIA USUFLUIR DOS PROPRIOS ONUBUS PARA FAZER PROPAGANDA COMO ESSAS QUE VEMOS ATRÁS DOS ONIBUS COMO PREFEITURA DE CURITIBA E COISA E TAL ISSO NÃO INTERESSA A NINGUEM AO INVES DEVERIAM POR ESTES ESPAÇOS PARA ALUGUEL MENSAL DE EMPRESAS TAIS COMO FARMACIAS, BANCOS, SHOPPINGS, LOJAS E TAL. UMA SOLUÇÃO SIMPLES POIS O DINHEIRO COBRADO PODE SER USADO PARA CUBRIR DESPESAS COMO ESSAS,

    GHEVE SIM!!!! NÓS TRABALHADORES TEMOS QUE DECIDIR O QUE É BOM PARA NÓS

  15. Fabiano disse:

    Vai ter greve?

  16. aeder disse:

    E ae, oq foi decidido?

  17. Anderson disse:

    Eu uso o transporte publico as veses não tenho o que reclamar, atraso acontece em qualquer lugar do mundo. problemas existe em qualquer trabalho ou cargo. agora é um exagero isso parar 100% dos onibus! acho que reduzir a frota, liberar as catracas como dito antes é algo que a população vai reagir mas é suportavel! porém parar 100% so vai almentar a indiguinação da população. Agora eu tenho uma pergunta a todos motoristas e cobradores, se vocês receberem os ajustes pedido, não vai mais haver atrasos, os cobradores vão sorrir para os passageiros, o mundo vai esta perfeito? tudo vai esta em armonia pra vocês?
    Eu não sou nenhum idiota e niguem aqui também não é os problemas vão continuar a existir, os cobradores por costume vão sempre esta de mau humor(isso não se encaixa a todos), os carros sempre vão esta em atraso e tudo continuará igual ao usuario. Por isso não concordo em penalizar justamente o usuario que não irá sentir diferença nenhuma com os resultados da greve sendo positivo ou negativo. Além é claro de muitas pessoas perdendo o dia de trabalho amanha. Se vocês querem sensibilidade da população, antes disso vocês tem que ver que estão sendo egoistas pensando apenas nas proprias causas e sendo sim um vilão com o povo.
    Lembrando a todos que vierem comentar o que eu disse, vivemos em um pais livre, e precisamos saber controlar essa liberdade e somos resposaveis pelos nossos atos!

  18. Patty disse:

    eu não tenho do que reclamar, pois uso o metropolitano todos os dias, tanto os motoristas quanto os cobradores são muito gentis. Para quem reclama do tratamento deles lembre que GENTILEZA GERA GENTILEZA, então trate bem para ser bem tratado.
    Sei que existem muitas coisas em jogo para esses trabalhadores, mas a greve não ajuda a conseguir o resultado de suas revindicações…
    Quanto ao cobrador que mandou pegar táxi, não jogue suas frustrações para os outros, pois você se mostra uma pessoa muito infeliz agindo desta maneira.
    Só espero que seu sindicato seja bom o suficiente para lutar por seus direitos, sem infringir o direito dos outros.

  19. Paulo teodoro disse:

    trabalhei no transporte coletivo de curitiba 13 anos e sai a uns 8 anos e tenho vários amigos lá somando o tempo que trabalhei e o que sai da 21 anos naquele a proposta era um salario equivalente a 1000 passagens ao motorista e 800 passagens ao cobrador agora fica minha pergunta voce o salario de um motorista do transporte coletivo de curitiba não chega a 600 passagens de um cobrador da até vergonha mencionar a categoria está mais que certa fazer greve . para aumento não tem dinheiro mas para trocar a frota tem????????

  20. Daniela Carneiro disse:

    Será que vai ter greve? Se tiver eu apóio, trabalho num posto de saúde e converso com alguns cobradores, os horários de trabalho são muito ruins, os benefícios são baixíssimos, não existe revezamento para refeições, fora o absurdo de ter que repor o dinheiro em caso de assalto. As empresas de onibus enriquecem com o dinheiro dos passageiros e não dão condições de trabalho adequadas para seus funcionários!

  21. Lucas Vieira disse:

    Vai ter ou nao a paralisação ?

  22. hellen disse:

    vai ter greve?

  23. ladrão do osternack disse:

    KKKK vão ter que aumentar a tarifa então? Torço para que os cobradores tenham um aumento de 100%.

  24. USUARIO disse:

    Alguém sabe se realmente haverá greve? Quando irão apresentar alguma resposta?

  25. Daniela Carneiro disse:

    Para quem está dizendo que tem que liberar as catracas, pensem que o dinheiro das passagens não pagas vai sair do bolso dos cobradores. Se os bombeiros e policiais em greve foram presos e processados, imaginem com as catracas fossem liberadas os processos que iam cair em cima dos trabalhores do transporte. E quem acha que greve não é solução tem que estudar sobre os avanços da classe trabalhadora. Historicamente só com manisfestações públicas e greves é que as categorias profissionais conseguiram avanços. Tanto é que o direito de greve está garantido na constituição.

  26. Anderson disse:

    Pelo que eu to sabendo apartir das 02:00 não haverá mais onibus nas ruas…

  27. ladrão do osternack disse:

    Tudo que pinta de novo pinta no Rabo do Povo, vai ter aumento nas passagens dessa porra, os cara ganham bem e querem mais vá caga mano.

    • chiisai disse:

      É ISSO AI! PEDIR 40%, SE O POVÃO QUE TRABALHA DO COMERCIO, NA LOJINHA DO TURCO DA ESQUINA CONSEGUIU SOMENTE A REPOSIÇÃO DA INFLAÇÃO, ESSE COBRADORES E MOTORISTAS QUE VÃO CAGAR MESMO.

  28. Piada disse:

    Gente burra, só conseguirão a antipatia do povo e o início da greve enfraquecido.

    Só estão em greve pq descobriram que poderiam fazer uma depois dos técnicos do HC, QUE NÃO CONSEGUIRAM QUASE NADA.

    Não estão satisfeitos com os salários? PROCUREM OUTRO EMPREGO, assim o empregador verá que o cargo que oferece não satisfaz as necessidades.

    Mas não conseguirão coisa melhor, pois são analfabetos funcionais.

  29. lila disse:

    esse povinho que apoia a greve eh o mesmo que fika forjando asslto e guardado no bolso sao tudo uns espertinho … e num vem dizer que nao pq eu conheço muitos desse tipo por aki

  30. PESSOAL, OS MOTORISTAS E COBRADORES DE CURITIBA VÃO ENTRAR EM GREVE.

    ACOMPANHE AQUI MESMO PELO BLOG CLICANDO NO TERMO BLOG PONTO DE ÔNIBUS ACIMA DA FOTO DO ÔNIBUS VERMELHO E BRANCO NO CABEÇALHO OU EM:

    http://blogpontodeonibus.wordpress.com/2012/02/14/greve-de-onibus-em-curitiba-nesta-terca-feira/

  31. Marck disse:

    QUAIS LINHAM VÃO GIRAR AMANHA, JA QUE SÃO SÓ 30%

  32. O BLOG PONTO DE ÔNIBUS ACOMPANHA EM TEMPO REAL A GREVE DE ÔNIBUS EM CURITIBA.. INFORMAÇÕES ATUALIZADAS NO LINK PRINCIPAL SOBRE A IMAGEM OU EM:

    http://blogpontodeonibus.wordpress.com/2012/02/14/greve-em-curitiba-tempo-real-frota-minima-nao-tem-sido-cumprida/

  33. Fabio Ribero Souza disse:

    GREVE MAIS RIDICULA!!!!!
    VCS QUEREM GANHAR O SALARIO DE UM PRESIDENTE? VAO ESTUDAR E ACHEM UM SERVIÇO MELHOR E NAUM PREJUDIQUE AS PESSOAS Q PRECISAM TRABALHAR!!!!!
    TRABALHAM O DIA INTEIRO SENTADOS,EU TRABALHO O DIA INTEIRO EM PÉ.LEVANTANDO PESO E NÃO RECLAMO E NEM FAÇO GREVE,VCS NAUM TEM DO Q RECLAMAR ,VOLTEM A TRABALHAR E O MELHOR Q PODEM FAZER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

  34. janaina disse:

    eu nao acho serto todos pararem po que alende subir a passagem vai ser descotato do nosso salario

  35. Anderson disse:

    A discução é apenas uma, a greve é ou não legal.
    sendo legal não adianta os doutores e bachereis virtuais que dependem do ônibus para ir trabalhar ficaram chorando na internet.

    A lei de greve existe e se o sindicato junto a categoria entenderem por bem usar este mecanismo de negociação paciência de quem DEPENDE do tranporte público.
    Quem presta o serviço para a população são as empresas e delas que vocês tem que cobrar, pois vocês pagam é para elas, e elas que pagam os seus funcionários que negociem com eles, ou buquem outra alternativa como contratação emergencial ou temporária.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s